FANDOM

A Rede Aparecida (ou TV Aparecida), é uma das mais conhecidas redes de televisão religiosas voltadas para o público católico. Com sede em Aparecida - SP, foi fundada em 8 de Setembro de 2005. Hoje, é considerada pela ANATEL, uma das 14 maiores emissoras de TV do Brasil.

História

De uma iniciativa da Igreja Católica, a TV Aparecida foi criada pela Fundação Nossa Senhora Aparecida, que mantém a Rádio Aparecida. A Fundação conseguiu a concessão do canal 58 UHF de Aparecida.

O canal entrou no ar primeiramente em 7 de Setembro de 2004, apenas para a região. Porém, o canal só entrou para todo o Brasil em 8 de Setembro de 2005, um ano depois.

No mesmo ano, inicialmente, a Rede Vida chegou a retransmitir parte da programação do canal. Em 11 de Setembro, passou a gerar a missa de domingo das 8h da TV Cultura. Em 11 de outubro, transmitiu ao vivo, junto com outras TVs Católicas, o 1º Show pela Paz e Solidariedade, realizado no pátio Papa João Paulo II, na área sul do Santuário Nacional.

Em abril de 2007, o Sistema TV Paulista, antiga rede de Gugu Liberato, passa a retransmitir a TV Aparecida. No mesmo ano, o canal passa a ter sinal em São Luís, João Pessoa, Florianópolis e Fortaleza. Em agosto de 2009, o canal contrata Olga Bongiovanni, que fica por pouco tempo. Em 2010, a Fundação lança o portal A12. Em 23 de Agosto de 2010, em parceria com a TV Canção Nova, realiza o primeiro debate presidencial feito por emissoras católicas e promovido pela CNBB. Ato repetido nos anos seguintes.

Em 2013, o canal passa a fazer parte do Line-Up das grandes operadoras de TV por Assinatura. Com a lei criada pela ANATEL que obriga as operadoras de DTH a transmitirem o sinal das 14 maiores redes de TV do Brasil (que a TV Aparecida está inclusa), o canal passa fazer parte da grade de operadoras como Claro TV, GVT, e principalmente, Sky. No mesmo ano, a emissora começa a migrar sua programação para a TV Digital. Também realizou uma grande cobertura da visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Em 2014, Claudete Troiano estreia no canal com o programa Santa Receita. Em 2017, foi a vez de Maria Cândida estrear com o programa Manhã Leve. No mesmo ano, o canal realizou uma grande cobertura das festividades em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Programas

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio NorteTV+

Protestantes: RITCJCRede MundialRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede SuperTV Plenitude

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Televendas: Polishop TVShoptime

Estatais: TV JustiçaNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)