FANDOM

Troféu Santa Clara 2013
Trofeusantaclara.jpg
Estatueta Fictícia Simbólica

Tipo

Premiação Ficíticia de TV

Ano

2008

Realização

Blog Tele-Visão

A Primeira Edição do Troféu Santa Clara (8º se somar as edições feitas pelo jornal Folha de S. Paulo).foi realizada em agosto de 2008, tendo seus vencedores anunciados no dia 16.

Precedentes

O Troféu Santa Clara foi uma premiação ficticia criado pelo Jornal Folha de S. Paulo, no seguimento de televisão. Tendo sua primeira edição em 1997, o Troféu elegia os piores da televisão brasileira em diversas categorias.

A premiação é ficticia e simbólica, apenas servindo como uma critica bem humorada à baixa qualidade nas produções televisivas do Brasil. Claramente inspirado no "Framboesa de Ouro" (premiação que elege os piores do cinema americano), o nome do troféu é uma homenagem à Santa Clara, considerada padroeira da televisão.

Durante as primeiras edições, a Folha reunia anualmente seus jornalistas especializados em TV num juri para eleger os piores do ano recorrente. Durante as últimas edições, a premiação também contou com o voto popular, através da internet.

Dentre as mais diversas categorias, estiveram a de pior novela, ator, atriz, apresentador, apresentadora, entre outros. Além de categorias curiosas como o de "Pior Gafe", "Fiasco do Ano" e o "Troféu Santa Clara de Ouro", destinado ao pior da TV no conjunto da obra.

A última edição ocorreu em 2004, sendo cancelado tempos depois. Em 2008, o jornalista André Santana, responsável pelo blog Tele-Visão, resolveu resgatar a ideia, reunindo diversos blogueiros especializados no seguimento para eleger os piores do ano.

Vencedores e Indicados

Pior Novela

Pior Programa de Variedades e/ou Fofoca

Pior Ator

Pior Atriz

Pior Apresentador

Pior Apresentadora

Pior Locutor Esportivo

Pior Programa Dominical

Pior Série

Pior Programa Humorístico

Pior Programa Infantil

Pior Programa Jornalístico

Fiasco do Ano

Pior Programa da Televisão Brasileira

Ranking de Emissoras

Nota: O Número de indicações está incompleto pois nem todos os votos foram anunciados.

Jurados

  • André Santana (Tele-Visão)
  • Daniel Lemos (Curyoso)
  • Lucas Andrade (Cascudeando)
  • Esdras Lophes (Antena TV)
  • Fabio Maksymczuk (Fabio TV)
  • Alan Prodelik (Opinando)
  • Kleber Nunes (Blog do Knunes)
  • Raphael (Todo Canal)
  • Britto (Opnião e Opção)
  • Jean Marcos (Blog de Novelas)
  • Toth (Desconfigura)

Curiosidades

  • Esta edição foi a primeira feita pelo Blog Tele-Visão, ocorrendo todo ano até agora.
  • Na categoria "pior atriz" ocorreu uma vitória multipla, pois todas as atrizes votadas receberam um único voto, havendo empate de todas.
  • O Jurato Britto não votou nas categorias "pior atriz" e "pior locutor esportivo"..
  • O voto de maior repercussão foi a de Fabio Maksymczuk na categoria "pior programa da televisão brasileira". O jornalista votou no televendas independente 1001 Noites, que na época, ocupava diversas horas da programação da CNT.
  • A primeira edição da Fase Tele-Visão conseguiu reações positivas, mas sem o mesmo impacto das edições realizadas pela Folha.

Também no FANDOM

Wiki aleatória