FANDOM

O QI foi um CallTV Independente produzido pela EsoTV. Entrou no ar em 2012 (provavelmente no segundo semestre do ano). Saiu do ar no dia 21 de Agosto de 2013, porém ensaiou uma volta em setembro, tendo seu último programa provavelmente no dia 17 de Setembro de 2013. Em seu lugar, estreou A Chance.

O programa já foi exibido pela Mix TV, Rede Brasil de Televisão, Terra Viva, BRZ, Novo Canal, Canal do Boi, Agro Canal e até na RedeTV!.

O Programa

O formato do programa era simples e não fogia muito dos CallTVs semelhantes. Aparecia um desafio na tela e o apresentador convencia o telespectador a ligar para o número para falar ao vivo.

O Telespectador ligava para um número, no qual ele deveria participar de um jogo, onde ele teria que confirmar se tal afirmação era verdadeira ou falsa. O participante deveria pontuar o máximo possível pois aquele com o maior número de pontos entre os participantes, era escolhido para falar ao vivo e responder o desafio.

O desafio do programa era sempre o mesmo. O telespectador precisa acertar a palavra que está embaralhada na tela para ganhar um prêmio.

Como nos outros CallTVs anteriores, os nomes da equipe não era divulgados, são chamados apenas por apelidos. O diretor, por exemplo, era apelidado de Sargentão, já o câmera-man era chamado de Formula 1.

O cenário do programa era extremamente simples e todo azul. A apresentação era feita por rodízio, não tendo um apresentador fixo.

Extinção

O QI tinha sido extindo em Agosto de 2013 para dar lugar ao A Chance, também produzido pela Eso TV e com melhor estrutura. Porém no mês seguinte, ensaiaram uma volta do QI durante as tardes e as madrugadas, mas não durou muito tempo.

Horários

O programa era exibido com maior frequência na madrugada. Mas também era exibido nas manhãs, tardes e raramente à noite. Já foi exibido em muitas emissoras: Rede Brasil de Televisão, Mix TV, Terra Viva, BRZ, Canal do Boi, Agro Canal, Novo Canal e até na RedeTV!.

O programa era exibido durante as manhãs e madrugadas pela Mix TV e Rede Brasil de Televisão. Nas tardes, era exibido pelo Terra Viva.

Polêmicas

Como todo CallTV, o QI também sofreu críticas e acusações de fraude. Em 2012, um internauta postou no YouTube, um vídeo explicando a fraude do programa.

No vídeo mostra uma compilação de cenas do programa, onde mostra que a voz dos telespectadores que falam ao vivo é sempre a mesma (a de um homem mais velho ou uma mulher mais velha), mostrando que o programa seria armado. Outra prova era a de que os participantes erravam veementemente os desafios, a maioria deles extremamente fáceis.

CallTVs No Brasil

2004: Insomnia

2007/2008/2009: Hyper QIQuiz ShowInterligado

2012: LigQIBabestation Brasil

2013: Azaração3-2-1A ChanceAzaração Sexy

2014: Letra & MúsicaAcerte ShowPalavra CantadaAfter Hours

2017: Super Quiz ShowSuper Bônus