FANDOM

Uni Duni Tê
Uniduniterecr.png
Reprodução do suposto logotipo

Tipo

Programa Infantil

Gênero

Didático

Estreia

26 de Abril de 1965

Último Programa

31 de Dezembro de 1968

Emissora

Globo

Apresentação

Fernanda Barbosa Teixeira (Tia Fernanda)

Uni Duni Tê (na época se escrevia Úni Dúni Tê) foi o primeiro programa exibido pela Globo, às 11 horas da manhã do dia 26 de Abril de 1965. Era um programa infantil de cunho didático que ficou no ar até 1968.

O Programa

Uni Duni Tê trazia uma "sala de aula" para a televisão. No cenário havia um quadro negro, giz e carteiras escolares. A Tia Fernanda (Fernanda Barbosa Teixeira) fazia o papel de professora. Seus "alunos" estudava, brincavam, cantavam, rezavam e até havia uma "hora do lanche".

O programa contava com a participação do maestro Armando Ângelo como "Senhorita Música" fazendo interferências musicais e tocando piano junto com as crianças.

O infantil ia do ar de segunda à sexta a partir das 11h, sempre ao vivo, com uma hora de duração. Os telespectadores participavam mandando cartas e desenhos para a produção. Saiu do ar em 31 de Dezembro de 1968.

Era uma versão brasileira do programa Roomper Room, programa infantil americano apresentado por Nancy Claster (a "Miss Nancy") e que permaneceu 41 anos no ar. O cenário do Uni Duni Tê reproduzia com fidelidade à da versão original e até foi criada uma versão em português da música "Do Bee, Don't Bee", que se tornou "Sim Pim, Não Pão".

Fernanda Barbosa Teixeira (a Tia Fernanda) foi escolhida através de um processo de seleção, e após isso, foi para os Estados Unidos para fazer um estagio com a equipe do programa original.

Em 26 de Abril de 2015, no aniversário de 50 anos da Rede Globo, o Esporte Espetacular fez uma homenagem ao programa. O esportivo, que vai ao ar às 11 horas da manhã (exatamente no horário do infantil), reproduziu o cenário da atração, com Glenda Kozlowski encarnando a "Tia Fernanda"

Também no FANDOM

Wiki aleatória