FANDOM

Premiotvp01.png

Esta atração está indicada ao Prêmio TVPédia Brasil 2016. Caso goste da mesma e quer que ela ganhe, vote nesse link.

Mulheres
Mulheres.png

Tipo

Programa de Variedades

Gênero

Feminino

Estreia

22 de Setembro de 1980

Apresentação

Cátia Fonseca

Mamma Bruschetta

Elenco

Ronaldo Ésper

Sylvio Rezende

Camila Colaneri

Gabriel Perline

Vanessa de Oliveira

Fefito

O Mulheres (inicialmente Mulheres em Desfile) é o mais tradicional programa de variedades da Rede Gazeta. Estreou em 22 de setembro de 1980 e atualmente é apresentado por Cátia Fonseca e Mamma Bruschetta.

O Programa

Além de ser o programa feminino mais longínquo da TV Brasileira, com mais de 30 anos de existência, o Mulheres é também um dos programas diários mais longos. Exibido de segunda à sexta, das 14h às 18h, somando 4 horas diárias no ar.

O programa traz dicas de saúde, moda, artesanato e culinária. Também conta as últimas notícias das celebridades e conta com a ajuda de diversos colaboradores.

Precedentes

O programa Clarisse Amaral em Desfile entrou no ar no ano da inauguração da emissora. Se consolidou por se tratar de um programa feminino de grande audiência em uma emissora pequena, fazendo muito sucesso com o público feminino paulistano.

Foi também o primeiro programa diário da TV Brasileira à ser exibido em cores. Ficou 10 anos no ar.

História

O Mulheres em Desfile estreou nas tardes da emissora em 22 de Setembro de 1980. Substituindo o programa de Clarice Amaral, devido a uma briga entre a apresentadora e o diretor da atração. Inicialmente apresentado por Ione Borges e Ângela Rodrigues Alves. Ângela ficou pouco tempo no programa por não se adequar ao formato. Foi substituída por Claudete Troiano.

Ione Borges e Claudete Troiano permaneceram 16 anos juntas no comando do programa. A dupla deu tão certo que elas ficaram conhecidas como "As Parcerinhas". Nessa época fizeram sucesso as grandes festas de aniversários no Anhembi que reunia milhares de pessoas. Os shows trazia diversos artistas nacionais e internacionais.

Em 1990, o programa mudou de nome, ficando apenas Mulheres. A parceria entre Claudete e Ione é desfeita em 1996. Claudete passou a apresentar o Pra Você e Ione permaneceu no Mulheres. Em 1999, Ione saiu para apresentar o noturno Programa Ione e Claudete volta para o feminino apresentando sozinha até 2000 quando é contratada pela Rede Record.

Com isso, a atração passou a ser comandada por Márcia Goldschmidt e Leão Lobo. Nessa fase, se destaca

Christinaclodovil.jpg

Clodovil e Christina Rocha dividiram a apresentação do Programa em 2001

os "churrascos" com convidados especiais feitos na laje do prédio, o "Churrasco com os Astros". Após brigas entre os dois apresentadores, a emissora contrata Christina Rocha e Clodovil Hernandes. A dupla também não tinha muita afinidade e a parceria logo chegou ao fim.

Em 04 de março de 2002, Cátia Fonseca assumiu o comando do Mulheres após um ano fora da televisão. Com isso o programa sofre reformulações pra se adequar ao estilo da apresentadora. Cátia permanece até hoje como titular ao lado de Mamma Bruchetta (personagem do ator Luis Henrique).

Com o passar dos anos, o programa ganhou diversas mudanças no cenário e quadros novos. Dentre os quais se destacam atualmente: "Quiz", "7List", "Quebrando a Louça" e "Abrindo o Jogo". Já exibiu séries de reportagens como o "Gerar" e "Vambora".

Em 2014, o estilista Ronaldo Ésper, recém saído da CNT, passa a fazer parte do programa.

Apresentadores

Titulares

Eventuais

O programa já teve diversas apresentadoras eventuais, entre elas: Claudia Pacheco, Viviane Romanelli, Marisy Idalino e Nani Venâncio. Atualmente, Regiane Tápias é a apresentadora eventual oficial.

Polêmicas

Apesar de ser um programa feminino tradicional, o Mulheres já protagonizou algumas polêmicas dentro dos bastidores.

Uma delas é de que Márcia Goldschmidt teria feito macumba para Leão Lobo no estúdio do programa. Em 2000, quando Claudete Troiano saiu da atração, restando apenas Leão, a direção deu três opções de apresentadoras para dividir o comando do feminino com ele: Astrid Fontenelle, Márcia e Christina Rocha. Astrid não aceitou a proposta por não querer apresentar um programa popular. Márcia que era a segunda opção, aceitou de imediato.

A dupla nunca se entrosou, Leão afirma que Márcia nunca falava com ele nem o olhava nos olhos. Leão acabou aceitando a proposta da Band para apresentar um programa no canal, pois não queria mais ficar perto de Márcia. Ironicamente, um tempo depois, ela é contratada pela mesma emissora e passa a apresentar um programa diário após o de Leão.

Outra polêmica foi quando Cátia Fonseca assumiu o comando do programa em 2002. A apresentadora afirmou que não queria apresentar com Mamma Bruschetta, pois ela era muito ácida com os famosos e não combinava com o estilo de Cátia. Para evitar a demissão, o ator Luis Henrique reformulou a personagem, deixando-a mais boazinha, com o pretexto de que recebeu a benção do Papa.

Em 2013, Cátia rebateu a notícia publicada pelo jornalista Léo Dias sobre ela estar traindo o marido com o diretor do programa Rodrigo Riccó. A apresentadora afirmou que tanto o casamento dela quando o dele já haviam terminado e que o relacionamento começou após isso. Cátia também disse que o jornalista deveria procurar saber melhor sobre os fatos antes de publicar na internet.

Em 1º de Janeiro de 2015, foi noticiado que o programa teria ficado alguns minutos na liderança de audiência. Na ocasião, a Rede Globo e outras emissoras transmitiam a posse do segundo mandato de Dilma Rousseff, e a Gazeta exibia reprises do programa (a apresentadora estava de férias). A boa audiência foi comemorada nas redes sociais e comemorada pelo perfil da emissora no Twitter. Porém, o IBOPE afirmou que houve um erro na contagem de audiência e que a Gazeta jamais liderou naquele momento e que a Globo havia sido líder durante toda a cerimônia de posse.

Curiosidades

  • Em meados de 2001, o programa contava com colaborador inusitado: o Mister W. Um cozinheiro misterioso vestindo capa e máscara (versão genérica do Mister M) que receitas caseiras reproduzindo alimentos industriais vendidos em supermercados.como sorvetes, iogurtes, requeijão, biscoitos, creme de leite, entre outros.
  • O boneco Huguinho também fazia parte do programa. O personagem contracenava com Clodovil e Mamma Bruschetta e tinha uma personalidade bem ácida e escrachada. Bem diferente de tempos depois quando se tornou o parceiro inseparável de Pamirinha Onofre.
  • Em 2014, o programa tinha um quadro em que os colaboradores se separavam em duplas e enfrentavam provas. Praticamente uma cópia do Nada Além de 1 Minuto do Programa Silvio Santos.

Links

Também no FANDOM

Wiki aleatória