Fandom

TVPédia Brasil

Rede Tupi

442 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Rede Tupi de Televisão
Tv tupi.jpg

Tipo

Rede de TV Aberta

Fundação

18 de Setembro de 1950

Extinção

18 de Julho de 1980

Fundador

Assis Chateaubriand

Pertence a

Diários Associados

Cidade de Origem

São Paulo - SP

Último Slogan

"Tupi, mais calor humano"

A Rede Tupi (conhecida como TV Tupi ou Tupi) foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul. Foi fundada em 18 de Setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, dono do grupo Diários Associados.

Passado os anos, novas emissoras foram surgindo, formando a Rede Tupi de Televisão. A rede encerrou suas atividades em 16 de Julho de 1980, devido a cassação da concessão pelo Governo Brasileiro, já que enfrentava problemas administrativos e financeiros.

História

O Início

Alguns radialistas escolhidos por Assis Chateaubriand, depois de alguns meses de treinamento, se lançaram na aventura de fazer televisão no Brasil. O lançamento da TV Tupi foi solene, mesmo com equipamentos e estrutura precária.

A cerimônia de lançamento contou com a participação do Frei José Mojica, cantor mexicano. O evento contou também com Lotita Rodrigues que cantou o Hino da TV composto por Guilherme de Almeida e substituindo Hebe Camargo que não compareceu à cerimônia. Teve também o balé de Lia Marques.

No dia da primeira transmissão, uma das câmeras (havia duas) acabou quebrando, assim, o que tinha sido ensaiado com duas câmeras, teria que ser feita com uma. Uma famosa lenda sobre o acontecido era de que Chateaubriand teria atirado uma garrafa de champanhe na câmera.

A Primeira imagem a aparecer na televisão, foi a de Sônia Maria Dôrce, na época com 5 anos, caracterizada como índia, disse a seguinte frase: "Está no ar a TV no Brasil". Em seguida, a atriz Yara Lins pronunciou o prefixo da emissora: PRF-3, além de uma série de rádios que transmitiam o acontecimento.

O primeiro programa foi o TV na Taba apresentado por Homero Silva. A atração deve participações especiais de Lima Duarte, Mazzaropi, Hebe Camargo, Ivon Cury, entre outros.

Os profissionais levaram semanas para criar a programação de inauguração, porém se esqueceram manter uma programação diária. Eles tiveram apenas um dia para criar a programação do dia seguinte.

No dia seguinte, 19 de outubro, foi ao ar o primeiro telejornal da TV Brasileira, Imagens do Dia, comandado pelo radialista Ribeiro Filho. Já no dia 20, foi ao ar o primeiro humorístico, o Rancho Alegre com Mazzaropi.

Com profissionais em sua maioria oriundos do rádio e do teatro. A Tupi nos seus primeiros anos foi muito marcada pelo improviso. Um profissional podia exercer duas ou mais funções, tornando a emissora uma verdadeira escola.

No ano seguinte, em 21 de Dezembro, vai ao ar a primeira telenovela brasileira: Sua Vida me Pertence. Escrita por Walter Forster e protagonizada por ele e Vida Alves, a novela mostrou o primeiro beijo cenográfico entre os protagonistas. A novela foi produzida por uma agência de publicidade norte-americana.

No mesmo ano, se iniciavam as operações da TV Tupi do Rio de Janeiro. No ano seguinte, estreava o TV de Vanguarda, o mais importante teleteatro da TV Brasileira. revelando a primeira geração de atores e diretores. Outros programas se tornaram grandes sucessos na época, como Alô Doçura, O Céu é o Limite e Clube dos Artistas. Além do Repórter Esso repetindo o sucesso do rádio na TV.

Durante essa época, era comum ver programas que levavam os nomes dos patrocinadores como o Telenoticias Panair, Telejornal Pirelli e Sabatina Maizena.

Década de 60

Quando a TV Cultura foi lançada pelos Diários Associados no canal 2, a Tupi sofria interferência do novo canal e vice versa. Por isso, a PRF-3 mudou para o canal 4.

No mesmo ano, a Tupi decidiu transmitir ao vivo a inauguração de Brasília, em 21 de Abril. Como não havia satélites, a emissora colocou três aviões andando em círculos (dois da FAB e um da VASP). As aeronaves estavam distribuídas na rota entre São Paulo e Brasília, fazendo com que uma tivesse alcance para transmitir as ondas para outra. A imagem era captada em Brasília e transmitida para o primeiro avião, que retransmitia para o segundo, para o terceiro, que retransmitia para a antena principal da TV Tupi em São Paulo.

Nesta década, a concorrência aprimorava sua programação em busca de audiência. Ganhou destaque na programação infantil com o Clube do Capitão Aza, que entrou no ar em 1966, além da exibição de séries e desenhos. Em 1968, a emissora colocou no ar a novela Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso. Com pegada jovem, revolucionou a linguagem da televisão.

No mesmo ano, devido à problemas financeiros, má admnistração e falta de investimentos, a Tupi começa a perder qualidade e audiência.

Década de 70

Em 1972, começa a formação da Rede Tupi de Televisão. Houve uma certa disputa sobre quem seria a cabeça da rede. O Canal 4 Paulista, ou o canal 6 carioca. Foram duas tentativas para que as duas comandassem a rede, porém ambas não vingaram e a rixa agravou a crise da Tupi. Porém ela foi a primeira rede de TV da América Latina à ter duas cabeças geradoras. Em 1974, o decreto autorizando a criação da Rede foi assinado.

Com o passar dos anos, a crise vai piorando. A Rede Globo começa a crescer em seu domínio, fazendo a Tupi ficar cada vez mais fraca. Apesar da crise, a emissora conseguiu emplacar sucessos na dramaturgia como Mulheres da Areia, Meu Rico Português e A Viagem.

No final da década, a situação piora. Os salários se atrasam e as dividas à Previdência eram enormes. Em 1977, as novelas Éramos seis, Cinderela 77 e Um Sol Maior amargavam baixos índices de audiência. Os anunciantes saiam e o caixa ficava vazio. A Greve foi inevitável.

Os atrasos nos salários deixavam o clima tenso. Para piorar, teve o incêndio em outubro de 1978 no prédio da emissora em São Paulo, fazendo a "pioneira" ficar fora do ar por alguns minutos. O incêndio destruiu os novos equipamentos que nem chegaram a ser usados.

Em 1979, o elenco da novela O Espantalho processou a Tupi os direitos dos atores. A crise chegou à Brasilia. Muita discussão e poucas atitudes.

1980 - O Fim

A greve persistiu em 1980. A emissora fechou seu núcleo de dramaturgia dispensando centenas de funcionários e cancelando a produção e exibição das novelas Drácula, Uma História de Amor e Como Salvar Meu Casamento.

Em 16 de Julho, o Governo cassou 7 das suas 10 concessões. Minutos antes das 12h do dia 18, engenheiros do DENATEL subiram no prédio da pioneira e lacraram os transmissores, tirando do ar várias emissoras do Diários Associados.

A última emissora a sair do ar foi a TV Tupi do Rio. No dia 17 de Julho, os funcionários iniciaram uma vigília às 18h. Comandada por Jorge Perlingeiro, teve o apoio de várias personalidades, mas não adiantou. Às 12:36 do dia 18 de Julho, a emissora exibiu um VT da Visita do Papa João Paulo II ao Aterro do Flamengo. Depois, teve a leitura de Cévio Cordeiro com uma mensagem dirigida ao presidente João Figueiredo pedindo para que o canal não fosse fechado. Durante o discurso, apareciam os dizeres: "Até Breve, Telespectadores Amigos. Rede Tupi", além de imagens dos funcionários, extremamente tristes com a situação. A Frase mais marcante foi: "Nos Deixe Trabalhar".

Após isso, a Rede Tupi oficialmente encerrava suas transmissões.

Pós-Extinção

Após o fechamento da Rede, o Governo passou o ativo da emissora para empresários. Estavam na disputa várias companhias, como o Grupo Silvio Santos, Grupo Bloch, Grupo Abril, Jornal do Brasil, entre outros. A Revista Veja do Grupo Abril incomodava o Governo com críticas. Assim, em 23 de Abril de 1981, o Governo resolver passar a concessão do canal 4 de São Paulo para a TVS e a do canal 6 do Rio de Janeiro para a Rede Manchete. Em 1985, o Grupo Abril ficou com a estrutura da antiga emissora (prédio, equipamentos). O prédio se tornou sede da Abril Radiodifusão, que abrigou a MTV Brasil.

Os Diários Associados ganharam na Justiça em 1998, uma ação indenizatória contra o Governo Federal, tendo de ser indenizados pela intervenção que resultou na perda de 5 das 7 emissoras do grupo, que não enfrentavam dificuldades financeiras na época. O canal 6 do Rio, por exemplo, tinham suas contas pagas pela Super Radio Tupi do Rio, já que a Rádio e a TV faziam parte da mesma razão social. Na época, a lei previa que o governo federal teria de nomear um interventor para assumir a administração das empresas em dificuldades, mas isso valeria somente em caso de falência. O que não era o caso nem da Tupi de São Paulo, nem da Tupi do Rio, já que seus patrimônios cobriam as dívidas.

Curiosidades

  • Durante a sua existência, e até hoje, é muito comum as pessoas afirmarem que a TV Tupi foi a primeira emissora de TV da América Latina, o que não é a verdade. O primeiro canal de TV da América Latina é a XHTV - Canal 4 do México, que iniciou suas operações em 31 de Agosto de 1950, quase um mês da inauguração da Tupi (o canal atualmente se chama FOROtv). A TV Tupi na verdade, é a primeira emissora de TV da América do Sul, e a segunda da América Latina.

Logostipos

Tupi de São Paulo

  • 1951 - O Índio Tupiniquim passa a ser o logotipo da emissora. Esse logo é o mais memorável da história da emissora. O logo da Rádio Tupi na época era um índio forte e sério, considerado chato e "sem graça". Para sanar esse problema, foi criado um indiozinho criança que usava um cocar com uma antena no lugar das penas, com a proposta de dar uma identidade mais descontraída e atrair o público infantil.

Tupi do Rio

  • 1951 - O indiozinho passa a ficar dentro no número 6.
  • 1955 - A marca é mudada. O número 6 passa à ter o nome da emissora.

Rede Tupi

  • 1972 - Com criação da Rede, o seu logotipo passava a ser composto por duas linhas entrelaçadas e três esferas nas cores: vermelho, azul e verde.
  • 1977 - O Logotipo passa à ser um catavento (com estética semelhante ao logo dos Correios), porém o logo novo teve pouca aceitação e a emissora voltou a usar a logomarca anterior até 78.
  • 1978 - O logo passa à ser um logo estilizado com as cores "RGB" (mesmas cores do logo anterior)
  • 1980 - O Logo se torna monocromático e passa para dentro de uma tela de TV.
  • 1981 - O Logo ganha as cores roxo, cinza e verde.

Slogan

  • 1950-1952 - A primeira TV do Brasil. A Primeira da América Latina
  • 1951 - Rede Tupi Há 1 ano A primeira TV do Brasil. A Primeira da América Latina
  • 1955 - Rede Tupi Há 5 anos com você
  • 1956 - Seus 500, mais 500 (Ironizando o slogan das Emissoras Unidas)
  • 1960 - Rede Tupi Há 10 anos com você
  • 1963 - Pioneira em Imagem-Som, Alcance e Côr
  • 1972 - Sistema Tupicolor, vamos por mais cor na sua vida
  • 1974-1975 - Rede Tupi - 22 Emissoras colorindo o céu do Brasil
  • 1975 - Rede Tupi 25 anos - do tamanho do Brasil
  • 1974-1979 - Rede Tupi de Televisão - do tamanho do Brasil
  • 1975-1979 - Tupi, uma estação de emoções
  • 1979-1980 - Rede Tupi, mais calor humano

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória