FANDOM


Os Dez Mandamentos
Dezmandamentoslogo2.png

Tipo

Novela

Gênero

Épico/Bíblico

Horário

20h30

Emissora

Record

Escrita por

Vivian de Oliveira

Direção

Alexandre Avancini

Estreia

23 de Março de 2015

Último Capítulo

23 de Novembro de 2015

Nº de Capítulos

176

Os Dez Mandamentos foi uma novela produzida pela Rede Record. Escrita por Vivian de Oliveira com direção geral de Alexandre Avancini. Estreou em 23 de Março e seu último capítulo vai ao ar em 23 de Novembro de 2015. Substituindo Vitória e precedendo a reprise de Rei Davi. Tendo sua história continuada em Os Dez Mandamentos - Parte 2 e A Terra Prometida.

Foi a primeira novela bíblica da emissora. Baseada nos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Conta com Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues, Giselle Itié, Denise Del Vecchio, Zécarlos Machado, Angelina Muniz, Larissa Maciel, Petrônio Gontijo, Mel Lisboa, Samara Felippo, Paulo Figueiredo, Heitor Martinez, Luciano Szafir, Kiko Pissolato, Adriana Garambone, Floriano Peixoto, Juliana Didone nos papéis principais.

Enredo

A novela conta a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à terra prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai.

Tudo começa na cidade de Pi-Ramsés, no Egito, há aproximadamente em 1300 a.C. Quando o poderoso faraó Seti decreta a morte de todos os bebês israelitas meninos. Para desespero do povo escravizado, muitos bebês são jogados no rio. Mas um deles é salvo por sua família, que o coloca num cesto,

Esse cesto desce pelo rio e vai parar nas mãos da princesa Henutmire, que sente dó da criança e resolve ficar com ela. O menino é batizado como Moisés e é criado como um verdadeiro príncipe egípcio ao lado de seu tio-irmão, Ramsés, e da bela Nefertari, que despertará o amor dos dois, provocando muitos conflitos.

Já adulto, Moisés se envolve com o sofrimento de seu povo e condenado de morte pelo faraó após matar um feitor. Obrigado a fugir, ele vai para a terra de Midiã, onde se casa com Zípora, e passa muitos anos trabalhando como pastor de ovelhas. Um dia, ao pastorear seu rebanho, Moisés recebe um chamado de Deus, para voltar ao Egito para libertar seu povo da escravidão.

Ao voltar, Moisés reencontra seus irmãos Arão e Miriã, sua mãe, Joquebede, e enfrenta seu pior inimigo: Ramsés, que herdou o trono do Egito, após o Faraó Seti ter morrido envenenado pela sacerdotisa Yunet, e fará de tudo para impedi-lo de retirar seu povo de lá. Somente após sua terra ser assolada pelas Dez Pragas e pela morte de seu próprio filho, Ramsés permite que o povo finalmente saia do Egito. Mesmo assim, acaba voltando atrás e resolve persegui-los através do deserto. É então que Deus, num dos momentos mais grandiosos do Antigo Testamento, abre o Mar Vermelho deixando o povo hebreu passar a pés secos no meio dele, e depois o fecha, matando o exército egípcio que os persegue. No deserto, os hebreus passarão por desafios, sempre liderados por Moisés, que os guiará ao longo de quarenta anos até chegarem à terra prometida.

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Guilherme Winter Moisés
Giselle Itié Zípora
Camila Rodrigues Nefertari
Sérgio Marone Ramsés II
Petrônio Gontijo Arão
Gabriela Durlo Eliseba
Giuseppe Oristânio Paser
Bemvindo Sequeira Baruk
Adriana Garambone Yunet
Eduardo Lago Disebek
Lisandra Souto Amália
Licurgo Spinola Num
Juliana Didone Leila
Felipe Cardoso Zelofeade
Marcela Barrozo Betânia
Nanda Ziegler Judite
Victor Pecoraro Ikeni
Rayana Carvalho Adira
Thierry Figueira Aníbal
Roberta Santiago Karoma
Maria Ceiça Nayla
Paulo Reis Eldade
Rafael Sardão Uri
Renato Livera Simut
Jorge Pontual Menahem
Kiko Pissolato Bakenmut
Fernando Sampaio Gahijii
José Victor Pires Amenhotep
Bianka Fernandes Abigail
Thaís Müller Jerusa
Sidney Sampaio Oséias/Josué
Tammy di Calafiori Ana
Igor Cosso Bezalel
Bruno Padilha Datã
Pérola Faria Deborah
Bernardo Velasco Eleazar
Marco Antônio Gimenez Nabade
Fábio Beltrão Aoliabe
Daniel Siwek Abiú
Babi Xavier Tais
Erich Pelitz Jairo
Jeniffer Setti Safira
Carlos Bonow Ahmós
Vitor Hugo Corá
Luciano Szafir Meketre
Anita Amizo Karen
Sandro Rocha Abirão
Brendha Haddad Inês
Rodrigo Vidigal Calebe
Júlio Oliveira Chibale
Fran Maia Jaque
Kátia Moraes Bina

As Crianças

Ator/Atriz Personagem
Pedro Pupak Moisés (1ª fase - parte 1)
Enzo Simi Moisés (1ª fase - parte 2)
Gabriel Quaresma Jairo (2ª fase)
Victorio Ghava Arão (1ª fase - parte 1)
Kadu Schons Arão (1ª fase - parte 2)
Isabella Koppel Miriã (1ª fase - parte 1)
Carlos Augusto Salles Ramsés II (1ª fase - parte 1)
Rafaela Sampaio Ana (2ª fase)
Edu Pinheiro Ramsés II (1ª fase - parte 2)
Giovanna Maluf Nefertari (1ª fase)
Higor Castro Nabade (2ª fase)
Kaik Brum Abiú (2ª fase)
Rafael Sun Eleazar (2ª fase)
Luiz Felipe Mello Bezalel (2ª fase)
Ítalo Paixão Pepy

Apresentando

Ator/Atriz Personagem
Marina Moschen Amália (1ª fase)
Camila Santanioni Ada
Vicente Tuchinski Num (1ª fase)
Talita Younan Damarina

Atores Convidados

Ator Personagem
Paulo Gorgulho Anrão
Paulo Figueiredo Jetro
Heitor Martinez Apuki
Milhem Cortaz Bomani
Floriano Peixoto Hur

Atrizes Convidadas

Atriz Personagem
Angelina Muniz Rainha Tuya
Larissa Maciel Miriã
Vera Zimmermann Princesa Henutmire

Participações Especiais

Ator/Atriz Personagem
Mel Lisboa Princesa Henutmire (1ª fase)
Roger Gobeth Anrão (1ª fase)
Samara Felippo Joquebede (1ª fase)
Iran Malfitano Bennu
Stella Freitas Sifrá
Paulo Nigro Paser (1ª fase)
Valéria Alencar Puá
Rocco Pitanga Jahi
Day Mesquita Yunet (1ª fase)
Ariela Massotti Miriã (1ª fase - parte 2)
Daniel Aguiar Disebek (1ª fase)
Zécarlos Machado como Faraó Seti I
Denise Del Vecchio como Joquebede

Produção

Com uma produção grandiosa, Os Dez Mandamentos recebeu um investimento de R$700 Mil por capítulo. Com uma equipe de 450 profissionais Cidade Cenográfica, com uma área de 7 mil m², foram construídos 28 cenários dentro dos estúdios do Recnov. Contou com gravações no deserto do Atacama, no Chile, e em um trigal em Guarapuava, no Paraná.

A cena em da travessia no mar vermelho (que foi ao ar nos dias 10 e 11 de Novembro) que foi gravada com meses antecedência, foi entregue à uma equipe de efeitos especiais de Hollywood, a Stargate. Produtora que também cuida dos efeitos especiais das séries Revenge e The Walking Dead. A Stargate também ficou responsável pelas cenas da sétima praga, a chuva de granizo e fogo.

As gravações durante a terceira fase sofreram atraso, o que fez com que a trama atrasasse alguns acontecimentos. Com isso, muitas cenas finais da última fase não poderão ir ao ar por falta de capítulos suficientes. A emissora exibiu em 2016 Os Dez Mandamentos - Parte 2, mostrando esses acontecimentos para preparar a audiência para a novela que trará a continuidade da história: A Terra Prometida.

O atraso nas gravações, a "barriga" criada na novela e o grande sucesso da produção fizeram surgir a ideia de que a novela ganharia um numero maior de capítulos, podendo se manter até 2016 no ar. Porém a emissora logo abortou essa ideia.

A atriz Gabriela Durlo decidiu não renovar com a emissora e saiu da novela antes do previsto. Com isso, sua personagem Eliseba teve um final diferente da Bíblia e acabou morrendo assassinada.

Repercussão

Os Dez Mandamentos foi a novela de maior sucesso fora da Globo em mais de 20 anos. Um êxito que pôde ser comparado à Pantanal da Manchete (Obviamente a novela de Benedito Ruy Barbosa foi um fenômeno muito maior). Inicialmente uma produção desacreditada e até esculhambada pela crítica e público, passou por um crescimento na audiência toda semana, conquistando dois dígitos de audiência em todos os capítulos.

A trama se beneficiou com os baixos índices da recém-estreada Babilônia e conquistou o público por trazer uma história de cunho mais religioso. Teve uma grande repercussão nas redes sociais, não tanta quando as produções da Globo, mas o suficiente para que a novela estivesse entre os assuntos mais comentados em diversas ocasiões e ter feito com que fossem criados vários perfis fakes dedicados aos personagens da novela.

Vários personagens se destacaram, entre eles Yunet, vivido por Adriana Garambone. Yunet foi uma criação original da autora e era a grande vilã da novela. As maldades da personagem rendeu muitos elogios à atriz pela crítica especializada.

Enquanto a audiência crescia em São Paulo, no Rio a novela conquistava picos de 20 pontos de audiência. Em algumas praças, a novela liderava, deixando o Jornal Nacional na vice. Em setembro, o início da exibição das tão aguardadas pragas fez os índices subirem mais. Algo que prejudicou a estreia da novela das 21h, A Regra do Jogo. Nos primeiros capítulos, a novela de João Emanuel Carneiro registrava cerca de 20 pontos de audiência durante o embate com ODM e só alcançava 30 pontos após o fim da novela bíblica.

Para conter a queda de audiência, a Globo fez algo atípico: atrasou sua programação sempre pontual. O Jornal Nacional passou a ser exibido até mais tarde, atrasando o início da novela. A Record aproveitou e esticou propositalmente a sua novela para fazer com que a Globo fosse prejudicada. Com isso, Os Dez Mandamentos que terminava às 21h30, chegava a terminar às 22h, enquanto A Regra do Jogo que terminava às 22h30, chegava a terminar às 23h. A estratégia não surtiu efeito para a Globo, que acabou desistindo e retornou com a novela em seu horário normal. Enfrentando o embate e a baixa audiência.

Com a exibição das dez pragas, a novela, que já alcançava nesse momento 20 pontos de média, viu a diferença de audiência com a Globo estreitar ainda mais. Fazia anos que a emissora dos Marinho não enfrentava uma concorrência tão pesada, sobretudo em seu horário mais forte e com seu produto te maior sucesso (a novela das nove). A última vez que a Record conquistou 20 pontos em audiência, foi na final da primeira edição de A Fazenda, em 2009.

O alongamento das cenas, mesmo sendo questionada, fez com que a novela ganhasse ainda mais IBOPE. Em 11 de Novembro, no capítulo em que foi exibida a esperada cena da abertura do Mar Vermelho, a novela atingiu o seu ápice. 28 pontos de audiência e picos de 30 pontos, liderando do início ao fim. Os Dez Mancamentos conquistou a segunda maior audiência da história da Rede Record após sua compra por Edir Macedo. Perdendo apenas para Ratinho Livre, exibido entre 1997 e 1998, que conquistou 35 pontos.

O grande sucesso, mesmo não sendo um fenômeno de fato, ganhou destaque na mídia internacional, principalmente por ter dado "dor de cabeça" a maior emissora do país. A novela conquistou o público mais conservador e religioso e ganhou uma legião de fãs ardorosos e até radicais. Fãs que defendiam a novela nas redes sociais contra as críticas.

Por outro lado, Os Dez Mandamentos foi bastante criticada e ridicularizada, tanto pela crítica quanto pelo público. Criticas que apontaram diversos defeitos na produção, entre eles os diálogos rasos, algumas atuações inexpressivas, os efeitos especiais mal feitos, além de graves falhas (como a exibição de um extintor de incêndio em uma novela que se passava no Egito antigo). O fato de ser uma novela produzida pela Record (emissora rejeitada por muitos) e por tratar de uma história bíblica (já que Edir Macedo é o criador da Igreja Universal), fez com que ela fosse rejeitada por muitos. Foi uma novela que gerou amor e ódio do público brasileiro.

Audiência

SEMANA SEG TER QUA QUI SEX MÉDIA SEMANAL
23/03 a 27/03/2015 12 13 12 12 12 12,2 Pontos
30/03 a 03/04/2015 13 12 12 12 13 12,4 Pontos
06/04 a 10/04/2015 14 14 13 13 12 13,2 Pontos
13/04 a 17/04/2015 14 13 12 14 11 12,8 Pontos
20/04 a 24/04/2015 11 13 14 13 11 12,4 Pontos
27/04 a 01/05/2015 12 12 13 12 11 12,0 Pontos
04/05 a 08/05/2015 12 12 13 12 13 12,4 Pontos
11/05 a 15/05/2015 12 13 11 12 12 12,0 Pontos
18/05 a 22/05/2015 14 14 12 14 12 13,2 Pontos
25/05 a 29/05/2015 13 14 13 15 13 13,6 Pontos
01/06 a 05/06/2015 15 14 13 13 12 13,4 Pontos
08/06 a 12/06/2015 14 14 14 16 14 14,4 Pontos
15/06 a 19/06/2015 17 15 15 15 14 15,2 Pontos
22/06 a 26/06/2015 15 14 14 15 13 14,2 Pontos
29/06 a 03/07/2015 14 13 15 16 16 14,8 Pontos
06/07 a 10/07/2015 16 16 15 15 14 15,2 Pontos
13/07 a 17/07/2015 15 14 14 14 14 14,2 Pontos
20/07 a 24/07/2015 14 15 16 15 14 14,8 Pontos
27/07 a 31/07/2015 17 16 16 15 14 15,6 Pontos
03/08 a 07/08/2015 16 16 16 16 15 15,8 Pontos
10/08 a 14/08/2015 16 16 16 16 15 15,8 Pontos
17/08 a 21/08/2015 17 16 16 16 15 16,0 Pontos
24/08 a 28/08/2015 17 16 16 17 16 16,4 Pontos
31/08 a 04/09/2015 19 19 18 18 19 18,6 Pontos
07/09 a 11/09/2015 19 19 20 19 20 19,4 Pontos
14/09 a 18/09/2015 20 19 19 20 17 19,0 Pontos
21/09 a 25/09/2015 19 19 20 19 18 19,0 Pontos
28/09 a 02/10/2015 21 21 20 21 19 20,4 Pontos
05/10 a 09/10/2015 21 20 20 20 19 20,4 Pontos
12/10 a 16/10/2015 19 21 19 20 20 19,8 Pontos
19/10 a 23/10/2015 21 20 21 21 20 20,6 Pontos
26/10 a 30/10/2015 24 22 21 22 20 21,8 Pontos
02/11 a 06/11/2015 25 26 25 22 22 24,0 Pontos
09/11 à 13/11/2015 24 28 25 23 18 23,6 Pontos
16/11 à 20/11/2015 23 20 20 19 18 20,0 Pontos
23/11/2015 24 24,0 Pontos
Média Geral 16,27 Pontos

Trilha Sonora

A Record lançou um CD com as músicas instrumentais tocadas na novelas compostas por Daniel Figueiredo. Além delas, há a música "No Poço Te Encontrei" cantada por Moysés Macedo e Kátia Jorgensen, junto com as versões em hebraico e instrumental da música.

  1. No poço te encontrei - Moysés Macedo e Kátia Jorgensen (Tema de Moisés e Zípora)
  2. Tigres 
  3. Ritcatorze 
  4. Escaldante 
  5. Tears 
  6. Arabesque 
  7. Anasong 
  8. Mar 
  9. Big 
  10. Miklat - Fortuna e Gilbert (Tema de Moisés e Zípora - Hebraico) 
  11. Dedi 
  12. Ritquinze 
  13. Dimmer 
  14. Giga 
  15. Elegante 
  16. Fall 
  17. Valente 
  18. You 
  19. Amuleto
  20. Legado
  21. Nonus 
  22. Numi 
  23. Moisés e Zipora (No Poço te Encontrei - Instrumental)

Exibição Internacional

Até agora, a novela já foi ou vem sendo exibida em Portugal, Angola, Chile (TVN) e Argentina (Telefe). Repetindo o mesmo sucesso da exibição nacional (no caso do Chile, até mais).

Licenciamento

Mesmo sendo uma obra baseada em uma história religiosa, a Record não se negou a comercializar produtos com o nome da novela. Em 2015 foi lançado uma Bíblia Sagrada com fotos esclusivas da produção da novela.

Em 2016, em parceria com a Bella Brasil, lançou uma linha de esmaltes de 12 cores, cada uma ganhou o nome de uma personagem da novela. São elas, Zípora, Nefertari, Yunet, Radina, Eliseba, Joquebede, Judite, Henutmire, Damarina, Betânia, Jaque e Teti. [1] E em parceria com a Vicky Bijoux, lançou uma coleção de bijuterias inspiradas nas jóias usadas pelas personagens nas novelas. [2]

Os Dez Mandamentos - O Filme

No dia 19 de Novembro de 2015, após a exibição do antepenúltimo capítulo da novela. A Record anunciou a exibição do filme da novela em 28 de Janeiro de 2016 nos cinemas de todo o Brasil. O filme é uma parceria com a Paris filmes e fará uma compilação dos 176 capítulos, com cenas inéditas e um final diferente. O filme também deverá ser exibido em outros países.

A pré-venda dos ingressos que começou no primeiro dia de 2016, lotou os shoppings de várias partes do país, havendo uma fila enorme de pessoas querendo garantir o ingresso para o filme.

Os Dez Mandamentos - O Musical

A Record decidiu aproveitar mais ainda o sucesso da novela e transformou a história em um músical para os teatro. Uma adaptação contará com um elenco de 26 atores (diferentes do elenco da novela) e uma banda com sete músicos. Com direção musical de Fernanda Chamma e Wladimir Pinheiro, o espetáculo contará com músicas originais. [3][4]

Segundo a equipe do músical, todo o teatro será usado como o cenário, fazendo com que o público "sinta" estar na história. Com efeitos e projeções para auxiliar na imersão. [5]

Referências

  1. Cores que viraram tendência em Os Dez Mandamentos chegam em forma de esmaltes - R7 Mulher
  2. Entre no clima de Os Dez Mandamentos com as bijuterias que ditaram moda na novela da Record - R7 Mulher
  3. “Esse projeto é um grande presente”, conta diretora do musical de Os Dez Mandamentos - R7 Pop
  4. 'Fazer um musical original é sensacional', conta Wladimir Pinheiro, diretor musical de Os Dez Mandamentos - R7 Pop
  5. "A pessoa vai entregar o ingresso e já entrar em Os Dez Mandamentos", revela diretora do musical - R7 Pop

Mais informações

Wiki-wordmark (2).png

Mais informações sobre a novela na Wiki Telenovelas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória