FANDOM

Nas Garras da Patrulha
Nasgarrasdapatrulha.png

Tipo

Humorístico\Policialesco

Gênero

Comédia

Estreia

2000

Emissora

TV Diário

Outras Emissoras

Apresentação

Zé Brasil

Nas Garras da Patrulha (também conhecido como simplesmente Garras) é um dos tradicionais programas da TV Diário de Fortaleza. O programa é a versão televisiva do programa radiofônico homônimo, no ar desde 1987. Estreou no início dos anos 2000 e está no ar desde então.

O Programa

O programa é a representação de um típico telejornal policial sensacionalista, mas com vários casos fictícios e absurdos, e personagens caricatos e cômicos (representados por bonecos), além de mostrar várias notícias reais com o bom humor típico cearense. O programa também conta com vários quadros como o Rabo de Foguete, Piada do Dia, Cabaço FM, entre outros.

É exibido de segunda á sexta, sempre ás 19:30, com reprises aos sábados, as 18:00, e aos domingos, as 11:00.

História

Antes do programa de TV, o Garras foi (e ainda é) um programa de rádio, transmitido desde 1987. Foi aos poucos conquistando público e popularidade. Muitos dos humoristas que trabalharam na versão televisiva, estiveram na versão radiofônica, como Hiran Delmar, Cléber Fernandes e Djacir Oliveira. Também contou com a presença do humorista Tom Cavalcante.

Segundo o próprio criador do programa, Paulo Lélis, foi ex-superintendente do Sistema Verdes Mares de Comunicação, Mansueto Barbosa, a idéia de levar para a tevê o programa que já era sucesso na rádio Verdes Mares. Então foram contratados os integrantes do Circo Tupiniquim (que ficaram no programa até 2015) para criar os bonecos que iriam representar os personagens dos humoristas.

Desde a sua estreia, o programa é um dos líderes de audiência da TV Diário, e é um dos mais adorados pelos fãs. O programa passou por várias reformas até hoje.

Em Novembro de 2009, um dos integrantes do programa, Hiran Delmar, se desvinculou do programa para seguir carreira solo com seu personagem, o Coxinha. Mas o personagem ainda permanece no programa, com a voz de Ery Soares.

Em 6 de abril de 2015, depois de quinze anos manipulando os bonecos, a trupe do Circo Tupiniquim deixa o programa. Inicialmente, a própria TV Diário publicou um comentário no YouTube motivando a mudança, que ficou por conta da era digital da emissora. Mas isso foi logo desmentido por Omar Rocha, diretor do Circo Tupiniquim. Ele comenta que quando o contrato de produção vencesse, a emissora não teria como pagar e por isso, demitiu a equipe, e que para confeccionar os novos bonecos, tinha chamado Zilda Torres (que também confeccionou o personagem Encrenca para o "Botando Boneco", da TV Jangadeiro exibido nos anos 90).

Popularidade

O Garras é um dos programas mais populares da TV Diário. Vários personagens e seus bordões são lembrados e ditos por vários cearenses. O programa alcançou sua fama, quando a TV Diário começou a ser transmitida pela parabólica, e então várias pessoas puderam acompanhar o humorístico.

Mas sem dúvida, o mais popular de todos é o personagem Coxinha. Milhares de vídeos dele e de seu companheiro inseparável Doquinha fazem sucesso no YouTube. Além de existirem vários DVDs piratas do personagem. Seus bordões como Vai timbora, carniça, Você é uma autarquia caíram no gosto do público. O personagem virou sinônimo de pessoa falsa, e até deu uma entrevista para Regina Casé em seu Central da Periferia, em 2006.

Também no FANDOM

Wiki aleatória