FANDOM


A Rede Gazeta (conhecida também simplesmente como Gazeta). foi inaugurada no dia 25 de Janeiro de 1970, em comemoração ao aniversário de 416 anos da cidade de São Paulo. A emissora é de propriedade da Fundação Casper Líbero.

A emissora é uma das mais tradicionais do estado de São Paulo. Na cidade, ela ocupa o canal 11 VHF. É conhecida pelos seus vários programas femininos e esportivos.

A sede da emissora fica no prédio da Fundação, na Avenida Paulista, nº 900. Prédio esse que é referência na avenida.

História

Início

Projetada desde a década de 50, a TV Gazeta teve problemas durante os anos, o que levou a ter sua inauguração atrasada. No dia 23 de junho de 1969 era o prazo final para instalação do sétimo e último canal VHF de São Paulo. Às 17h45, a TV Gazeta ia ao ar de maneira experimental. Com pouca estrutura, a primeira imagem foi da avenida Paulista ao som de Sá Marina, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, na voz de Wilson Simonal.

Década de 70

Avpaulistagazeta

A famosa sede da TV Gazeta, na Avenida Paulista 900.

A Emissora foi inaugurada 25 de janeiro de 1970, aniversário de 416 anos da cidade de São Paulo, com imagens ao vivo da Avenida Paulista e um texto comemorativo, evocando Casper Líbero, o patrono da emissora. Foi a primeira emissora montada com equipamento para transmissão em cores, e teve a primeira unidade para transmissão externa colorida do país.

Em meados dessa década, a Gazeta começa a alimentar o sonho de se tornar rede de televisão. Já que era um momento de mudanças na TV Brasileira, Tupi e Record entravam em decadência e a Rede Globo alcançava a liderança. E com o fechamento da TV Excelsior, muitos funcionários da extinta emissora foram para o Canal 11.

Os programas iniciais eram: Show de Ensino, A Multiplicação do Dinheiro, Força Jovem e Mingau Quente. No mesmo ano, foram ao ar os programas Vida em Movimento com Vida Alves e o Clarisse Amaral em Desfile, este último se tornou o embrião do Mulheres.

Em 29 de maio de 1971 a TV Gazeta conquista pela primeira vez a liderança em audiência em São Paulo. Exibindo o Campeonato Mundial de Basquete Feminino. Competição essa que a concorrência acreditava que não traria retorno financeiro.

Em 1973, a emissora foi responsável pela implantação da TV à cores na Argentina, graças a um acordo entre o Governo Federal da Argentina e o do Brasil. Sob os cuidados da Gazeta, foi transmitido o Festival de Folclore da OTI em Buenos Aires. A Rede Tupi exibiu simultaneamente o evento.

Nessa década, a Gazeta se tradicionalizou em exibir programas étnicos, como os programas nippo-brasileiros Imagens do Japão e Programa Nelson Matsuda; o Mosaico na TV voltado para a comunidade judaica (e o programa de maior longevidade da televisão brasileira); entre outros.

Porém com o tempo, os equipamentos da emissora começavam a ser sucateados, pois não tinha caixa suficiente para modernização. Os funcionários migravam para outras emissoras e o canal perdia audiência. Começava a fase de decadência do Canal 11.

Década de 80

No início da década ganhou uma competidora de peso: A Rede Manchete. Com isso, a emissora parecia estar fadada ao fracasso.

Em 1980, o programa Clarisse Amaral em Desfile se transforma no Mulheres em Desfile, apresentado por Ione Borges e Ângela Rodrigues Alves (que depois foi substituída por Claudete Troiano).

Mulhdesfile

Claudete Troiano e Ione Borges no comando do então "Mulheres em Desfile".

Em 1984, o canal faz uma parceria com a Abril Vídeo do Grupo Abril. A produtora comprou praticamente todo o horário noturno do canal. Através da parceria, surgiram nomes como Silvia Poppovic, Paulo Markun, Luís Nassif e Alexandre Machado. A parceria durou até 1985.

Em 1987 estreia o TV Mix, um programa jovem de formato inovador. Produzido por uma equipe de jovens profissionais, a atração era praticamente feita no improviso. Começava pela manhã e terminava à noite, através de várias edições ao longo do dia. Foi dirigido primeiramente por Fernando Meirelles e revelou nomes como Serginho Groisman, Astrid Fontenelle, Marcelo Mansfield, Emílio Surita, Paula Dip, Patrícia Pillar, entre muitos outros.

Tvmix1

O programa TV Mix revolucionou a TV brasileira com sua linguagem inovadora.

Em 1989, a emissora inicia o projeto "TV Desindexada". Cuja missão era mostrar que a Gazeta tinha uma programação mais diferente e descolada em relação à outras emissoras de TV Aberta. O Canal 11 terminou a década, de um carto jeito, mais forte e experiente.

Década de 90

Em 1990, o projeto de "TV Desindexada" foi desativado, tirando vários programas do ar. A programação começava a ficar morna, sobrevivendo praticamente de filmes comprados diretamente da Rede Globo (sob o nome Globo Vídeo). A parceria durou pouco, devido a pressão da imprensa.

Em 1993, a Gazeta entrou em uma nova fase. A emissora paulista começou uma parceria com a paranaense Rede OM. Foi um momento de crescimento, já que os programas da Gazeta passavam a ser transmitidos em rede para todo o país, e além disso, o canal ganhou reforço da programação da Rede OM, que tinha Galvão Bueno como um de seus contratados. Porém a boa fase durou pouco.

Em 1996, a Rede OM se tranformou na Central Nacional de Televisão, ou CNT, e com isso a Gazeta passa a se chamar CNT Gazeta. Após isso, a nova emissora nunca mais cresceu como antes.

Nesse período, a CNT Gazeta exibiu programas como Hugo Game, Tudo por Brinquedo, TV Fofão, Ligação, Circular com Luciano Huck, além da novela Irmã Catarina.

Década de 2000

Durante a parceria, era claro que os programas de maior audiência eram os produzidos pela emissora paulista. Com isso, a Gazeta percebia podia crescer sozinha.

Em agosto de 2000 é encerrada a parceria CNT Gazeta. Assim, a emissora inicia o processo de se transformar na Rede Gazeta, implantando retransmissoras e afiliadas pelo país.

A emissora precisava se renovar, e com isso, estrearam os programas Giro do Guerreiro, Mundo Clipper, além do Talk Show de Ione Borges. Em 2001, a emissora fecha parceria com o jornal Gazeta Mercantil, para criar o novo jornalismo da emissora, colocando no ar jornalísticos como o Jornal da Gazeta e o Primeira Página.

Porém, a partir de 2003, a emissora entrava numa fase de marasmo. A programação começava a ficar morna, exibindo em sua maioria, programas femininos, pois estes são mais fáceis de atrair anunciantes. Além disso, a maioria da programação era preenchida com televendas.

Em 2006, o canal estreia o BestShopTV, programa de televendas produzido pela própria emissora. O programa revelou muitos apresentadores que posteriormente apresentaram outros programas.

Em 2009, a apresentadora Claudete Troiano volta para a emissora que a revelou depois de mais de 15 anos apresentando programas em outras emissoras. Ela comandou ao lado de Ione Borges o Manhã Gazeta, uma revista eletrônica matinal. A dupla retomou a parceria que se consagrou nos primeiros anos do Mulheres.

Década de 2010

Após 8 anos sem grandes estreias, a emissora estreia em 2010 o esportivo Super Esporte, além dos femininos Você Bonita, Falando sobre Sexo e Mix Mulher.

Em comemorações aos 40 anos da Rede Gazeta, o Jornalista Elmo Francfort lançou o livro "Av. Paulista 900 - A História da TV Gazeta".

No mesmo ano, causou repercussão a saída de Palmirinha Onofre da emissora. a culinarista que apresentou por mais de dez anos o TV Culinária ficou famosa pelas cenas hilárias que foram exibidas no quadro Top Five do CQC - Custe o Que Custar da Rede Bandeirantes.

Em 2011, a apresentadora Luisa Mell voltou a TV com o programa Estação Pet, que saiu do ar pouco tempo depois.

Depois de mais de 20 anos na Gazeta, a jornalista Maria Lydia Flandoli é demitida sem muitas explicações. O Em Questão saiu do ar e o Jornal da Gazeta foi reformulado colocando a dupla Stella Gontijo e Gabriel Cruz no comando. A reformulação não foi bem aceita e Maria Lydia volta ao Jornal da Gazeta, como entrevistadora.

Em 2011, a Gazeta cria o Núcleo de Criação que fica responsável pela programação na área de entretenimento e que busca projetos diferentes para a televisão brasileira. Com isso, estreiam os programas Os Impedidos, A Máquina e Hoje Tem.

Em 2013, Goulart de Andrade retorna a emissora, com o programa Vem Comigo.

Em 2014 a Rede Gazeta promove mudanças na sua programação. A nova programação estreiou no dia 10 de Março de 2014. Com isso, a emissora desiste, pelo menos por enquanto, de investir numa programação mais nacional. O motivo para a Gazeta desistir de se tornar uma rede nacional se deve talvez pela crise que algumas emissoras de TV vem enfrentando atualmente.

Nessa fase, estreiam os programas A Hora do Voto com Maria Lydia Flandolli, Eu Nunca com Sophia Reis , O Mochileiro com Daniel Thompson. Além do Programete Interarte.

Catia-fonseca

Cátia Fonseca no comando do Mulheres.

No dia 1º de Janeiro de 2015, um fato curioso aconteceu, surgiu a notícia de que o programa Mulheres chegou a ficar alguns poucos minutos na audiência. No momento, a Rede Globo e as outras emissoras exibiam a posse do segundo mandato de Dilma Rousseff. A notícia foi festejada pelo perfil no Twitter, porém o IBOPE afirmou que isso nunca aconteceu e que a Globo foi a líder do começo ao fim.

Em outubro de 2016, devido à cortes de gastos por conta da crise econômica, a emissora anunciou a demissão de 70 funcionários, e a extinção da faixa de programação jovem que se iniciou em 2014. Por isso, programas como Cidade Ocupada, A Máquina, A Noite Convida, Hoje Tem e 5 Discos foram extintos. No mesmo ano, a emissora sofre mais baixas. Com a saída de Mamma Bruschetta e Leão Lobo que foram contratados pelo SBT e tiveram seus contratos reincididos.

Em 2017, estreiam os programas Cozinha Amiga e Sempre Bela. Além disso, acerta a contratação do Padre Alessandro Campos, que apresenta na emissora o Festa Sertaneja.

Contratados

Apresentadores

Jornalismo e Esportes

Outros

Programação

Jornalismo

Esportes

Variedades

Auditório

Programetes

Televendas

Informeciais/Independentes

Logotipos

  • O primeiro logotipo de 1970 é um curioso desenho estilizado de um tucano colorido curvado formando uma letra "G". As cores simbolizavam o pioneirismo da emissora na transmissão em cores.
  • O segundo, de 1976, é uma espécie de quadrilátero formado por três triângulos curvados. Dois pequenos (vermelho e verde) em cima e um grande (azul) em baixo. Ao lado, os dizeres "Canal 11 TV Gazeta".
  • O terceiro, lançado em 1983, é um semicírculo laranja com um quadrado amarelo de pontas arredondados conectado abaixo.Nesse quadrado, o número 11.
  • No ano seguinte, o logo muda para o número 11 entre três faixas horizontais. Todo azul.
  • O logo lançado em 1983 é extremamente semelhante ao da Globo. Com a diferença que, dentro do retângulo, havia um mapa do estado de São Paulo estilizado. Abaixo, o nome "Gazeta" uma tipografia geométrica extra-bold, semelhante à do jornal "A Gazeta".
  • Em 1987, com o lançamento do projeto "TV Desindexada", o logo passa a ser três
  • Entre 1987 e 1989 o nome "Gazeta" também aparece sozinho e ganha estilos diferentes. No primeiro, aparece cortado em várias faixas. No último ganha o aspecto que pode ser visto atualmente no prédio da emissora.
  • Em 1990, o logo dos círculos se torna tridimensional.
  • Em 1996, na fase CNT/Gazeta, o logo é prateado com o nome "CNT" em cima e "Gazeta" em baixo.
  • Em 2000, com o fim da parceria com a CNT, o logo se torna um G prateado, visto em perspectiva.
  • Em 2010, o logo é modernizado e ganha um prateado mais escuro.
  • Em 2014, é lançado o logo atual, baseado no "flat design". O "G" clássico aparece bidimensional, laranja e cortado nos lados.
Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraTVCOMRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio NorteTV+

Jornalismo e Esporte: Esporte InterativoRecord NewsRIT Notícias

Católicos: Rede VidaRS21AparecidaRede EvangelizarTV NazaréCanção Nova

Protestantes: RITCJCRede MundialRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede SuperTV Plenitude

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Televendas: Polishop TVShoptime

Agronegócio: Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalNovo CanalConexão BRTerra Viva

Estatais: TV JustiçaPonto JusNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSESC TVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.