FANDOM

Tele Globo
Tele-globo.jpg

Tipo

Telejornal

Estreia

26 de Abril de 1965

Último programa

4 de Setembro de 1966

Emissora

Globo

Apresentação

Aluísio Pimentel

Antônio Carlos

Edna Savaget

Hilton Gomes

Haroldo Costa

Íris Lettieri

José Antônio de Lima Guimarães

Luís Miranda

Paulo Gil

Fernando Lopes

Luís Alberto de Carvalho Alves

Nathália Timberg

Teixeira Heizer.

Tele Globo foi o primeiro telejornal exibido pela Globo. Com duas edições diárias, ficou no ar entre 1965 e 1966.

O Jornal

Estreou no dia de inauguração da TV Globo, em 26 de Abril de 1965. Era dividido em duas edições, a vespertina às 12h30 (e posteriormente às 13h) e a noturna às 19h (e posteriormente às 19h30).

A primeira edição tinha uma abordagem leve, trazendo assuntos como cultura e entretenimento. Já a edição noturna era reservada aos assuntos mais sérios e relevantes. Hilton Gomes era o locutor oficial e apresentava as notícias internacionais, a atriz Nathália Thimberg trazia notícias para o público feminino,e Teixeira Heizer (com Luís Alberto de Carvalho Alves como substituto) era responsável pelas notícias do esporte. Tinha também Fernando Lopes, conhecido como "homem da noite" que fazia uma espécie de jornalismo investigativo.

As matérias internacionais consistiam de materiais enviados por agências de notícias de diversos países. Para o noticiário nacional, era aproveitado o material do jornal O Globo e da Rádio Globo, onde as fotos eram apresentadas em slides.

O Tele Globo também tinha três blocos fixos: uma seção com o noticiário esportivo (de responsabilidade da Divisão de Esporte, chefiada por Waldir Amaral); Teletempo, com as notícias do tempo, e "Nossa opinião" que era um editorial de um minuto produzido pelo então diretor de jornalismo, Mauro Salles. Havia também uma Divisão de Cinema, comandada por Mário Pajés.

Em janeiro de 1966, o Tele Globo passou a ter uma única edição diária, às 13h, e uma outra semanal, exibida todas as segundas à meia-noite. Em fevereiro do mesmo ano, foi criado uma edição dedicada ao esporte para o sábado, o Tele Globo Esportivo. Esta edição esportiva também foi exibida aos domingos a partir de março.

No final de agosto, a edição diurna foi substituída pelo Show da Cidade, e em setembro, a noturna foi substituída pelo jornalístico "Manchetes". O Tele Globo saiu do as em 4 de Setembro de 1966. Mesmo assim, serviu como um precessor dos telejornais que viriam nos anos seguintes, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional.[1]

Produção

A maioria dos profissionais responsáveis pelo Tele Globo foi recrutada nas redações dos jornais, e não tinha nenhuma experiência em TV. O então departamento de jornalismo da emissora funcionava no do Jardim Botânico, em uma pequena sala de 36m². O arquivo de filmes e slides ficava em uma sala em frente. O telejornal só passou a ter mais recursos após ganhar um patrocínio de um banco.

Uma curiosidade contada por Mário de Moraes era que quando um repórter chegava à redação com alguma informação de última hora, ele redigia o texto na máquina, arrastava-se pelo chão do estúdio e batia na perna de Hilton. O apresentador abaixava a mão, pegava a notícia anunciava a notícia de última hora.

Outro fato marcante, era o seu cenário. Uma única bancada e um fundo escuro com vários monitores de vídeo; acima deles, o nome do telejornal em letras grandes e serifadas. A câmera focava em apenas um apresentador, dando uma ideia de dinamismo.

Referências

  1. Memória Globo - Tele Globo

Também no FANDOM

Wiki aleatória