FANDOM

TV Paulista
TV Paulista logo.gif

Tipo

Canal de TV Aberta

Fundação

14 de Março de 1952

Extinção

26 de Março de 1966

Fundador

Oswaldo Ortiz Monteiro

Pertence a

Organizações Victor Costa

Cidade de Origem

São Paulo - SP

Slogan

"A melhor imagem e o melhor som"

A TV Paulista foi a segunda emissora de TV fundada no Brasil, em 1952. Criada por Oswaldo Ortiz Monteiro, foi o segundo canal de televisão fundado em São Paulo. Em 1955, o controle da estação ficou com as Organizações Victor Costa.

Foi extinta em 1966 quando o canal deu lugar à TV Globo São Paulo

História

A TV Paulista era a menor emissora de São Paulo, sua sede era apenas um pequeno apartamento do Edifício Liège, na Rua da Consolação nº 2570, e os estúdios eram montados na garagem e num espaço para uma loja no térreo do mesmo prédio. A cozinha era o laboratório de revelação e a redação dos textos e do telejornal eram feitos na sala. Tudo na base do improviso. Tempo depois, mudou-se para o bairro de Santa Cecília.

Mesmo com a pouca estrutura, conseguiu trazer uma programação de qualidade. Chegando a bater em audiência as TVs Tupi e Record.

De 1959 à 1961, a emissora teve como diretor artístico, Mario Brasini, que diriguiu várias novelas e programas. Importantes nomes passaram na emissora, como Manuel de Nóbrega, Hebe Camargo, Nicete Bruno e Cacilda Becker. Foi na TV Paulista que Silvio Santos começou como apresentador, com o programa Vamos Brincar de Forca.

Em meados da Década de 60, Roberto Marinho adquire a empresa, que estava decadente após a morte de seu proprietário, Victor Costa. A emissora passava por falta de investimentos, perda de profissionais, e programas saindo do ar.

Os herdeiros da Família Ortiz Monteiro ainda tentam, até agora, reverter judicialmente essa venda, já que a transferência da emissora para as Organizações Victor Costa nunca foi regularizada. Ou seja, Victor Costa Junior vendeu à Roberto Marinho algo que não era seu legalmente.

Com isso, os 623 acionistas minoritários que detinham juntos 48% do capital, foram lesados, pois Marinho se apropriou de suas ações em 1973, declarando-os como "mortos" ou "desaparecidos". Com a autorização do Dentel, órgão do Ministério das Comunicações, houve o confisco das ações sob a forma de subscrição por valor unitário de 1 Cruzeiro por ação, transferidas para o nome de Roberto Marinho, em Assembleia Geral Extraordinária presidida por ele próprio, o que fez dele, o único proprietário do canal.

Também houve um incêndio misterioso ocorrido na antida sede da TV Paulista. Suspeita-se de que foi algo criminoso, com a intenção de receber o seguro, que seria usado para a expansão da emissora. O acervo do canal se perdeu com o incêndio.

Na década de 90, após a morte de Oswaldo Ortiz Monteiro, a sua família começou a investigar a fraude na compra da emissora. Uma perícia feita em 2003, descobriu que as assinaturas do contrato foram falsificadas e incluíram desde nomes de pessoas falecidas antes da transferencia até o uso de máquinas de escrever que ainda não existiam na época da suposta transferência. No dia 24 de agosto de 2010, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considera válida a compra da TV Paulista por Roberto Marinho. A família Ortiz entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda aguarda julgamento.

Programas

Novelas

  • 1952 - Helena
  • 1952 - Senhora
  • 1952 - Diva
  • 1952 - Casa de Pensão
  • 1952 - Iaiá Garcia
  • 1953 - O Morro dos Ventos Uivantes (com Maurício Shermamn)
  • 1954 - Peter Pan
  • 1956 - Neli
  • 1956 - Meu filho, meu orgulho
  • 1956 - Luz da Esperança
  • 1957 - Na Noite do Passado
  • 1957 - Minha Pequena Lady (com Dionísio Azevedo)
  • 1958 - A Grande Mentira
  • 1958 - Presença de Anita
  • 1958 - David Copperfield
  • 1959 - Minha Devoção
  • 1959 - Hino ao Amor
  • 1959 - Os Irmãos Dombey
  • 1959 - O Guarani
  • 1960 - Oliver Twist
  • 1960 - Helena
  • 1960 - Laura
  • 1961 - Mateus Falcone
  • 1961 - A Herdeira de Ferleac
  • 1961 - As Grandes Esperanças
  • 1961 - O Ébrio
  • 1961 - Francisca
  • 1961 - A Fugitiva
  • 1962 - Zogbi
  • 1962 - A Pequena Lady
  • 1962 - A Encruzilhada
  • 1962 - Colégio de Brotos
  • 1963 - O Velho Scrooge
  • 1963 - O Tronco do Ipê
  • 1963 - A Loja de Antiguidades
  • 1963 - Branca de Neve e os Sete Anões
  • 1963 - As Quatro Irmãs
  • 1964 - Romance de Bernadete
  • 1964 - Tortura d'Alma
  • 1964 - Eu Amo Esse Homem
  •  ???? - Um Ramo de Rosas

Fase Paulista-Globo

(novelas da TV Globo que foram exibidas pela TV Paulista, e vice-versa)

Também no FANDOM

Wiki aleatória