FANDOM

O Mais Você é o tradicional programa matinal da Globo, apresentado por Ana Maria Braga e o papagaio Louro José (fantoche controlado por Tom Veiga). Estreando em 18 de Outubro de 1999.

O Programa

O programa é voltado para o público feminino de "donas de casa", mas também oferece matérias de interesse geral. São abordados temas como culinária, arte, artesanato, beleza, jardinagem e música. O programa também traz entrevistas com artistas da emissora, apresentações musicais e cobertura sobre diversos acontecimentos jornalísticos. Contando com a presença de vários colaboradores.

Além de Ana e Louro, também ficam no estúdio as cachorras da apresentadora Sombrinha e Cristal. O cenário é uma grande casa de vidro construída nos Estúdios Globo, próxima à Mata Atlântica. Do estúdio, é possível ver a fauna e a flora do local.

Exibido originalmente das 8h às 10h, e as 18h45 pelo canal Viva

História

O Mais Você foi exibido pela primeira vez no dia 18 de outubro de 1999, às 13h40, marcando a estreia de Ana Maria Braga na emissora. A apresentadora vinha de uma longa trajetória na Rede Record, onde apresentou o programa Note e Anote e se consagrou como apresentadora.

Inicialmente, era apresentado ao vivo diretamente dos estúdios da TV Globo em São Paulo. O programa, que estreou nas tardes, encontrava dificuldades em conseguir audiência. Já que o SBT exibia Chaves no horário. Em 15 de agosto de 2000, passou a ser exibido às 11h. A partir de março de 2001, passou a ser exibido à partir das 8hs.

Inicialmente, a parte jornalística tinha uma pauta variada, feita por Evaristo Costa, Regina de Lemos e Lúcia Soares, com direção de externas de Paulo Buffara. O programa também contava com a consultora Glória Kalil que dava dicas sobre tendencias.

A parte de maior destaque é o da Culinária. O programa sempre contou com uma grande e bem equipada cozinha, onde as receitas são preparadas por chefs, artistas, ou pela própria Ana. Também no início do programa, havia o quadro "Loura vs. Louro". Onde ela e Louro enfrentavam uma disputa de charadas (mesma coisa que era feito no Note e Anote).

Em 2001, o programa passou por grande reformulação. O Mais Você passou a ser produzido pelo Núcleo Marlene Mattos, que reformulou o programa dando um víeis maior para a prestação de serviço.

No dia 26 de julho de 2001, Ana Maria Braga anunciou que sofria de câncer de intestino. Todo o bloco final do programa foi dedicado ao assunto, tendo a ligação de telespectadores que desejaram sorte à apresentadora. No mesmo dia, Ana foi internada no Hospital Sírio-Libanês, e iniciou o tratamento de quimioterapia. Enquanto Ana esteve sendo tratada, foram exibidas reprises. Durante a etapa final do tratamento, Ana Maria Braga chegou a fazer inserções ao vivo, intercalado com reprises.

Em abril de 2002, o programa estreou nova abertura e novo cenário, baseado no Feng Shui. Também estrearam novos quadros. No ano seguinte, com direção de Cacá Silveira e direção de jornalismo de Viviane De Marco, o programa estreou novos quadros, voltados para a informação e o entretenimento. No mesmo ano, Leilane Neubarth passa a integrar a equipe de jornalismo, junto com Lúcia Soares e Michael Keller. A participação com o público foi ampliada, o programa recebeu alguns telespectadores no estúdio.

Em 20 de outubro de 2006, quando o programa completou sete anos de exibição, Ana Maria Braga comandou Mais Você ao vivo, diretamente da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina. Em 2007, o programa ganhou mais novidades, privilegiando a diversão, a informação e a prestação de serviços.

Em 31 de Março de 2008 (data de aniversário de Ana), a produção foi definitivamente transferida para o Rio de Janeiro. O programa contava com um cenário de 300 m², além de novos quadros. Uma das novidades foi a chagada da personagem Maria Loura, uma prima do Louro José recém chegada de Nova York que adora contar fofocas sobre as celebridades. A personagem não ficou muito tempo no ar.

Em abril de 2008, estreou o quadro "Rádio Pinel", com Alexandre Scaquette, Marcos Parmagnani e Rafinha Carvalho. A rádio foi criada pelos três durante o Big Brother Brasil 8. Também estreou o quadro Super Chef, um reality show com aspirantes a chefs de cozinha.

Em 2009, depois de um período no Vídeo Show, Vivi de Marco volta o Mais Você. No mesmo ano, em abril, o programa estreia o seu novo estúdio, que fica situado na antíga casa cenográfica do Sítio do Pica-pau Amarelo. Trata-se de uma grande casa de vidro situada no meio da Mata Atlântica. Em 5 de novembro, a Globo exibiu o especial Mais Você - 10 Anos, em comemoração ao programa que comemorava sua primeira década. O programa 10 carros 0 km para pessoas de casa, da plateia e das ruas de várias capitais. O palco gigantesco teve dez cozinhas, dez artesões, um telão gigante, e uma plateia de 1.500 pessoas.

Em comemoração aos 3000 programas e aos 12 anos do Mais Você, foi feita uma festa no dia 2 de dezembro de 2011, grande parte do elenco da casa, e outros artistas compareceram a festa que foi gravada a noite e transmitida no dia seguinte no horário normal do programa. A intenção era mostrar a casa de vidro à noite, que nunca foi mostrada.

Em 2014, pela primeira vez, o programa ganhou um apresentador substituto para cobrir as férias de Ana Maria e Louro José (antes, a apresentadora deixava programas já gravados). André Marques foi o primeiro apresentador substituto, que comandou a atração no início de novembro. André também apresentou o programa em Janeiro de 2015 e de 2016, dessa vez dividindo o comando com Cissa Guimarães. Já em maio de 2015, o programa foi apresentado por Zeca Camargo.

Em novembro de 2014, o Mais Você completou 15 anos no ar. E para comemorar, Ana Maria Braga comandou o programa diretamente do Walt Disney World, em Orlando. Contando com a participação de Susana Vieira, Luíza Possi e Tiago Abravanel.

Em janeiro de 2015, falece a cadela Belinha, o animal de estimação de Ana que fez parte do programa durante muitos anos, inclusive ganhando crachá da própria emissora.

Quadros

Atuais

  • Jogo de Panelas: Reality Show que envolve uma competição com 5 pessoas que moram numa mesma cidade e são bons de cozinha. Cada participante deve promover um jantar temático com aperitivo, prato principal e sobremesa. Cada jantar é avaliado pelos outros participantes. O vencedor é aquele que obtém o maior número de notas. O Reality já teve mais de vinte edições.
  • Super Chef Celebridades: Versão do reality Super Chef, que também é do Mais Você, mas com famosos. Os participantes passarão por provas em que devem testar suas habilidades na cozinha. As provas são avaliadas por um juri e os dois que obterem as menores notas, vão para a "Panela de Pressão", onde o público deverá votar em quem ficará na competição. O reality já teve várias edições, e tendo como vencedores, Max Fercondine, Sidney Sampaio, Giba, André Marques, Juliane Trevisol e Gabriel Louchard.

Antigos

  • SOS Mais Você: Quadro em que o Dr. Guilherme Furtado esclarece dúvidas sobre saúde para o público sobre determinado tema.
  • Cantando no Chuveiro: Inspirado no The Voice Brasil, o quadro incentiva os telespectadores a enviarem vídeos cantando debaixo do chuveiro. O Vencedor ganha uma reforma no banheiro. Está na segunda edição.
  • De Malas Prontas: Quadro em que o participante se increve e ganha uma viagem de graça paga pela produção do programa.
  • Fashion Express: A cada edição, um grupo de especialistas em figurino realiza uma "reforma" em um vestido, que tem algum valor sentimental para a participante. A equipe deixa o vestido mais moderno.
  • Tem que ir na Ana Maria: Através de uma indicação de um conhecido, o programa vai atrás de uma pessoa que cozinha bem ou tem uma receita muito conhecida. A pessoa vai ao programa ao vivo e conversa com Ana Maria.
  • Super Chef: Baseado no reality internacional Top Chef, o programa reúne aspirantes a chefs que passarão por provas em que serão testados as suas habilidades culinárias. Já teve várias edições.
  • Game Bebê Hipoglós: Um reality show em que alguns bebês e suas mães ficam confinados em uma casa (estilo BBB), O objetivo era eleger o bebê mais bonito e que iria estrelar uma campanha publicitária da marca patrocinadora.
  • O(A) Melhor... do Brasil: Uma competição que reúne participantes de todo o país e que busca saber qual é a melhor receita de um mesmo prato do país. Já teve várias edições e em cada edição, um prato é o tema. Já tiveram edições que avaliaram o melhor Pão de Queijo, o melhor Pão de Mel, a melhor Coxinha, o Melhor Hot Dog, entre outros.
  • Bom de Chapa: A proposta é buscar o melhor chapeiro do Brasil que tenha grandes habilidades.
  • Café com Ana: Realizando em 2003, o programa recebia telespectadores para visitar o estúdio e tomar um café com Ana.
  • Jornal do Louro: Comandado por Louro José, era um telejornal humorístico que falava sobre acontecimento bizarro.
  • Loura vs. Louro: Uma competição de charadas entre Louro José e Ana Maria. O Quadro vem dos tempos no Note e Anote e de vez em quando volta.
  • Caixinha de Segredosabordava questões ligadas a comportamento e relacionamentos, contando com a participação especial do psicanalista Leonardo Fraiman, que apresentava depoimentos e aconselhava as pessoas.
  • Ana em Rítimo de Aventura: A apresentadora mostrava algum esporte tradicional ou radical que despertava a curiosidade do público.
  • Radio Pinel: Comandado por Alexandre Scaquette, Marcos Parmagnani, Rafinha Carvalho e Louro José, se trava de uma rádio ficticia marcada pelo escracho e humor. A Rádio Pinel surgiu de uma simples brincadeira feita durante o Big Brother Brasil 8.

Curiosidades

  • Em mais de 3000 edições, o Mais Você já recebeu mais de 2 Mil convidados famosos ou não.
  • Em 2009, a apresentadora abriu o Programa caracterizada como a cantora Madonna. Ana se vestiu como a cantora porque o programa iria falar de covers (Louro se fantasiou de Elvis Presley). A atitude da apresentadora foi muito criticada pela imprensa e pelo público.
  • Não é a primeira vez que Ana se "veste" de algum personagem famoso. Em 2011 ela se vestiu de Amy Winehouse em homenagem a cantora que faleceu dias antes. Em 2001, ela abriu o programa vestida de Charles Chaplin, exaltando o aniversário de sua morte.
  • Enquanto fazia uma receira, Ana cometeu uma gafe ao dizer que a Castanha de Caju faz parte da "fauna" brasileira. 
  • Em junho de 2013, ao mostrar um carro controlado por controle remoto, Ana acaba sofrendo um acidente ao ser empurrada pela porta do carro. No dia seguinte ela não foi apresentar o programa devido a recomendação do médico.
  • A Globo Marcas comercializa vários produtos com a marca Mais Você. Desde aparelhos de jantar à eletrodomésticos.
  • O programa já participou de algumas produções de dramaturgia da Globo. Onde os personagens da ficção participavam da atração. Entre eles as novelas Beleza Pura, Passione e Cheias de Charme, as séries A Diariste, A Grande Família e Louco por Elas, além do Zorra Total, Sítio do Pica-pau Amarelo e Casseta e Planeta Urgente. No caso de A Diarista, uma situação curiosa: Marinete (Cláudia Rodrigues) foi sorteada para participar do programa, aonde ela visitaria o Projac. Porém, o epissódio era da temporada de 2005 e naquele ano, o Mais Você ainda era gravado em São Paulo. Só viria a ser produzido no Rio três anos mais tarde.

Edições Especiais

Durante os mais de 15 anos de existência, o Mais Você já produziu diversos programas especiais. Entre eles:

  • Edição de Aniversário: Para comemorar mais um aniversário, geralmente é preparado uma edição especial. Ao vivo, com plateia e atrações músicas. Não ocorre em todos os aniversários. Foram produzidas edições especiais para comemorar o aniversário de 1, 5, 8 e 10 anos.
  • Mais Você Gravidas: Edição especial ao vivo em um sábado em 2005. O Mais Você Vida-Gravidas contou com uma grande plateia somente com gestantes. O programa contou com a participação especial da atriz Maria Paula, enquanto o então repórter Jean Wyllis acompanhou um parto cesariana de uma telespectadora ao vivo.
  • Mais Você Esperança: Exibido em 31 de Agosto de 2013 como parte das atrações do Criança Esperança 2013. O estúdio do programa se tornou um grande "parque de diversões" lotado de crianças. O programa ainda recebeu a Galinha Pintadinha e a Banda Pollo. Isso se repetiu em 2014.

Audiência

O programa registra bons índices de audiência, porém enfrenta dificuldades em garantir a liderança. Pois essa constantemente é ameaçada pelo telejornal Fala Brasil na disputa pela audiência. Entre 2008 e 2009, a situação era pior, pois além de perder para o jornal da Rede Record, chegava a perder também para o Bom Dia & Cia..

Polêmicas

  • Visando aumentar a audiência, em 2011, o programa resolve apostar mais no jornalismo. Dando grande foco no caso da morte da menina Lavínia de 6 anos. A atitude foi criticada por Sônia Abrão que acusou o programa de "copiar" o seu A Tarde é Sua da RedeTV!.
  • Em 2013, para falar sobre o aumento do tomate, Ana Maria apresentou o programa com um colar de Tomates. O ato foi bastante criticado pelos telespectadores.

Prêmios

O programa recebeu diversos prêmios. Em 2003, venceu o Prêmio Austregésilo de Athayde, na categoria de "Melhor Programa de Variedades, e o Prêmio Cet de Jornalismo, pela reportagem mais criativa e original. Em 2006, recebeu o Prêmio Wyeth Consumer Healthcare de Jornalismo, na categoria Mídia Eletrônica – Televisão, com a matéria “Osteoporose – O que é e como prevenir” e ainda foi contemplado com o Prêmio Qualidade Brasil como o Melhor Programa com Temática Feminina..

Link