Fandom

TVPédia Brasil

Rede Família

445 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Rede Família
Redefamilia.jpg

Tipo

Rede de TV Aberta

Fundação

1997

6 de Julho de 1999 (Como Rede)

6 de Novembro de 2012 (Relançamento)

Fundador

Edir Macedo

Extinção

30 de Junho de 2011

Pertence à

Central Record de Comunicação

Cidade de Origem

Limeira - SP

Slogan

"A TV que cresce"

Cobertura

Nacional e Sul-Americana

A Rede Família é uma rede de televisão pertencente à Central Record de Comunicação, de Edir Macedo. Com sede em Limeira-SP, foi lançada originalmente em 1997, se tornando rede em 1999.

Foi extinta em 30 de Julho de 2011 para dar lugar à IURD TV. Foi relançada em 6 de Novembro de 2012.

História

Precedentes

A história da Rede Família tem início entre 1992 e 1998. A crise na Rede Manchete fez com que a emissora dos Bloch perdesse emissoras afiliadas. Algumas afiliadas se mudaram para as outras redes de televisão, outras se tornaram redes (foi o caso da Rede Mulher e da Rede Boas Novas). Já outras foram vendidas ou renomeadas (o que foi o caso da TV FRTV Thathi e TV Cabrália - futuras emissoras da Rede Família).

Em 1995, Edir Macedo compra a TV Cabrália, emissora que cobre o sul e o leste da Bahia, para uma afiliada da Rede Record no estado. Em 1997, a TV Itapoan foi comprada por Edir, fazendo com que esta se tornasse a afiliada oficial da Record na Bahia. Com isso, a TV Cabrália se torna independente e começa a produzir conteúdo próprio, dando início a futura Rede Família.

Nos primeiros meses de 1998, Macedo compra do ex-deputado federal Fausto Rocha, as emissoras da TV FR, localizadas em Campinas e Limeira, que estavam em crise. Em julho, começa a negociação com os proprietários da TV Tathi de Ribeirão Preto, que tinha retransmissoras que cobriam o Norte, Nordeste e Oeste de São Paulo. Foram comprados todas as emissoras, menos a de Ribeirão Preto (canal 33).

Primeiros Anos (1998-1999)

Em 1º de Agosto de 1998, as emissoras compradas foram "extintas" e deixaram a Rede Manchete. Começaram a produzir conteúdo próprio dando início a Rede Família.

Em 13 de Abril de 1999, quando Macedo comprou a Rede Mulher, surgiram informações de que essa seria geradora da Rede Família. Informação negada no dia seguinte.

Em maio, foi anunciado que as Redes Família e Mulher teriam suas produções concentradas na cidade de São Paulo. resultando em demissões.

A direção da emissora negociou com a EMBRATEL para a transmissão via satélite do canal. Em 6 de Julho de 1999, estreia em transmissão em sinal analógico pelo Satélite StarOne C2. Ocupando a frequência que antes era da CNT

Com isso, a emissora se torna de fato, a Rede Família. A Rede lança uma nova grade de programação, diminuindo a programação religiosa. A intenção era utilizar a mesma estratégia feita pela Rede Record para alavancar os índices. Em 19 de Julho, estreia o Alerta Total, jornalístico policial com o mesmo estilo do Cidade Alerta. No final de julho, houve a informação de que Edir Macedo estaria negociando a compra do Canal Brasileiro da Informação, para que a Rede Família pudesse ser transmitida para São Paulo. Mas as negociações não foram adiante.

Década de 2000

Em 3 de Fevereiro de 2003, a emissora passa a se tornar uma afiliada da Rede Mulher (rede de TV também pertencente ao fundador da IURD). Com isso, o canal deixa de produzir programação própria para apenas retransmitir a programação da Rede Mulher. A parceria é desfeita em 2005 e ambas passam a gerar suas próprias programações idependentes uma da outra.

Em 2005, a emissora exibia apenas alguns programas e séries internacionais de segunda à sabado. No resto da programação semanal, era exibida a programação da Igreja Universal.

Em 2008, a Central Record de Comunicação anunciou a extinção da Rede Família para dar lugar ao Record Sports, um canal de esportes na TV Aberta. A intenção do grupo era oferecer uma emissora em TV Aberta com conteúdo esportivo 24 horas por dia, assim como a Record News oferece conteúdo jornalístico.

Porém, com o tempo nenhum dos responsáveis voltou a comentar sobre o assunto. Em 2010, a notícia voltou a imprensa, o que fez o grupo negar as informações.

A Extinção

Em 30 de Julho de 2011, a programação da rede vai ao ar pela última vez. Já no dia seguinte o canal começa a transmitir a programação da IURD TV, que até então era uma WebTV com conteúdo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os 58 funcionários que trabalhavam na emissora em Campinas-SP, ao chegarem ao trabalho, foram surpreendidos com a notícia da demissão. Todos os programas produzidos pela emissora deixaram de ser produzidos. A rede se tornou apenas uma repetidora da IURD TV.

A Volta

A Rede Família voltou a transmitir em 2012 sua programação para todo o Brasil através da satélite StarOne C2, substituindo o sinal digital da Record Minas. Pouco dias após seu retorno é anunciado as novidades da nova programação da emissora.

No dia 2 de Julho de 2012, Edir Macedo anuncia as novidades dos canais do grupo. Uma delas é o desejo de retirar os programas religiosos da Igreja Universal da programação da Rede Record, e passá-los para a Rede Família.

A partir de 24 de Julho, a emissora traz novidades, como a reprise da novela Essas Mulheres e a exibição de algumas séries como Heroes e Covert Affairs.

Em 1º de fevereiro de 2014, a Rede Família substitui a Record News no sinal analógico do satélite StarOne C2. A intenção é aumentar a cobertura da emissora pelo Brasil, visto que a Record News já tem uma grande cobertura através das emissoras UHF pelo país e por ter se tornado um canal obrigatório nas operadoras de TV por assinatura DTH (o que faz com que seja vista no line-up de grandes operadoras);

Programação

entre outros

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Também no Fandom

Wiki aleatória