FANDOM

Teleton
Teleton16

Tipo

Programa de Auditório / Campanha de Mobilização Social

Gênero

Maratona Televisiva

Estreia

16 de Maio de 1998

Último Programa

28 de Outubro de 2017 (Presente)

Emissora Original

SBT

Emissoras Anteriores

Cultura
MTV Brasil
RedeTV!
RBTV
RedeTV+
Gazeta
Band
FOX Life
Sony Spin
Nickelodeon

Apresentadores

Silvio Santos (1998-Presente)

Hebe Camargo (1998-2012)

Eliana (2009-Presente)

Daniel (1998-2011, 2013-Presente)

Patrícia Abravanel (2011-Presente)

Danilo Gentili (2012, 2014-Presente)

entre outros

O Teleton é a maior e mais antiga maratona televisiva brasileira. Produzida pelo SBT e exibida pela mesma e por várias emissoras, entre elas TV Cultura, Rede Brasil de Televisão, além da rádio Transamérica, portal Uol e YouTube. Exibida desde 1998, a maratona visa ajudar a Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD). Todo ano, a emissora cede cerca de 27 horas de sua programação para a maratona, que acontece entre outubro e novembro, sempre de sexta à sábado.

A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 62 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física.

O gênero "Telethon" (Maratona Televisiva em inglés) surgiu nos Estados Unidos em 1966 idealizado por Jerry Lewis. Hoje, o Telethon é realizando com sucesso em muitos países.

História

A história do Teleton no Brasil começa na década de 80, quando o então diretor geral da AACD, Clóvis Scripilliti, adquire os direitos do formato no Brasil

O 1º Teleton foi ao ar em 16 de Maio de 1998 e exibido pelo SBT, a pedido da apresentadora e madrinha da AACD, Hebe Camargo à Silvio Santos.

Entre 1998 e 2002, o Teleton era exibido das 22hs de Sexta às 0h de Domingo. Desde 2003, é exibido entre 22h30 de sexta à 0h de sábado. A maratona já foi interrompida duas vezes, a primeira em 2006 para a exibição do programa Bailando por um Sonho e a segunda em 2008, para a exibição da reprise de Pantanal.

O primeiro Teleton contou com a participação de diversos artistas, cantores e personalidades de várias emissoras de TV no país. O Teleton provou que vinha pra ficar e chegou a arrecadar quase o triplo que o Criança Esperança arrecadou na época.

Na edição de 1999, a maratona foi produzida nos estúdios da TV Cultura, e sendo transmitido pelo SBT, MTV Brasil e RedeTV!. Outras emissoras exibiram flashes e reportagens ao vivo.

Na edição de 2000, o Teleton foi gravado na casa de espetáculos Via Funchal. Já na Edição de 2003, pela primeira vez, o Teleton não atinge sua meta, já que nessa ano havia a crise financeira no país. Porém, para alcançar a meta a campanha se extendeu por duas semanas e durante a exibição do programa "Hebe Especial Teleton", a meta foi finalmente alcançada.

Em 2007 é comemorado a 10ª Edição, e durante a maratona, foi exibido uma retrospectiva com momentos das edições anteriores.

A Edição de 2008, contou com uma abertura inédita, diretamente do Auditório do Ibirapuera. Contando com a participação de vários artistas e com a apresentação de Hebe Camargo, Adriane Galisteu e Ellen Jabour. Na Edição de 2009, a apresentadora Eliana estreia como embaixadora do Teleton.

Durante a edição de 2010, Hebe Camargo e Celso Portiolli receberam a ligação surpresa do empresário Eike Batista, que doou 1,26 Milhão de Reais. Ao final da campanha, quando o grupo Itau realizou uma doação de mais de 7 Milhões de reais, Hebe Camargo, emocionada, se jogou no chão fingindo desmaio.

No ano de 2011, a edição foi marcada pela campanha feita pelo Twitter pedindo a presença de Hebe Camargo, que estava debilitada por conta do câncer. A apresentadora aparece às 22hs.

A Edição de 2012, que comemoraria os 15 anos da campanha, foi a primeira edição sem Hebe, que faleceu um mês antes. Ela foi homenageada durante a maratona inteira.

A Edição de 2013 foi exibida entre 25 e 26 de Outubro, sendo transmitida pela primeira vez na TV por Assinatura, pelos canais Sony Spin e Fox Life. Neste mesmo ano, Eliana foi oficializada como a madrinha do evento. Na edição de 2014, exibida entre 7 e 8 de Outubro, a transmissão ganhou o reforço da Nickelodeon.

Em 2017, para comemorar os 20 anos da maratona, estreia o Teleton+, um evento paralelo à cerimônia tradicional exibido nas redes sociais e que conta com diversos youtubers e influenciadores digitais.

Emissoras que Exibem

Desde o seu início, muitas emissoras já exibiram o Teleton, às vezes na íntegra, ou em partes. Já exibiram o Teleton, a RedeTV!, MTV Brasil, RedeTV+ e a TV Cultura.

O Ano de 2014 terá o maior número de emissoras que exibirão o evento. Além do SBTe TV Cultura. Também exibirão o Teleton, os canais pagos Fox Life, Sony Spin e Nickelodeon.

Curiosidades

  • Em 2012 o Itausa doou R$8.740.000, vindo das empresas Hipercard e Itaú Capitalização quebrando todos os recordes de doações vindo de empresas.
  • Em 2001, Silvio Santos deu um selinho em Gilberto Gil após se recusar a dar um selinho em Hebe. Em 2009, Adriane Galisteu e Luciana Gimenez também deram um selinho entre elas.
  • Desde 2011 o SBT transmite ao vivo o Teleton online para todo o planeta.
  • Em 2012, Adriane Galisteu usou o mesmo vestido que Hebe Camargo usou no ano de 2011, em homenagem a madrinha do Teleton.
  • Em 2012, Claudia Leitte e o cantor Daniel, que são figuras carimbadas no Teleton, não foram liberados pela Globo.
  • Em 2012, a Rede Transamérica de rádio transmitiu na íntegra o Teleton a todas as suas emissoras e afiliadas, sendo que esta foi a 1ª vez que uma rádio transmite o Teleton.

Edições

Links