TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement

Você Decide foi uma série interativa da Globo, exibida nas noites entre 1992 e 2000. Criada por Boni, teve ao todo 9 temporadas.

A Série

Cada episódio apresentava uma história única, sem relação com as outras, que poderia abordar ou não algum tema polêmico. Em determinado momento do enredo, surge um dilema, no qual o telespectador escolhe a resolução em uma votação via telefone, geralmente entre duas ou três opções. A escolha mais votada tinha o seu final escolhido.

Produção

O formato de "dramaturgia interativa" foi criado por Boni e contou com vários diretores: Paulo José, Roberto Talma, Herval Rossano, Fábio Sabag, Guel Arraes, André Schultz, Mario Márcio Bandarra. Antônio Fagundes e Walmor Chagas foram os primeiros apresentadores. No ano seguinte, comandaram a atração, em esquema de revezamento: Lima Duarte, Carolina Ferraz, Raul Cortez e Tony Ramos. Raul Cortez permaneceu na apresentação até 1995 e Tony Ramos até 1998.

Em 1998, em seu último ano, Tony Ramos esteve na apresentação em, esquema de revezamento, com Celso Freitas. Em 1999, Freitas passou a dividir a apresentação com Luciano Szafir. E em 2000, Szafir passou a apresentar sozinho. O programa também dava espaço para links ao vivo em lugares públicos de diversos lugares do Brasil, onde repórteres perguntavam a opinião de populares sobre qual deveria ser o final do episódio.

O último episódio foi ao ar em 17 de agosto de 2000. Em seu último ano, era exibido nas noites de quinta-feira, após o Linha Direta. Na semana seguinte, no horário, foi substituída pela minissérie Aquarela do Brasil.

Em 2016, houve uma tentativa de retorno do formato por parte do programa. Onde possivelmente, as votações seriam feitas via internet ou aplicativo de celular. Em 2017 João Falcão foi escalado como diretor e um episódio piloto foi escrito. Antônio Fagundes e Patrícia Poeta estavam cotados para a apresentação. Mas o núcleo de dramaturgia da Globo rejeitou a ideia e o projeto foi descartado.

Episódios

Ao longo de 9 temporadas, foram exibidos ao todo 323 episódios. Contando com a presença de dezenas de atores, dentre nomes consagrados e conhecidos do público a estreantes na televisão. E também contou com diversos roteiristas. Alguns episódios foram mais marcantes.

O uarto episódio, "Achados e Perdidos", contava a história de um publicitário desempregado que, ao fazer uma viagem de avião, seu colega de assento lhe pede para guardar uma mala com muito dinheiro. O dono da mala morre em seguida e a pergunta feita ao público foi se o publicitário deveria pegar a mala para ele ou não. O público votou para que ele ficasse com a mala, e o personagem usou o dinheiro para doar a um orfanato.

O final deste episódio causou o repúdio do então Ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, chamando o programa de "antiético". Anos depois, em 2013, o programa Na Moral, apresentado por Pedro Bial, reexibiu o episódio. E, naquela ocasião, a maioria do público escolheu para que ele não pegar a mala.

Em julho de 1996, um episódio abordou a morte do empresário PC Farias, e marcou 40 pontos de média. A maior audiência da atração até então. Em 11 de março de 1999, o final do episódio "Mulher 2000", foi exibido apenas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na noite em que a atração estava sendo exibida, um bleaute deixou a maior parte do Brasil e o Paraguai sem energia elétria.

Apresentadores

Reprise

Entre 2 a 20 de julho de 2001, 15 episódios foram reprisados no Vale a Pena Ver de Novo, sucedendo Roque Santeiro e antecedendo A Gata Comeu. Com apresentação de Susana Werner, a atração seguiu interativa, mas com votos via internet. A ideia da Globo ao reprisar a série, era a de que o Vale a Pena Ver de Novo não reprisasse apenas novelas. Uma vez que a reprise de Roque Santeiro alcançou baixa audiência.

Entretanto, a escolha de reprisar o programa causou grade rejeição e amargou índices ainda baixos. Chegando a ficar em segundo lugar na audiência. Gerando até um site de protesto na internet, pedindo pela volta das novelas na faixa. Além disso, sofreu pressões do Ministério Público por reprisar episódios com classificação inadequada para as tardes e sem cortes.

Desta forma, esta reprise durou apenas duas semanas no ar, marcando 11,13 Pontos de média geral de audiência. Após a experiência mal sucedida, o Vale a Pena Ver de Novo seguiu reprisando apenas novelas.

Advertisement