FANDOM

TV Brasil
Tvbrasil.png

Tipo

Rede de TV Pública Aberta

Fundação

2 de Dezembro de 2007

Fundador

Luis Inácio Lula da Silva

Pertence à

Empresa Brasil de Comunicação

Cidade de Origem

Brasília - DF

Slogan

"A TV do Brasil"

Cobertura

Nacional através de emissoras afiliadas e retransmissoras, sinal via satélite e das operadoras de TV por assinatura.

A TV Brasil é uma rede de televisão pública pertencente a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Entrou no ar em 2 de Dezembro de 2007. Cobre todo o Brasil através de emissoras afiliadas, retransmissoras, além do sinal via satélite.

Integra a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), Sucessora direta da extinta TVE Brasil.

Precedentes

A extinta TVE Brasil (Anteriormente TV Educativa) ocupou o canal 2 do Rio de Janeiro desde 1975. Entre 1998 e 2002, formou com a TV Cultura a Rede Pública de Televisão.

História

Em 25 de outubro de 2007, nascia a Empresa Brasil de Comunicação, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União. Surgiu da fusão da antiga Radiobrás (que mantinha a TV NBR) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP), que mantinha a TVE Brasil.

A emissora entrou no ar em 2 de dezembro nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e São Luís. O objetivo do canal é complementar e ampliar o conteúdo audiovisual na televisão, e oferecer uma programação com linha informativa, cultural, artística, científica e cidadã.

O sinal aberto em São Paulo, que era no canal 69, sofria interferências provocadas por uma companhia telefônica, com isso a emissora foi transferida para o canal 62. Em 2 de Dezembro de 2008, comemorando o primeiro aniversário, é lançado o sinal digital na capital paulista.

Em 2009, a emissora ganha suas primeiras afiliações, como a TV Palmas que cobre Tocantins e Maranão e a TV Cultura do Amazonas que cobre Manaus e Itacotiara (no canal 3).

Em janeiro de 2010, a então governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, se recusa a transmitir de graça a programação da emissora pela TVE RS. Em represália às reportagens feitas sobre o escândalo de corrupção em seu governo. Ela preferiu pagar R$20 Mil para transmitir a programação da TV Cultura.

A partir de 3 de Maio do mesmo ano, a TV Brasil começa a operar oficialmente em Rede Nacional. Através de 4 canais EBC, 7 emissoras universitárias e 15 canais estaduais. A partir de 24 de Maio, tem início as primeiras operações da TV Brasil Internacional. Operando inicialmente em alguns países do continente Africano. Até 2012, o sinal internacional já alcançava 68 países.

Já em 2011, sob o governo de Tarso Genro, a TVE RS entra para a Rede Pública de Televisão.

Em 3 de fevereiro do mesmo ano, o repórter Corban Costa e o repórter cinematográfico Gilvan Rocha, que estavam cobrindo a onda de protestos contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak, foram presos, interrogados e passaram uma noite dento de uma sala sem comida, água ou janelas. Seus equipamentos foram apreendidos e os dois foram obrigados a assinar um documento para que os dois retornassem ao Brasil.

Em julho, começa a exibir com exclusividade os Jogos Mundiais Militares de 2011 e o Campeonato Brasileiro Série C. A transmissão deste último, rendeu à TV Brasil, em 2013, pela primeira vez a liderança em audiência durante uma partida, com 11,5 de média.

Programação

Novela

  • Windeck

Informação

Artes

Conhecimento e Entretenimento

Infanto-Juvenil

  1. ABZ do Ziraldo
  2. Anabel
  3. Animália
  4. Angelina Ballerina
  5. A Mansão Maluca do Professor Ambrósio
  6. Barney e Seus Amigos
  7. Batatinhas
  8. Cocoricó
  9. Dango Balango
  10. Escola pra Cachorro
  11. Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)
  12. Igarapé Mágico
  13. Invasão Plânkton
  14. Janela, Janelinha
  15. Jarau
  16. Julie e os Fantasmas
  17. Karkú
  18. Lala
  19. Mama Mirabelle
  20. Nilba e os Desastronautas
  21. O Pequeno Einstein
  22. O Teco Teco
  23. Os Cupins
  24. Peixonauta
  25. Pergunte à Lara
  26. Teatro das Fábulas
  27. Thomas e Seus Amigos
  28. Tromba Trem
  29. Zica e os Camaleões

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Também no FANDOM

Wiki aleatória