FANDOM

Viva
Canalviva.jpg

Tipo

Canal de TV Por Assinatura

Gênero

Entretenimento

Fundação

18 de Maio de 2010

Cidade de Origem

Rio de Janeiro - RJ

Slogan

"As Melhores Surpresas"

Disponibilidade

Sky: Canal 35

Claro TV, NET, Oi TV, DTHi, Sim TV e ViaCabo: Canal 36

Vivo TV: Canal 56

Algar Telecom: Canal 336

TV Alphaville: Canal 36

O Canal Viva é um canal de TV por Assinatura da Globosat. Estreiou em 18 de Maio de 2010. 

Inicialmente concebido como para o público feminino, o canal se consagrou por reprisar grandes sucessos da Rede Globo, entre eles novelas, minisséries, especiais, programas de auditório, entre outros.

Além de exibir grandes sucessos da Globo, o canal exibe filmes, séries e reality show internacionais, além da exibição em horário alternativo de programas da emissora. A diretora de programação do canal é Leticia Muhana.

História

O Viva foi inaugurado em 18 de Maio de 2010 em uma cerimônia solene. O Diretor da Globosat afirmou que o canal seria uma janela para a Rede Globo e para a Globosat. A estreia do canal era cercada de grande espectativa, afinal o canal iria relembrar grandes produções da Globo. Um canal do tipo já era planejado há anos.

Dentre as primeiras atrações do canal estavam as novelas Por Amor, Quatro por Quatro e Malhação 2000. O Sítio do Pica-Pau Amarelo, o humorístico Sai de Baixo, o programa Happy Hour e o talk show The Oprah Winfrey Show. O público-alvo do canal neste início era de mulheres "donas de casa".

No final de 2010, o canal fechou como uma das maiores audiências da TV Paga. Em 2011, o canal estreou uma terceira faixa de novelas, exibida à 0h (com reprise ao 12h) para não competir com as novelas inéditas da Globo. A reprise de estreia foi Vale Tudo, trama de sucesso dos Anos 80. A novela conquistou grande audiência no horário e causou repercussão nas Redes Sociais.

No mesmo ano para cumprir a lei de produção nacional audiovisual, o canal estreou o Reviva, que comenta as atrações exibidas no canal. Ainda no mesmo ano, o canal fez um acordo com o Megapix para a exibição de filmes, estreando assim o Sessão Viva.

Em 2012, foi anunciado que após o fim da exibição de Barriga de Aluguel, sua sucessora seria A Próxima Vítima. Porém devido a pedidos de telespectadores, a sucessora foi Renascer, e A Próxima Vítima viria depois. No mesmo ano estreou mais uma produção, o Viva o Sucesso, onde é analisado a trajetória de determinado artista através da visão do mesmo.

No ano de 2013, o site do canal anunciou que Pecado Capital substituiria Felicidade na faixa das 15h. Porém do nada, foi anunciado que Anjo Mau seria a substituta.

Em Junho do mesmo ano, para comemorar os 3 anos do canal. Foram produzidos episódios especiais e inéditos de Sai de Baixo, 11 anos após seu fim. Os 4 episódios foram exibidos pela Rede Globo nas noites de domingo em novembro. É a primeira vez que uma produção feita para a TV Paga é exibida em TV Aberta.

Em Julho, foi feita uma enquete no site do canal para escolher a sucessora de Rainha da Sucata na faixa da 0h. Estavam no páreo Água Viva, Fera Ferida, O Dono do Mundo e A Indomada. A vencedora foi Água Viva com 41% dos votos. Sendo assim, a novela estreou em 30 de Setembro.

Em Setembro, para comemorar os 50 anos da telenovela diária no Brasil, o Viva exibiu o Damas da TV. Um programete em que uma consagrada atriz relembra a sua carreira. 

No mesmo mês, uma pesquisa feita pela Pay TV Pop revelou que o Viva é um dos 10 canais que determinam a decisão do público de manter uma TV por assinatura.

No final do mesmo ano, foi anunciado no site do canal que A Viagem de 1994 substituiria Água Viva. Porém a decisão desagradou alguns fãs. Semanas depois houve o anúncio que a substituta na faixa da 0h é Dancin Days. Já A Viagem será a substituta de A Próxima Vítima.

A partir do dia 17 de Fevereiro de 2014, os horários das novelas e de alguns programas foram mudados. A reprise da novela da 0h que era as 12h, foi para as 13h30. Já as novelas das 3h e das 4h vão mais cedo. A mudança se deve à inversão de horários feita pelo Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde. Assim, as reprises do Viva não concorriam com a reprise da Rede Globo.

No mesmo mês, o canal exibe os desfiles de samba do Grupo de Acesso de São Paulo e o Desfile das Campeãs de SP e RJ pelo Viva Folia. A cobertura serviu como teste para o futura canal HD Simulcast.

Em Maio do mesmo ano, em comemorações ao 4º aniversário. O canal promove uma série de novidades. A começar pela nova identidade, lançamento oficial do Viva HD e estreia dos programas Mixto Quente, A Diarista e O Show da Vida é Fantástico. Com isso, o canal passa a ser exibido em 16:9 assim como outros canais Globosat.

Em Agosto, foi anúnciado pela segunda vez a reprise da segunda versão de Pecado Capital que substituiria História de Amor. O primeiro anúncio de reprise em 2013 causou a rejeição do público e fez o canal mudar de ideia. A segunda tentativa causou maior rejeição, pois os fãs do canal, que pouco se satisfazem, lotou a caixa de emails.

E mais uma vez o canal voltou atrás na decisão.Com isso, o site do Viva lançou uma enquete para a substituta do horário, assim como feita na enquete que elegeu Água Viva. Entre as candidatas estavam Despedida de Solteiro, Tropicaliente e Lua Cheia de Amor. A escolhida foi Tropicaliente. E devido a tudo isso, o canal cogita reprisar a versão original de Pecado Capital em 2015.

Entre agosto e setembro estreiou a série Família Dinossauros e a reprise do programa Planeta Xuxa. Além da primeira série de ficção inédita do canal: Meu Amigo Encosto.

Já em outubro, o viva exibe em alguns episódios, uma releitura do programa Globo de Ouro. Intitulado Globo de Ouro - Palco Viva, a atração é comandada por Juliana Paes e Marcio Garcia e traz apresentações musicais com artistas que fizeram história no programa exibido dos anos 70 aos 90.

Em 2015, entre as novidades estão a estreia do programa Rebobina com o DJ Zé Pedro e o Grandes Atores. Em março, numa retaliação a ida de Xuxa Meneghel à Rede Record, o a Globo faz o canal tirar do ar o Planeta Xuxa, uma das atrações de maior audiência do Viva.

No mesmo ano, o canal produziu a segunda edição do Globo de Ouro - Palco Viva com Marcio Garcia e Carolina Dieckman, comemorando os 30 anos do Axé. E lançou a Escolinha do Professor Raimundo - Nova Geração em parceria com a Globo. Além da reprise de No Limite.

Programação

Produção Própria

Novelas

Séries e Minisséries Nacionais

Humorísticos

Séries Internacionais

Programas de Auditório

Reality Shows

Programas da Globo em Horários Alternativos

Programetes

  • Cilada
  • O Super Sincero
  • Papo Irado
  • Retrato-Falado
  • Faça Sua História
  • As 50 Leis do Amor

Reality Shows Internacionais

Links

Também no FANDOM

Wiki aleatória