FANDOM

Mais Você
Maisvoce2016.jpg

Tipo

Programa de TV

Gênero

Feminino

Estreia

18 de Outubro de 1999

Emissora Original

Rede Globo

Outras Emissoras

Viva

Apresentação

Ana Maria Braga
Louro José (Tom Veiga)

Elenco

Rafa Brites
Nádia Bocci
Bruno Astuto
Dr. Guilherme Furtado
Sombrinha e Cristal
entre outros

O Mais Você é o tradicional programa matutino da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga e o papagaio Louro José (um fantoche controlado por Tom Veiga). O programa estreou em 1999 nas tardes da emissora e posteriormente para as manhãs. O programa também é exibido originalmente das 8h às 10h  pela Rede Globo e as 18h45 pelo canal Viva.

O Programa

O programa é voltado para o público feminino de "donas de casa", mas também oferece matérias de interesse geral. São abordados temas como culinária, arte, artesanato, beleza, jardinagem e música. O programa também traz entrevistas com artistas da emissora, apresentações musicais e cobertura sobre diversos acontecimentos jornalísticos.

Além de Ana e Louro, também ficam no estúdio as cachorras da apresentadora Sombrinha e Cristal. O programa contém vários colaboradores.

O cenário é uma grande casa de vidro construída no Projac, próxima à Mata Atlântica. Do estúdio, é possível ver a fauna e a flora do local.

História

O Mais Você foi exibido pela primeira vez no dia 18 de outubro de 1999, às 13h40, marcando a estreia de Ana Maria Braga na emissora. A apresentadora vinha de uma longa trajetória na Rede Record, onde apresentou o programa Note e Anote e se consagrou como apresentadora.

Inicialmente, era apresentado ao vivo diretamente dos estúdios da TV Globo em São Paulo. O programa, que estreou nas tardes, encontrava dificuldades em conseguir audiência. Já que o SBT exibia Chaves no horário. Em 15 de agosto de 2000, passou a ser exibido às 11h. A partir de março de 2001, passou a ser exibido à partir das 8hs.

Inicialmente, a parte jornalística tinha uma pauta variada, feita por Evaristo Costa, Regina de Lemos e Lúcia Soares, com direção de externas de Paulo Buffara. O programa também contava com a consultora Glória Kalil que dava dicas sobre tendencias.

A parte de maior destaque é o da Culinária. O programa sempre contou com uma grande e bem equipada cozinha, onde as receitas são preparadas por chefs, artistas, ou pela própria Ana.

Também no início do programa, havia o quadro "Loura vs. Louro". Onde ela e Louro enfrentavam uma disputa de charadas (mesma coisa que era feito no Note e Anote).

Em 2001, o programa passou por grande reformulação. O Mais Você passou a ser produzido pelo Núcleo Marlene Mattos, que reformulou o programa dando um víeis maior para a prestação de serviço.

No dia 26 de julho de 2001, Ana Maria Braga anunciou que sofria de câncer de intestino. Todo o bloco final do programa foi dedicado ao assunto, tendo a ligação de telespectadores que desejaram sorte à apresentadora. No mesmo dia, Ana foi internada no Hospital Sírio-Libanês, e iniciou o tratamento de quimioterapia.

Enquanto Ana esteve sendo tratada, foram exibidas reprises. Durante a etapa final do tratamento, Ana Maria Braga chegou a fazer inserções ao vivo, intercalado com reprises. 

Em abril de 2002, o programa estreou nova abertura e novo cenário, baseado no Feng Shui. Também estrearam novos quadros. No ano seguinte, com direção de Cacá Silveira e direção de jornalismo de Viviane De Marco, o programa estreou novos quadros, voltados para a informação e o entretenimento. 

No mesmo ano, Leilane Neubarth passa a integrar a equipe de jornalismo, junto com Lúcia Soares e Michael Keller. A participação com o público foi ampliada, o programa recebeu alguns telespectadores no estúdio.

Em 20 de outubro de 2006, quando o programa completou sete anos de exibição, Ana Maria Braga comandou Mais Você ao vivo, diretamente da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina. Em 2007, o programa ganhou mais novidades, privilegiando a diversão, a informação e a prestação de serviços.

Em 31 de Março de 2008 (data de aniversário de Ana), a produção foi definitivamente transferida para o Rio de Janeiro. O programa contava com um cenário de 300 m², além de novos quadros. Uma das novidades foi a chagada da personagem Maria Loura, uma prima do Louro José recém chegada de Nova York que adora contar fofocas sobre as celebridades. A personagem não ficou muito tempo no ar.

Em abril de 2008, estreou o quadro "Rádio Pinel", com Alexandre Scaquette, Marcos Parmagnani e Rafinha Carvalho. A rádio foi criada pelos três durante o Big Brother Brasil 8. Também estreou o quadro Super Chef, um reality show com aspirantes a chefs de cozinha.

Em 2009, depois de um período no Vídeo Show, Vivi de Marco volta o Mais Você.

No mesmo ano, em abril, o programa estreia o seu novo estúdio, que fica situado na antíca casa cenográfica do Sítio do Pica-pau Amarelo. Trata-se de uma grande casa de vidro situada no meio da Mata Atlântica.

Em 5 de novembro do mesmo ano, a Globo exibiu o especial Mais Você - 10 Anos, em comemoração ao programa que comemorava sua primeira década. O programa 10 carros 0 km para pessoas de casa, da plateia e das ruas de várias capitais. O palco gigantesco teve dez cozinhas, dez artesões, um telão gigante, e uma plateia de 1.500 pessoas.

Em comemoração aos 3000 programas e aos 12 anos do Mais Você, foi feita uma festa no dia 2 de dezembro de 2011, grande parte do elenco da casa, e outros artistas compareceram a festa que foi gravada a noite e transmitida no dia seguinte no horário normal do programa. A intenção era mostrar a casa de vidro à noite, que nunca foi mostrada.

Em 2014, pela primeira vez, o programa ganhou um apresentador substituto para cobrir as férias de Ana Maria e Louro José (antes, a apresentadora deixava programas já gravados). André Marques foi o primeiro apresentador substituto, que comandou a atração no início de novembro. André também apresentou o programa em Janeiro de 2015 e de 2016, dessa vez dividindo o comando com Cissa Guimarães. Já em maio de 2015, o programa foi apresentado por Zeca Camargo.

Em novembro de 2014, o Mais Você completou 15 anos no ar. E para comemorar, Ana Maria Braga comandou o programa diretamente do Walt Disney World, em Orlando. Contando com a participação de Susana Vieira, Luíza Possi e Tiago Abravanel.

Em janeiro de 2015, falece a cadela Belinha, o animal de estimação de Ana que fez parte do programa durante muitos anos, inclusive ganhando crachá da própria emissora.

Quadros.

Atuais

  • Jogo de Panelas: Reality Show que envolve uma competição com 5 pessoas que moram numa mesma cidade e são bons de cozinha. Cada participante deve promover um jantar temático com aperitivo, prato principal e sobremesa. Cada jantar é avaliado pelos outros participantes. O vencedor é aquele que obtém o maior número de notas. O Reality já teve várias edições.
  • Super Chef Celebridades: Versão do reality Super Chef, que também é do Mais Você, mas com famosos. Os participantes passarão por provas em que devem testar suas habilidades na cozinha. As provas são avaliadas por um juri e os dois que obterem as menores notas, vão para a "Panela de Pressão", onde o público deverá votar em quem ficará na competição. O reality já teve duas edições, sendo que na primeira o vencedor foi o ator Max Fercondine, na segunda, ganhou o ator Sidney Sampayo, e na terceira, o jogador de vôlei Giba.
  • SOS Mais Você: Quadro em que o Dr. Guilherme Furtado esclarece dúvidas sobre saúde para o público sobre determinado tema.
  • Cantando no Chuveiro: Inspirado no The Voice Brasil, o quadro incentiva os telespectadores a enviarem vídeos cantando debaixo do chuveiro. O Vencedor ganha uma reforma no banheiro. Está na segunda edição.
  • De Malas Prontas: Quadro em que o participante se increve e ganha uma viagem de graça paga pela produção do programa.
  • Fashion Express: A cada edição, um grupo de especialistas em figurino realiza uma "reforma" em um vestido, que tem algum valor sentimental para a participante. A equipe deixa o vestido mais moderno.
  • Tem que ir na Ana Maria: Através de uma indicação de um conhecido, o programa vai atrás de uma pessoa que cozinha bem ou tem uma receita muito conhecida. A pessoa vai ao programa ao vivo e conversa com Ana Maria.

Antigos

  • Super Chef: Baseado no reality internacional Top Chef, o programa reúne aspirantes a chefs que passarão por provas em que serão testados as suas habilidades culinárias. Já teve várias edições.
  • Game Bebê Hipoglós: Um reality show em que alguns bebês e suas mães ficam confinados em uma casa (estilo BBB), O objetivo era eleger o bebê mais bonito e que iria estrelar uma campanha publicitária da marca patrocinadora.
  • O(A) Melhor... do Brasil: Uma competição que reúne participantes de todo o país e que busca saber qual é a melhor receita de um mesmo prato do país. Já teve várias edições e em cada edição, um prato é o tema. Já tiveram edições que avaliaram o melhor Pão de Queijo, o melhor Pão de Mel, a melhor Coxinha, o Melhor Hot Dog, entre outros.
  • Bom de Chapa: A proposta é buscar o melhor chapeiro do Brasil que tenha grandes habilidades.
  • Café com Ana: Realizando em 2003, o programa recebia telespectadores para visitar o estúdio e tomar um café com Ana.
  • Jornal do Louro: Comandado por Louro José, era um telejornal humorístico que falava sobre acontecimento bizarro.
  • Loura vs. Louro: Uma competição de charadas entre Louro José e Ana Maria. O Quadro vem dos tempos no Note e Anote e de vez em quando volta.
  • Caixinha de Segredosabordava questões ligadas a comportamento e relacionamentos, contando com a participação especial do psicanalista Leonardo Fraiman, que apresentava depoimentos e aconselhava as pessoas.
  • Ana em Rítimo de Aventura: A apresentadora mostrava algum esporte tradicional ou radical que despertava a curiosidade do público.
  • Radio Pinel: Comandado por Alexandre Scaquette, Marcos Parmagnani, Rafinha Carvalho e Louro José, se trava de uma rádio ficticia marcada pelo escracho e humor. A Rádio Pinel surgiu de uma simples brincadeira feita durante o Big Brother Brasil 8.

Curiosidades

  • Em mais de 3000 edições, o Mais Você já recebeu mais de 2 Mil convidados famosos ou não.
  • Em 2009, a apresentadora abriu o Programa caracterizada como a cantora Madonna. Ana se vestiu como a cantora porque o programa iria falar de covers (Louro se fantasiou de Elvis Presley). A atitude da apresentadora foi muito criticada pela imprensa e pelo público.
  • Não é a primeira vez que Ana se "veste" de algum personagem famoso. Em 2011 ela se vestiu de Amy Winehouse em homenagem a cantora que faleceu dias antes. Em 2001, ela abriu o programa vestida de Charles Chaplin, exaltando o aniversário de sua morte.
  • Enquanto fazia uma receira, Ana cometeu uma gafe ao dizer que a Castanha de Caju faz parte da "fauna" brasileira. 
  • Em junho de 2013, ao mostrar um carro controlado por controle remoto, Ana acaba sofrendo um acidente ao ser empurrada pela porta do carro. No dia seguinte ela não foi apresentar o programa devido a recomendação do médico.
  • A Globo Marcas comercializa vários produtos com a marca Mais Você. Desde aparelhos de jantar à eletrodomésticos.
  • O programa já participou de algumas produções de dramaturgia da Globo. Onde os personagens da ficção participavam da atração. Entre eles as novelas Beleza Pura, Passione e Cheias de Charme, as séries A Diariste, A Grande Família e Louco por Elas, além do Zorra Total, Sítio do Pica-pau Amarelo e Casseta e Planeta Urgente. No caso de A Diarista, uma situação curiosa: Marinete (Cláudia Rodrigues) foi sorteada para participar do programa, aonde ela visitaria o Projac. Porém, o epissódio era da temporada de 2005 e naquele ano, o Mais Você ainda era gravado em São Paulo. Só viria a ser produzido no Rio três anos mais tarde.

Edições Especiais

Durante os mais de 15 anos de existência, o Mais Você já produziu diversos programas especiais. Entre eles:

  • Edição de Aniversário: Para comemorar mais um aniversário, geralmente é preparado uma edição especial. Ao vivo, com plateia e atrações músicas. Não ocorre em todos os aniversários. Foram produzidas edições especiais para comemorar o aniversário de 1, 5, 8 e 10 anos.
  • Mais Você Gravidas: Edição especial ao vivo em um sábado em 2005. O Mais Você Vida-Gravidas contou com uma grande plateia somente com gestantes. O programa contou com a participação especial da atriz Maria Paula, enquanto o então repórter Jean Wyllis acompanhou um parto cesariana de uma telespectadora ao vivo.
  • Mais Você Esperança: Exibido em 31 de Agosto de 2013 como parte das atrações do Criança Esperança 2013. O estúdio do programa se tornou um grande "parque de diversões" lotado de crianças. O programa ainda recebeu a Galinha Pintadinha e a Banda Pollo. Isso se repetiu em 2014.

Audiência

O programa registra bons índices de audiência, porém enfrenta dificuldades em garantir a liderança. Pois essa constantemente é ameaçada pelo telejornal Fala Brasil na disputa pela audiência. Entre 2008 e 2009, a situação era pior, pois além de perder para o jornal da Rede Record, chegava a perder também para o Bom Dia & Cia..

Polêmicas

  • Visando aumentar a audiência, em 2011, o programa resolve apostar mais no jornalismo. Dando grande foco no caso da morte da menina Lavínia de 6 anos. A atitude foi criticada por Sônia Abrão que acusou o programa de "copiar" o seu A Tarde é Sua da RedeTV!.
  • Em 2013, para falar sobre o aumento do tomate, Ana Maria apresentou o programa com um colar de Tomates. O ato foi bastante criticado pelos telespectadores.

Prêmios

O programa recebeu diversos prêmios. Em 2003, venceu o Prêmio Austregésilo de Athayde, na categoria de "Melhor Programa de Variedades, e o Prêmio Cet de Jornalismo, pela reportagem mais criativa e original. Em 2006, recebeu o Prêmio Wyeth Consumer Healthcare de Jornalismo, na categoria Mídia Eletrônica – Televisão, com a matéria “Osteoporose – O que é e como prevenir” e ainda foi contemplado com o Prêmio Qualidade Brasil como o Melhor Programa com Temática Feminina..

Link

Também no FANDOM

Wiki aleatória