FANDOM

Phineas e Ferb
Phineas e Ferb.png

Tipo

Série de Desenho Animado

Emissora

Disney Channel
Disney XD

Criado por

Dan Povenmire
Jeff "Swampy" Marsh

Direção

Dan Povenmire
Zac Moncrief

País de Origem

Estados Unidos

Nº de episódios

220 e 1 Filme

Duração

11 ou 22 minutos (Alguns especiais tem mais duração)

Primeira Exibição Brasil

16 de Dezembro de 2007

Wikia

Phineas e Ferb Wiki

Phineas e Ferb é uma série americana animada de televisão, criada por Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh e exibida pelo Disney Channel e Disney XD. Ela retrata dois meio-irmãos novos que transformam seus sonhos em realidade a cada dia. Sua irmã adolescente tenta dedurá-los, mas as evidências sempre parecem desaparecer antes de sua mãe poder vê-las. Entretanto, um cientista do mal, mas estranho, o Dr. Doofenshmirtz vive fazendo maldades para tentar causar estragos à Área dos Três Estados, e apenas o ornitorrinco dos dois meninos, Perry, também conhecido como Agente P, pode detê-lo.

Nos EUA, a série foi exibida como uma prévia no Disney Channel em 17 de Agosto de 2007, após a estreia de High School Musical 2. No Brasil, houve três pré-estreias, duas das quais ocorreram em 16 de Dezembro de 2007 e 20 de Janeiro de 2008.[1] [2]. Sua estreia oficial ocorreu no mundo inteiro em 01 de Fevereiro de 2008. Atualmente está em sua quarta temporada.

Origens

Os criadores Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh reuniram artistas como os de Os Simpsons, em meados da década de 90, onde se sentaram um em frente ao outro. Eles falaram ao longo de um senso compartilhado de humor e acabaram emparelhados como uma equipe de redação na Vida Moderna de Rocko da Nickelodeon, onde aprenderam mais e mais aspectos da atividade de produção de uma animação.[3]

Foi durante esse tempo que a dupla começou a desenvolver um programa que lhes permitiriam continuar a trabalhar juntos como escritores.[3]Foi no restaurante Wild Thyme em South Pasadena, Califórnia, onde Povenmire desenhou o primeiro esboço de um menino de cabeça triangular, enquanto jantava com sua esposa. Povenmire ligou parar Marsh naquela noite e lhe deu a notícia que os dois teriam o próprio show.[4]

Estilo

Todas as outras personagens nasceram a partir de um garoto simples de uma cabeça triangular. Phineas é um triângulo, Ferb é um retângulo, e Candace é um semi-círculo. O objetivo era criar personagens simples que as crianças poderiam facilmente tirar por conta própria. Eles também criaram personagens que eram reconhecíveis pela silhueta, que é um padrão de animação antigo que Matt Groening ensinou a Povenmire enquanto ele estava trabalhando em Os Simpsons.

Depois de as personagens serem criadas, eles decidiram trabalhar com formas geométricas para o fundo. Marsh descreve isso como uma homenagem ao lendário Tex Avery, animador/diretor de Looney Tunes". "Há um pouco de Tex Avery lá - ele tinha esse estilo muito gráfico [em seus desenhos]. Muito do que eu vejo [na série] agora. é emprestado de Tex". As Aventuras de Rocky e Bullwinkle forneceu a inspiração suplementar no seu formato, onde várias histórias diferentes seriam resolvidas juntas no final do episódio.[5]

A paleta de cores era originalmente um tema de discussão. Povenmire e Marsh quiseram personagens brilhantes e coloridos com corantes naturais para o fundo. Marsh destacou que "todas as coisas que eles fazem para o trabalho, seu mundo precisa ser fundamentado na realidade." A Disney queria uma paleta mais estilizada. Povenmire lembrou: "Eu realmente tive discussões com a Disney sobre isso porque queria chegar a um esquema de cores legal. Eu só queria dar a sensação de verão". Os criadores venceram no final.

Horários de Exibição

Dias Disney Channel Disney XD
Segunda à Sexta 05:00, 6:30, 9:15, 14:00, 15:30, 18:00 20:30 (somente sexta-feira)
Sábados Não é exibido 13:00, 22:30

Dublagem

EUA

Phineas e Ferb possui seis membros no elenco principal: Vincent Martella, Thomas Sangster, Ashley Tisdale, Dee Bradley Baker, e os próprios criadores Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh. Martella faz a voz de Phineas, e Sangster, um dos atores britânicos do elenco, faz a voz de Ferb. Swampy viveu na Inglaterra durante sete anos, e desenvolveu um gosto pelos britânicos. Ashley Tisdale dubla Candace, e Dee Bradley Baker faz o grunhido de Perry o Ornitorrinco. Concluindo o elenco principal, os criadores Dan e Swampy realizam as vozes do Dr. Doofenshmirtz e Major Monograma, respectivamente.
O elenco de personagens secundários apresenta Alyson Stoner como Isabella, Maulik Pancholy como Baljeet, Bobby Gaylor como Buford, Caroline Rhea como Linda, Richard O'Brien como Lawrence, Mitchel Musso como Jeremy, Kelly Hu como Stacy, Tyler Mann como Carl, e Olivia Olson como Vanessa.

Brasil

Personagem: Dublador:
Phineas Yan Gesteira
(1ª voz, 1ª Temporada e início da 2ª Temporada)
Fabrício Vila Verde
(2ª voz, a partir de "Pé de Coelho Que Não Dá Sorte")
Raphael Oliveira (canções)
Ferb Gustavo Pereira
Candace Flávia Fontenelle
Mariana Féo (canções)
Perry Dee Bradley Baker
Doofenshmirtz Samir Murad
Major Monograma Carlos Seidl
Isabella Bruna Laynes
Malú Rodrigues / Analú Pimenta (canções)
Baljeet Luciano Monteiro
Buford Ronalth Abreu
Linda Tereza Cristina (1ª voz)
Mariangela Cantú (2ª voz)
Lawrence Mário Cardoso
Jeremy Charles Emmanuel
Stacy Hannah Buttel
Carl Sérgio Muniz
Vanessa Jullie
Irving Matheus Perissé

Episódios

Personagens

Os enredos cresceram da infância de Povenmire em Mobile, Alabama. Sua mãe sempre o encorajava a fazer coisas criativas, em vez de ver televisão. Uma de suas atividades era fazer filmes caseiros. Povenmire diz: "Minha mãe deixava eu usar cortinas pretas da nossa sala de estar que serviria como espaço sideral. Eu pendurava modelos de naves especiais para meus curtas que filmei com uma câmera Super 8".[6]

Phineas e Ferb

Phineas Flynn e Ferb Fletcher são meio-irmãos que vivem com sua irmã mais velha, Candace Flynn, e seus pais Linda Flynn e Lawrence Fletcher, na cidade de Danville. Os irmãos se encontram insatisfeitos por passar suas férias de verão fora da escola, e assim criam planos inacreditáveis ​​e muitas vezes bizarros (por exemplo: encontrar uma múmia, reunir uma banda novamente, carros de corrida, construir uma montanha russa gigante, etc), a fim de tornar o verão mais emocionante e extraordinário. A irmã deles, Candace, está ciente de que suas atividades incomuns a levam contar para a sua mãe, fazendo com que as aventuras de Phineas e Ferb possam terminar. As ações de Candace saem principalmente por ciúme, porque ela não seria capaz de ser como eles, viver muitas aventuras.

Perry o Orntirrorrinco

O animal de estimação de Phineas e Ferb, Perry o Ornitorrinco, é na verdade, um agente secreto chamado "Agente P". Normalmente, a primeira aparição de Perry em uma história é quando alguém (geralmente Phineas) percebe a ausência dele, e pergunta: "Ué, cadê o Perry?". Após a pergunta ser feita, a cena muda diretamente para Perry, mostrando ele entrar por rampas ou entradas secretas que o leva para um esconderijo, onde ele recebe instruções através de um monitor, de seu chefe Major Monograma (No entanto, em alguns casos, Perry é simplesmente mostrado na base da recepção, como em "Carl Disfarçado"). Em seguida, Major Monograma, dá a Perry alguma missão que geralmente envolve o malvado Dr. Doofenshmirtz, para derrotar seus planos maléficos ​​de derrotar a Área dos Três Estados (embora isso nem sempre é o caso). A maioria dos episódios mostra Perry lutando contra o Dr. Doofenshmirtz de forma conscientemente vulgar. (assim como Doofenshmirtz explica seus planos para Perry). Este enredo inclui também, às vezes, os sarcasmos de Vanessa, filha de Doofenshmirtz, e Norm, seu robô. Inevitavelmente, estas batalhas acontecem muito perto de onde Phineas e Ferb estão fazendo o plano que tinham para o dia e, geralmente, ajuda na remoção de todos os elementes relacionados com o que eles estavam fazendo, antes de Candace poder mostrar à sua mãe o que construíram no quintal. Às vezes, isso acontece ao contrário, como Phineas e Ferb estragarem as maldades de Doofenshmirtz ("Viva Doofânia", "Thaddeu e Thor", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Candace

Ocasionalmente, há enredos relacionadas com Candace durante os episódios. Eles envolvem, geralmente, Candace conversando ou saindo com sua melhor amiga Stacy, ou tentando chamar atenção de seu paquera, Jeremy. Esses enredos geralmente se envolvem com muitas das tentativas de Candace dedurar Phineas e Ferb para sua mãe.

Veja Também

Referências

  1. Planeta Disney - Conheça Phineas e Ferb, a nova série do Disney Channel
  2. Planeta Disney - Estreias de Janeiro de 2008 no Disney Channel
  3. 3,0 3,1 Animation World Magazine. Strike, Joe. "From Swampy & Dan Emerges Phineas and Ferb", Page 1."
  4. Animation World Magazine. Strike, Joe. "From Swampy & Dan Emerges Phineas and Ferb", Page 3.
  5. Piper's Picks TV #031.
  6. Alabama Press-Register Blog. Brantley, Mike. "Disney animator sees summers in Mobile as inspiration"

Também no FANDOM

Wiki aleatória