TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement

O Xou da Xuxa foi um dos mais famosos programas infantis da Globo, tendo sido o primeiro e mais memorável apresentado por Xuxa Meneghel na emissora. Exibido entre 30 de Junho de 1986 e 31 de Dezembro de 1992.


O Programa[]

Exibido nas manhãs de segunda à sábado, o programa mesclava brincadeiras, atrações musicais, números circenses, exibição de desenhos animados e quadros especiais. Gravado no extinto Teatro Fênix (no Rio de Janeiro), contava com a participação de cerca de 200 crianças.

Xuxa Meneghel contava com o auxílio de assistentes de palco que a auxiliavam na organização das crianças para as brincadeiras e na animação, e que se tornaram marca registrada do programa. Como as Paquitas, os Paquitos, o Dengue e o Praga.

As Paquitas eram um grupo de garotas loiras vestidas como soldadinhos de chumbo que ajudavam a controlar o fluxo de crianças no palco e as escolhiam para as brincadeiras. Dengue (Roberto Berttin) e Praga (Armando Moraes) eram outros dois personagens memoráveis. Dengue usava uma fantasia de mosquito cheio de braços amarelo e vermelho, e Praga usava uma fantasia de tartaruga.

Um item memorável da atração era o seu cenário, que simulava um parque de diversões com brinquedos como o carrossel, gangorra e escorregador, onde as crianças poderiam circular livremente por ele. O objeto de maior destaque era a nave espacial cenográfica, de onde Xuxa saía na abertura de cada programa cantando "Amiguinha Xuxa", e entrava no encerramento.

Vários quadros e brincadeiras eram exibidos ao longo do programa. Em muitos deles, Xuxa interpretava personagens como Vovuxa, Madame Caxuxá e Dra. Boluxa. A atração dedicava uma parte onde a loira lia cartas de crianças telespectadoras. Além de cantar músicas de seu próprio repertório, Xuxa também recebia cantores e artistas no palco.

A própria apresentadora era uma atração a parte. Ela se referia às crianças como "baixinhos" e "baixinhas" (por isso passou a ser chamada de "Rainha dos Baixinhos") e se despedia com o seu bordão "Beijinho beijinho, tchau, tchau!". As coreografias feitas por ela ao longo do ano foram criadas pelo bailarino uruguaio Oswald Berry. Seu figurino era criado por uma equipe liderada por Sandra Bandeira, e Xuxa sempre aparecia com um visual diferente e lúdico a cada programa. Sendo que as minissaias, as xuquinhas, as botas e as ombreiras eram suas peças mais emblemáticas.

A direção geral era de Marlene Mattos, e a coordenação de produção era de Nilton Gouveia. De segunda à sexta-feira, o programa era dividido em nove blocos. Aos sábados, era dividido em sete blocos.

História[]

Em meados de 1986, a Rede Globo contratou a apresentadora Xuxa Meneghel. Famosa por seu trabalho como modelo, ela despontou como animadora infantil a partir de 1983 quando passou a comandar o Clube da Criança da Manchete. Nos meses que antecederam a estreia de seu programa na nova emissora, a equipe responsável pesquisou cerca de 50 brincadeiras para a atração e criou outras. Sendo que todas elas deveriam ser facilmente produzidas pelas crianças de casa.

O cenário dos primeiros programas pilotos foram desenvolvidos por Leila Moreira e era semelhante ao do Clube da Criança, com objetos gigantes e coloridos. Porém, Xuxa reprovou, pois queria um cenário mais funcional onde as crianças poderiam ter mais liberdade para correr e brincar com ele.

Para atender suas exigências, o novo cenário foi desenvolvido pelo cartunista Maurício de Sousa e pelo cenógrafo Reinaldo Waisman. Elaborado para ser mais funcional, cada canto contava com uma atração, e os objetos refletiam a personalidade de Xuxa. A ideia de uma nave espacial foi da própria apresentadora, inspirada no Clube do Capitão Aza (programa infantil exibido pela TV Tupi nos anos 70), e suas cores eram inspiradas na personagem Penélope Charmosa.

Depois de vários adiamentos em sua data de estreia por conta de ajustes, o primeiro programa finalmente foi ao ar em 30 de Junho de 1986. Inicialmente com 80 minutos de duração, era dividido em oito blocos. A vinheta de abertura contava com a música "Doce Mel". Em seguida, no palco, Xuxa descia da nave ao som de "Amiguinha Xuxa". Durante o programa, Xuxa tomava seu "café da manhã" ao som de "Quem Quer Pão" e dava parabéns aos aniversariantes do dia com a música "Parabéns da Xuxa".

A atração rapidamente se tornou um enorme sucesso e transformou Xuxa Meneghel em um grande ídolo do público infantil brasileiro. Mesmo com algumas críticas negativas, Xou da Xuxa se tornou o programa infantil de maior sucesso da história da televisão brasileira. Xuxa tornou-se um verdadeiro fenômeno e uma das figuras mais emblemáticas do Brasil na década de 80. Suas frases e seus adereços, como as botas brancas e xuquinhas de cabelo tornaram-se febre entre as crianças. Sucesso comercial, foram lançados diversos produtos com a marca Xuxa, como bonecas, roupas e acessórios.

Com o passar dos anos, o programa ganhava novos quadros e o cenário passava por modificações. A nave ficava maior e mais iluminada.Os quadros Bobeou Dançou e o Paradão da Xuxa, tornaram-se programas solos na programação da Globo posteriormente. Em 1988, na edição de aniversário de 2 anos, o programa foi ao ar ao vivo. Em 1989, estreou a repórter-mirim Duda Little e a atração comemorou a marca de 1000 programas.

Na temporada de 1990 estreavam os Paquitos, versões masculinas das Paquitas que também auxiliavam a apresentadora. Em 1991, no especial de Dia das Crianças, o programa promoveu o encontro de Xuxa com as apresentadoras Mara Maravilha (que era do SBT) e Angélica (que era da Manchete), que eram suas concorrentes na época. Nesse mesmo ano, o infantil tinha como repórteres-mirins Raquel Batista e Caíque Benigno e um dos quadros de destaque era o "Papo Sério", em que Xuxa entrevistava autoridades e especialistas em diversas áreas.

O último Xou da Xuxa foi ao ar em 31 de dezembro de 1992, justamente no último dia do ano. Para a edição de despedida, o programa contou com a presença do grupo Trem da Alegria e do apresentador J. Silvestre. Este, promoveu o reencontro de Xuxa com seu pai, Luís Meneghel, com quem ela não falava havia cinco anos. A atração saiu do ar com exatos 2000 episódios, Entre Janeiro e Fevereiro de 1993, foram apresentados apenas os melhores momentos do programa e desenhos animados. Em seguida, foi substituído no horário pela TV Colosso.

Produção[]

Evolução do cenário[]

No primeiro cenário do programa, em 1986, cada canto contava com alguma atração. a cauda de um imenso dragão se transformava em escorregador, a copa de uma árvore servia de telhado para um carrossel e o colo de um mestre cuca funcionava como apoio da gangorra. A primeira nave ficava à direita do cenário, tinha tamanho médio e era rosa claro com janelas redondas. O microfone de Xuxa tinha um enfeite verde de rostinho desenhado a mão.

No ano seguinte, os personagens que faziam parte das histórias contadas pela apresentadora viraram atrações no cenário. A nave ficou maior e mais rosa, com bocas vermelhas que piscavam. Em 1988, a nave passou a ficar no centro do cenário e ficou maior, as bocas ganharam luzes nos contornos.Em 1989, ganhou um "X" luminoso em seu interior. Nesse mesmo ano, o microfone, ganhou uma carinha amarela com cabelinho alaranjado.

Em 1990, o microfone ganhou um "X" em substituição ao rostinho, e teve seu formato mudado para o padrão da emissora. Em 1991, o cenário foi redesenhado por João Cardoso, e mostrava alguns dos mais conhecidos símbolos turísticos do mundo, e a nave ganhou uma aparência mais futurista..Neste ano, a apresentadora cantava a música "Novo Planeta" na sua chegada triunfal.

Em 1992, o cenário foi redesenhado novamente por João Cardoso ficando mais próximo do universo dos vídeo-games. Ganhando robôs, túneis, carrinhos e paredes laterais. A nave se tornou branca e as bocas foram substituídos por letras "X" luminosas.

Trilha Sonora[]

O sucesso do Xou da Xuxa também se refletiu no mercado fonográfico. O primeiro álbum de Xuxa, que levava o nome do programa, foi lançado em 1983 e recebeu oito discos de platina. Chegou a vender mais de dois milhões de cópias. Vários álbuns foram lançados com o nome da atração nos anos seguintes, sendo que o disco "Xou da Xuxa 3" (que continha os sucessos "Ilariê" e "Brincar de Índio") entrou para o Guiness Book como o disco infantil mais vendido, com mais de três milhões de cópias

Versões Internacionais[]

O sucesso do programa na TV Brasileira fez com que o Xou da Xuxa se tornasse uma franquia e alçou Xuxa à uma carreira internacional. A versão argentina apresentada por ela, o "El Show de Xuxa", era exibido para diversos países da América Latina e chegava a ter mais audiência que a versão brasileira.

No Peru, foi produzida uma versão local da atração, intitulado El Show de Yuly. Apresentado por Giuliana Maiocchi Woodman, o programa tinha a proposta e o cenário idênticos ao infantil brasileiro. Algumas músicas de Xuxa foram adaptadas para o espanhol e cantadas pela apresentadora peruana.

Elenco (Turma da Xuxa)[]

Alguns dos personagens que faziam parte do elenco programa:

  • Paquitas
  • Paquitos
  • Moderninho
  • Dengue
  • Praga
  • Tomy
  • Xuxo
  • Frentinha
  • Vóvuxa
  • Madame Caxuxá
  • Robuxo
  • Irmãs Metralha

Desenhos Animados e Séries[]

Segue abaixo alguns dos desenhos animados e séries infantis exibidas regularmente no programa

  • He-Man e os Defensores do Universo
  • Mickey & Donald
  • Rambo: A Força da Liberdade
  • Scooby-Doo
  • The Adventures of Teddy Ruxpin
  • Caverna do Dragão
  • She-Ra
  • As Tartarugas Ninjas
  • Smurfs
  • Snorks
  • Zé Colmeia
  • Manda-Chuva
  • Os Flintstones
  • Tutubarão
  • Os Ursinhos Gummi
  • Peter Pan
  • Samurai Pizza Cats
  • Os Caça-Fantasmas
  • As Aventuras de Galaxy Rangers
  • G.I. Joe
  • Transformers
  • Meu Querido Pônei
  • Thundercats
  • Spiral Zone
  • Tiny Toon
  • Turma da Pesada
  • Família Dinossauros
  • Os Superamigos
  • Pernalonga e Seus Amigos
  • Popeye
  • Dinosaucers
  • Visionários - Os cavaleiros da luz mágica
  • As Aventuras de Nick e Neck (Mock & Sweet)
  • Alvin e os esquilos
  • Os Inumanóides
  • Denver, o Dinossauro
  • Alf

Audiência[]

Ano Audiência
1986 12 pontos
1989 11 pontos
1990 10 pontos
1991 10 pontos
1992 09 pontos
Média Parcial 10,4 pontos
Advertisement