FANDOM

Zorra Total foi um programa humorístico semanal da Globo. Foi ao ar entre 25 de Março de 1999 e 2 de Maio de 2015. Foi substituído por uma versão reformulada, chamado apenas de Zorra.

Atualmente, o Viva exibe a atração, começando das primeiras edições exibidas originalmente em 1999.

História

O programa estreou em 25 de Março de 1999, originalmente indo ao ar às quintas-feiras, das 22h às 23h10. Meses de ajuste no elenco e horário depois, o programa finalmente se firmou nas noites de sábado.

No início, o programa fazia jus ao seu nome. Uma verdadeira "Zorra", reunindo diversos humoristas da Globo, dentre novos e consagrados. Dando espaço para vários tipos de humor.

O humor mais popular e clássico ficou por conta das esquetes protagonizadas por Agildo Ribeiro, Chico Anysio, Renato Aragão (como Didi, e marcando sua volta à TV após o fim d'Os Trapalhões). Já o humor mais moderno ficava por conta de Denise Fraga com o quadro "Retrato Falado", e Andréa Beltrão com quadros como o "Garota TPM".Também havia a esquete de Glorinha interpretado por Claudia Jimenez, as de Pedro Cardoso, e o quadro "As Três Marias" com Danielle Winits (Maria Pia), Paula Burlamaqui (Maria de Fátima) e Cláudia Lira (Maria Aparecida);

Isso mudou com a entrada de  Maurício Sherman na direção e dando um estilo muito mais popular à atração. Os quadros ditos mais "elitistas" como "Garota TPM" e "Retrato Falado" foram para o Fantástico. Alguns personagens foram acionados, como porteiro Severino interpretado por Paulo Silvino, e o Saraiva, de Francisco Milani.

Em 2003, o programa passou a ter como cenário o edifício "Zorra Totower".  Uma homenagem à Maurício Shermann e ao programa Balança Mas Não Cai. Em 2009 foram comemorados os 10 anos do programa com o lançamento de um DVD com os melhores momentos. Em 2011, o cenário passou a ser o "Metrô Zorra Brasil" onde Valéria (Rodrigo Sant'Anna) e Janete (Thalita Carauta) são as protagonistas, e tornaram-se os grandes (e únicos) destaques do programa na época.

Ao passar dos anos, algumas novidades foram inseridas, muitas delas rejeitadas pelo público. Aumentando o desgaste do programa, que naquela época era um dos programas mais criticados da TV. Em 2014, o programa estreou novo quadro, o "Ônibus na Marginal Parada", que se passava num ônibus lotado e preso no trânsito.

Em junho de 2014, Maurício Sherman é afastado do comando do programa que passou a ser de Maurício Farias. A partir daí, começou a reformulação completa do programa, que viria a estrear no ano seguinte. O último Zorra Total inédito foi ao ar em 27 de Dezembro de 2014, e continuou sendo exibida reprises até 2 de Maio de 2015.

Na semana seguinte, estreou o Zorra. Completamente renovado e distinto do que era apresentado na atração que durou 15 anos no ar. O nome "zorra" foi mantido por manter um forte apelo comercial e de público. A mudança do programa veio com a missão de elevar os números do horário e trazer uma produção de mais qualidade com um humor mais moderno.

Elenco das Últimas edições

Ator / Atriz Personagem
Rodrigo Sant' Anna Valéria Vasquez
Pop
Admilson
Adelaide
Michael Santo Rosa Brad
Tixana Willis Maria Joana Berlim
Aline Peixoto
Thalita Carauta Janete
Nomealda
Clarete
Katiuscia Canoro Umbelinda
Lady Kate
Beiradinha
Livya de Paula
Paulo Silvino Prefeito
Severino
Fabiana Karla Lucicreide
Nelson Freitas Carretel
Flávia Reis Fernanda
Caike Luna Zé Rodela
Mariana Santos Mônica
Tetê PM
Tadeu Mello Solteirão
Fabiana Schunk Miriam
Paulo Mathias Jr. Hércules
Isaac Bardavid Dr. Felizberto
Luís Salém Xangô da Moca
Helga Nemeczyk Ana Gisela de Albuquerque Figueiroa
Karina Dohme Marilu de Almeida Nóbrega
Daniel Barcelos Mendigo

Críticas

Desde sua estreia em 1999, e durante toda a sua existência, o Zorra Total sofreu fortes críticas negativas tanto da imprensa quanto do público. Tornou-se um dos programas mais rejeitados e odiados da televisão brasileira na época, mesmo com a audiência satisfatória para a emissora.

As criticas eram principalmente ao estilo de humor popularesco. Considerado chulo, ultrapassado e brega. Com texto e cenários de baixa qualidade. Utilizando estereótipos de raça, sexualidade, religião, naturalidade, dentre outros em seus personagens. O que era considerado por muitos como algo apelativo e preconceituoso.

Também no FANDOM

Wiki aleatória