FANDOM

Rede Telecine
Telecine.jpg

Tipo

Rede de Canais de TV Por Assinatura

Gênero

Filmes

Fundação

19 de Outubro de 1991

Pertence à

Globosat

Cidade de Origem

Rio de Janeiro - RJ

Slogan

"O Melhor do Cinema"

A Rede Telecine (ou Canais Telecine) é uma rede composta por 6 canais te TV por assinatura pertencentes a Globosat. A Rede é dedicada à exibir filmes dos mais diversos gêneros. 

A Rede

A Rede Telecine é composta atualmente por 6 canais (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult). Cada um deles exibe 24 horas de filmes dos mais variados gêneros e produtoras.

A Rede possui contrato Metro-Goldwyn-Mayer, Paramount Pictures, DreamWorks SKG, Walt Disney Pictures, 20th Century Fox e Universal Pictures. Possuindo o direito de exibição inédita de seus filmes na televisão, ou seja, qualquer filme dessas produtoras, passam primeiro nos canais Telecine.

É a maior e mais conhecida rede de canais de filmes da TV Brasileira. Os canais são a la carte, ou seja, para assisti-los é preciso pagar a mais por eles, pois não fazem parte dos pacotes básicos das operadoras.

História

Inicialmente, o Telecine era apenas um canal. Surgiu em 19 de Outubro de 1991 junto com outros 3 canais da Globosat (GNT, Top Sports e Multishow). Exibia filmes de todos os gêneros além de lançamentos, todos os filmes legendados.

A principal transformação ocorreu em 1997, quando o canal se transformou em uma "Rede" ganhando 4 novos canais. Cada um recebeu uma numeração (Telecine 1, Telecine 2, Telecine 3, Telecine 4, e Telecine 5). 

Cada canal era dedicado à um genero diferente. O Telecine 1 exibia as grandes estreias e produções recentes; o Telecine 2 era focado nos filmes de suspense, terror e ação; o Telecine 3 exibia dramas e romances; o Telecine 4 exibia filmes de músicais, comédia e aventura; e o Telecine 5 era dedicado aos clássicos do cinema mundial.

Para reforçar a proposta de cada canal, a Globosat investiu US$3.2 Milhões para uma nova identidade gráfica em 2001. Cada um dos canais ganhou um nome diferente. Passaram a se chamar: Telecine Premiun, Telecine Happy, Telecine Emotion, Telecine Action e Telecine Classic.

Anos mais tarde, alguns canais sofreram pequenas mudanças. O Telecine Happy passa a se chamar Telecine Pipoca e passa a transmitir sua programação 100% dublada para o português, o Telecine Emotion passa a se chamar Telecine Light, e o Telecine Classic passa a se chamar Telecine Cult dando mais espaço a produções independentes e alternativas. Em 2005, os canais ganharam novos logotipos e nova identidade.

Em Abril de 2009, é lançado o Telecine HD, primeiro canal da rede com conteúdo em high definition. No ano seguinte, o canal passa a se chamar Telecine Premiun Alta Definição (Mais tarde: Telecine Premium HD). Com isso, os outros canais passaram a ter seu sinal HD Simulcast nos anos seguintes.

A partir de 22 de Outubro de 2010, a Rede Telecine passa por uma grande renovação de identidade. Os canais ganham logos novos e chamadas. O Telecine Light é dividido em dois canais: Telecine Touch e Telecine Fun.

Em 2011, a Rede anunciou o acordo fechado com a Disney, com isso, a Telecine tem esclusividade sobre as produções da companhia no Brasil entre os canais premium.

No início de 2012, a Fox International Channels ameaçou tirar seus filmes da rede. Já que o grupo encontrava dificuldades em colocar o Fox Sports no line-up das operadoras NET e SKY, que as Organizações Globo tem ações.

Serviços

Telecine On Demand

Lançado em julho de 2012, é um serviço de locação de filmes para os assinantes de alta definição através da própria TV. Oferece lançamentos de diversas produtoras antes de estrearem na Rede Telecine.

Telecine Play

Foi lançado em 1º de Agosto de 2012. É um serviço online baseado na TV Everywere, que está disponível para assinantes Telecine e oferece centenas de filmes disponíveis para diversas plataformas, como computador, celular, tablet e Smart TV.

Telecine Productions

Selo da Telecine lançado em 2008 que investe na produção cinematográfica nacional. A co-produção desses filmes além de estimular a produção nacional, garante a exclusividade dessas produções nos canais, além de encurtar o tempo entre o lançamento no cinema e na televisão. Alguns filmes já foram exibidos pelo Telecine na versão "sem cortes", com cenas que não foram cortadas dos filmes.

Canais

Links

Também no FANDOM

Wiki aleatória