FANDOM

Tela Quente
Telaquente2016.jpg

Tipo

Sessão de Filmes

Gêneros

Vários

Estreia

7 de Março de 1988

Emissora

Rede Globo

A Tela Quente é a principal sessão de filmes da Rede Globo e também uma das mais antigas. Sua estreia foi em 7 de Março de 1988.

 A Sessão

A Tela Quente é destinada às grandes estreias de sucessos do cinema. Exibe filmes dos mais variados gêneros. Exibe filmes inéditos, mas intercalado com filmes já exibidos nas sessões da Rede Globo.

É sempre exibido na segunda-feira, após a novela das 21h. Exceto nos meses de janeiro à abril quando vai ao ar depois do Big Brother Brasil. Após o fim do reality, a emissora estreia uma "nova temporada de filmes" da sessão com um filme inédito de estreia.

Futura Extinção

Assim como ocorre com a Sessão da Tarde, a Tela Quente também corre o risco de sair do ar brevemente. Segundo expeculações, a emissora busca substitutos para a sessão e assim criar uma faixa denominada "Segunda Nobre".

A ideia é criar uma faixa de séries exibidas por temporada, assim como ocorre nos EUA. Também há expeculações de criação de um novo programa humorístico para a faixa.

O fim da Tela Quente reforça o atual momento em que a televisão brasileira (assim como a mundial) vem enfrentando. Os filmes, antes sucessos de audiência, não rendem mais como no passado. Já que a ascensão da TV por assinatura e de plataformas como o Netflix dão mais opções do público de acesso aos filmes. Com isso, as grandes estreias vem perdendo força.

A Tendencia é que o espaço dedicado aos filmes diminua cada vez mais entre as grandes emissoras.

Curiosidades

  • O Filme de estreia foi "Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi"
  • Três produções nacionais estrearam as temporadas de filmes: "Cidade de Deus" (2006), "Se eu Fosse Você 2" (2009) e "Tropa de Elite 2" (2013).
  • Quatro filmes da Marvel Studios estrearam as temporadas de filmes: A Trilogia do Filme "Homem Aranha" (2005, 2008 e 2010) e "Homem de Ferro" (2011).
  • "Eu, Robô" foi o primeiro filme exibido em High Definition na sessão. Foi ao ar em 17 de Dezembro de 2007.
  • Em 2014, foi anunciado que o filme "Os Mercenários 2" estrearia a temporada de filmes deste ano no dia 7 de Abril. Porém, em decorrência da morte do ator José Wilker, a Rede Globo decidiu exibir o filme "Giovanni Improtta" neste dia. Mesmo sendo um filme inédito, ficou decidido que "Os Mercenários 2" que foi exibido na semana seguinte continuaria sendo o filme de estreia da "Tela Quente 2014".
  • É a única sessão de filmes a ganhar uma trilha sonora produzida pela Som Livre. O CD, lançado em 2000, tem gravações originais, no ano de 2005 contém canções internacionais de filmes como "Velozes e Furiosos", "Shrek", "American Pie" e "Carga Explosiva".
  • Também é a única sessão de filmes da emissora à ser indicada ao Troféu Imprensa. Foi indicada como "Melhor Programa de TV" recorrente ao seu ano de estreia, 1988. Obviamente por ser apenas um bloco de filmes não ganhou o troféu, perdendo para o Chico Anysio Show.
Sessões de Filmes na TV Aberta

Globo: Sessão da TardeTela QuenteSupercineTemperatura MáximaDomingo MaiorSessão de GalaCorujãoCinema Especial

SBT: Cine EspetacularTela de SucessosCine Belas ArtesCine Família

Record: Cine MaiorTela MáximaSuper TelaCine Record EspecialCine Aventura

Band: Top CineSessão EspecialCinema na MadrugadaSessão Livre

Cultura: Clube do FilmeCine BrasilMostra Internacional de Cinema na Cultura

Aparecida: Super QuartaTela de Sábado | RIT: Cine Gospel | RBTV: Cine Rede Brasil

Também no FANDOM

Wiki aleatória