Fandom

TVPédia Brasil

TV Paulista

442 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
TV Paulista
TV Paulista logo.gif

Tipo

Canal de TV Aberta

Fundação

14 de Março de 1952

Extinção

26 de Março de 1966

Fundador

Oswaldo Ortiz Monteiro

Pertence a

Organizações Victor Costa

Cidade de Origem

São Paulo - SP

Slogan

"A melhor imagem e o melhor som"

A TV Paulista foi a segunda emissora de TV fundada no Brasil, em 1952. Criada por Oswaldo Ortiz Monteiro, foi o segundo canal de televisão fundado em São Paulo. Em 1955, o controle da estação ficou com as Organizações Victor Costa.

Foi extinta em 1966 quando o canal deu lugar à TV Globo São Paulo

História

A TV Paulista era a menor emissora de São Paulo, sua sede era apenas um pequeno apartamento do Edifício Liège, na Rua da Consolação nº 2570, e os estúdios eram montados na garagem e num espaço para uma loja no térreo do mesmo prédio. A cozinha era o laboratório de revelação e a redação dos textos e do telejornal eram feitos na sala. Tudo na base do improviso. Tempo depois, mudou-se para o bairro de Santa Cecília.

Mesmo com a pouca estrutura, conseguiu trazer uma programação de qualidade. Chegando a bater em audiência as TVs Tupi e Record.

De 1959 à 1961, a emissora teve como diretor artístico, Mario Brasini, que diriguiu várias novelas e programas. Importantes nomes passaram na emissora, como Manuel de Nóbrega, Hebe Camargo, Nicete Bruno e Cacilda Becker. Foi na TV Paulista que Silvio Santos começou como apresentador, com o programa Vamos Brincar de Forca.

Em meados da Década de 60, Roberto Marinho adquire a empresa, que estava decadente após a morte de seu proprietário, Victor Costa. A emissora passava por falta de investimentos, perda de profissionais, e programas saindo do ar.

Os herdeiros da Família Ortiz Monteiro ainda tentam, até agora, reverter judicialmente essa venda, já que a transferência da emissora para as Organizações Victor Costa nunca foi regularizada. Ou seja, Victor Costa Junior vendeu à Roberto Marinho algo que não era seu legalmente.

Com isso, os 623 acionistas minoritários que detinham juntos 48% do capital, foram lesados, pois Marinho se apropriou de suas ações em 1973, declarando-os como "mortos" ou "desaparecidos". Com a autorização do Dentel, órgão do Ministério das Comunicações, houve o confisco das ações sob a forma de subscrição por valor unitário de 1 Cruzeiro por ação, transferidas para o nome de Roberto Marinho, em Assembleia Geral Extraordinária presidida por ele próprio, o que fez dele, o único proprietário do canal.

Também houve um incêndio misterioso ocorrido na antida sede da TV Paulista. Suspeita-se de que foi algo criminoso, com a intenção de receber o seguro, que seria usado para a expansão da emissora. O acervo do canal se perdeu com o incêndio.

Na década de 90, após a morte de Oswaldo Ortiz Monteiro, a sua família começou a investigar a fraude na compra da emissora. Uma perícia feita em 2003, descobriu que as assinaturas do contrato foram falsificadas e incluíram desde nomes de pessoas falecidas antes da transferencia até o uso de máquinas de escrever que ainda não existiam na época da suposta transferência. No dia 24 de agosto de 2010, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considera válida a compra da TV Paulista por Roberto Marinho. A família Ortiz entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda aguarda julgamento.

Programas

Novelas

  • 1952 - Helena
  • 1952 - Senhora
  • 1952 - Diva
  • 1952 - Casa de Pensão
  • 1952 - Iaiá Garcia
  • 1953 - O Morro dos Ventos Uivantes (com Maurício Shermamn)
  • 1954 - Peter Pan
  • 1956 - Neli
  • 1956 - Meu filho, meu orgulho
  • 1956 - Luz da Esperança
  • 1957 - Na Noite do Passado
  • 1957 - Minha Pequena Lady (com Dionísio Azevedo)
  • 1958 - A Grande Mentira
  • 1958 - Presença de Anita
  • 1958 - David Copperfield
  • 1959 - Minha Devoção
  • 1959 - Hino ao Amor
  • 1959 - Os Irmãos Dombey
  • 1959 - O Guarani
  • 1960 - Oliver Twist
  • 1960 - Helena
  • 1960 - Laura
  • 1961 - Mateus Falcone
  • 1961 - A Herdeira de Ferleac
  • 1961 - As Grandes Esperanças
  • 1961 - O Ébrio
  • 1961 - Francisca
  • 1961 - A Fugitiva
  • 1962 - Zogbi
  • 1962 - A Pequena Lady
  • 1962 - A Encruzilhada
  • 1962 - Colégio de Brotos
  • 1963 - O Velho Scrooge
  • 1963 - O Tronco do Ipê
  • 1963 - A Loja de Antiguidades
  • 1963 - Branca de Neve e os Sete Anões
  • 1963 - As Quatro Irmãs
  • 1964 - Romance de Bernadete
  • 1964 - Tortura d'Alma
  • 1964 - Eu Amo Esse Homem
  •  ???? - Um Ramo de Rosas

Fase Paulista-Globo

(novelas da TV Globo que foram exibidas pela TV Paulista, e vice-versa)

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória