FANDOM


Noticentro
Noticentro

Tipo

Telejornal

Estreia

5 de Outubro de 1981

Última Edição

20 de agosto de 1988

Emissora

SBT

Noticentro foi o primeiro telejornal do SBT. Foi ao ar entre 1981 e 1988.

O Jornal

O Noticentro foi criado para apenas para cumprir a lei que obrigava as emissoras de TV à ceder um espaço na programação para o jornalismo. Estreou em 5 de Outubro de 1981, e não só foi o primeiro noticiário da recém-inaugurada emissora, como também o primeiro telejornal matutino exibido em rede nacional na TV Brasileira (o Bom Dia Brasil só estrearia dois anos depois).

Inicialmente exibido às 7h30, o jornal adotava uma apresentação mais descontraída, onde os apresentadores conversavam entre si, se despediam do publico de mãos dadas saindo na penumbra, enquanto rolavam os créditos finais. O nome do jornalístico era uma tradução quase literal do termo em inglês "News Center".

Por lá passaram Gilberto Ribeiro, Antônio Casale, Lívio Carneiro e Jorge Helal, todos vindos da extinta TV Tupi. Além de Magdalena Bonfiglioli e Felisberto Duarte (que ganhou fama anos depois por apresentar a previsão do tempo do Aqui Agora).

No ano seguinte, em 25 de fevereiro de 1982, o telejornal mudou de horário. Saindo das manhãs e indo para horário nobre, das 18h às 19h. Foi o principal telejornal da casa até 20 de agosto de 1988, quando saiu do ar para dar lugar ao TJ Brasil. [1]

Era gravado nos estúdios da Vila Guilherme em São Paulo - SP (Hoje, Igreja Bíblica da Paz). Por ser um telejornal muito antigo, são pouquíssimos os registros encontrados sobre o noticiário (provavelmente tenham se perdido na inundação que invadiu os estúdios do canal em 1991). No YouTube há apenas poucas chamadas.

Precedentes

O Noticentro foi o primeiro telejornal da emissora, mas não foi o primeiro ato jornalístico do canal, que foi a cobertura da assinatura de concessão do SBT no dia de sua inauguração em Brasília, no prédio do Ministério das Comunicações.

Anos antes, em 1977, a TVS (Canal 11 do Rio de Janeiro) exibia um noticiário "frio". Isto é, exibia matérias jornalísticas que pudessem ser exibidos em qualquer dia e horário que não teria problemas por não serem notícias atuais. O telejornal era produzido nos estúdios de Silvio Santos em São Paulo, exibindo fotografias retiradas de revistas para ilustrar as reportagens. Sendo reprisado de segunda à sábado.

Referências

  1. Loucura por TeVer - O Primeiro Telejornal do SBT

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória