FANDOM

Teleton
Teleton16

Tipo

Programa de Auditório / Campanha de Mobilização Social

Gênero

Maratona Televisiva

Estreia

16 de Maio de 1998

Último Programa

9 de Novembro de 2014 (Presente)

Emissora Original

SBT

Outras Emissoras

TV Cultura (1999 - Presente)

MTV Brasil (1999)

RedeTV! (1999)

Rede Brasil de Televisão (2008-Presente)

RedeTV+ (2008)

Rede Gazeta (????)

Rede Bandeirantes (????)

Fox Life (2013-Presente)

Sony Spin (2013-Presente)

Nickelodeon (2014-Presente)

Apresentadores

Silvio Santos (1998-Presente)

Hebe Camargo (1998-2012)

Eliana (2009-Presente)

Daniel (1998-2011, 2013-Presente)

Patrícia Abravanel (2011-Presente)

Danilo Gentili (2012, 2014-Presente)

entre outros

O Teleton é a maior e mais antiga maratona televisiva brasileira. Produzida pelo SBT e exibida pela mesma e por várias emissoras, entre elas TV Cultura, Rede Brasil de Televisão, além da rádio Transamérica, portal Uol e YouTube. Exibida desde 1998, a maratona visa ajudar a Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD). Todo ano, a emissora cede cerca de 27 horas de sua programação para a maratona, que acontece entre outubro e novembro, sempre de sexta à sábado.

A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 62 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física.

O gênero "Telethon" (Maratona Televisiva em inglés) surgiu nos Estados Unidos em 1966 idealizado por Jerry Lewis. Hoje, o Telethon é realizando com sucesso em muitos países.

História

A história do Teleton no Brasil começa na década de 80, quando o então diretor geral da AACD, Clóvis Scripilliti, adquire os direitos do formato no Brasil

O 1º Teleton foi ao ar em 16 de Maio de 1998 e exibido pelo SBT, a pedido da apresentadora e madrinha da AACD, Hebe Camargo à Silvio Santos.

Entre 1998 e 2002, o Teleton era exibido das 22hs de Sexta às 0h de Domingo. Desde 2003, é exibido entre 22h30 de sexta à 0h de sábado. A maratona já foi interrompida duas vezes, a primeira em 2006 para a exibição do programa Bailando por um Sonho e a segunda em 2008, para a exibição da reprise de Pantanal.

O primeiro Teleton contou com a participação de diversos artistas, cantores e personalidades de várias emissoras de TV no país. O Teleton provou que vinha pra ficar e chegou a arrecadar quase o triplo que o Criança Esperança arrecadou na época.

Na edição de 1999, a maratona foi produzida nos estúdios da TV Cultura, e sendo transmitido pelo SBT, MTV Brasil e RedeTV!. Outras emissoras exibiram flashes e reportagens ao vivo.

Na edição de 2000, o Teleton foi gravado na casa de espetáculos Via Funchal.

Já na Edição de 2003, pela primeira vez, o Teleton não atinge sua meta, já que nessa ano havia a crise financeira no país. Porém, para alcançar a meta a campanha se extendeu por duas semanas e durante a exibição do programa "Hebe Especial Teleton", a meta foi finalmente alcançada.

Em 2007 é comemorado a 10ª Edição, e durante a maratona, foi exibido uma retrospectiva com momentos das edições anteriores.

A Edição de 2008, contou com uma abertura inédita, diretamente do Auditório do Ibirapuera. Contando com a participação de vários artistas e com a apresentação de Hebe Camargo, Adriane Galisteu e Ellen Jabour.

Na Edição de 2009, a apresentadora Eliana estreia como embaixadora do Teleton.

Durante a edição de 2010, Hebe Camargo e Celso Portiolli receberam a ligação surpresa do empresário Eike Batista, que doou 1,26 Milhão de Reais. Ao final da campanha, quando o grupo Itau realizou uma doação de mais de 7 Milhões de reais, Hebe Camargo, emocionada, se jogou no chão fingindo desmaio.

No ano de 2011, a edição foi marcada pela campanha feita pelo Twitter pedindo a presença de Hebe Camargo, que estava debilitada por conta do câncer. A apresentadora aparece às 22hs.

A Edição de 2012, que comemoraria os 15 anos da campanha, foi a primeira edição sem Hebe, que faleceu um mês antes. Ela foi homenageada durante a maratona inteira.

A Edição de 2013 foi exibida entre 25 e 26 de Outubro, sendo transmitida pela primeira vez na TV por Assinatura, pelos canais Sony Spin e Fox Life. Na edição de 2014, exibida entre 7 e 8 de Outubro, a transmissão ganhou o reforço da Nickelodeon.

Emissoras que Exibem

Desde o seu início, muitas emissoras já exibiram o Teleton, às vezes na íntegra, ou em partes. Já exibiram o Teleton, a RedeTV!, MTV Brasil, RedeTV+ e a TV Cultura.

O Ano de 2014 terá o maior número de emissoras que exibirão o evento. Além do SBTe TV Cultura. Também exibirão o Teleton, os canais pagos Fox Life, Sony Spin e Nickelodeon.

Curiosidades

  • Em 2012 o Itausa doou R$8.740.000, vindo das empresas Hipercard e Itaú Capitalização quebrando todos os recordes de doações vindo de empresas.
  • Em 2001, Silvio Santos deu um selinho em Gilberto Gil após se recusar a dar um selinho em Hebe. Em 2009, Adriane Galisteu e Luciana Gimenez também deram um selinho entre elas.
  • Desde 2011 o SBT transmite ao vivo o Teleton online para todo o planeta.
  • Em 2012, Adriane Galisteu usou o mesmo vestido que Hebe Camargo usou no ano de 2011, em homenagem a madrinha do Teleton.
  • Em 2012, Claudia Leitte e o cantor Daniel, que são figuras carimbadas no Teleton, não foram liberados pela Globo.
  • Em 2012, a Rede Transamérica de rádio transmitiu na íntegra o Teleton a todas as suas emissoras e afiliadas, sendo que esta foi a 1ª vez que uma rádio transmite o Teleton.

Edições

Links

Também no FANDOM

Wiki aleatória