FANDOM

Troféu Imprensa 2016
Timprensa2016

Tipo

Premiação de TV

Exibição

22 de Maio de 2016

Emissora

SBT

Apresentação

Silvio Santos

A 52ª Edição do Troféu Imprensa foi gravado em 17 de maio e foi ao ar em 22 de Maio de 2016, às 21h pelo SBT. A cerimonia premou os melhores de 2015.

Indicados e Vencedores

Melhor Cantora

  • Anitta
  • Ivete Sangalo
  • Ludmilla

Melhor Programa Infantil

Melhor Novela

Melhor Programa Humorístico

Melhor Apresentadora ou Animadora

Melhor Ator

Melhor Programa de Auditório

Melhor Telejornal

Melhor Programa de Entrevistas

Melhor Atriz

Melhor Programa Jornalístico

Melhor Apresentador ou Apresentadora de Telejornal

Revelação do Ano

Melhor Apresentador ou Animador

Melhor Cantor

  • Anderson Freire
  • Luan Santana
  • Lucas Lucco

Troféu Internet

Ranking de Emissoras

  • 1º: SBT (6 Vitórias e 14 Indicações)
  • 2º: Globo (5 Vitórias e 12 Indicações)
  • 3º: Record (1 Vitória e 8 Indicações)
  • 4º: Band (1 Vitória e 2 Indicações)
  • 5º: Cultura e GNT (1 Indicação cada uma)

Curiosidades

  • A lista de indicados ficou marcada nesse ano pelo fato de algumas categorias terem um indicado de cada emissora: Um da Globo, um do SBT e um da Record. São elas: "Novela", "Jornal", "Jornalístico" e "Apresentador"
  • Verdades Secretas foi a primeira novela das onze da Globo a ser indicada e ganhar o Troféu Imprensa de Melhor Novela. Além de ser o segundo troféu de Walcyr Carrasco que ganhou anteriormente com Amor à Vida.
  • Os Dez Mandamentos foi a quarta novela da Record (pós-IURD) a ser indicada e a segunda a ganhar o Troféu Internet (a primeira foi Rebelde).
  • Guilherme Winter foi o primeiro ator da história a ganhar o Troféu Imprensa de Melhor Ator atuando em uma novela da Record.
  • Foi a primeira indicação e vitória de Grazi Massafera na categoria "Melhor Atriz". Ela já havia ganhado o Troféu Imprensa como "Revelação de 2006" por interpretar Thelminha em Páginas da Vida.
  • Larissa Manoela foi a mais jovem a ser indicada na categoria "Melhor Atriz". Com 15 anos.
  • Foi a primeira vitória de Celso Portiolli como "Melhor Apresentador". Fazia alguns anos que ele era indicado, mas sempre perdendo para Rodrigo Faro.
  • Primeira indicação e vitória de Ricardo Boechat na categoria "Apresentador de Telejornal" como também a primeira da Band nessa categoria.
  • Foi a terceira vez que o Marília Gabriela Entrevista é indicado como "Melhor Programa de Entrevistas". O programa é o único até agora da TV paga a estar na premiação.
  • O Programa do Jô faturou o prêmio de Melhor Programa de Entrevistas pela primeira vez na história. Curiosamente, desde que o programa estreou na Globo chegou a faturar algumas indicações, mas nunca ganhou uma vez sequer.
  • Na categoria "Melhor Programa de Auditório", a eleição foi feita de uma maneira diferente de outras categorias. Todos os jurados votariam em um dos três indicados em uma cédula que foi depositado em uma urna. Ao final do programa, Silvio Santos leu um a um os votos. O motivo foi o fato de que o Programa Silvio Santos foi um dos indicados e para não constranger os jurados que se sentiriam obrigados a votar em Silvio. Mesmo assim, o PSS ganhou quase por unanimidade (apenas um voto para o Altas Horas). Esse método já havia sido usado no Troféu Imprensa durante os anos 70.
  • Esta edição ficou marcada por comentários curiosos de Silvio Santos. Ele aformou que sua filha Patrícia Abravanel não era uma apresentadora tão boa, que o Pânico na Band era uma "porcaria" e que A Praça é Nossa era "sempre a mesma coisa". Também disse acreditar que Os Dez Mandamentos venceria como "Melhor Novela", mesmo não tendo assistido.
  • Silvio também brincou com Rodrigo Faro que estava no palco. O apresentador da Record explicou para ele como funcionava o aplicativo Snapchat e o que seria "nudes".
  • Muito dos convidados notaram mudanças na estatueta da premiação que estava mais "brilhante", com detalhes em glitter.
  • Chamou a atenção a indicação de Anderson Freire na categoria "Melhor Cantor". Cantor gospel até então desconhecido para Silvio Santos, parte dos jurados e público. O motivo para sua indicação talvez, seria que os evangélicos fãs de Os Dez Mandamentos votaram em peso no cantor. Ele concorreu com Luan Santana e Lucas Lucco (que também ganhou sua primeira indicação).
  • Ricardo Feltrin contestou a indicação de Wesley Safadão na categoria "Revelação". Disse que ele estar entre os indicados era uma "tristeza". Silvio e a plateia não concordaram e o cantor faturou o Troféu Internet.
  • Sônia Abrão se queixou de não votar na "Melhor Novela". Disse que votaria em Os Dez Mandamentos.

Audiência

Segundo dados do IBOPE na grande São Paulo, a edição de 2016 marcou 9,2 pontos. Porém ficou no terceiro lugar pois no mesmo momento, o Domingo Espetacular exibia uma entrevista exclusiva com Ana Hickmann que foi vitima de uma tentativa de assassinato por um fã armado no dia anterior. O jornalístico da Record registrou a sua maior audiência em anos. [1]

Mesmo assim tornou-se o 50º programa de TV mais visto em maio de 2016. [2]

Referências

  1. Com Ana Hickmann, Domingo Espetacular bate recorde e encosta no Fantástico - Notícias da TV
  2. Veja as 100 maiores audiências na Grande São Paulo em maio, mais de 50 são da Globo - TV Show

Também no FANDOM

Wiki aleatória