TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement
TJ Brasil
Tjbrasil

Tipo

Telejornal

Estreia

22 de agosto de 1988

Última Edição

26 de dezembro de 1997

Emissora

SBT

Apresentação

Boris Casoy
Hermano Henning

O TJ Brasil (ou Telejornal Brasil) foi um famoso telejornal exibido pelo SBT entre 1988 e 1997. Apresentado por Boris Casoy e posteriormente por Hermano Henning.

História

O TJ Brasil foi o telejornal que estreou o ex-editor chefe da Folha de S. Paulo, Boris Casoy na Televisão. O noticiário estreou em 22 de agosto de 1988 substituindo o Noticentro como o principal jornal da emissora.

Era uma tentativa de Silvio Santos para fortificar o jornalismo do SBT para aumentar seu faturamento. Fez história ao introduzir na televisão brasileira a figura do "âncora", estilo trazido da TV americana.

Boris Casoy trouxe para a TV o estilo analítico do jornalismo impresso, introduzindo comentários em sua perspectiva após a exibição de cada reportagem ou notícia. Criou bordões durante seus comentários que se tornaram famosos. Entre eles o mais famoso: "Isto é uma Vergonha".

Os comentários do âncora se tornaram marca registrada do telejornal e o pelo estilo inédito à época. O sucesso foi tanto, que a emissora padronizou seus telejornais nacionais e locais introduzindo o "TJ" nos nomes deles (Como "TJ Internacional", "TJ Manhã", "TJ Rio", etc.). Durante alguns anos, durante a madrugada, era exibida uma segunda edição.

Arnaldo Duran, Mônica Waldvogel, Berto Filho, Tônico Ferreira e Hermano Henning já foram apresentadores substitutos. Em 1997, quando Boris deixou a bancada do TJ Brasil para ancorar o Jornal da Record, foi substituído por Hermano Henning, que ficou até o fim do telejornal, em 1997.

Advertisement