FANDOM


A Rede Record (Atualmente RecordTV) foi fundada por Paulo Machado de Carvalho, em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade no país.

No final da década de 1980, o canal, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos foi comprado por Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A partir de 2007, a emissora se consolida no segundo lugar de audiência no Brasil. Atualmente, vem se esforçando para manter essa posição.

É a 28º maior emissora de TV do mundo. Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. Possui um núcleo de teledramaturgia sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como RecNov, sendo este o segundo maior núcleo televisivo da América Latina.

História

Década de 50

A TV Record estreou no dia 27 de setembro de 1953 às 20h53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A emissora pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho.

Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais, esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.

Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, Capitão 7, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954, foi criado o programa Mesa Redonda, apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 18 de setembro de 1955, a Record fez a primeira transmissão externa de um jogo de futebol, com a partida entre Santos e Palmeiras.

Década de 60

Nessa década, começou o auge da emissora, que se torna líder de audiência. A Record também foi a única emissora a mostrar a festa da inauguração de Brasília, ocorrida em 21 de abril de 1960.

A partir de 1965, a emissora passa a apostar no seguimento músical. Colocando no ar programas como O Fino da Bossa de Jair Rodrigues e Elis Regina, Os festivais da MPB, e a Jovem Guarda.

Porém, os programas musicais já não chamavam mais a atenção do público, que começava a se voltar para as telenovelas da TV Tupi e da jovem TV Globo.

Um fator culminante para a decadência da TV Record, foi uma série de incêndios que se seguiram nos anos seguintes. No primeiro incêndio (ocorrido na manhã de 29 de julho de 1966) foram perdidos, aproximadamente, 320 rolos de fitas, incluindo longos trechos da inauguração da emissora, em 1953. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época.

Em 1967, estreia o seriado A Família Trapo, o maior sucesso da emissora até então.

No dia 27 de setembro de 1968, a TV Record inaugura sua torre de transmissão de televisão, chamada de Torre Grande Avenida, na Avenida Paulista, 1754, 19º Andar, Bela Vista em São Paulo.

Década de 70

Em 1972, Silvio Santos adquiriu 50% das ações da emissora. A emissora começa a perder a posição de primeiro lugar de audiência para a Rede Globo. Com pouca estrutura sua programação se baseava em desenhos animados, séries internacionais, e filmes.

A Record encabeçava a REI - Rede de Emissoras Independentes, fundada em 1967 e oficializada em 1968. As emissoras que formavam a rede transmitiam a programação da Record. Em 1970, é lançado o Jornal da REI. Mas em 1972 o noticiário muda de nome para Jorna da Record.

Década de 80

A emissora começou a década com baixíssima audiência. Com a inauguração do SBT, a Record se transforma praticamente em uma retransmissora da nova emissora de Silvio Santos.

Cdesportistas

Programa Clube dos Esportistas com Silvio Luiz

Mesmo com pouca expressão, a emissora tinha relativos sucessos como o Jornal da Record, apresentado inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic em 1984 e Carlos Nascimento em 1989. O destaque na programação esportiva era o locutor e apresentador Silvio Luiz. E ainda tinha o Record em Notícias, apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo, e conhecido popularmente como "Jornal da Tosse".

Em 1983, estreia o programa Especial Sertanejo, apresentado por Marcelo Costa. Permaneceu durante muitos anos no ar.

No fim da década, a emissora à beira da falência, mas em 9 de novembro de 1989 a então TV Record que pertencia ao Grupo Silvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho foi vendida ao empresário e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Haviam boatos de que o canal se tornaria religioso, o que não aconteceu (com a exceção de alguns programas religiosos).

Década de 90

Em 30 de março de 1990, Edir Macedo assume definitivamente o controle acionário da TV Record. Naquela época o canal contava com apenas duas retransmissoras: em Franca e em São José do Rio Preto.

Em 16 de julho de 1990, a Record apresentou sua nova identidade. Logotipo novo, programação nova (com o jornalismo como carro-chefe), e o slogan: "De Volta para o Futuro" dando a ideia de que a emissora começava a se modernizar. Sua nova programação chegou a empatar com a Rede Globo na audiência. Em novembro a emissora passou a transmitir a sua programação para todo o Brasil via satélite.

A partir desse ano, a emissora se denominava como "Rede Record de Televisão", e assim começa o seu ambicioso projeto de crescimento. E a emissora começava a ganhar novas afiliadas pelo Brasil, muitas vindas da Rede Manchete que estava em crise na época.

Ana-maria-braga1

Ana Maria Braga apresentou o feminino Note e Anote durante muitos anos.

Em 1993, Ana Maria Braga, que havia passado pela Rede Tupi nos anos 1970 estreou o programa feminino Note e Anote. Programa esse que era conhecido pelo seu tempo de exibição no ar: 7 Horas Diárias.

Em setembro de 1995, a Record contrata a apresentadora infantil Mariane, para comandar o programa Tarde Criança com Mariane, que teve um formato diferenciado dos programas infantis tradicionais da época. Ficou no ar até 29 de março de 1996, quando teve que sair do ar por falta de verba e descaso da emissora.

No mesmo ano a emissora foi alvo de críticas com a polêmica história do Chute na Santa, praticado pelo bispo Sergio Von Hélder no programa 25ª Hora exibido durante a madrugada do dia 12 de outubro. Edir Macedo pediu desculpas e afirmou que o ato não expressava os pensamentos da Igreja.

Ainda neste ano, a Rede Record comprou os modernos estúdios da Barra Funda, onde antes ficava a sede da CBI.

Em 1996 Mara Maravilha retorna a TV Brasileira no comando dos infantis Mara Maravilha Show e no ano seguinte, com o Mundo Maravilha, ela deixa a emissora em 1998, por decisão de Mara que pretendia seguir a carreira gospel. No mesmo ano, estreou o Cidade Alerta, programa policial de cunho sensacionalista. Ficou no ar até 2004.

Em 1997, foram contatados: Boris Casoy, que ficou no comando do Jornal da Record; Carlos Massa, o Ratinho, que apresentou o programa Ratinho Livre; e Gilberto Barros que apresentou o Leão Livre, substituindo Ratinho que tinha ido para o SBT.

A partir desse ano, a emissora volta a investir em novelas, núcleo que tinha sido desativado nos anos 70. A Record exibiu as novelas Canoa do Bagre, O Direito de Vencer, Estrela de Fogo, Tiro e Queta, Louca Paixão, entre outras.

Em setembro de 1998, a Record contrata a apresentadora Eliana, que faz sucesso com o infantil Eliana & Alegria e ainda exibe as séries Zoboomafoo e O Mundo de Beakman. Em 1997, estrearam o telejornal Fala Brasil, o infantil Vila Esperança e o jornalistico Repórter Record. No mesmo ano, Raul Gil volta à emissora após passagem pela Rede Manchete.

Nesse ano, a Record completou 45 anos e fez uma série de especiais, intitulados Recorda Show, que exibia grandes momentos da história da emissora.

Em 1999, Fábio Júnior estreou seu programa, que sai do ar em 2001 por falta de audiência. Nesta época, Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo e Cátia Fonseca a substitui no Note e Anote.

Década de 2000

Em 2000, a Rede Record os programas Domingo da Gente de Netinho de Paula, Eliana no Parque, É Show de Adriane Galisteu, e Domingo Show de Gilberto Barros. Em 2001 estreia no canal o apresentador Milton Neves e Claudete Troiano substitui Cátia Fonseca no comando do Note e Anote.

Em 2002, o apresentador José Luiz Datena sai do comando do Cidade Alerta para apresentar o Repórter Cidadão, na RedeTV!. Em apenas um mês, ele retorna a Record e em pouco tempo muda para a Rede Bandeirantes. Em 2003, a Rede Record completa seu cinquentenário e estreia a série Turma do Gueto, a novela Metamorphoses que foi um grande fracasso, e o infantil Eliana na Fábrica Maluca.

A emissora manteve a linha popular até março de 2004, quando resolveu investir em uma programação mais sofisticada, semelhante à Rede Globo. Com isso, o Cidade Alerta sai do ar. Em março de 2004, com o slogan "A Caminho da Liderança", a Record assume o desejo em se tornar líder de audiência em todo o país.

Hoje-em-dia-2007

Britto Jr., Edu Guedes, Ana Hickmann e Chris Flores no Hoje em Dia.

A partir de 2005, a Record exibiu grandes sucessos. Como as novelas A Escreva Isaura, Prova de Amor, Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro, Bicho do Mato e Vidas Opostas (com elenco e produção inspirados no Globo); os jornalísticos Jornal da Record, Domingo Espetacular, Fala Brasil, Tudo a Ver e Repórter Record; os esportivos Esporte Record, Debate Bola e Terceiro Tempo; os programas Hoje em Dia, Tudo é Possível, O Melhor do Brasil, Show do Tom; e os realitys O Aprendiz, Troca de Família e Simple Life - Mudando de Vida.

No mesmo ano, Boris Casoy e Raul Gil saem da emissora. O Jornal da Record é reformulado e ganha a apresentação de Celso Freitas e Adriana Araujo.

Em março de 2007, a emissora anuncia a aquisição dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 (em Vancouver) e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 - em Londres. Em agosto do mesmo ano, a emissora realiza o Dia de Fazer a Diferença, onde funcionários da emissora se juntam para fazer ações sociais no dia 27.

Em setembro, no dia do aniversário de 54 anos da emissora, é inaugurada a Record News, o primeiro canal de notícias 24 horas da TV Aberta Brasileira. Naquela época, a Record estava em um bom momento. A emissora estava otimista com os bons índices de audiência, e acreditava que, em alguns anos, o canal passaria a Rede Globo na liderança de audiência.

Ao mesmo tempo, em 2008, a rede consegue adquirir os direitos para exibir Ídolos, em parceria com a FremantleMedia, após cobrir a oferta feita pelo SBT. Na emissora, o programa era apresentado pelo ator Rodrigo Faro, que também assume a apresentação de O Melhor do Brasil no lugar de Márcio Garcia que se transferiu para a Rede Globo.

No fim do ano, a Record assina contrato com a Televisa, substituindo o SBT na produção de telenovelas.

Em janeiro de 2009 estreou A Lei e o Crime, a primeira série a ser produzida pela Rede Record depois de um jejum de 55 anos.

No dia 31 de maio, estreou o reality-show A Fazenda, que obteve grandes índices de audiência. O Tudo é Possível passa a ser apresentado por Ana Hickmann em substituição a Eliana que foi para o SBT. Em 4 de agosto estreia a novela Bela, a Feia, adaptada a partir da novela original colombiana, é a primeira novela fruto da parceria entre a Rede Record e a emissora mexicana Televisa.

Ainda em agosto, a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada e também pertencente a Edir Macedo, foi acusada de lavagem de dinheiro. A emissora, como "forma de protesto", exibiu vários "direitos de respostas" em nome da Universal em seus telejornais, mostrando as supostas ligações da Rede Globo com a Ditadura Militar, e também com sabotagem das eleições diretas de 1989. As emissoras também exibiram no mesmo horário durante o Jornal Nacional e Jornal da Record ataques e acusações uma contra a outra. A Igreja Universal declarou também que tudo não passa de uma perseguição contra a Igreja e que as denúncias não tem fundamento.

No dia 27 de agosto, a emissora anuncia através de seu site oficial, a aquisição dos direitos de transmissão das Olimpíadas de 2016 pelo Comité Olímpico Internacional (COI), porém a emissora não terá exclusividade, pois segundo a regra, todas as emissoras de TV do país sede das Olimpíadas daquele momento podem exibir os jogos.

Em Setembro do mesmo ano, foi lançado o portal R7.

Década de 2010

Na manhã do dia 10 de fevereiro de 2010, por volta de 7h20, ocorreu a queda do helicóptero da emissora (mais conhecido como "Águia Dourada") que sofreu uma pane no rotor de cauda e caiu numa área do Jockey Club de São Paulo. O piloto do helicóptero, Rafael Delgado Sobrinho, acabou morrendo na queda e o cinegrafista Alexandre Silva de Moura (mais conhecido pelos colegas como "Borracha") foi levado em estado grave para o hospital.

No dia 3 de março, a estreia a minissérie A História de Ester, uma das produções de maior investimento da emissora nos últimos anos, e também um grande sucesso. No dia 10 de abril, estreia o programa Legendários, com Marcos Mion e um elenco de vários ex-VJs.

No dia 15 de abril, a emissora estreou a 7ª temporada do reality show Aprendiz Universitário, que depois da saída do apresentador Roberto Justus da Rede Record, passou a ter o comando do empresário e apresentador João Doria Jr (depois de vários testes com outros empresários).

No dia 5 de setembro, a Record consegue um fato histórico na Cidade Maravilhosa. A emissora vence a Rede Globo no Rio de Janeiro em toda a média do dia, das 7h à 0h no Ibope.

Em 1º de novembro, as jornalistas Ana Paula Padrão e Adriana Araújo entrevistaram, para o Jornal da Record, a presidente recém-eleia Dilma Rousseff. Desde o fim do regime militar, nenhum presidente democraticamente eleito tinha dado uma entrevista para outra emissora que não fosse a Rede Globo.

No dia 21 de março de 2011, a emissora estreou a novela Rebelde, versão brasileira da trama que fez sucesso no México. É a segunda produção em parceria com a emissora mexicana Televisa. A versão brasileira de Rebelde tem um orçamento de R$250 mil para cada capítulo, e é a primeira novela da emissora produzida totalmente em alta definição.

No dia 16 de junho, o apresentador José Luís Datena foi contratado pela emissora estreando em 20 de junho, no novo Cidade Alerta. Mas no encerramento do programa, 29 de julho, o apresentador disse: "Muito obrigado. E até um dia". Ele se despediu dos telespectadores após quebrar, novamente, contrato de quatro anos, com menos de um mês no ar. A carta de demissão seria entregue assim que deixasse o estúdio da Record.

No dia 11 de julho, é anunciada a volta de Roberto Justus ao canal. O empresário e apresentador rescindiu de forma amigável seu contrato com o SBT

No dia 26 de fevereiro de 2012, a emissora lançou, durante o Domingo Espetacular, a sua nova logomarca. O novo símbolo da Rede Record começou a ser desenvolvido em 2011 pela equipe de computação gráfica do canal, que receberam a missão de deixa-la ainda mais moderna e atual. A partir do lançamento, a nova logomarca passou a ser usada ofcialmente.

No dia 13 de março, estreou a segunda temporada da novela Rebelde. Que teve seu fim precoce no dia 12 de Outubro, devido a queda de audiência.

No dia 10 de abril, estreou nova novela da emissora, Máscaras, substituindo Vidas em Jogo que acabara um dia antes. Escrita por Lauro César Muniz, a novela teve um custo de pelo menos R$ 100 milhões. Por causa da baixa audiência, a trama foi encurtada e, com quase cem capítulos a menos, o último capítulo de Máscaras foi exibido em 02 de outubro. O folhetim teve uma das piores audiências de novelas da Rede Record desde a reinauguração da teledramaturgia da emissora, em 2004. Sua sucessora, Balacobaco, foi produzida às pressas.

De 27 de julho a 12 de agosto a emissora transmitiu com exclusividade na TV aberta os Jogos Olímpicos realizados em Londres na Inglaterra. Foi a primeira vez que as competições não foram transmitidas pela Globo.

Em 10 de setembro, estreou o Programa da Tarde com a apresentação de Britto Júnior e Ana Hickmann. No dia 31 de outubro, estreou Fazenda de Verão, nova versão de A Fazenda, com a participantes anônimos. Apresentado por Rodrigo Faro, o reality tinha a missão de de recuperar a audiência da Record perdida para o SBT, que exibia a novela Carrossel. Porém não deu certo e mudou de horário.

Segundo dados do Ibope, mesmo enfrentando baixa audiência em 2012, a emissora encerra o ano na vice-liderança, no ranking de audiência, com 6,2 pontos, contra 5,6 do SBT.

Em 2013, a emissora realiza a demissão de centenas de funcionários da Record e Record News e prevê a possibilidade de "terceirizar" seus programas, como vem acontecendo em alguns de seus realitys.

No dia 30 de janeiro estreou a minissérie bíblica José do Egito da autora Vivian de Oliveira. Em 21 de maio estreou a novela Dona Xepa escrita por Gustavo Reiz e inspirada na peça teatral honômina de Pedro Bloch.

Em 6 de junho o apresentador Gugu Liberato que estava na Record desde o ano de 2009 decide rescindir seu contrato com a emissora que duraria até 2017 cuja reunião para acertar sua saída ocorreu no dia seguinte. A pressão por resultados,o alto salário e o corte de pessoal entre outros motivos o motivaram a tomar essa decisão que foi em comum acordo por ambas as partes. O Melhor do Brasil de Rodrigo Faro foi transferido para os domingos para preencher o espaço deixado por Gugu.

Devido ao encurtamento de Dona Xepa. Em Setembro, estreou a novela Pecado Mortal, a primeira obra de Carlos Lombardi na emissora. Em 1º de Outubro, estreiou o Aprendiz - O Retorno que marcou a volta de Roberto Justus ao reality.

No dia 10 de Novembro, estreou o Domingo da Gente, um programa de auditório que terá um revezamento de apresentadores a cada programa. Adriane Galisteu apresentou o programa de estreia.

Em dezembro, o canal exibe A Nova Família Trapo, em homenagem ao humorístico que fez história na Televisão Brasileira é para comemorar os 60 anos da Emissora. O elenco é encabeçado por Rafael Cortez e trouxe uma história diferente da original.

Sabrina

Sabrina Sato em sua estreia na emissora com o Programa da Sabrina

Nos primeiros meses de 2014, a Record trouxe diversas novidades. Entre eles o Domingo Show com Geraldo Luiz, o Me Leva Contigo com Rafael Cortez, o Aprendiz Celebridades, o Hora do Faro com Rodrigo Faro e a novela Vitória. Além da estreia de Sabrina Sato no canal com o Programa da Sabrina. Aliás, a contratação de Sabrina pela emissora causou mal estar na Rede Bandeirantes, que não ficou sabendo dos encontros dela com o canal.

No final de Maio, o público foi pego de surpresa com a ida de Luis Bacci para a Band. O jornalista, que vinha assumindo o Balanço Geral SP após a ida de Geraldo Luiz para o Domingo Show, assinou com a emissora de um dia para o outro.

Em 5 de Março de 2015, a emissora anuncia oficialmente a contratação de Xuxa Meneghel. Depois de meses de negociação e enorme repercussão na mídia, a apresentador assina com o canal após sair da Rede Globo, onde trabalhou por quase 30 anos. Em agosto, estreia o Programa Xuxa Meneghel.

Novelaodm

A novela Os Dez Mandamentos, um dos maiores sucessos da emissora em anos.

No mesmo ano estreia a primeira novela bíblica da emissora, Os Dez Mandamentos de Vivian de Oliveira, que se tornou um fenômeno de audiência e repercussão. Um sucesso que chegou a incomodar a novela das 21h da Globo. Foi compactada em longa-metragem, sendo exibida como filme nos cinemas de todo o país, sendo o filme nacional com mais ingressos vendidos da história (mais de 11 milhões), e ganhou uma segunda temporada em 2016.

Também estreia o reality show Batalha dos Confeiteiros Brasil com Buddy Valastro, além de acertar a volta de Gugu Liberato (com o Programa Gugu) e Luiz Bacci. Teve a estreia de Roberto Justus no comando de A Fazenda e o retorno do Troca de Família, com Chris Flores.

Em 2016, estreiam as novelas A Terra Prometida e Escrava Mãe, além dos realities Power Couple e Batalha dos Cozinheiros, e do talk show Programa do Porchat. Em 2017, estreiam as novelas O Rico e Lázaro, Belaventura e O Apocalipse, a série Sem Volta, o Geraldo Brasil e o reality Dancing Brasil.

Em 29 de Março do mesmo ano, no dia do desligamento do sinal analógico em São Paulo, o sinal da emissora é retirado das operadoras NET, Claro, Oi e Sky. Assim como aconteceu com o SBT e a RedeTV!. O motivo foi que as três emissoras criaram a joint-venture Simba Content, cuja missão era fazer as emissoras serem remuneradas pelos seus sinais na TV por assinatura. Como não houve acordo, os três canais deixaram o line-up das operadoras.

Popularidade

Durante a sua boa fase (entre 2007 e 2010) a Record atraiu uma certa popularidade. Os fãs, denominados de "Recordistas", gostavam da emissora pelo seu padrão de qualidade imposto na sua programação, e também porque acreditavam que no futuro a Record passaria a Rede Globo na liderança em audiência. Os "Recordistas" costumam elogiar a programação do canal e alfinetar as outras emissoras, sobretudo Globo e SBT.

Críticas

Das maiores Redes de televisão, a Rede Record talvez seja a mais impopular e com maior rejeição da TV brasileira. O principal motivo é o estilo que a emissora emprega em alguns de seus programas durante uma época. Estilo esse que é muito semelhante ao que a Rede Globo emprega em sua programação. Por conta disso, a emissora recebeu na internet o apelido de "Recópia", pois a emissora não teria criatividade para fazer coisas diferentes.

Outro motivo de criticas, é o fato de que em vários momentos, a emissora foi usada para fins propagandísticos da Igreja Universal (outro motivo de críticas, a emissora é comandada pelo criador da igreja). E também usado para atacar outras empresas, como a Rede Globo, o Grupo Abril e o Grupo Ibope; bem como outras igrejas "concorrentes" da IURD, como a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Outro grande motivo de críticas é a sua programação, demasiada sensacionalista. O público afirma que a emissora explora demais a "desgraça alheia" em seus jornalísticos e em alguns programas de auditório.

Contratados

Apresentadores

Linha de Shows

Jornalismo e Esportes

Autores de Teledramaturgia

Programação

Jornalismo

Novelas

Séries Nacionais

Esportivos

Variedades

Programas de Auditório

Talk Show

Reality Shows

Infantil

Sessões de Filmes

Séries Internacionais

entre outras

Programação IURD

Logotipo

Logos da Record

Evolução dos logos da Rede Record. De 1953 até agora.

  • 1953: Primeira logomarca: uma rosa-dos-ventos com a descrição "TV Record".
  • 1970: O nome "TV Record" com um grande número 7 ao lado
  • 1971: Primeira aparição do "Record 7" (o nome Record com o número sete dentro da letra "O")
  • 1972: Uma Torre de Transmissão e o nome "Record 7" aparece.
  • 1973: O nome "Record 7" permanece, mas com as palavras "COR" em cores azul, vermelho e verde respectivamente
  • 1975: Um Tigre amarelo com listras pretas compõe o logo.
  • 1976: Um girassol preto estilizado com o nome "TV Record" abaixo (com tipografia do logo "Record 7" mas sem o número dentro da letra "O").
  • 1980: Um semicírculo colorido semelhante a um arco-íris..
  • 1986: Quatro faixas formando um losango dourado. Formando o que parece ser um olho estilizado.
  • 1990: Primeira concepção do logotipo atual, uma esfera de cor azul claro, com três faixas circulares em RGB , vermelho, verde e azul ao seu redor. Marcou a entrada de Edir Macedo no comando da emissora, a partir de julho,a antiga TV Record começou a formar uma cadeia de emissoras em rede nacional, passando a se chamar "Rede Record". O Logotipo significa o mundo envolto pela televisão
  • 1992: A esfera fica maior e cinza e as faixas passam a ser duplas e prateadas com camadas coloridas. Meses depois, ainda no mesmo ano, as faixas passam a ser coloridas.
  • 1998: A esfera do logotipo passa a ser dourada, e as pontas das faixas também (que voltam a ser coloridas).
  • 2002: A esfera passa a ser o planeta Terra, e os arcos ganham uma tonalidade mais opaca.
  • 2006: A imagem sofre uma pequena modificação, o "planeta Terra" fica mais detalhado, e os arcos ganham um aspecto brilhoso.
  • 2007: O planeta Terra passa a ser todo azul, representando apenas o contorno dos continentes. As faixas passam a ter cores uniformes. Lançado no dia da inauguração da TV digital no Brasil, o estilo é o mesmo do anterior. A estética do logotipo é semelhante ao logo de 1990.
  • 2012: O planeta Terra passa a ser meio opaca, ainda representa o contorno dos continentes (em destaque a América do Sul e o Brasil) e as faixas passam a ser grudadas na esfera que contem o efeito gloss. A nova logomarca da Record foi lançada no final do mês de fevereiro, durante o Domingo Espetacular.
  • 2016: O logo se inclina levemente e perde as cores, ficando completamente platinado e cinza. Além de perder a tradicional silhueta da América do Sul. Foi lançado em 24 de Novembro de 2016 durante o Jornal da Record e acompanha a mudança de nome da emissora para RecordTV.  

Slogans

  • 1953-1960: 500 quilômetros a frente. Canal 7.
  • 1954-1955: Há 1 ano, 500 quilômetros a frente. Canal 7.
  • 1953-1965: Se você quer ter sempre o melhor, veja a Record.
  • 1958-1959: 5 anos, Record, há 500 quilômetros a frente.
  • 1963-1964: 10 anos, se você quer ter sempre o melhor, veja a Record.
  • 1965-1970: Emissora nota A.
  • 1968-1969: Há 15 anos, a verdadeira imagem de São Paulo.
  • 1970-1972: A televisão que o Brasil reconhece.
  • 1972-1975: Agora em cores.
  • 1973-1974: 20 anos. Agora em cores
  • 1975-1976: Novamente crescendo com São Paulo.
  • 1976-1980: A Record roda do girassol.
  • 1977-1978: Setembro. 25 anos de Record, crescendo com São Paulo
  • 1980-1986: A força do esporte.
  • 1983-1984: Há 30 anos, a força do esporte.
  • 1986-1990: Ligada em São Paulo.
  • 1986-1987: Você está vendo a Record.
  • 1988-1989: Televisão Record. 35 anos, ligada em São Paulo.
  • 1989-1990: Record. Com você, ligada em São Paulo.
  • 1990: De volta para o futuro / 37 anos, de volta para o Futuro
  • 1991: Quem te viu, quem te vê, Record. 38 anos com você.
  • 1992: Com você, há 39 anos.
  • 1993: Record e você, 40 anos de TV.
  • 1994: 95 melhor, 95 Record.
  • 1995: Record 96, a TV de primeira.
  • 1996: A nova força do esporte.
  • 1997: Record 97, emoção, garra, vibração.
  • 1998: 98, Record e você. 45 anos com o Brasil.
  • 1999: Todo mundo vê.
  • 2000-2003: A TV que todo mundo vê.
  • 2003: 2003, Aqui o espetáculo é a vida.
  • 2004-2007: A caminho da liderança.
  • 2007: Com você é melhor.
  • 2008: 55 anos em 2008 / Com você é melhor.
  • 2009-2010: Uma TV de primeira.
  • 2011: Agora é a vez da Record.
  • 2012: Tá na Record, tá com tudo / 'V de primeira pra você / Do jeito que o povo gosta.
  • 2013: Record. há 60 anos, uma história pra contar.
  • 2014: Se tem Brasil, tem Record no Ar
  • 2015: Aberta para o Novo
  • 2016: Reinventar é a nossa marca.

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraTVCOMRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio Norte

Jornalismo e Esporte: Esporte InterativoRecord NewsRIT Notícias

Católicos: Rede VidaRS21AparecidaRede EvangelizarTV NazaréCanção Nova

Protestantes: RITCJCTV IMPDRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede Super

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Agronegócio: Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalNovo CanalConexão BRTerra Viva

Estatais: TV JustiçaPonto JusNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSESC TVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.