FANDOM


MTV Brasil (Abril Radiodifusão S.A.)
Mtv.jpeg

Tipo

Rede de TV Aberta

Fundação

20 de Outubro de 1990

Extinção

30 de Setembro de 2013

Fundador

Grupo Abril e MTV Networks (Viacom)

Pertence a

Grupo Abril

Cidade de Origem

São Paulo - SP

Slogan

"A Música não Para"

A MTV Brasil nasceu no dia 20 de Outubro de 1990, através de uma parceria entre o Grupo Abril e a Viacom. Foi a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo.

Além de ser o primeiro canal de TV brasileiro voltado para o público jovem, a emissora foi a primeira a transmitir sua programação 24 horas por dia.

Os estúdios da emissora ficavam na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro Sumaré, onde ficava a sede da Rede Tupi.

Em 2013, o Grupo Abril devolveu a marca MTV para a Viacom. A Viacom relançou a nova MTV na TV paga no dia 1º de Outubro de 2013.

A MTV Brasil, canal aberto do Grupo Abril encerrou suas atividades em 30 de Setembro de 2013.

História

O Início

O videoclipe chegou ao Brasil em 1975, com o clipe "América do Sul" de Ney Matogrosso, no Fantástico da Rede Globo. O programa foi o único a produzir e exibir videoclipes no Brasil até o início da década de 80, quando surgiram outros programas de clipes nas outras emissoras.

Em 9 de março de 1990, a TV Abril, emissora da Editora Abril, anunciou que iria produzir a programação da Music Television. Em 7 de Março, a emissora foi oficialmente lançada. Foram investidos mais de US$ 20 milhões com equipamentos novos e sofisticados.

Naquela época, um dos slogans mais conhecidos pela MTV americana era "I want my MTV" ("Eu Quero Minha MTV"). A MTV brasileira decidiu não usar esta marca no país, já que induzia a "solidão de um jovem trancado no quarto". Em salas de cinema localizados em shoppings de São Paulo foram divulgados artistas pronunciando o slogan brasileiro, "Te vejo na MTV".

Em 20 de Outubro de 1990, ao meio-dia, finalmente entrava no ar a MTV Brasil, através do canal 32 UHF de São Paulo, e do canal 9 VHF do Rio de Janeiro. Primeiro saía do ar a color bar com a inscrição "Rede Abril" e entrava as vinhetas com o logotipo da MTV. A primeira VJ a aparecer na tela da MTV foi Astrid Fontenelle que disse: "Oi, eu sou Astrid e é com o maior prazer que eu estou aqui para anunciar para vocês que está no ar a MTV Brasil!".

Inicialmente, a MTV era voltada para o público de 12 a 34 anos e tinha 65% da programação baseada em esportes, humor e jornalismo. Destes, 25% era produção nacional e 75% era fornecida pela matriz. No início, a emissora teve uma carga horária de 13 horas de domingo a quinta, e as sextas e aos sábados era de 16 horas, estes últimos, a programação inciava às 12h (para depois seguir o padrão da MTV americana, com programação 24 Horas).

O primeiro clipe exibido pela MTV foi o remix de "Garota de Ipanema" na voz de Marina Lima (feito especialmente para a estreia). Alguns programas distribuídos pela MTV americana foram reeditados e vendidos para a MTV brasileira.

Em 1995, foi realizado o primeiro MTV Video Music Awards Brasil (que depois se chamou Video Music Brasil - VMB). Uma versão brasileira da premiação realizada pela MTV americana.

Logo em seu início, a MTV criou programas para vários segmentos musicais. Como foi o caso do Yo! MTV, destinado ao hip-hop e rap; Lado B voltado para o universo alternativo e o Fúria Metal, dedicado ao heavy metal e hard rock.

Em 1999, estreia o Hermes e Renato, um dos programas mais lembrados da emissora.

Também na Década de 90, estreou o Rock e Gol, um campeonato de futebol em que os times eram formados por artistas e bandas.

Década de 2000

No dia 23 de agosto de 2005 a MTV estreou o seu segundo desenho animado,o Fudêncio e seus amigos e que se tornou um grande sucesso da emissora (depois do sucesso [[Megaliga MTV de VJs Paladinos).

Muitos telespectadores passaram a sentir falta de uma programação basicamente musical na MTV. Em resposta a essas reclamações, a emissora passou a exibir, em março de 2006, programas focados especialmente na exibição de videoclipes e discussões sobre música.

Porém, em dezembro do mesmo ano, o diretor de programação da MTV, Zico Goes anunciou que a emissora não iria mais passar videoclipes na programação a partir de 2007. Isso resultou no fim de programas tradicionais da emissora como o Disk MTV e a saída de vários VJs. Isso fez com que as emissoras concorrentes tanto na TV Aberta (Mix TV e Play TV e TV União), quanto na TV Paga (Multishow e VH1).

Em 3 de março de 2007 estreou o programa MTV Overdrive que também possuía um acervo de clipes na internet. No mesmo ano, em 15 de março, a MTV anunciou a criação do projeto artista do mês no qual a emissora se dedicou mensalmente a um músico diferente, este projeto durou até dezembro e depois foi extinto.

Em 2008, a MTV Brasil rescindiu o contrato com a SKY Brasil, pois o Grupo Abril queria que além da MTV, a SKY veiculasse os canais FizTV e o Ideal, fizessem prorrogações no contrato da DirecTV e Abril após o vencimento do contrato em dezembro de 2007 e aumento do preço pago pela operadora de TV. A SKY recusou-se e retirou do ar a sua transmissão em todo o Brasil em 1º de junho de 2008, exceto em São Paulo. Após passar 90 dias, a MTV não chegou a nenhum acordo com a SKY e então em São Paulo o sinal da MTV Brasil foi também retirado do ar. Em substituição, a SKY colocou a MTV Hits (que depois se tornou VH1 MegaHits e posteriormente Comedy Central).

Para sanar a perda de telespectadores, a MTV abriu seu sinal para todas as antenas parabólicas do país. No mesmo ano, estreia o MTV Lab com várias faixas diferentes com duração de 9 horas diárias.

Também no mesmo ano, estreia o 15 Minutos, sob o comando de Marcelo Adnet, se consagrando como um dos melhores artistas da casa.

Em 2009, a Sky foi obrigada a transmitir a MTV para os ex-assinantes DirecTV Brasil através de uma determinação do CADE, contudo o sinal foi cortado em junho de 2010,

Em 2009, estreia o Furo MTV, com a apresentação de Dani Calabresa e Bento Ribeiro. No mesmo ano também estreiam o Podsex, com Kika Martinez e Titi Müller; Quinta Categoria com Marcos Mion e o Acesso MTV.

No final do ano, a emissora sofre baque: Marcos Mion é contratado pela Rede Record para apresentar o Legendários, e leva com ele João Gordo, Felipe Solari, Elcio Coronato e o grupo Hermes e Renato.

Década de 2010

Em 2010, um dos destaques da programação daquele ano, foi o viés mais "colorido", passando a focar em artistas pop e de maior expressão. Com isso, o Top 10 MTV passa a ser apresentado por Vanessa Hadi, o Acesso MTV é ser reformulado, e estreia o reality show Colírios Capricho

Também em 2010, estreia o sucessor do Furfles MTV, o Comédia MTV. Com um grupo de humoristas liderado por Marcelo Adnet.

Em 2011, devido a reclamações, a programação passa a focar mais na música. Com isso, o Top 10 MTV ganha a apresentação de Ellen Jabour, e estreiam os programas Na Brasa, Big Audio, Grêmio Recreativo, Goo MTV e Extrato MTV. Além disso, também estreiam os programas PC na TV, Adnet ao Vivo, Grampo MTV, Mod MTV, entre outros.

Em 11 de julho de 2011 uma quadrilha formada por quatro pessoas rendeu o vigia da emissora. O grupo havia levado sete monitores, três notebooks, uma cafeteira e um celular. Na fuga três ladrões fugiram da polícia no carro da quadrilha e um (ex-funcionário) seguiu no carro da emissora. Logo após, o carro e os objetos foram recuperados.

Em setembro do mesmo ano, a emissora passava por uma possível crise e cancela vários programas. No mesmo mês a emissora demitiu cerca de mais de 40 funcionários, cortou as produções da casa e investiu nas produções independentes. O canal então depois desta leva de demissões optou pelo seu DNA que é o segmento musical.

No início de 2012, a MTV passa por mais demissões, e vários VJs saem do canal. Em março, a emissora estreia sua programação nova. O Comédia MTV se transforma no Comédia ao Vivo e estreia o talk show MTV Sem Vergonha. Parte do elenco de Hermes e Renato volta para a MTV depois de um tempo integrando o Legendários.

No dia 1º de abril do mesmo ano, o canal encerrou suas transmissões via antena parabólica. O sinal foi substituído pelo canal BRZ, que exibe videoclipes nacionais e televendas. Em comunicado oficial, algumas das causas são o alto custo da transmissão do sinal nas parabólicas, sem nenhum retorno comercial.

No início de 2013, a emissora anuncia que pretende voltar às raízes, se aproximando novamente do público musical. Enquanto alguns VJs renovam contrato, outros não renovam com o canal. O Furo MTV e o Acesso MTV são reformulados. E teve a reestreia do Hermes e Renato.

A partir de junho, surge a notícia de que o Grupo Abril devolveria a marca MTV para a Viacom. Tempos depois, vários programas foram cancelados e os VJs dispensados.

Depois, em entrevista ao jornalista Daniel Castro, Zico Góes, diretor de programação da emissora, confirmou que a MTV seria devolvida a Viacom, sem dar mais detalhes. A MTV seguirá lançando novas atrações até setembro de 2013, quando a marca MTV será finalmente será devolvida.

Em 29 de julho, a Viacom, anunciou que o canal será relançado na TV paga no dia 1° de outubro.

Em agosto, a emissora estreia o My MTV, uma série de programas especiais que selarão a despedida da emissora. O programa trás a participação de VJs antigos para relembrar os bons momentos da emissora.

Em 26 de Setembro, por volta das 18h, foi ao ar uma grande festa. Organizada no prédio da emissora do sumaré, o evento marcava a última transmissão ao vivo da emissora. A celebração contou com ex-VJs da casa, exibição de videoclipes, além de apresentações musicais de Guilherme Arantes, Marcelo D2 e ConeCrew.

No dia 28, foi ao ar edições especiais do Disk MTV. Cada uma das ex-VJs, como Astrid Fontinelle, Cuca Lazarotto e Carla Lamarca, comandou uma parada de videoclipes especiais.

Após a entrega da marca MTV, Grupo Abril pretende vender o canal para um "melhor negócio" já que não pretende lançar o novo canal e nem seguir no ramo da televisão. Eles seguirão com o sinal no país para segurar a concessão enquanto o canal estiver à venda.

No dia 30 de setembro, último dia, aproximadamente às 22hs, foi exibido a reprise da última edição do Furo MTV , em seguida às 23hs, teve O Último Programa do Mundo, ironicamente o último programa inédito da emissora. Às 23h45, foi ao ar o especial "Tchau MTV!", começando com um pequeno discurso de Luiz Thunderbird seguido por uma compilação de cenas com ex-VJs da emissora. Em seguida, Cuca Lazarotto anunciou o último vídeoclipe: "Maracatu Atômico" de Chico Science e Nação Zumbi. Por fim, Astrid Fontinelle "apagou as luzes", a primeira a aparecer na MTV, foi também a última, com um discurso enaltecento a antiga MTV e desejando boas vindas à nova. A programação seguiu com cenas da festa feita no dia 26 com a música de Rita Lee: Ôrra Meu!. Por fim, à meia noite, aparece o logotipo da emissora em um fundo preto em fade out. A MTV Brasil oficialmente chega ao fim.

Minutos depois, entra no ar a IdealTV seguido com reprises da emissora extinta. A partir de 1º de Outubro, a nova MTV é operada integralmente pela Viacom . A estreia foi às 21h30.

Após o Fim

A frequencia antes ocupada pela MTV continuou exibindo reprises da Ideal TV, e mais para frente, exibindo produções independentes.

O Grupo Abril anunciou, em 18 de Dezembro de 2014, a venda da Abril Radiodifusão ao Grupo Spring, grupo esse responsável pela revista Rolling Stone no Brasil. A ideia é fazer um canal nos mesmos moldes do E! Entertainment Television.

Apesar de consumada, a transferência da concessão ainda não foi aprovada pelo Ministério das Comunicações. Com isso, o Grupo Abril continua sendo responsável pelo canal.

VJs

Últimos

Antigos

Slogans

  • 1990: "Te vejo na MTV"
  • 2002 - 2004: "Música e atitude"
  • 2009 - 2010: "Você está aqui"
  • 2010 - 2011: "MTV: O canal dos ovos de ouro"
  • 2012 - 2013: "Música para tudo"
  • 2013 - Atual: "A música não para"

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraTVCOMRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio Norte

Jornalismo e Esporte: Esporte InterativoRecord NewsRIT Notícias

Católicos: Rede VidaRS21AparecidaRede EvangelizarTV NazaréCanção Nova

Protestantes: RITCJCTV IMPDRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede Super

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Agronegócio: Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalNovo CanalConexão BRTerra Viva

Estatais: TV JustiçaPonto JusNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSESC TVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória