FANDOM

O SBT Notícias é um jornalístico exibido de segunda a sábado às 2h30. Sob o comando de Cassuis Zeilmann (vindo de Brasília) que comanda o jornal de 2h até 4 e retorna de 4h até 6h, e Marcelo Torres de 4h até 5h, estreou em 20 de Setembro de 2016.

Antes disso, houveram vários outros programas que compartilharam esse mesmo nome. Todos esses programas (salvo o de 2000 e possivelmente o atual) são conhecidos por não terem durado muito tempo na programação, os principais motivos foram a queda de audiência.

História

1995

O registro mais antigo que se tem de um jornal chamado SBT Notícias, vem de 1995. Era um jornal que era exibido ás 18h30, e as 1h30 antes do Jô Soares Onze e Meia. Tinha a apresentação de Eliakim Araújo e Lelia Cordeiro que outrora apresentavam o Jornal do SBT.

Foi criado para substituir o policialesco Aqui Agora na edição da noite, porém com um tom menos sensacionalista e mais leve. O jornal foi originalmente criado para ser apresentado no recém-inaugurado CDT da Anhanguera, mas acabou indo ao ar em um estúdio não defintivo, pois o programa foi ao ar antes da inauguração oficial.

No horário em que passava, a audiência era baixa, tanto que o programa foi cancelado no penúltimo dia de 1995. Um dia depois, a grade do SBT estava a mesma que antes do jornal estrear.

2000

Alguns anos depois, mais um jornal de nome SBT Notícias foi criado. Diferentemente do anterior, este SBT Notícias era diário, indo ao ar de segunda a sexta, as 01h30, aos sábados a meia-noite e aos domingos as 6h. Mais tarde, foi somente ao ar de segunda a sexta, as 2h. Tinha apresentação de Hermano Henning e Marcos Omatti.

Outra mudança também era no formato. Enquanto que o SBT Notícias de '95 era um jornal simples, o SBT Notícias ano 2000 era uma programação de jornalismo para a madrugada que apostava no formato jornal informativo, onde eram exibidas notícias, reportagens policiais, entrevistas e um comentário sobre os acontecimentos do dia a dia. O material base vinha do noticiário do Jornal do SBT. O SBT Notícias contava também com repórteres de outros estados, trazendo reportagens regionais.

O programa tinha vários quadros que componham inúmeros blocos sobre os mais variados temas. Havia também um específico, de 40 minutos, que era chamado de SBT Bom dia, que abria a programação infantil. Antes era exibido depois do Jornal do SBT, e passou a ser exbido após o Made for TV até o começo do TJ Manhã.

Não se sabe a exata data em que estreou, embora vídeos no YouTube demonstram que o programa pode ter estreado em 2000, como também não se sabe quando o programa terminou, embora seja mais provável que tenha terminado em 2003 ou 2004.

Dentre os blocos que eram apresentados no programa são:

  • Entrevista- Ney Gonçalves Dias fazia duas entrevistas inéditas por diacom personalidades do mundo político, artistas, empresários, intelectuais, esportistas, etc. Lu Barsoti também fazia algumas entrevistas de variedades.
  • Palavra Amiga- Cynira Arruda fazia uma crônica sobre o dia-a-dia das pessoas, usando experiência própria ou relatos que possam motivar o telespectador a enfrentar os problemas do cotidiano. Como o próprio quadro diz: Uma Palavra Amiga.
  • Previsão do Tempo- Juntamente com o Weather Channel, era fornecido a previsão do tempo para os próximos três dias, nas principais capitais brasileiras.
  • Tolerância Zero- Mostrava como era combatido o crime nos Estados Unidos, mas também algumas vezes, no Canadá e Europa.
  • Aconteceu no Mundo- Mostrava imagens fantásticas e curiosas sobre o que acontecia no mundo, como diz o próprio título.

2005

Mais um programa com o nome SBT Notícias foi exibido, dessa vez em 2005. Mas diferentemente dos anteriores, este programa era um boletim que era exibido durante a programação, que mostrava os mais variados assuntos policiais, curiosidades, entretenimento, esportes e política, tanto que foi adicionado o nome Breves, fazendo com que ficasse SBT Notícias Breves.

Apresentado por Cynthia Benini e Analice Nicolau, o jornal tinha o apelido de Jornal das Pernas, pelo fato da bancada de vidro vazada mostrar as pernas cruzadas das apresentadoras, que muitas vezes usavam saias muito curtas.

Saiu do ar por causa da mudança no jornalismo do SBT, com a contratação da jornalista ex-Globo Ana Paula Padrão. As apresentadoras sairam, mas continuaram na emissora, mas ficaram na geladeira.

2013

Em agosto de 2013, o SBT anunciou que a novela Carrossel seria reprisada no horário. A atitude foi criticada pelo público e imprensa, pois a trama tinha acabado há duas semanas. Para promover a reprise, o canal exibiu no horário antes da reprise começar, o Clube do Carrossel, infantil apresentado por Mateus Ueta e Ana Vitória Zimmerman. Com o cancelamento da reprise, o programa infantil, que tinha o mesmo formato do Bom Dia & Cia. permaneceu no ar.

Porém o Clube do Carrossel não rendeu o resultado esperado, e a reprise de Carrossel foi novamente anunciada, sendo que desta vez, ela foi ao ar. A trama registrava em torno de 6 a 8 pontos no Ibope, porém também não rendeu o resultado esperado.

Em Setembro, foi emitido durante os intervalos da emissora um comunicado, escrito po Silvio Santos. O Comunicado anunciava que a novela não rendeu o resultado esperado pela direção artistica da emissora e por isso seria cancelada, voltando a programação dentro de um ano. O comunicado ainda anuncia que no lugar terá a volta do Aqui Agora, apresentado por Neila Medeiros, que segundo o comunicado seria "a única jornalísta capaz de enfrentar sozinha Datena e Marcelo Rezende".

A decisão de Silvio Santos pegou de surpresa até os próprios funcionários do SBT, que não esperavam essa atitude. Porém dias depois, o comunicado foi reeditado, afirmando que o programa que iria para o ar seria o Boletim de Ocorrências. E mais dias depois, foi anunciado que o nome do programa seria o SBT Notícias. As constante mudanças de nomes deixou a equipe de criação de arte atordoada. Já que cenários e vinhetas tinham que ser feitas as pressas. 

Tanto a imprensa como o público em geral abominou a atitude. Primeiro pelo cancelamento de Carrossel, que mesmo com baixa audiência, tinha o seu público que se sentiu desrespeitado (Silvio já afirmou no passado que nunca cancelaria uma novela). Segundo pelas mudanças inesperadas. O público e a mídia acusaram Silvio Santos de tratar o SBT como um "brinquedinho". A fase da "Grade Voadora" parecia estar voltando com tudo.

História

O Jornalístico tinha o comando de Neila Medeiros e tinha a participação de Isabele Benito. O programa continha uma abordagem mais leve em comparação com outros jornalísticos da concorrencia exibidos no mesmo horário. Além de mostrar notícias pesadas, também notíciava de vez em quando fatos curiosos e notícias de celebridades.

Isabele Benito, a apresentadora do SBT Rio, participava do programa diretamente da capital Fluminense. Tinha destaque o seu bordão "Dedo na Cara", que usava para criticar algo.

O SBT Notícias possuía uma estrutura com links ao vivo e helicópteros, e contava com uma equipe de 35 profissionais, Uma das repórteres era Maria Esmeraldina que apresentava reportagens de entretenimento. Chegou a ser apelidada de "Palmirinha do SBT"

Recepção e Audiência

O programa de estreia conseguiu uma boa audiência. Venceu o Brasil Urgente mas perdeu para o Cidade Alerta. Porém depois de alguns dias, a audiência começou a despencar.

A queda de audiência no horário foi enorme. O jornalístico marcava por volta de 3 vontos, quase a metade da audiência marcada pelas outras atrações já exibidas no horário. Por diversas vezes chegou a figurar o 5º e o 6º lugar de audiência, perdendo muitas vezes para a TV Cultura que exibia infantis.

Durante a sua estreia, o SBT Notícias dividiu opiniões. Teve quem gostasse por ter uma pauta mais leve, e teve quem não gostasse por ser similar a outros jornalísticos da concorrência. Porém, com o passar do tempo, o jornalístico começa a ganhar cada vez mais a rejeição do público.

Cancelamento

O SBT Notícias definitivamente não emplacava, e era preciso buscar uma solução. Saíram na mídia vários boatos. A principal, era de que o programa seria reformulado e/ou trocaria de horário. Também não era descartada a hipótese de cancelamento.

Em 18 de Setembro de 2013, numa atitude que surpreendeu a todos, Silvio Santos anunciou que o SBT Notícias seria cancelado. O programa deixou de ser exibido nesse dia. Já era previsível o cancelamento, mas não a atitude imediata de Silvio.

No lugar do jornalístico, foram exibidos episódios da série Eu, A Patroa e as Crianças. De toda a equipe do programa, apenas 2 foram aproveitados, enquanto que o restante foi dispensado. A apresentadora Neila Medeiros foi aproveitada em outros jornalísticos da casa.

2016

O SBT voltou a apostar em um jornalístico diário de nome SBT Notícias em Setembro de 2016. O novo telejornal estreou em 20 de Setembro de 2016, com mais três horas de duração. Indo ao ar das 2h30 às 6h. Após o Jornal do SBT e antes do Primeiro Impacto.

O jornalístico foi criado as pressas pela necessidade de ocupar a faixa horária que estava sem programação. A emissora retirou as séries Two and a Half Men e The Big Bang Theory como uma retaliação ao contrato que a Warner fez com a Globo. E o Okay Pessoal foi extinto pois Otávio Mesquita estaria preparando um programa que iria ao ar nas tardes de domingo.

Com isso, antes da estreia do SBT Notícias, a emissora reprisava três vezes seguidas o Jornal do SBT, após a exibição original. Fato que desagradou o público e fez a audiência despencar.

Também no FANDOM

Wiki aleatória