FANDOM

TJ Brasil
Tjbrasil.jpg

Tipo

Telejornal

Estreia

22 de agosto de 1988

Última Edição

26 de dezembro de 1997

Emissora

SBT

Apresentação

Boris Casoy
Hermano Henning

O TJ Brasil (ou Telejornal Brasil) foi um famoso telejornal exibido pelo SBT entre 1988 e 1997. Apresentado por Boris Casoy e posteriormente por Hermano Henning.

História

O TJ Brasil foi o telejornal que estreou o ex-editor chefe da Folha de S. Paulo, Boris Casoy na Televisão. O noticiário estreou em 22 de agosto de 1988 substituindo o Noticentro como o principal jornal da emissora.

Era uma tentativa de Silvio Santos para fortificar o jornalismo do SBT para aumentar seu faturamento. Fez história ao introduzir na televisão brasileira a figura do "âncora", estilo trazido da TV americana.

Boris Casoy trouxe para a TV o estilo analítico do jornalismo impresso, introduzindo comentários em sua perspectiva após a exibição de cada reportagem ou notícia. Criou bordões durante seus comentários que se tornaram famosos. Entre eles o mais famoso: "Isto é uma Vergonha".

Os comentários do âncora se tornaram marca registrada do telejornal e o pelo estilo inédito à época. O sucesso foi tanto, que a emissora padronizou seus telejornais nacionais e locais introduzindo o "TJ" nos nomes deles (Como "TJ Internacional", "TJ Manhã", "TJ Rio", etc.). Durante alguns anos, durante a madrugada, era exibida uma segunda edição.

Arnaldo Duran, Mônica Waldvogel, Berto Filho, Tônico Ferreira e Hermano Henning já foram apresentadores substitutos. Em 1997, quando Boris deixou a bancada do TJ Brasil para ancorar o Jornal da Record, foi substituído por Hermano Henning, que ficou até o fim do telejornal, em 1997.

Também no FANDOM

Wiki aleatória