FANDOM


A Rede Bandeirantes (ou Band), Entrou no ar no dia 13 de maio de 1967. A emissora recebeu a concessão do então presidente militar Artur da Costa e Silva. Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Adhemar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes.

O Canal pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, e atualmente ocupa o 4º lugar de audiência no Brasil. A emissora é conhecida por dar destaque ao seguimento esportivo. É a única rede de TV no mundo à adotar um apelido: Band

História

Década de 60

A TV Bandeirantes entrou no ar pela primeira vez no dia 13 de maio de 1967, com um discurso de seu fundador, João Saad, seguido por um show de cantores que abriram as transmissões. Estavam presentes o presidente da República, o governador de São Paulo Abreu Sodré, o prefeito Faria Lima, ministros e secretários de Estado. Na frente da sede da emissora foram montados um parque infantil e um circo gratuito para famílias de menor poder aquisitivo. Por dois dias houve gincanas e brincadeiras, com distribuição de brindes comemorativos.

Dois dias depois ia ao ar a primeira novela da emissora: Os Miseráveis. Naquela época, a emissora era famosa por exibir durante os intervalos, animações protagonizadas por um simpático coelhinho que "saltava" para frente da TV. Em 1968 era uma exibido o programa Xênia e Você, que permaneceu na emissora durante anos. Também nesse ano estreava o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Em 1969 a sede da emissora sofreu um incêndio devastador, que destruiu suas instalações e grande parte de seu acervo. Para contrariar os rumores de um suposto fim, a emissora lança o slogan: "A Bandeirantes não vai parar".

Década de 70

Em 1972, a Bandeirantes participou do grupo de emissoras que participaram da primeira transmissão em cores do Brasil, exibindo a Festa da Uva de Caxias do Sul. Com imagens geradas pela TV Difusora, de Porto Alegre, que foi comprada em 30 de junho de 1980 pelo Grupo Bandeirantes. Na ocasião foi lançado o slogan: "Bandeirantes, a imagem colorida de São Paulo".

Em 1973 estreou Japan Pop Show, apresentado pelo casal Suzana Matsuda e Nelson Matsuda. Seguia o formato do Imagens do Japão da TV Tupi. Em 1974 estreia um dos programas mais populares do Brasil nas tardes de sábado da emissora: o Clube do Bolinha, apresentado por Édson Cury, o Bolinha. Ficou no ar até 1994.

A partir de 1975, a TV Bandeirantes começa iniciar o projeto de se tornar uma rede de televisão, através da aquisição da TV Vila Velha do Paraná, da TV Vila Rica de Minas Gerais, e da TV Guanabara do Rio de Janeiro.

Entre 1979 a 1980, a emissora começa dar espaço aos exilados políticos e dar grande cobertura na anistia de 1979, com programas como o Canal Livre, apresentado por Roberto D'Ávila.

Década de 80

De 1979 até a segunda metade da década de 80, foram ao ar as produções de dramaturgia: Cara a Cara, Cavalo Amarelo, O Meu Pé de Laranja Lima, Os Imigrantes, Ninho da Serpente, Dona Santa, Casal 80 e outros títulos.

Em 1981 a emissora contrata Walter Clark que foi um dos responsáveis pelo sucesso da Rede Globo em seu início. Nesse período, destaque para as novelas Os Imigrantes de Benedito Ruy Barbosa (que foi a segunda novela mais longa da TV Brasileira), Rosa Baiana de Lauro César Muniz (a primeira novela totalmente ambientada fora de estúdios, toda gravada na Bahia) e Os Adolescentes de Ivani Ribeiro.

Em agosto de 1982, entra no ar a novela Renúncia, baseada na obra de Chico Xavier, fica menos de duas semanas no ar, devido ao total fracasso no Ibope.

No mesmo ano, a TV Bandeirantes se torna a primeira rede de televisão da América do Sul a ter transmissão via satélite. Em razão disto, o canal reformula seu logo e sua identidade visual. preparados por Cyro Del Nero, que vinha da recém extinta Rede Tupi.

Em 1983, a Bandeirantes aproveitou que a Rede Globo tinha encerrado prematuramente a novela Sol de Verão (em razão da morte do ator Jardel Filho), para tentar abocanhar telespectadores com a novela Sabor de Mel, que tinha um diferencial: um concurso para quem desvendasse um enigma proposto nos primeiros capítulos. Mas como o autor Jorge Andrade se desentendeu com o diretor da novela Roberto Talma e acabou se demitindo. O enigma nunca foi revelado.

Nesse período, a apresentadora Hebe Camargo passou a apresentar seu programa na noite dos domingos, até deixar a emissora em 1986 e assinar com o SBT.

Quando Flávio Cavalcanti largou a emissora pelo SBT, as noites foram entregues, entre outros, a Jota Silvestre, com o Show Sem Limite e o Essas Mulheres Maravilhosas. Chacrinha, antes de ir para a Globo, apresentava na emissora os programas Buzina do Chacrinha e Discoteca do Chacrinha.

Walter Clark, que criou o conceito de grade de programação no Brasil, veio tentar repetir seu sucesso na Bandeirantes. Criou programas como o telejornal O Repórter, apresentado por César Filho e Ângela Rodrigues Alves. Nos finais da noite, o destaque era o programa Etc., de Ziraldo. Uma tentativa inovadora foi o programa Variety 90 Minutos, apresentado por Paulo César Peréio e sua então esposa, a atriz Cissa Guimarães.

Em 1983 entrava no ar o Show do Esporte que foi considerado o programa de televisão mais longo do mundo, criado, apresentado e coordenado pelo locutor Luciano do Valle, e equipe composta por Elia Júnior, Juarez Soares, Elys Marina, Silvia Vinhas, José Luiz Datena e outros. Com o sucesso do programa, a emissora começa a se destacar na cobertura de eventos esportivos nos anos seguintes.

Em 1984 a TV Bandeirantes começava a se destacar na cobertura das Diretas Já. Em 1986, estreia o Jornal da Noite, onde estreou Lillian Witte Fibe. No mesmo ano, Orival Pessini estréia a TV Fofão, com desenhos animados de Hanna-Barbera.

Após sair da Rede Globo, Marília Gabriela estreia seu programa na Bandeirantes, o Marília Gabi Gabriela. Depois, Gabi ficou apenas com o Cara a Cara. Também estreia o humorístico Praça Brasil, com Carlos Alberto de Nóbrega, que depois no SBT ganha o nome de A Praça é Nossa.

A Rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate eleitoral do país já em 1982, mantendo a tradição de promover o primeiro debate eleitoral a cada dois anos.

Década de 90

Devido ao sucesso dos seriados japoneses da Rede Manchete, a Bandeirantes estreia em 1990 o TV Criança, com as séries Goggle V, Sharivan e Machineman.

À partir dessa década , a Bandeirantes cria um tripé para sua programação, fixado em jornalismo, filmes e esportes. Com o maior destaque para a programação esportiva, o canal se torna de fato "canal do esporte". Criou a "Faixa Especial do Esporte" que ia ao ar todos os dias às 20h30. Além disso, a programação de domingo era totalmente dedicada aos esportes, com o Show do Esporte.

Nos dias 16 e 17 de maio de 1992, em comemoração aos 25 anos da emissora, a Bandeirantes fez um show com atrações musicais e o elenco da emissora reunido. No mesmo ano a emissora se torna a primeira a exibir na TV aberta brasileira a NBA, a Fórmula Indy e os campeonatos de futebol italiano e espanhol.

Foi nessa década também que a emissora adota oficialmente o apelido "Band", em seus produtos, vinhetas, chamadas etc. A origem do nome tem a ver com a Rádio Bandeirantes FM, que em 1980 passa a se chamar Band FM. Com isso, o jornalista José Luiz Datena começa a utilizar o nome na TV que acabou pegando.

Em 1993 o canal estreia a sessão Sexta Sexy que exibia filmes eróticos na madrugada. E em 1995 o nome da sessão muda para Cine Privé. A partir daí, a Band criou uma tradição de exibir filmes eróticos nas madrugadas da emissora. Tradição essa que durou mais de 15 anos.

Em 1994, a Band deixa de transmitir os desfiles carnavalescos de São Paulo e Rio de Janeiro e começa a transmitir as comemorações da Bahia, mudando o nome de seu programa especial de Carnaval para Farol Folia, e mais tarde para Band Folia.

Programah-huck.jpg

Luciano Huck no Programa H

Em 31 de dezembro de 1996, é erguida e inaugurada a Torre da Bandeirantes, popular por ser a maior torre de televisão da América Latina. No mesmo ano, Luciano Huck estréia o Programa H, voltado ao público jovem.

Em 1997, o Jornal Bandeirantes troca de nome, e passa a se chamar Jornal da Band. Na segunda metade da década, foram ao ar as produções: A Idade da Loba, O Campeão e Serras Azuis, Meu Pé de Laranja Lima e Perdidos de Amor.

Em 1999, com o fim da Rede Manchete, a emissora se torna o "canal dos animes". Também em 1999, o núcleo esportivo, na época decadente, foi terceirizado à Traffic Sports Marketing. Em outubro do mesmo ano, Luciano Huck deixa a emissora e assina com a Rede Globo, e acaba sendo substituído por Otaviano Costa e o programa O+.

Década de 2000

Em 14 de janeiro de 2000, com a transmissão da final do Mundial de Clubes da FIFA, direto do Maracanã, entre Vasco e Corinthians, a emissora consegue a maior audiência de sua história até a data: 54 pontos e a liderança absoluta do IBOPE, vencendo inclusive a novela Terra Nostra.

Em 2001, estreia o primeiro canal de TV por assinatura do Grupo Bandeirantes, bem como o primeiro canal de notícias estilo "hard news" no Brasil. O Band News.

Em outubro do mesmo ano, a Traffic anunciou o fim da parceria com o núcleo esportivo, por vários motivos, entre eles, as dívidas com a empresa e menos fornecimentos de eventos e competições. A empresa migrou-se para a Rede Record levando boa parte dos jornalistas.

Em dezembro deste mesmo ano, estréia o Brasil Urgente comandado por Roberto Cabrini e em 2003, substituído por José Luiz Datena.

Em janeiro de 2002, entrava no ar o programa Descontrole, substituindo o programa Super Positivo, sob apresentação de Marcos Mion e um grupo de personagens. O programa é duramente criticado por ser muito polêmico e apelativo. Por motivos jurídicos, o programa muda de formato e até o nome para Sobcontrole, permanecendo no ar até maio de 2003.

Jogodavidamarcia.jpg

Márcia Goldschimidt no comando do dominical Jogo da Vida

Em 2003, Luciano do Valle deixa a Band e a emissora extingue o Show do Esporte, alegando mudanças na programação dominical. No mesmo ano, estreia o Jogo da Vida apresentado por Márcia Goldschmidt e exibido nas tardes de domingo. Ficou no ar até 2005.

Em 4 de abril de 2005, ás 20h00, estréia a versão brasileira da novela Floribella, que devido ao seu grande sucesso acaba ganhando uma segunda temporada em 2006. No mesmo ano, são veiculadas novas vinhetas, com o slogan "Prazer em Ver". Estréia, em setembro, sob o comando de Claudete Troiano, o programa Pra Valer, que durou até maio de 2007. Em novembro de 2005, estréia o Programa Raul Gil, que fica na emissora até 2010.

A Band comemorou 40 anos de existência no dia 13 de maio de 2007. O Grupo Bandeirantes, porém, preferiu comemorar os 70 anos do grupo, a partir da criação da Rádio Bandeirantes.

Cqc2013.jpg

Marcelo Tas e o elenco de 2013 do CQC

Em 2008, os jornalistas Boris Casoy e Rosana Hermann, o humorístico CQC - Custe o Que Custar e a apresentadora Daniela Cicarelli estreiam na Band. Em 2009, a emissora contratou as apresentadoras Lorena Calábria (que apresentou o Dia Dia) e Adriane Galisteu (que apresentou o Toda Sexta, Projeto Fashion, Muito+ e Quem Quer Casar Com Meu Filho?).

Década de 2010

Em 2010, co-produziu e transmitiu, no dia 14 de março de 2010, a São Paulo Indy 300: etapa brasileira da Fórmula Indy, que teve sua primeira edição em 2010. A Band gerou as imagens, que tiveram transmissão para mais de 180 países. O Evento foi gravado com a tecnologia 3D.

Em 16 de junho de 2011, José Luís Datena deixa a emissora. O jornalista volta para a Rede Record, onde trabalhou por 8 anos. Sendo assim substituído por Luciano Faccioli na apresentação do Brasil Urgente. Porém isso durou pouco. Em 8 de agosto, Datena acertou seu retorno pra Band.

Em 2012, a emissora estreia o programa Muito+ com Adrianel Galisteu, e o reality show Mulheres Ricas.

Na madrugada de 16 de fevereiro do mesmo ano, o apresentador da emissora Otávio Mesquita disse que os humoristas do Pânico na TV trocaram a RedeTV! pela Band. Informação que logo foi confirmada pelo próprio site da emissora. Todo o elenco do programa humorístico vai para a nova emissora. Em 1º de Abril, o programa estreia, com o nome de Pânico na Band.

Em 2 de janeiro de 2013 passou a transmitir no horário-nobre o desenho americano Os Simpsons anteriormente exibido na TV Aberta na Rede Globo. O Canal também começa a transmitir a série americana The Walking Dead, de grande sucesso na TV Paga, repetiu o exito na TV Aberta.

Em Setembro do mesmo ano, o comediante Rafinha Bastos volta à emissora após quase dois anos. Ele tinha sido afastado em 2011 por conta de uma piada envolvendo a cantora Wanessa Camargo no CQC. Rafinha voltou à emissora para fazer participações especiais em A Liga, e há propostas para um programa solo.

Em Outubro, o canal acertou a contratação de André Vasco. O Ex-VJ estava há 4 anos no SBT onde se tornou popular. A Band adquiriu os direitos da novela teen latina Violetta, do Disney Channel. E a exibe em dezembro.

No mesmo mês, a integrante do Pânico na Band, Sabrina Sato, assina contrato com a Rede Record. Ela deverá ganhar um programa solo nos domingos da emissora. A atitude de Sabrina causou grande repercussão e revolta por parte da Band, já que o canal sequer foi comunicado sobre as conversas que ela tinha há 2 meses com a Record. 

Em dezembro de 2013, a Bandeirantes sofre mais uma baixa. Após perder Otávio Mesquita para o SBT, o canal de Silvio Santos também contrata Danilo Gentili. O humorísta, que reincidiu seu contrato, leva consigo todo o elenco do Agora é Tarde, exceto Marcelo Mansfield que cumprirá seu contrato até o final. O canal escalou Rafinha Bastos para a apresentação.

Masterchef1.jpg

Ana Paula Padrão e os jurados do Masterchef Brasil

Em agosto, Luis Bacci estreia seu primeiro programa no canal, o Tá Na Tela da Band, que se tornou um fracasso e fez Bacci sair da emissora no ano seguinte. E em setembro, estreia a versão brasileira do reality Masterchef com Ana Paula Padrão.

Em 2015 o canal estreia as séries Glee e Sleepy Hollow, a nova temporada do CQC apresentado pro Dan Stulbach, o Masterchef Junior e a novela turca Binbir Gece (renomeada no Brasil como "Mil e Uma Noites"). Além disso, o Agora é Tarde é cancelado.

Em 2016, a emissora anunciou que não transmitira mais o Campeonato Brasileiro. Afirmando corte de gastos por conta da crise econômica do país. O que causa um impacto significativo na programação (já que a emissora se destaca no segmento esportivo e perdeu seu produto de maior audiência). No mesmo ano a emissora transmite a Eurocopa e os Jogos Olímpicos (no Rio de Janeiro). Também estreia o Mastechef Profissionais e o Bate e Volta.

Contratados

Jornalistas

Esportes

Apresentadores da linha de shows

Outros

Programação

Jornalismo

Esportivos

Variedades

Novela

  • Ezel

Humor

Talk Shows

Reality Shows

Intantis

Sessões de Filmes

Séries Internacionais

Informeciais/Independentes

Logotipos

  • O primeiro logotipo, em 1967, era formado por dois arcos e no centro, um circulo, formando um "olho". A Bandeirantes sempre usou a proposta do "olho" em suas logomarcas, até agora.
  • A partir dos anos 70, as laterais ficaram mais pontudas, dando um aspecto mais real de um olho. Também foi nessa década que, durante as primeiras transmissões em cores, foi usado um pavão como logotipo. Pavão esse que era muito semelhando com o da NBC.
  • Em 1982, a Bandeirantes se torna a primeira emissora de TV no Brasil à transmitir sua programação via satélite. Para comemorar, a emissora reformulou sua identidade visual, dando um aspecto futurista e espacial. O logotipo era formado por duas retas angulares (<>) levemente curvadas que formavam duas "pinças", e no centro, um circulo vermelho.
  • Em 1989, a emissora muda seu logotipo novamente, criando um formato do logo semelhante ao que é usado até hoje. As bordas passam a ser algo só e ganha a cor preta, a bola continua vermelha.
  • Em 1990, a borda ganha uma tonalidade mais prateada.
  • Em 1994, o logo se torna bidimensional, e se posiciona em um retângulo de cor escura. As bordas se tornaram brancas e o círculo continuou vermelho. Nesse ano, o nome "Band" passa a ser usado nas vinhetas.
  • Em 1995, o logo recebe cores neutras e um aspecto mais transparente. Assim, o logo ganha várias texturas em suas vinhetas.
  • Em 1996, o logo volta com as cores vermelho e prata, e ganha textura de aço.
  • Em 1998, as bordas ganham cor branca com uma textura mais plastificada.
  • Em 2001, o logo se torna bidimensional novamente e ganha as cores da bandeira do Brasil, verde e amarela. A intenção era dar a emissora uma identidade mais nacional (algo que ia sendo feito desde 1995), já que na época, a Band tinha um estilo mais voltado para São Paulo.
  • Em 2005, o logo ganhou uma especie de "selo": um retângulo arredondado de bordas verdes, com o logo e abaixo o nome Band.
  • Em 2007, com o lançamento da TV Digital no país, o "olho" volta a aparecer sozinho (sem o "selo"), e ganha textura tridimensional.
  • Em 2010, o logo ganha um efeito "gloss", efeito esse que já era usado nos logos da Globo e Record. Ganhou as cores verde-esmeralda e amarelo-ouro. Nos anos seguintes, ocorreu uma pequena mudança na tipografia do nome "Band" que acompanhava o logo.

Slogans

  • 1969: A Bandeirantes não vai parar.
  • 1972 - 1973: A imagem colorida de São Paulo.
  • 1973 - 1975: Você esta vendo a Bandeirantes.
  • 1975: Tudo o que tem de bom está na Bandeirantes.
  • 1975 - 1976: Bandeirantes, 15 Anos, Tudo a ver.
  • 1976 - 1979: A TV que o Brasil acolhe.
  • 1979 - 1982: A Semana e mas facil na Bandeirantes.
  • 1982 - 1985: A Imagem do Espaço.
  • 1985 - 1989: 20 Anos. Bandeirantes, Uma TV de primeira.
  • 1989 - 1990: A televisão nota 1000 do Brasil.
  • 1992 - 1993: Bandeirantes, 25 Anos, A Televisão Brasileira
  • 1995 - 1996: Você esta na Band, A Imagem viva no Brasil.
  • 1996 - 1997: Onde a gente se vê.
  • 1997 - 1998: A Band pega pra valer.
  • 1998 - 2000: O Brasil está na Band.
  • 1999 - 2000: O tempo todo com você.
  • 2000 - 2001: Band 2000 é nota 1000.
  • 2001 - 2002: Toda hora, todo dia, tudo bem.
  • 2002 - 2005: Band, 35 anos com você.
  • 2005 - 2007: Prazer em ver, Band.
  • 2007 - 2008: 70 Anos, Bandeirantes, Band 40 Anos
  • 2011 - 2014: Olho na tela, olho na Band.
  • 2015 - 2016: Transforme-se na Band
  • 2017 - Atual: Gostamos de ser diferentes

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraTVCOMRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio Norte

Jornalismo e Esporte: Esporte InterativoRecord NewsRIT Notícias

Católicos: Rede VidaRS21AparecidaRede EvangelizarTV NazaréCanção Nova

Protestantes: RITCJCTV IMPDRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede Super

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Agronegócio: Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalNovo CanalConexão BRTerra Viva

Estatais: TV JustiçaPonto JusNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSESC TVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória