FANDOM

Quiz TV
Quiztv

Tipo

Programa Independente

Gênero

Interativo/CallTV

Estreia

2010

Último Programa

Novembro de 2010

Produzido por

Brazil Interactive Media

EsoTV

Emissoras

MTV Brasil

Rede Gazeta

Esporte Interativo

Terra Viva

Apresentação

Gabriele Serafim

Marco Sossay

Franciely Comunello

entre outros

O Quiz TV foi um CallTV independente produzido pela EsoTV, subsidiaria Brasil Interactive Media. Estreou em meados de 2010. Foi exibido pela MTV Brasil, Esporte Interativo, Rede Gazeta e Terra Viva.

O Programa

A proposta do Quiz TV era simples. Aparecia um desafio na tela e o apresentador convencia o telespectador a ligar para o número para falar ao vivo.

O Telespectador liga para um número, no qual ele deve participar de um jogo, onde ele tem que confirmar se tal afirmação é verdadeira ou falsa. O participante deve pontuar o máximo possível pois aquele com o maior número de pontos entre os participantes, é escolhido para falar ao vivo e responder o desafio.

Os desafios são sempre os mesmos. Envolvendo palavras, números e imagens. Não há informações exatas sobre a estreia do programa. Especula-se que tenha sido no primeiro semestre de 2010.

Curiosamente, neste periodo, a EsoTV produzia dois CallTVs ao mesmo tempo, o Quiz TV e o Super Game. Enquanto que o Super Game era exibido à tarde, o Quiz TV era exibido pela noite e madrugada. Apesar de que o Hyper QI já foi exibido nas tardes.

Ambos os programas não tinham nenhuma diferença entre si. O mesmo cenário, os mesmos apresentadores, o mesmo grafismo e até o mesmo número de telefone. Em outras palavras, se tratava do mesmo programa, mas com dois nomes e aberturas diferentes.

Polêmicas

Como todo CallTV, o Quiz TV não escacou de críticas e polêmicas. Foram muitas as denúncias sobre a procedencia da atração. Muitos telespectadores afirmaram que o programa era uma fraude. Inclusive, circula pela internet um "dossiê" sobre os CallTVs. Nesse dossiê, são explicados as farsas da atração e expecula-se que essas produções fazem parte de uma "quadrilha" internacional. Porém a maior polêmica não foi essa. E sim sobre a transmissão do programa pela MTV Brasil.

Em 2008, o Grupo Abril resolve lançar o sinal da MTV Brasil para as parabólicas. Anos depois, para custear o aluguel do sinal, o grupo resolve vender parte dos horários do canal. O primeiro "programa independente" exibido foi de um televendas de veículos usados.

Em meados de 2010, o Super Game e o Quiz TV invadiram a programação da MTV Brasil no satélite. Das 14h às 17h ia ao ar o Super Game, e das 19h às 22h ia o Quiz TV. O problema era que para exibir as atrações, o sinal da emissora era "cortado", pois o sinal não era cedido para as produções independentes. Com isso programas como o 15 Minutos e o Fiz na MTV não eram exibidos na parabólica, pois em seu lugar eram exibidos as atrações independentes.

Durante a época de eleições, a situação piorou. Pois por causa do horário político, os dois programas tinham que se encaixar na programação. Com isso, o Furo MTV não era exibido, e o Acesso MTV e o MTV Movie Awards não foram exibidos na íntegra.

Tal atitude revoltou os fãs da emissora, que não pouparam em demostrar sua indignação nas redes sociais. A polêmica foi tanta que chegou até nos estúdios da MTV. Os programas de humor satirizavam a situação como forma de protesto. A VJ Marimoon, demonstrou seu repúdio no Twitter.

Durante um intervalo VMB 2010, Marco Bianchi apareceu satirizando a situação ao apresentar um CallTV fictício. No Comédia MTV, teve o "Quiz da Fernandona" com Tatá Werneck. O público que assistia a MTV na parabólica cobravam dos VJs e diretores alguma explicação sobre o fato. Não houve nenhuma resposta.

No final de 2010, o Quiz TV e Super Game foram substituidos pelo Smart Quiz e Turbo Quiz respectivamente. Por determinação da justiça e pressão do público, no dia 1º de Janeiro de 2011, os CallTVs já não eram mais exibidos pela MTV Brasil.

Extinção

O programa saiu do ar em meados de novembro do mesmo ano de estreia. Foi substituído pelo Turbo Quiz que começou a ser exibido mais cedo em relação ao programa anterior.

Vídeos

Trecho Quiz TV - Kamila Smaili MTV01:31

Trecho Quiz TV - Kamila Smaili MTV

Final Quiz TV (Tarde) - Carol Terra Viva 19.1010:06

Final Quiz TV (Tarde) - Carol Terra Viva 19.10.10

CallTVs No Brasil

2004: Insomnia

2007/2008/2009: Hyper QIQuiz ShowInterligado

2012: LigQIBabestation Brasil

2013: Azaração3-2-1A ChanceAzaração Sexy

2014: Letra & MúsicaAcerte ShowPalavra CantadaAfter Hours

2017: Super Quiz ShowSuper Bônus