TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Registre-se
Advertisement

Pecado Mortal foi uma novela da Record. Escrita por Carlos Lombardi, com colaboração de Emílio Boechat, Nélio Abbade, Mário Viana, Renê Belmonte e Margareth Boury, contou com direção de Alexandre Boury, Vivianne Jundi, Hamsa Hood, Leonardo Miranda, Arme Manente, Rogério Passos e direção geral de Alexandre Avancini. Exibida entre 25 de setembro de 2013 e 30 de maio de 2014, em 176 capítulos, sucedendo Dona Xepa e antecedendo Vitória.

Com Fernando Pavão, Simone Spoladore, Paloma Duarte, Vitor Hugo, Luiz Guilherme, Betty Lago, Jussara Freire e Felipe Cardoso.

Enredo[]

Em 1941, no Rio de Janeiro, Stella Nolasco (Marcela Barrozo) fica gravida ao se relacionar com o italiano Michelle Vêneto (Henrique Guimarães), assistente de um mafioso que cuida de um cartel de Jogo do Bicho, e casado com Donana (Maytê Piragibe). Ela, ao descobrir o caso do marido, vai até Stella, que está em trabalho de parto, e a chantageia. Fazendo a entregar o bebê e seu outro filho com Michelle, Otávio, para ela cuidar. Donana, após mandar seu irmão dar um fim em Stella, acreditou que a moça estava morta.

Anos depois, em 1977, Stella (Betty Lago) retorna ao Rio de Janeiro para reencontrar seus dois filhos, surpreendendo Donana (Jussara Freire). Esta última, continuou casada com Michelle (Luiz Guilherme), que se tornou um poderoso bicheiro, e teve mais dois filhos além dos de Stella. Porém, dos dois, ela fez o marido acreditar que apenas Marco Antônio (Fernando Pavão) seria seu filho legítimo, enquanto Otávio (Felipe Cardoso) seria um garoto abandonado que pegou para cuidar.

Marco Antônio, quando jovem, fugiu de casa renegando a família e o universo de bicheiro. Passou a se chamar Carlão e tornou-se um hippie com a promotora Patrícia (Simone Spoladore), e tem dois filhos. Patrícia desconhece a origem do marido e trabalha em uma operação para acabar com o poder da família Vêneto e de uma família rival, os Ascar. Os dois vivem uma vida feliz, até que Carlão torna-se acusado de pedofilia em uma escola infantil no qual é sócio.

Essa acusação foi forjada por Dorotéia (Paloma Duarte), sobrinha do chefe da família Ashcar, cujo objetivo é assumir os negócios do tio, junto a seu irmão, Danilo (Gustavo Machado). Carlão ainda tem outro empecilho: o investigador corrupto Picasso (Vitor Hugo), comparsa de Donana, que nutre um ódio fulminante pelo homem.

A trama tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do final dos anos 1970, abordando a criminalidade e o consumo de drogas da época. Onde os morros deixavam de ser comandados por bicheiros, para serem tomados por traficantes.

Elenco[]

Intérprete Personagem
Fernando Pavão Carlos Almeida (Carlão) / Marco Antônio Vêneto
Simone Spoladore Patrícia Salgado
Vitor Hugo Vinícius Vieira (Picasso)
Paloma Duarte Doroteia Ashcar
Betty Lago Stella Nolasco
Jussara Freire Donana Vêneto
Luiz Guilherme Michelle Vêneto
Felipe Cardoso Otávio Vêneto
Denise Del Vecchio Delegada Maria das Dores Noronha
Carla Cabral Laura Escobar / Laura Leblon
Juliana Didone Leila Vergueiro
Maria Clara Vergueiro
Daniela Galli Catarina Ashcar Vêneto
Guilherme Winter Roberto Lima (Veludo)
Heitor Martinez Tadeu Wernek (Van Gogh)
Marcos Pitombo Ramiro Abdalla Rodrigues
Lua Blanco Silvia de Almeida (Silvinha)
Iran Malfitano Pedro Noronha
Claudio Heinrich Paulo Noronha>
Mel Lisboa Marcinha / Eva
Eduardo Lago José Vergueiro
Henrique Guimarães Juliano Vêneto
Michelle Vêneto (jovem)
Daniel Del Sarto Ângelo (Anjo)
Íris Bruzzi Nair
Gustavo Machado Danilo Ashcar
Laíze Câmara Lili
Tatyane Goulart Lívia Vêneto
Bernardo Velasco Romeu Vergueiro
Mário Gomes Getúlio Amado
Gabriela Moreyra Tônia
Sônia Lima Norma Shirley
André Ramiro Jeferson Carneiro (Mineral)
Nanda Ziegler Matilde (Xuxú)
Fábio Villa Verde Jurandir Carvalho
Aline Borges Joana da Costa
Mariah Rocha Helena Maranhão
Rafael Sardão Hiago Baldochi
Miguel Nader José Maria (Caravaggio)
Ricardo Vandré Horácio Carvalho (Vegetal)
Bianca Byington Ilana Vergueiro
Ricardo Petraglia Omar Ashcar
Luciana Braga Rosa
Carlos Bonow Marcelo Firenze (Starsky)
Tarciana Saad Tereza
Gero Pestalozzi Bernardo Avelar
Ricardo Duque Laerte
Andréa Avancini Maria Fernanda Figueiredo
Lívia Rossy Bruna
Diogo Oliveira Tadeu Pedroso
André Luiz Miranda Djalma
Roberta Santiago Urana Torres
Fernando Sampaio Brito
Luis Augusto Formal Guilherme Escobar (Gui)
Pietra Goa Rafaela Almeida
Luiz Felipe Mello Rodolfo Almeida
Renato Livera Reginaldo Soares (Monet)

Participações especiais[]

Intérprete Personagem
Maytê Piragibe Donana Vêneto (jovem)
Marcela Barrozo Stella Nolasco (jovem)
Gustavo Leão Getúlio Amado (jovem)
Gracindo Júnior Cebolão
Cláudio Gabriel Júnior
Jonathan Azevedo Jorginho
Alan Nunes Motorista da ambulância
Alex Cezario
Alexia Garcia Secretária
Alex Nader Augusto (Agostinho)
Alexandre Lemos Lupércio
Ana Carolina Rainha cliente de Anjo
Bemvindo Sequeira Tufik Abdalla
Bianka Fernandes Diana (Didi)
Junior Prata Carcereiro Ferreira
Caco Baresi Joel
Celso Reeks Pimpolho
Bruno Padilha Quintino (Quim)
Cláudia Lira Beatriz (Bia)
Carolina Chalita Maria José
Daniel Satti Pente-Fino
Francisca Queiroz Valéria (Val)
Felipe Martins Euzébio
Henri Pagnoncelli Evaldo Salgado
Jennifer Setti Adriana
Jorge Destez Leão
Iran Lima Berrilo
Lu Grimaldi Dulce Esporzito
Ítalo Villani Leandro
Luciano Szafir Sheik
Luciana Malavasi Drª Flávia
Maria Cristina Gatti Gertrude
Matheus Faria Danilo Aschar (Jovem)
Miguel Kelner Homem que é confundido com Carlão na praia por Picasso
Pâmela Côto Vera (Verinha)
Paulo Reis Giancarlo
Pedro Jones Xampu
Raul Gazolla Valdo Santiago
Raquel Nunes Adelaide
Raymundo de Souza Perfume
Ricardo Ferreira Morador do prédio de Carlão e Patricia
Ricardo Pavão Anselmo
Raí Antunes Vitório
Rodrigo Vidigal Assaltante
Sérgio Abreu Enfermeiro
Sérgio Monte Barbosa
Solange Couto Betty Valle
Nelito Reis Felipe Santiago

Produção[]

Primeira e única novela de Carlos Lombardi na Record, o autor foi contratado pela emissora em 2012. e pretendia escrever uma novela diferente das tramas de comédia que escreveu na Globo. Após a novela, Lombardi permaneceu no canal até 2017, sem emplacar novos trabalhos. Ele chegou a trabalhar em uma série sobre o grupo Mamonas Assassinas, que não seguiu adiante.

A novela, além de ser em outra emissora, diferiu-se das tramas escritas por Lombardi na faixa das 19h da Globo. Sendo definida pelo autor como um "melodrama de ação com algumas pitadas de humor". Ainda mantendo várias características comuns de histórias do novelista, como diálogos rápidos, cenas de ação e excesso de homens sem camisa. Seu título provisório foi "Vida Bandida".

Contando com um custo inicial estimado em R$ 500 mil por capítulo, foram investidos mais de R$ 11 milhões em cenografia, e foi construída uma cidade cenográfica de 7000 m², que recriava a Copacabana dos anos 1970. Tornando-se uma das produções mais caras da história da Record até então. A trama foi filmada com câmeras Arri Alexa, que tinham padrão de imagem cinematográfico.

A trama ainda contou com uma virada a partir do capítulo 100. No qual Carlos Lombardi definiu como um momento em que "os mocinhos irão virar vilões". Onde Carlão (Fernando Pavão) matou dois atiradores de elite para salvar sua família. Na reta final da história, foi revelado que o ódio mortal que o vilão Picasso (Victor Hugo) sentia por Carlão, era motivado por uma paixão que sentia pelo mocinho.

Bianca Rinaldi estava escalada para viver Patrícia, mas a atriz acabou deixando a Record na época. E o papel ficou com Simone Spoladore. Foi a última novela da atriz Betty Lago, que faleceu em 2015. Apesar da recepção positiva por parte da crítica especializada, a trama amargou baixos índices de audiência. Devido a crise que a teledramaturgia da Record enfrentava naquela época.

Originalmente exibida no horário das 22h, a novela foi remanejada para às 21h15, a partir de 3 de fevereiro de 2014. A emissora tinha como objetivo fazer a trama concorrer diretamente com a novela das 21h da Globo. Antes disso porém, em seus primeiros capítulos, em setembro de 2013, a novela chegou a ser exibida às 23h, após A Fazenda.

Capítulo Especial[]

Em 23 de novembro de 2013, uma segunda-feira, a Record exibiu um capítulo especial da novela, sem relação com os demais. Onde Carlão (Fernando Pavão) sonha com uma história completamente diferente do enredo mostrado na trama. No qual ele era casado com Dorotéia (Paloma Duarte), teve uma filha com ela, e nunca conheceu Patrícia (Simone Spoladore).

Reprise[]

Foi reprisada pela Rede Família, inaugurando a faixa das 19h30, entre 9 de março e 9 de novembro de 2020. Sendo exibida na íntegra, antecedendo a reprise de Vidas Cruzadas. Na Record, foi reprisada em edição especial às 22h45 entre 2 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024. Marcou 2,45 Pontos de média geral de audiência.

Advertisement