FANDOM

Sessão da Tarde
Sessão da Tarde.jpg

Tipo

Sessão de Filmes

Gêneros

Vários

Estreia

5 de Março de 1974

Emissora

Globo

A Sessão da Tarde é uma das mais tradicionais e duradouras sessões de filmes da TV Brasileira. Exibida às tardes pela Globo de segunda a sexta, a sessão estreou em 5 de Março de 1974 (a primeira exibição com abertura foi em 11/03/1974) sucedendo a extinta Sessão das 2.

A Sessão

A Sessão da Tarde é exibida de segunda à sexta, após o Vídeo Show. Geralmente apresenta filmes de comédia, romance e aventura. De vez em quando filmes de ação e drama.

Por conta da classificação indicativa, a maioria dos filmes exibidos são para um público-alvo mais infantil.

Clássicos da Sessão da Tarde

Certos filmes são classificados como "Clássicos" da Sessão, por serem reprisados muitas vezes. Entre os filmes considerados clássicos, são eles: "Curtindo a Vida Adoidado", "Os Goonies", "Esqueceram de Mim", "Matilda", "Edward Mãos de Tesoura", "Loucademia de Polícia", "Milagre na Rua 34", "Dirty Dancing - Ritmo Quente", "Ghost - Do Outro Lado da Vida", "Um Príncipe em Nova York", entre muitos outros. Também não dá pra não citar o filme "A Lagoa Azul" que é sempre lembrado pelos telespectadores por suas muitas exibições na sessão.

Muitos desses filmes já deixaram de ser exibidos no horário, por causa da classificação indicativa.

Queda de Audiência e Rumores de Fim

Desde 2013, a sessão não vinha marcando boa audiência. Chegou a perder diversas vezes para as novelas mexicanas reprisadas pelo SBT.

Por conta disso, começaram a vir os rumores de que a sessão seria extinta. Surgiram boatos de que no lugar, viria um segundo horário de reprise de novelas no Vale a Pena Ver de Novo, a volta da Sessão Aventura, ou um programa ao vivo. Mas nada disso foi confirmado.

Em 7 de Outubro de 2013, a sessão ganhou uma vinheta nova, e também incrementou as chamadas. Em Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo, onde a audiência era mais crítica, a emissora inverteu os horários. A Sessão da Tarde começou a entrar entre o Vídeo Show e o Vale a Pena Ver de Novo. Em 17 de fevereiro de 2014 essa "inversão" passou a ser oficial em todo o país.

Os rumores sobre o fim sempre continuaram. Sites de notícias já especularam que a emissora cogitaria extinguir a faixa para dar lugar a uma outra faixa de reprises de novela, ou para qualquer outra produção.

Curiosidades

  • Durante os Anos 80 e parte da de 90 era muito comum a exibição de filmes dirigidos por Jerry Lewis, tendo feito inclusive até "festivais" com filmes do diretor.
  • Nos primeiros 15 anos, a faixa era mais focada em clássicos dos anos 50 e 60, só por volta dos anos 90 é que seu foco mudou para filmes mais cômicos e infantis.
  • A primeira vez que "A Lagoa Azul" passou na Sessão da Tarde foi em 2 de Janeiro de 1990.
  • Também já foi muito comum a sessão exibir flmes de Xuxa Meneghel e dos Trapalhões.
  • Atualmente, o filme nacional de maior sucesso é o "O Menino da Porteira", que conquistou dois dígitos de audiência nas duas vezes em que passou, em 2012 e 2013.
  • No dia 6 de Novembro de 2013, depois de um jejum de quase 3 anos, a sessão voltou a exibir o clássico "A Lagoa Azul". A exibição do filme causou bastante repercussão nas redes sociais e continua causando quando é exibida.
  • Estre 1977 e 2000, havia uma interrupção, para a exibição do Festival de Férias nos meses de janeiro e julho.
  • A sessão já teve uma fase interativa. Em uma semana de julho de 2008, o telespectador pôde votar na internet o filme que passaria no dia seguinte. Da mesma forma como ocorria no extinto Intercine. Isso se repetiu em 12 de Outubro de 2015.
  • Em 29 de Janeiro de 2013, foi anunciado a exibição do filme "O Cachorro Bombeiro" nas chamadas e no site da emissora. Porém, o filme exibido foi "Ninguém Segura Esses Fantasmas". O Motivo, era que o filme anunciado poderia dar alusão ao incêndio na Boate Kiss que matou centenas de jovens dois dias antes.
  • Circula no YouTube desde 2006 o Vídeo "Confusão na Sessão da Tarde" em que mostra a palavra "confusão" sendo dita em diversas chamadas.
  • É muito comum assimilar a Sessão da Tarde às suas famosas chamadas. Onde eram usadas frases com jargões repetitivos e bregas como "uma galera da pesada apronta altas confusões", "em clima de azaração", "fazem coisas que até Deus duvida", entre muitos outros. Atualmente há um cuidado para evitar essas repetições.
  • Filmes como "K-9" e "Babe - O porquinho" não podem mais ser exibidas na sessão pois estão com a Rede Record.
  • Já os outros filmes que não podem ser exibidos por conta da classificação indicativa, são exibidos no Corujão.

Vídeos

full01:31

Globo lança nova vinheta da "Sessão da Tarde"; relembre todas

full

full02:54

CONFUSÃO na Sessão da Tarde

full

Sessões de Filmes na TV Aberta

Globo: Sessão da TardeTela QuenteSupercineTemperatura MáximaDomingo MaiorSessão de GalaCorujãoCinema Especial

SBT: Cine EspetacularTela de SucessosCine Belas ArtesCine Família

Record: Cine MaiorTela MáximaSuper TelaCine Record EspecialCine Aventura

Band: Top CineSessão EspecialCinema na MadrugadaSessão Livre

Cultura: Clube do FilmeCine BrasilMostra Internacional de Cinema na Cultura

Aparecida: Super QuartaTela de Sábado | RIT: Cine Gospel | RBTV: Cine Rede Brasil

Também no FANDOM

Wiki aleatória