Fandom

TVPédia Brasil

TV Cultura

442 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

A TV Cultura é uma rede de televisão pública com sede em São Paulo - SP. Foi fundada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e reinaugurado no dia 15 de Junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, fundação sem fins lucrativos que mantem a emissora até agora.

É a 6ª maior emissora do Brasil em audiência em faturamento. Hoje a emissora luta pelo 5º Lugar de audiência nacional com a RedeTV!.

A Emissora é conhecida por seus diversos programas infantis, nacionais e internacionais.

História

Fase Diários Associados (1960-1969)

Em 1958, os Diários Associados recebem do governo a concessão do canal 2. No dia 20 de setembro de 1960 entra no ar a TV Cultura, sob o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo" e com o logotipo C2 Cultura e uma indiazinha desenhada no centro. Para evitar interferências, a TV Tupi mudou de prefixo, do canal 3 para o 4.

A emissora iniciou suas operações com um estúdio de 30m² instalado no 15º andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua 7 de Abril, 230, que foi o mesmo estúdio onde a TV Tupi iniciou suas transmissões. Os profissionais eram da Tupi. Porém, os Diários Associados fizeram pouquíssima divulgação sobre o canal 2, assim, muitos sequer souberam da sua inauguração.

José Duarte Jr. era o seu diretor artístico e comercial da emissora. Na época ainda não existia o video-tape, de forma que a programação da TV Cultura nunca foi a mesma da TV Tupi como muitos imaginam, pois na verdade tinha seus próprios estúdios e profissionais. Mas a programação era bem semelhante, com programas de auditório e musicais.

Em 1963, os Diários Associados formam parceria com o Governo do estado de São Paulo e com o SERTE, originando a dez horas de programação educativa no canal.

Em 28 de abril de 1965, um curto-circuito provoca um grande incêndio no estúdio da TV Cultura. Nesse incêndio, se perdeu a "Câmera 1" que registrou a inauguração da Tupi e da TV Brasileira.

Por causa do incêndio, os programas foram provisóriamente produzidos em um estúdio da Tupi no Sumaré. Em 1966, a emissora. se instala em um bosque próximo a Freguesia do Ó, ao lado da Lagoa Santa Marina.

Com o incêndio e a mudança para a nova sede, mais despesas acabaram se acumulando, Assis Chateaubriand decide então vender a TV Cultura para o Governo do Estado de São Paulo e também as suas novas instalações. Em Janeiro de 1968, a "TV2 Cultura" encerra suas transmissões.

Fase FPA (1969-Atual)

Entre 1968 e 1969 era grande a expectativa sobre a futura TV Educativa. Já que em 1967, anos antes, o Governo Federal cria a "Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa", e nesse mesmo ano, para viabilizar e manter a nova emissora, o Governo do Estado de São Paulo cria a Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativas.

Após quatro meses de transmissões experimentais, a TV Cultura foi re-inaugurada às 19h30 do dia 15 de junho, com a apresentação dos discursos do então governador, Roberto Costa de Abreu Sodré e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Bonifácio Coutinho Nogueira. Em seguida, foi exibido um clipe mostrando o surgimento da emissora, os planos para o futuro e uma descrição dos programas que passariam a ser apresentados a partir do dia seguinte. Além disso foi exibida uma fita com o Papa Paulo VI dando bênção à TV Cultura.

O primeiro programa exibido foi um episódio da série "Planeta Terra", um documentário sobre fenômenos que ocorrem nas profundezas do planeta. Logo depois vinha o boletim meteorológico "A Moça do Tempo", apresentado por Albina Mosqueiro. Às 20h00, iniciava-se o educativo "Curso de Madureza Ginasial". Nos primeiros meses, a emissora permanecia no ar por apenas quatro horas diárias, das 19h30 às 23h30.

A TV Cultura inovou na preparação de aulas e programas educativos a serem apresentados pela TV, os chamados "telecursos". O desafio da emissora era mostrar que uma aula exibida na TV poderia ser eficiente e agradável ao mesmo tempo.

A primeira aula que entrou no ar foi a de português, preparada por Walter George Durst, e era ilustrada por diálogos da novela O Feijão e o Sonho. No momento em que entrou no ar, às 20h, o programa concorria com as novelas da Globo, Tupi e Excelsior. No primeiro dia conquistou média de 9 pontos de audiência.

Em 1972, em parceria com a Rede Globo, é produzido o infantil Vila Sésamo. Versão brasileira de um programa americano. A Cultura exibiu o programa até 1974 (A Globo até 77). Uma nova versão do infantil foi produzida exclusivamente pela emissora em 2007. Em 1977, estreia outro programa infantil que fez história, o Bambalalão.

Durante a década de 80, a emissora ganhou o nome RTC - Rádio e Televisão Cultura, sigla essa usada tanto para a televisão quanto para o rádio.

No dia 28 de fevereiro de 1986 outro incêndio atingiu a sede da emissora em São Paulo. O fogo destruiu 90% dos Equipamentos e fez com que o canal ficasse três horas fora do ar e funcionasse com estrutura improvisada.

O final dos anos 80 e início dos anos 90 foram anos muito produtivos para a emissora. Em 1990, estreou o infantil Rá-Tim-Bum, e em 1994, o Castelo Rá-Tim-Bum. Dois infantis de estrondoso sucesso, premiados no Brasil e no exterior. Também essa época, precisamente em 1990, estreou o Matéria Prima, programa jovem apresentado por Serginho Groisman oriundo da Rádio Cultura, com um formato inovador e de sucesso.

A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil com a TV Cultura, foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil.

Logotipo

O primeiro logotipo da emissora era da fase em que o canal era do Diários Associados. Uma indiazinha (semelhante ao índio da TV Tupi) aparecia junto ao nome "C2 Cultura", nome esse que era usado na época.

O logotipo da TV Cultura em sua fase na Fundação Padre Anchieta foi chamado de "bonequinho" , que inicialmente era acompanhado da assinatura "TV-2 Cultura". Usado até hoje.

Programação

Jornalismo

Esportivos

Telecursos

Documentários

Musicais

Variedades

Infantis

Desenhos Animados

Séries Internacionais

Entrevistas

Sessões de Filmes

Ecologia

Religioso

  • Missa de Aparecida

Slogans

  • 1960 - 1968: Um verdadeiro presente de cultura para o povo (Fase Diários Associados)
  • 2002 - 2003: Cultura, mais perto de você
  • 2003 - 2005: Cultura, respeito por você. Qualidade em 1º Lugar
  • 2005 - 2007: A Televisão Pública do Brasil
  • 2007: Modelo de TV Pública no Brasil
  • 2006 - 2007: Mais que Televisão é Cultura
  • 2007 - 2008: Cada Vez Mais Pública
  • 2009: Cultura 40 Anos - a TV que faz bem
  • 2009 - 2010: A TV Que Faz Bem
  • 2010 - 2011: Está surgindo uma TV Diferente
  • 2011 - 2013: Uma TV Diferente
  • 2014 - 2016: Muito mais cultura para você
  • 2016 - Atual: Sou fã

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória