FANDOM

A Record News estreou no dia 27 de Setembro de 2007 às 20h, em comemoração aos 54 anos da Rede Record.

É o primeiro canal de notícias da TV Aberta Brasileira e é a Rede de televisão mais jovem do Brasil. O canal sucede a extinta Rede Mulher.

Foram investido US$ 7 milhões para equipar o canal, além de ter uma redação de 1.000 m², dividida em uma newsroom com 60 posições e um estúdio para gravações.

História

Antes da Estreia

Os planos para o lançamento do canal já haviam sido traçados entre o final de 2006 e o início de 2007, pela Rede Record. O novo canal de notícias tinha o objetivo de fortalecer o telejornalismo e realizar novas experiências na área. Foi definido que a a Rede Mulher daria lugar a nova emissora, devido a sua grande cobertura UHF.

Em fevereiro de 2007, os executivos viajaram para Atlanta, Estados Unidos, para conhecer a estrutura da rede de notícias CNN.

A Record montou grandes estruturas em todo o país e adotou uma cartilha do telejornalismo regional, submetendo suas afiliadas a novas regras. O presidente da Record, Alexandre Raposo afirmou em entrevista que o novo canal irá fortalecer a marca "Record".

Anos 2007-2009

Dias antes da estreia, a Rede Mulher sai do ar para dar lugar a Record News. Foi colocado uma contagem regressiva para o início das transmissões. Foi transmitido uma cerimonia de inauguração com a presença de autoridades, executivos e elenco da emissora. Celso Freitas comandou a solenidade, e Fafá de Belém encerrou cantando o Hino Nacional. A data de inauguração foi intencional, era o aniversário de 54 anos da Record. O primeiro programa foi o telejornal Record News Brasil com Eduardo Ribeiro e em seguida, o Entrevista Record News.

Como sucedeu a Rede Mulher, a Record News começou com uma rede de 101 afiliadas e retransmissoras. Porém, a qualidade de sinal em muitos municípios era fraca. Para resolver esse problema, a emissora prometeu investimentos na área de transmissão.

Entre os primeiros programas, estão os jornais Record News Brasil, Hora News, Direto da Redação, Página 1 e Mundo Meio-Dia. Os programas Estilo & Saúde, Mulheres em Foco, Zapping, Arquivo Record, Selvagem ao Extremo e Economia & Negócios. Além de telejornais com notícias locais produzido por afiliadas e exibidos nacionalmente como o Record News Paulista, Record News Sudeste, Record News Sul e Record News Nordeste.

A partir de 2008, começa a expansão da emissora, ganhando afiliadas pelo país. Em agosto de 2009, a emissora passa a veicular chamadas anunciando um Talk Show comandado por Gugu Liberato: Gugu Entrevista. Em março do ano seguinte, o canal parou de passar as chamadas. Nunca se sabe até agora, os motivos do cancelamento do programa.

Década de 2010

Em Setembro de 2010, a emissora passa a operar em High Definition para a cidade de São Paulo. Além disso, estreou novo visual e novos programas. Em 23 de Maio de 2011, novas mudanças. Em especial, a estreia do Jornal da Record News com Heródoto Barbeiro. Em fevereiro de 2012, a emissora estreia sua nova logomarca, junto com sua emissora mãe.

No dia 5 de novembro do mesmo ano, a Record News demite 70% de seus funcionários, cerca de 40 funcionários, entre eles 25 jornalistas. Em nota, a Central Record de Comunicação informou que a emissora passaria por uma reformulação, concentrando apenas em telejornais, como o Hora News e o Jornal da Record News, além de reprises. Porém, surgiram informações que as demissões se devem ao prejuízo de quase R$300 Milhões que a emissora adquiriu desde sua fundação.

Em 15 de janeiro de 2013, em uma pesquisa divulgada pelo Ibope/MW9 e PayTV referente a 2012 a Record News teve 3 milhões de telespectadores a mais que a Globo News e 16 milhões a mais que a BandNews. No mesmo ano, após se tornar um canal aberto obrigatório nas operadoras de TV por assinatura, saiu do seu sinal das parabólicas (atualmente ocupado pela Rede Família).

Programação

Noticiários

Jornalísticos e Variedades

Reprises de Rede Record

Internacional

Independentes

Programação IURD

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio NorteTV+

Protestantes: RITCJCRede MundialRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede SuperTV Plenitude

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Televendas: Polishop TVShoptime

Estatais: TV JustiçaNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)