Fandom

TVPédia Brasil

Patrulha Salvadora

445 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários3 Compartilhar
Patrulha Salvadora
Patrulha-Salvadora.jpg

Tipo

Série

Gênero

Infantil/Aventura

Estreia

11 de Janeiro de 2014

Último Episódio

24 de Janeiro de 2015

Emissora

SBT

Escrita por

Íris Abravanel

Direção

Reynaldo Boury

Temporadas

4

Patrulha Salvadora foi uma série produzida pelo SBT escrita por Íris Abravanel e dirigida por Reynaldo Boury que estreiou em 11 de Janeiro de 2014. A série é um spin-off da novela Carrossel, que é uma adaptação da novela mexicana Carrusel. Carrusel, por sua vez, é baseado em "Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se Olvida" do argentino Abel Santa Cruz.

A série contou com boa parte do elenco de Carrossel, porém se passa numa espécie de "universo paralelo" ao da novela. O texto também trás referência à novela O Superpoder do Amor, texto de Tiago Santiago escrito para o SBT e que nunca foi produzido.

Teve ao todo 4 temporadas, sendo seu último episódio exibido em 24 de Janeiro de 2015.

Sinopse

1ª Temporada

  • Alerta: Este tópico contém Spoilers.

A série se passa na fictícia cidade de Kauzópolis onde diversos crimes acontecem. A polícia da cidade é chefiada pela Delegada Olívia, que cuida da cidade com rigídez na Extratogésimo Sexto Distrito Policial, mas mantém uma equipe incompetente, que mal consegue combater os crimes da cidade.

A Patrulha Salvadora é um grupo de crianças lideradas por Daniel e formado Maria Joaquina, Cirilo, Jaime, Alícia, Carmen, Davi, Mario, além do Rabito. Com o QG situado no subterrâneo, o grupo resolve os mais diversos problemas da cidade.

Cansados de resolverem problemas menores, a Patrulha se dispõe a resolver os crimes que a Polícia não consegue. Munidos de superpoderes, eles desvendam os crimes e combatem os vilões sinistros que ameaçam Kauzópolis.

A maior missão da Patrulha nesta temporada é tentar descobrir o verdadeiro culpado pelo sequestro de crianças. O responsável arma diversos planos para prejudicar a Patrulha, e manchar a reputação da mesma. Enquanto isso, os patrulheiros resolvem outros casos.

Por fim, foi revelado que Jorge é o grande vilão por trás dos sequestros. Ele fingia estar ajudando a Patrulha para que ninguém o desconfiasse. O Garoto pretendia comandar a cidade com o seu exército.

2ª Temporada

A maior missão da Patrulha nessa temporada, além de resgatar as crianças sequestradas, é salvar Maria Joaquina, que foi capturada pelo vilão.

Porém os Patrulheiros terão uma difícil tarefa pela frente. Pois Jorge tem o auxílio de Adriano, que é forçado a ajudar nas suas maldades após Chulé ser sequestrado. Os patrulheiros também deverão enfrentar "Os Sete Pecados Generais" que já auxiliaram Jorge e agora trabalham por conta própria para destruir a Patrulha.

3ª Temporada

Nesta temporada, os patrulheiros enfrentam um novo super vilão. Trata-se de um renomado mágico da cidade de Kauzópolis, Salazar (Marcos Tumura). O novo vilão conta com a ajuda de uma equipe do mal.

4ª Temporada

Na última temporada, um antigo faraó se apodera do corpo de Salazar. Com isso, começa a aparecer na cidade as dez pragas do Egito. A Patrulha trava uma árdua batalha contra o faraó.

Também nessa temporada, Olívia, Matilde e Jurandir são demitidos da delegacia por imcompetência e vão trabalhar na redação de um jornal.

Precedentes

Carrusel foi uma novela mexicana produzida em 1989 escrita por Valentím Pimsten e adaptada da trama "Jacinta Pichimahuida - La Maestra que no se Olvida" do argentino Abel Santa Cruz. A novela foi exibida pelo SBT em 1991 com um enorme sucesso.

20 Anos depois a exibição, o SBT se propõe a fazer um remake da novela. Exibida entre 2012 e 2013, Carrossel teve um sucesso muito além do esperado. Com uma média-geral de 12,3 pontos (a meta era de 7 pontos), a novela elevou  a audiência da emissora no horário. Além da repercussão nas redes-sociais, a novela obteve um lucro de R$100 Milhões com a venda de produtos licenciados.

Empolgados com o sucesso da novela. O SBT começa a produzir uma série com o elenco infantil da trama. Apesar de que não é a primeira vez que a emissora tenta aproveitar o sucesso da novela após seu fim. O SBT já produziu o infantil Clube do Carrossel, mas sem sucesso. Também tentou reprisar a novela semanas depois de sido exibido seu último capítulo, porém foi cancelada devido à baixa audiência.

Desenvolvimento

O Nome da Série é uma menção a um grupo criado na novela, liderado pelo personagem Daniel. A "Patrulha Salvadora" da novela se propunha a ajudar os amigos nos mais diversos problemas.

A série se passa em uma espécie de "universo paralelo" ao da novela. Enquanto Carrossel se passava em São Paulo, Patrulha Salvadora se passa na fictícia Kauzópolis. Alguns personagens da trama não aparecem na série. A Escola Mundial e nem a Professora Helena (Rosane Mulholland) aparecem na história. 

Alguns personagens tiveram suas profissões mudadas. A Personagem Olívia (Noemi Gerbelli) por exemplo, era a diretora da Escola Mundial, enquanto que na série, ela é a delegada de Kauzópolis.

Parte do Elenco infantil também não participam, como Lucas Santos (Paulo) e Aysha Benelli (Laura). 

A personagem Valéria, intepretada por Maísa Silva, apareceu episódios depois. A personagem estava viajando de férias, e voltou à Kauzópolis para ajudar a Patrulha. Já Adriano (Konstantino Atan) entra na segunda temporada e Matheus Ueta faz participação especial em um episódio da terceira temporada como Kokimoto.

O texto da série é baseado na trama O Superpoder do Amor, escrita por Tiago Santiago para o SBT.  A história, que viraria novela, contava sobre um grupo de crianças com superpoderes. Porém a novela jamais foi produzida já que Tiago Santiago deixou a emissora após produzir duas novelas, sem sucesso.

Até agora não foi explicado como os personagens adquiriram superpoderes na série.

Divulgação

A exibição da série já era de conhecimento do público desde o fim da novela. Porém, a primeira divulgação oficial foi no dia 26 de Outubro de 2013 no Palco do Teleton 2013. Onde alguns atores participaram da maratona divulgando a série.

A partir de 26 de Novembro de 2013, são veiculados teasers durante os intervalos comerciais. Neles, aparecem a personagem Valéria (Maísa Silva) apresentando o ficitício "Plantão JK" ("Jornal Kauzópolis") em que mostra vídeos de super-heróis salvando a vida das pessoas.

Em 1 de Dezembro de 2013, o elenco apareceu no Domingo Legal, dividindo o palco com o elenco de Chiquititas.

Elenco

Infantil

Adulto

entre outros

Personagens 

Os personagens mantiveram suas caracteristicas vistas na novela na série, apenas com algumas mudanças. 

  • Daniel: Líder Intelectual da "PS". Seu superpoder é a inteligência, o "super QI"
  • Maria Joaquina: Rica, bonita, e as vezes arrogante. É antenada e influente. Seu superpoder é uma "bolsa de utilidades" que contém os mais diversos ítens que ajudam a Patrulha.
  • Cirilo: Continua ingênuo e apaixonado pela Maria Joaquina, porém está mais maduro. Seu superpoder é seu "coração puro" que usa para combater os vilões.
  • Jaime: Bruto, mas com coração de ouro. Tem o poder da super-força
  • Alícia: Tem o poder da super-velocidade. Está sempre com seu Skate.
  • Mario: Apesar da personalidade forte, é um bom garoto. Seu superpoder é o "encantamento de animais".
  • Davi: Judeu, tem uma personalidade sensível e cautelosa. Tem o poder da super-pontaria.
  • Carmem: Meiga, sensível e educada. Comanda o "Júpiter", um supercomputador presente do QG dos patrulheiros. Apesar de ser miope e precisar usar óculos, seu superpoder é justamente a visão. Tem um carinho especial por sua bicicleta, que é uma espécie de extensão do "Júpiter".
  • Jorge: Rico e arrogante. Tenta constantemente fazer parte da Patrulha, mas sem sucesso, já que não tem superpoderes. Por fim, foi revelado que o mesmo é o grande vilão da série, responsável pelo sequestro das crianças.
  • Rabito: Cão de Mario. Também tem superpoderes.
  • Valéria: Aparece na segunda temporada após viajar de férias. Ela chega à Kauzópolis para rever seus amigos, e principalmente, Davi. Mesmo não tendo superpoderes, ela frequenta o QG e ajuda os patrulheiros.
  • Adriano: Também aparece na segunda temporada. O garoto é obrigado a ajudar Jorge em suas maldades, pois seu amigo Chulé foi raptado pelo mesmo.
  • Delegada Olívia: Delegada de Kauzópolis, é rígida quanto à seu trabalho. Porém não consegue resolver direito os problemas da cidade, pois sua equipe é incompetente. Odeia a Patrulha por sempre estar se metendo em seu trabalho, mas sempre acaba levando o mérito pelos crimes resolvidos pelos Patrulheiros.
  • Matilde: Investigadora da Delegacia. Um tanto atrapalhada e incompetente.
  • Jurandir: Carcereiro da Delegacia. É preguiçoso e incompetente.

Temporadas

A série teve 4 temporadas. Tendo ao todo 54 episódios, somado aos dois episódios especiais, paralelos ao enredo principal. As temporadas foram exibidas uma seguida da outra. sem intervalo.

Audiência

1ª Temporada

Episódio Data Nome Audiência
1 11/01/14 "O Caso dos Brinquedos Desaparecidos" 7 Pontos
2 18/01/14 "O Caso do Sequestro de Animais de Estimação" 6 Pontos
3 25/01/14 "O Caso do Caminhão de Lixo" 6 Pontos
4 01/02/14 "O Caso dos Hambúrgueres Loco Burguer" 5 Pontos
5 08/02/14 "O Caso do Robô Jupiterama" 5 Pontos
6 15/02/14 "O Caso do Pó da Inveja" 6 Pontos
7 22/02/14 "O Caso do Dionísio Diocesano" 6 Pontos
8 01/02/14 "O Caso do Sequestro de Daniel - Parte 1" 6 Pontos
10 15/03/14 "O Caso dos Clones" 5 Pontos
11 22/03/14 "O Caso dos Generais" 6 Pontos
12 29/02/14 "O caso da patrulha redentora" 6 Pontos
13 05/04/14 "O caso das crianças desaparecidas"  4 Pontos
MÉDIA GERAL 6 Pontos
  • Dados do Ibope da Grande São Paulo

2ª Temporada

Episódio Data Nome Audiência
01 12/04/14 "O Caso do Ataque da Luxúria Lustrosa" 6 Pontos
02 19/04/14 "O Caso do Ataque do Orgulho Pompeu" 6 Pontos
03 26/04/14 "O Caso da Maria Joaquina" 7 Pontos
04 03/05/14 "O Caso do Ataque do Avareza Careta" 6 Pontos
05 10/05/14 "O Caso da Menina Maravilha" 7 Pontos
06 17/05/14 "O Caso do Ataque do Ira Raivosa" 8 Pontos
07 24/05/14 "O Caso do Caos em Kauzópolis" 7 Pontos
08 31/05/14 "O Caso do Ataque da Gula Gulosa" 7 Pontos
09 07/06/14 "O Caso do Ataque da Inveja Largada" 6 Pontos
10 14/06/14 "O Caso da Maleta" 5 Pontos
11 21/06/14 "O Caso do Ataque da Preguiça Medrosa" 6 Pontos
12 28/06/14 "O Caso do Jorgulho Pompalieri - Parte 1" 6 Pontos
MÉDIA GERAL 6 Pontos

3ª Temporada

Episódio Data Nome Audiência
01 12/07/14 "O Caso do Roubo na Joalheria" 6 Pontos
02 19/07/14 "O Caso dos Ninjas Mágicos" 7 Pontos
03 26/07/14 "O Caso da Planta Gigante" 6 Pontos
04 02/08/14 "O Caso do Mestre dos Ninjas Mágicos" 6 Pontos
05 09/08/14 "O Caso do Ataque da Bruxa Brutuschka" 4 Pontos
06 16//08/14 "O Caso do Salazar" 6 Pontos
07 23//08/14 "O Caso da Vingança da Luiza" 5 Pontos
08 30/08/14 "O Caso do Ataque da Espírito de Porca" 5 Pontos
09 06/09/14 "O Caso do Ataque do Flito, o Destruidor do Amor" 4 Pontos
10 13/09/14 "O Caso do Desaparecimento do Espelho Mágico" 5 Pontos
11 20/09/14 "O Caso do Ataque do Persona" 6 Pontos
12 27/09/14 "O Caso do Ataque da Super Libélula" 5 Pontos
13 04/10/14 "O Caso do Ataque do Espelho" 7 Pontos
MÉDIA GERAL 6 Pontos

4ª Temporada

Episódio Data Nome Audiência
01 11/10/14 "O Caso do Soldado do Egito" 6 Pontos
02 18/10/14 "O Caso do Ataque do Hápi" 6 Pontos
03 25/10/14 "O Caso do Ataque da Heqt" 7 Pontos
04 01/11/14 "O Caso do Ataque do Thoth" 5 Pontos
05 15/11/14 "O Caso do Ataque do Ptah" 7 Pontos
06 22/11/14 "O Caso do Ataque da Nut" 6 Pontos
07 29/11/14 "O Caso do Ataque da Neith" 7 Pontos
08 06/12/14 "O Caso do Ataque do Osíris" 6 Pontos
09 13/12/14 "O Caso do Ataque do Sebeque" 6 Pontos
10 20/12/14 "O Caso do Ataque do Rá" 4 Pontos
ESP 27/12/14 "Especial de Ano Novo" 3 Pontos
ESP 03/12/14 "Especial de Férias" 5 Pontos
11 10/01/15 "O Caso do Ataque do Amon" 5 Pontos
12 17/01/15 "O Caso do Exército do Faraó - Parte 1" 4 Pontos
MÉDIA GERAL (Tirando Episódios Especiais) 6 Pontos
RECORDE POSITIVO 8 Pontos
RECORDE NEGATIVO 4 Pontos
MÉDIA GERAL DE TODAS AS TEMPORADAS 6 Pontos

Recepção

A série gerou reações positivas do público e da crítica. Porém até agora não consegue repitir o mesmo sucesso e impacto da novela Carrossel. Com audiência em torno de 4 e 8 pontos, a série marcou praticamente a metade de audiência em relação a novela. A primeira temporada fechou com média de 6 pontos, sendo que seu último episódio registrou recorde negativo com 4 pontos.

Links

Séries do SBT

Anos 80/90: JoanaGrande PaiAlô DoçuraBrava GenteTeleteatroÔ Coitado

Anos 2000/2010: Meu CunhadoCâmera CaféPatrulha SalvadoraA Garota da Moto

Carrusel/Carrossel

México: CarruselCarrusel de Las AmericasVivan Los Niños

Brasil: CarrosselClube do CarrosselPatrulha SalvadoraCarrossel em Desenho Animado

Também no Fandom

Wiki aleatória