TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement

Sete Pecados foi a 72ª novela das 19h da Globo. Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Cláudia Souto e André Ryoki, direção de Pedro Vasconcelos e Fred Mayrink e direção geral e núcleo de Jorge Fernando. Exibida entre 18 de junho de 2007 e 15 de fevereiro de 2008, em 208 capítulos, antecedendo Pé na Jaca e sucedendo Beleza Pura.

Com Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Paulo Betti, Cláudia Raia, Cláudia Jimenez, Ailton Graça, Elizabeth Savalla, Ary Fontoura e Nicette Bruno nos papéis principais.

Enredo[]

Os sete pecados capitais e as sete virtudes definem os personagens da trama e suas escolhas. Beatriz (Priscila Fantin) é uma jovem mimada e rica, que só se interessa na busca pelo próprio prazer, movida por todos os sete pecados. Um dia, uma cartomante prevê para ela só seria feliz se deixasse os pecados de lado e se apaixonaria forte por um homem com "alma de anjo".

Em seguida, seu destino se cruza com o de Dante (Reynaldo Gianecchini), um taxista justo e bondoso. Casado com a doceira Clarice (Giovanna Antonelli), e com dois filhos, ele é a personificação das sete virtudes. Em um momento de crise de Beatriz, Dante lhe oferece espontaneamente ajuda, sem interesses. Algo que ela nunca recebeu na vida, e faz com que a moça se apaixone por ele.

Porém, Dante não se rende a moça. E ela não quer admitir que está apaixonada pelo único homem que não a quis. Por isso, faz de tudo para conquistá-lo. Assim, Beatriz conhece o guru Barão (Ailton Graça), ligado a uma sociedade secreta dirigida pela misteriosa Ágatha (Cláudia Raia). Os dois a aconselham, para conquistar Dante, fazer com que ele seja corrompido e cometa os sete pecados, pois um pecado leva ao outro.

Com o plano em mente, Beatriz se aproxima do taxista e sua família. Fingindo ser amiga de Clarice, que nem imagina que ela está seduzindo seu marido. Mas, ao transformar Dante, Beatriz também se transforma durante o processo. Descobrindo suas próprias qualidades para ajudar Dante, cada vez que ela mesma o coloca em alguma confusão. E ao descobrir que Dante virou uma boa influência para Beatriz, Agatha faz de tudo para manipulá-la e separar os dois. Seu objetivo é controlar a moça, para se apoderar dos bens dela.

Para ajudar Beatriz, Custódia (Cláudia Jimenez) entra na vida dela, inicialmente trabalhando como empregada em sua casa. Custódia, na verdade, é o anjo da guarda de Beatriz, que não sabe mais o que fazer para salvar sua protegida. E vem à Terra para desfazer uma confusão que a própria causou: ela era a cartomante que avisou Beatriz sobre a chegada do "homem com alma de anjo", mas esqueceu de dizer que ele era casado.

Elenco[]

Intérprete Personagem
Priscila Fantin Beatriz Ferraz Silvino
Reynaldo Gianecchini Dante Florentino
Giovanna Antonelli Clarice da Silva Florentino
Sidney Sampaio Pedro Camargo
Cláudia Raia Ágatha Trindade Ferraz
Gabriela Duarte Miriam Batista de Sousa Freitas
Marcello Novaes Vicente de Freitas
Samara Felippo Simone Duarte Lisboa
Cristiana Oliveira Drª. Margareth
Paulo Betti Flávio Ferraz
Cláudia Jimenez Arcanja Custódia Celestina
Rodrigo Phavanello Adriano Verona
Nívea Stelmann Elvira de Sousa Florentino (Vivi)
Malvino Salvador Régis Batista Florentino
Juan Alba Rodolfo Albuquerque de Sant'anna
Max Fercondini Aquiles de Sousa
Mel Lisboa Carla da Silva
Cecília Dassi Estela Alves Verona
Kayky Brito Jonas Meira (Xongas)
Carla Diaz Regina Silveira (Gina)
Darlan Cunha Sandro Batista
Elizabeth Savalla Rebeca Ferraz Silvino
Odilon Wagner Anselmo Silvino
Isabel Fillardis Fátima
Erik Marmo Arcanjo Gabriel
Thalma de Freitas Arcanja Berenice
Ana Lúcia Torre Arcanja Guilhermina
Nicette Bruno Julieta Verona (Juju)
Ary Fontoura Romeu Albuquerque de Sant'anna
Rosamaria Murtinho Otília Albuquerque de Sant'anna
Suely Franco Agripina da Silva
Ailton Graça Barão
Carlos Casagrande Investigador Amadeu Vianna
Márcia Cabrita Detetive Eudóxia Fagundes
Marisol Ribeiro Eliete Sampaio
Duda Nagle Ariel Silvino
Marco Antonio Gimenez Vítor Albuquerque de Sant'anna
Rosanne Mulholland Daniela Ferraz Silvino
Wagner Santisteban Ulisses Botelho
Malu Valle Palma de Sousa
Flávio Migliaccio Nino de Souza
Ricardo Duque Marcelo
Rafael Calomeni Hércules
Marcelo Médici Antero Silvano (Antê)
Renata Castro Barbosa Adalgisa
Valéria Sândalo Minerva Botelho
Zé Victor Castiel Perseu Botelho
Roberto Bataglin Teobaldo Verona Alves
Lígia Cortez Amélia Alves Verona
Rosane Gofman Néia
Henri Pagnoncelli Dr. Reginaldo
Ilva Niño Marli Sampaio
Ary França Lineu
Marcelo Barros Azucrim
Rafael Zulu Leonardo Botelho Iverson
Lena Roque Dóris Iverson
Carina Porto Irene Botelho
Hilda Rebello Corina Ferraz
Ilya São Paulo Elias Aguiar
Abrahão Farc Silas Aguiar
Alexandro Malvão Maciel
Bruno Pereira Edu
Julia Ruiz Márcia
Marina Ruy Barbosa Isabel Florentino
Tiago Salomone Laerte da Silva Florentino
Amanda Azevedo Benta Nascimento da Silva Freitas
Rafael Ciani Danilo Verona
Maria Regina Caldas Maura

Participações especiais[]

Intérprete Personagem
Maria Zilda Bethlem Cíntia Alves
Victor Pecoraro Michelo
Sabrina Rosa Verônica Nascimento da Silva
Caetano O'Maihlan Otávio Bilson
John Herbert Schmidt
Íris Nascimento Antônia Nascimento
Arlete Heringer Marina Moliere
Betty Erthal Baronesa
Sérgio Fonta Delegado Renato
Leilah Moreno Nalah
Ângela Leal Edith
Lupe Gigliotti Nair
Rafael Primot Dr. Sérgio
Pietro Mário Eurípedes
Jaime Leibovitch Anjo professor
Mário Cardoso Advogado de Dante
Sandra Pêra Carceireira
Susana Werner Amiga de Elvira
Narjara Turetta Enfermeira
Hélio Ribeiro Médico
Francisco Fortes Juca
Wilson Rabello Jair
André Santinho Fred
Juliana Poggi Janaína
Maria Carolina Rebello Raquel
Bruno Kimura Shiro San
Rangel de Oliveira Policial Tito
Gabriel Moura Moacyr
Gustavo Santos Ciro
Popó Ele mesmo
Diego Hipolito Ele mesmo
Virgínia Laine Ela mesma

Produção[]

Primeira novela de Walcyr Carrasco no horário das 19h, teve como títulos provisórios "Chicletes e Delírios" e "Os Sete Pecados Capitais". Este último foi reduzido para o título oficial, para não confundir com a novela Pecado Capital.

A história foi inspirada no poema épico italiano "Divina Comédia" Dante Alighieri. O nome dos personagens vividos por Reynaldo Gianecchini e Priscila Fantin foram inspirados nos personagens do poema, Dante e Beatrice. Beatrice Portinari foi a musa inspiradora de Alighieri para a criação de suas obras. A trama principal também foi inspirada no poema Fausto, do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, que narra a história de um demônio que se compromete a corromper a alma de um jovem cheio de virtudes, fazendo-o experimentar os sete pecados.

Mariana Ximenes foi cogitada para viver Beatriz, mas preferiu atuar em A Favorita. Flávia Alessandra foi convidada interpretar Clarice, mas preferiu aceitar o convite para Pé na Jaca. E Rita Guedes estava cogitada pelo autor para viver Amélia, mas antes do convite ser feito a atriz já estava escalada para Eterna Magia. Maria Zilda Bethlem ficaria mais tempo na novela, mas deixou o elenco para atuar em Beleza Pura. Nessa novela, Maria Zilda viveria Ivete, porém foi substituída por Zezé Polessa.

Além de Beatriz (Priscila Fantin), núcleos e subtramas de personagens representavam cada um dos sete pecados capitais. Rebeca (Elizabeth Savalla) representava a vaidade; Romeu (Ary Fontoura), a avareza; Pedro (Sidney Sampaio), a ira; Carla (Mel Lisboa), a luxúria; Rodolfo (Juan Alba), a preguiça; Agatha (Cláudia Raia), a inveja; e o casal Perseu (Zé Victor Castiel) e Minerva (Valéria Sândalo), a gula.

Algumas dessas tramas foram suprimidas ao longo dos capítulos devido a fraca aceitação da novela. O que se refletiu nos baixos índices de audiência. Outras mudanças, para melhorar a audiência, também foram aplicadas. Como a chegada do personagem Flávio (Paulo Betti), pai desaparecido de Beatriz, e um maior destaque para o romance de Julieta (Nicette Bruno) e Romeu.

Foram gravadas cenas em Bariloche, na Argentina, e no Parque Nacional de Sete Cidades, em Teresina, Piauí. No decorrer da trama, Walcyr Carrasco decidiu que a personagem Gina (Carla Diaz) seria soropositiva, algo que não estava previsto antes. Assim, a novela passou a abordar questões envolvendo o preconceito com portadores de HIV e a importância de conscientizar adultos e adolescentes sobre o tema.

Para promover o lançamento, a Globo realizou uma festa virtual na plataforma Second Life, para os usuários. Esse evento gerou polêmica quando a produção do Pânico na TV da RedeTV! criou avatares de Vesgo (Rodrigo Scarpa) e Silvio (Wellington Muniz), que foram a festa da novela e fizeram a Dança do Siri, sendo expulsos do evento pela Globo. Outros avatares também fizeram a dança e também foram expulsos por causa disso.

A autora Letícia Dornelles, que escrevia na época a novela Amigas e Rivais no SBT, acusou Carrasco de plágio. Alegando que o autor da Globo copiou alguns um bordão que criou para a novela e plagiou uma trama sua que falava sobre uma criança soropositiva. Walcyr se defendeu, em declaração à Folha de S. Paulo, dizendo que ninguém pode ser acusado de plágio por usar expressões que fazem parte do vocabulário moderno. E que publicou em 2003, o livro "A Corrente da Vida", que falava sobre uma escola que descobria que um aluno tinha AIDS.

Originalmente, Claudia Raia ficaria mais tempo na trama. Mas a atriz desagradou Walcyr Carrasco ao fazer mudanças nas falas de sua personagem. E o autor era conhecido por ser contra improvisos no texto e punir atores que falam diálogos diferentes do texto escrito por ele. Dessa forma, Ágatha morreu ao abrir uma caixa que tinha uma bomba e explodiu. Dando inicio, na trama, ao mistério sobre quem mandou a bomba.

A abertura, que contou com o recurso bullet time foi acusada, na época, de plagiar um comercial sueco de uma empresa de móveis. A Globo se defendeu afirmando que a técnica era era usada em larga-escala. A escola da trama se chamava Escola Estadual Janete Emmer Gomes, ou Escola Janete Clair, em homenagem a Janete Clair.

Reprise[]

Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 13 de setembro de 2010 e 7 de janeiro de 2011, sucedendo Sinhá Moça e antecedendo O Clone. Por conta da baixa audiência, sua reexibição foi compactada em 83 capítulos. Marcou 12,78 Pontos de média geral. Em 6 de novembro de 2023, foi disponibilizada na íntegra pelo Globoplay.

Advertisement