Fandom

TVPédia Brasil

RedeTV!

442 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

A RedeTV! entrou no ar em 15 de setembro de 1999. A emissora sucede a Rede Manchete na concessão do canal 9 VHF de São Paulo e de mais 4 outros canais.

É a primeira emissora de TV no Brasil à exibir sua programação própria 100% em High Definition. E também a primeira emissora de TV à transmitir seus programas em 3D.

Ocupa a 5ª posição de audiência no país, posição essa que vem sendo atualmente ameaçada pela TV Cultura.

História

Início

A história da RedeTV! começa quando as cinco concessões da Rede Manchete começaram a ser novamente vendidas por Pedro Jack Kapeller, o "Jaquito", sobrinho de Adolpho Bloch. Em 2 de maio de 1999, o empresário Amilcare Dallevo Jr., presidente da organização grupo paulista TeleTV, que opera o sistema de ligações interativas com sorteios pela televisão por meio do prefixo 0900, assina o contrato para transferência direta das Concessões mediante a assunção do passivo acima e outras obrigações.

Fase TV!

Tvdepoisdamanchete.jpg

Logo da "TV!", antes de ganhar o nome oficial.

Oficialmente, a nova emissora entrou no ar no dia 10 de Maio de 1999. Sob o nome de TV! e exibindo as atrações que restavam da Rede Manchete. A transição não teve grandes cerimonias. Simplesmente em um dia a emissora se chamava Manchete, no outro, TV!.

A grade da emissora era quase a mesma da Manchete em seus últimos dias: Um telejornal sem nome, que depois se chamaria Primeira Edição, substituiu o Jornal da Manchete (o telejornal usava a mesma trilha do JM). Tinha o Clip Show, substituindo o Manchete Clip Show, a reprise da novela Pantanal (iniciada com a Manchete), programas independentes, e o esportivo Toque de Bola. O resto da programação era preenchida com televendas.

Aos poucos essas atrações foram sumindo, ficando apenas o Clip Show, o Business que mudou de nome para Show Business, algumas séries japonesas, programas independentes e televendas.

Início da RedeTV - 1999/2000

Na madrugada do dia 12 de novembro de 1999, a TV! encerrava a programação para por no ar uma contagem regressiva com hora, minuto, segundo e milésimo de segundo. 20 segundos antes das 7hs da Manhã do dia 15 de novembro de 1999, sem muito alarde, apareceu a chamada da série I Dream of Jeannie, com duração de 30 segundos. Depois, em seguida, apareceu a logomarca da RedeTV! com a abertura do telejornal Brasil TV!. Com 30 minutos de duração, o telejornal foi a primeira atração da emissora, assim, a RedeTV! foi inaugurada nesse dia.

Galisteusuperpop1999.png

Adriane Galisteu apresentando o Superpop

Os programas que eram exibidos nessa fase eram: Interligado, apresentado inicialmente por Fernanda Lima; A Casa é Sua, apresentado inicialmente por Valéria Monteiro; TV Fama, inicialmente com Mariana Kupfer que ficou pouco tempo no ar; o telejornal Jornal da TV!; Superpop inicialmente apresentado por Adriane Galisteu; o jornalístico Leitura Dinâmica; o esportivo Bola na Rede; além das séries I Dream of Jeannie, Bewitched e Friends; entre outros.

Década de 2000

Em Janeiro de 2001, o Interligado, apresentado por Fabiana Saba, se torna um game show, mudando de nome para Interligado Games. Em junho, estreou o programa Noite Afora, apresentado por Monique Evans e que tinha grande repercussão.

Em 2002, João Kleber estreia o programa Eu Vi na TV (que inicialmente era chamado de Te Vi na TV). Saiu do ar por decisão da Justiça.

Neste ano, a emissora começa a exibir novelas estrangeiras, com a estreia da sua primeira novela, a colombiana Yo soy Betty, la fea, que se tornou um grande sucesso.

Panico-na-tv.jpg

O elenco do Pânico na TV

Em 28 de setembro de 2003, estreia o programa humorístico de sucesso da Rádio Jovem Pan FM, o Pânico na TV. O programa se tornou um dos grandes fenômenos televisivos da década de 2000, e também o produto de maior audiência da casa.

Em 15 de janeiro de 2005, o estilista Clodovil Hernandez é demitido da emissora por causa das diversas críticas a apresentadora Luisa Mell e ao Pânico na TV. Clodovil move ação judicial alegando que a emissora o demitiu injustamente. Em 12 de novembro de 2008 a emissora foi condenada a pagar 1 milhão de reais de indenização.

Em 14 de novembro do mesmo ano, véspera do aniversário dos seis anos da emissora, por uma decisão judicial, o sinal do canal 9 VHF de São Paulo foi desligado, e a RedeTV! ficou mais de 25 horas fora do ar (O sinal via a cabo ou satélite não foi interrompido). A medida foi tomada porque a emissora descumpriu uma ordem judicial onde ela era obrigada a exibir um programa educativo produzido pelo Ministério Público e por ONGs, no lugar do Tarde Quente, atração vespertina apresentada por João Kléber que, segundo o Ministério Público, estimularia o preconceito contra homossexuais em "pegadinhas". A RedeTV! acatou a decisão e durante oito dias o programa Direitos de Resposta. Com isso, a emissora dispensou João Kleber.

Quase sete anos após ter assumido os canais que antes perteciam à Rede Manchete, no dia 29 de novembro os sindicatos dos radialistas e jornalistas de diversos estados do país encaminham ao presidente Lula e também a diversos ministros o pedido de cassação das concessões da Rede Manchete, dadas à RedeTV!. Eles alegam que a emissora descumpre ordens judiciais que a colocam na condição de sucessora da extinta emissora, entre outras queixas. Esse caso foi arquivado.

Em 2006, chega ao fim o programa A Casa é Sua. No lugar, entra o novo programa A Tarde É Sua, com Sônia Abrão.

No dia 16 de agosto de 2007, os sindicatos de trabalhadores radialistas e jornalistas enviam novamente carta ao presidente Lula, reclamando que os donos da RedeTV! não estão cumprindo o acordo firmado com os sindicalistas. Eles querem que os donos cumpram o acordo de pagar as dívidas trabalhistas e salários atrasados dos funcionários da Rede Manchete, como foi previsto na época em que assumiram a concessão da Manchete.

Em agosto de 2008, a emissora decide não renovar o contrato da apresentadora Luísa Mell e acaba interrompendo de forma brusca o Late Show. Tal medida foi tomada porque Daniela Albuquerque, tinha ciúmes de Luiza Mell (já que ela namorou Amilcare Dallevo, atual de Daniela).

Em 30 de agosto do mesmo ano, estreou o programa Brothers, apresentado pelos irmãos Supla e João Suplicy, elevando a audiência das tardes de sábado.

Em setembro de 2009, em comemoração aos 10 anos da emissora, a RedeTV! inaugura o Centro de Televisão Digital (CTD). A inauguração foi no dia 13 de Setembro, tendo uma grande festa com presença de políticos, apresentadores da casa, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da então ministra-chefe da Casa Civíl Dilma Rousseff. Nesse período, foi lançado o Slogan: "Em Rede com Você".

Década de 2010

Em 23 de maio de 2010, a RedeTV! realizou a 1ª transmissão mundial de TV Aberta com sinal 3D, com o Pânico na TV.

Hebenaredetv.jpg

Hebe Camargo na RedeTV!

Em dezembro, a emissora anunciou contratação da apresentadora Hebe Camargo, que estreou em 15 de Março de 2011 com uma festa de gala. A contratação da Hebe foi o começo da crise da emissora, pois para pagar o alto salário da apresentadora, a RedeTV! começa à demitir alguns funcionários e a atrasar o pagamento de outros.

Em dezembro de 2011, a apresentadora Rita Lisauskas é afastada após reclamar publicamente do atraso dos salário de funcionários da emissora.

Em 25 de janeiro de 2012, a RedeTV! foi obrigada pela 28ª Vara de Justiça de São Paulo a pagar FGTS aos antigos funcionários da extinta Rede Manchete que é referente a R$ 100 milhões de reais. Dois dias após a emissora pronunciou que a mesma não teria nenhuma dívida da emissora extinta.

Na madrugada de 16 de fevereiro a equipe do Pânico na TV troca a emissora pela Rede Bandeirantes. Com isso a RedeTV! perde 40% de seu faturamento e o programa de maior audiência da casa (o Pânico chegava a registrar o triplo de audiência em relação a outros programas da mesma emissora).

Em março, a emissora contrata o humorista Rafinha Bastos para comandar o humorístico Saturday Night Live Brasil. No mesmo mês, a emissora anuncia a demissão de 200 funcionários o que representa 30% da sua folha de pagamento.

Em 17 de setembro, a RedeTV! e Hebe Camargo assinaram a rescisão de contrato dela com a emissora, em comum acordo. A apresentadora estava insatisfeita com o atraso no pagamento dos funcionários e nos cortes de gastos de seu programa.

No final de janeiro de 2013, a RedeTV! recontratou o apresentador e humorista João Kléber. Ele apresenta os programas Teste de Fidelidade e Você na TV.

Em 25 de Julho do mesmo ano, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo enviam uma carta endereçada a presidente da república Dilma Rousseff e aos ministros da Secretaria-Geral da Presidência e da Casa Civíl. Eles acusam a emissora de lesionar funcionários. Entre as acusações estão a falta de repasse dos valores do INSS aos cofres da Previdência Social, o FGTS de seus empregados, a falta de pagamento por rescisão de contrato a funcionários demitidos e a apropriação dos valores descontados em folha de pagamento que deveriam ser repassados à entidade sindical. O documento pede a cassação da concessão da RedeTV!. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, classificou como grave as denúncias, mas diz não ter recebido a carta e ainda afirmou não saber se compete a ele cassar a concessão.

Em agosto, cerca de 60 funcionários da RedeTV! votaram a favor de estado de greve, em assembleia realizada na frente da sede da emissora, em Osasco. Diante disso, Amilcare Dallevo se comprometeu a pagar o salário dos funcionários.

Entre outubro e novembro, com o salarios dos funcionários pagos em dia e a regularização do pagamento dos direitos trabalhistas, A RedeTV! adquiriu para 2014 os direitos do Campeonato Brasileiro Série B.

Em 2014, a emissora estreou nas noites de domingo, o humorístico Encrenca. O programa, inspirado em um programa radiofonico, tem a missão de preencher a lacuna deixada pelo Pânico na TV após sua saída. No mesmo ano, o canal completa 15 anos de existência em novembro, trazendo de volta seu slogan mais marcante: "A Rede de TV que mais cresce no país".

No ano de 2015, promove uma série de mudanças em sua programação, tirando do ar algumas atrações e mudando de horário outras. Contrata Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão (saídos da Record) para comandar o Melhor pra Você. Também traz Mariana Godoy (vinda da Globo News) para apresentar o Mariana Godoy Entrevista. Além disso, estreia a Super Faixa do Esporte com Luciano Faccioli e Débora Vilalba e o RedeTV! E-Games.

Em 29 de Março do mesmo ano, no dia do desligamento do sinal analógico em São Paulo, o sinal da emissora é retirado das operadoras NET, Claro, Oi e Sky. Assim como aconteceu com o SBT e a RecordTV. O motivo foi que as três emissoras criaram a joint-venture Simba Content, cuja missão era fazer as emissoras serem remuneradas pelos seus sinais na TV por assinatura. Como não houve acordo, os três canais deixaram o line-up das operadoras.

Contratados

Na linha de shows

Jornalismo e esportes

Repórteres e outros

Programação

Jornalismo

Esportes

Variedades

Reality Show

Talk Shows

Game Shows

Programas de Auditório

Humor

Séries Internacionais

Informeciais/Independentes

Slogans

  • 1999 - 2001: "Uma Opção de Qualidade na sua TV"
  • 2001 - 2007: "A Rede de TV que mais cresce no país"
  • 2007 - 2009: "Quem vê, já Sabe!"
  • 2009 - 2011: "Em Rede com Você"
  • 2011 - 2014: "A Primeira em Tecnologia HD e 3D"
  • 2014 - Presente: "A Rede de TV que mais Cresce no país" (Retorno)

Críticas

A RedeTV! é uma das redes de televisão mais criticada no país. O motivo principal é a qualidade da programação, com uma pegada mais popularesca. A emissora é tachada como sensacionalista e apelativa. Também há críticas em relação aos salários atrasados dos funcionários, e o número excessivo de horários vendidos para televendas e religiosos.

Os fãs da Rede Manchete tem uma certa antipatia pela emissora, pelo fato de ser sua sucessora e ter uma linha distinta do canal de Adolpho Bloch.

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória