TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Registre-se
Advertisement

Primeiro Impacto é um telejornal policial matinal do SBT. No ar desde 28 de março de 2016. Apresentado por Marcão do Povo, Darlisson Dutra, Felipe Malta e Daniele Brandt.

Histórico e Produção[]

No início de 2016, durante sua viagem de férias aos Estados Unidos, Silvio Santos determinou que o SBT voltasse com o jornalismo nas manhãs. Desde o fim do Notícias da Manhã em Abril de 2015, que o horário é recheado apenas com programas infantis. Para isso, a emissora comprou o formato do telejornal da Univision, "Primer Impacto". O estilo do jornal hispânico, onde as apresentadoras usavam roupas que evidenciavam pernas e decotes fez com que o público achasse que seria a volta do famoso "Jornal das Pernas" (SBT Notícias Breves), exibido no passado e que seguia quase o mesmo estilo.

Inicialmente com três horas de duração, tempos depois teve seu tempo reduzido, para uma hora de duração. Uma reprise do programa Fofocando acabou indo ao ar após o término do jornal. Com o fim da reprise, o noticiário passou a ter duas horas de duração.

Em outubro de 2016, por decisão de Silvio Santos, que estava insatisfeito com os índices do jornal, decidiu que as apresentadoras Karyn Bravo e Joyce Ribeiro deixassem a atração. E que no lugar delas entraria Eduardo Camargo (ou Dudu Camargo) que até então interpretava o "Homem do Saco" no programa Fofocando. Estreando na apresentação em 10 de Outubro, no cenário que não tinha mais bancada.

1impac01

Dudu Camargo no comando do telejornal.

A decisão foi polêmica, controversa e dividiu as opiniões do público. Sobretudo pelo fato de Dudu ser um garoto de 18 anos (que tinha até aparelho no dente), sem nenhuma experiência jornalística. Apesar de já estar trabalhando na televisão há alguns anos. Alguns telespectadores reprovaram a mudança, acusando o SBT e Silvio Santos de "brincar de televisão". Já outra parte aprovou o novo apresentador e seu estilo mais animado. Ficando marcante pelas dancinhas ao final de cada edição.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), após pedidos de jornalistas, publicou uma nota sobre o ocorrido. Afirmando que o SBT "mais uma vez despreza jornalistas". Um mês depois, o programa ganha meia hora de duração. Karyn Bravo e Joyce Ribeiro retornam à apresentação e ficaram responsáveis por comandar o telejornal das 6h às 7h, enquanto Dudu Camargo ficou com o restante da duração.

Na última semana de dezembro de 2016, o SBT emitiu um comunicado anunciando mudanças no jornalismo da casa. O Primeiro Impacto, assim como o Jornal do SBT foram extintos no dia 30. Sendo substituídos a partir de 2 de Janeiro de 2017 pelo SBT Notícias, que teve sua duração aumentada. Além disso, parte do horário do policialesco ficou com o Fofocando, que migrou para as manhãs. No início de Janeiro de 2017, o SBT emitiu um comunicado anunciando o retorno do telejornal no dia seguinte à mensagem. Por ordem de Silvio Santos, o noticiário retornaria sendo apresentado por Dudu Camargo nas tardes do canal, substituindo o Clube do Chaves, que estava no ar após a transferência do Fofocando para as manhãs.

Porém, a decisão desagradou os telespectadores, sobretudo os fãs de Chaves que assistiam a faixa (que inclusive chegou a duplicar a audiência do horário). No Twitter, o público lançou a campanha "#SemChavesSemSBT" pedindo para que Chaves não deixasse o horário. Por conta disso, horas depois, outro comunicado foi emitido pela emissora. Dessa vez anunciando que o retorno do Primeiro Impacto foi adiado, mantendo o Clube do Chaves. Em 31 de Janeiro de 2017, o SBT emitiu outro comunicado anunciando a volta do telejornal, desta vez no horário original, das 6h e 8h30. Essa e outras decisões sobre o programa foram ordenadas por Silvio Santos por telefone, já que ele estava de férias em Miami.

Em 20 de Fevereiro de 2017, Marcão do Povo estreou como apresentador do Primeiro Impacto, apresentando metade do telejornal, e Dudu Camargo apresentando a outra. A contratação causou enorme polêmica, pois Marcão se tornou conhecido nacionalmente por ter feitos comentários racistas à cantora Ludmilla no Balanço Geral DF, e ocasionando sua demissão na afiliada da Record. Inicialmente, Dudu ficava com a apresentação do jornalístico até às das 6h às 7h30, enquanto Marcão apresentava das 7h30 às 8h30.

Em 27 de Março, retornou para o horário da tarde. A ideia inicial era que a exibição fosse das 12h às 15h, mas passou a ir ao ar das 13h45 às 14h45. Com essas mudanças, o SBT Notícias ganhou uma hora a mais na duração, ocupando a faixa matinal, e também ganhou a apresentação de Dudu Camargo. Além disso, Dudu Camargo saiu do policialesco e foi transferido para o SBT Notícias, apresentando-o na parte da manhã. Em 30 de Março, todas essas mudanças foram desfeitas, e o PI voltou para o horário da manhã, como era antes.

Em Outubro, com o fim do Mundo Disney, passou a ir das 6h até das 10h30. Em Junho de 2019, com o fim do SBT Notícias, passou a começar as 4h. Antes, em Janeiro, Márcia Dantas estreou como apresentadora eventual, cobrindo as férias de Marcão do Povo. Com a boa aceitação da jornalista, ela foi efetivada em Dezembro do mesmo ano, tornando-se a terceira titular e apresentando o jornalistico das 9h às 10h30.

Em Abril de 2020, Marcão do Povo foi suspenso temporariamente após gerar polêmica ao sugerir que pessoas infectadas com COVID-19 deveriam ser levadas à um "campo de concentração". Em 19 de Maio de 2020, ganhou uma reprise a partir do meio-dia, chamada de "segunda edição", mas com a baixa audiência, foi cancelada poucos dias depois. Em 7 de julho, Márcia Dantas deixa a apresentação para assumir a bancada do SBT Brasil. Em Outubro do mesmo ano, Marcão do Povo é afastado temporariamente mais uma vez. A justificativa do jornalista era de que ele teria sofrido um acidente no qual teria machucado o joelho.

Em 22 de março de 2021, passou a terminar às 09h30 por conta da estreia do Vem Pra Cá. O encerramento foi mudado para às 9h três dias depois. Em 26 de abril do mesmo ano, Darlisson Dutra estreou como o terceiro âncora do jornalístico, comandando-o das 5h40 às 7h20. Enquanto Dudu Camargo ficou com o horário das 4h às 5h40 e Marcão do Povo das 07h20 às 09h00. A intenção foi diminuir o espaço de Dudu, como uma punição pelas polêmicas em que se envolveu na época, como um acidente de carro onde ele dirigia sem CNH.

Em 4 de abril de 2022, passou a ser transmitido das 6h às 12h, ocupando o espaço do Bom Dia e Cia. Em 17 de outubro do mesmo ano, foi esticado para a 13h. E esticada mais uma vez para às 13h30 durante o período de horário eleitoral. No final de abril de 2023, Dudu Camargo foi afastado da apresentação, sendo substituído por Felipe Malta. Em 6 de junho, o SBT confirmou a rescisão do contrato de Dudu, que originalmente iria até outubro. O apresentador foi dispensado após problemas com a equipe e a direção, que teve o aval de Silvio Santos para demiti-lo. Entre 3 e 28 de julho de 2023, durante as férias de Marcão do Povo, o horário das 9h30 às 13h foi cedido ao especial de férias do Bom Dia & Cia.

A partir de 11 de setembro de 2023, o jornalístico foi reformulado e dividido em dois seguimentos. A primeira parte, das 6h às 8h30, seguiu apresentada por Marcão do Povo com o jornalismo policial. A segunda parte, das 8h30 às 13h, passou a ser comandada por Darlisson Dutra, Felipe Malta e Daniele Brandt (que estreou no noticiário), com um formato próximo a de uma revista eletrônica.

Apresentadores[]

Advertisement