FANDOM


Premiotvp01.png

Esta atração está indicada ao Prêmio TVPédia Brasil 2016. Caso goste da mesma e quer que ela ganhe, vote nesse link.

Jornal da Record
Jr2015.jpg

Tipo

Telejornal

Estreia

1972

Emissora Original

Rede Record

Outras Emissoras

Record News

Apresentação

Celso Freitas

Adriana Araújo

O Jornal da Record (ou JR) é o principal telejornal da Rede Record. Exibido de segunda à sexta às 20h30 e aos sábados às 19h45, estreou em 1972. Traz os principais acontecimentos do dia no Brasil e no mundo além de reportagens investigativas.

Atualmente é ancorado por Celso Freitas e Adriana Araújo. Também é exibido pela Record News em horário alternativo. É o programa mais longínquo da emissora, com mais de 40 anos no ar.

História

O Jornal da Record existe desde os tempos em que a TV Record encabeçava a REI - Rede de Emissoras Intependentes, uma rede de emissoras de propriedade de Silvio Santos. O telejornal entrou no ar pela primeira vez em 1972, substituindo o Jornal da REI. Hélio Ansaldo foi o primeiro apresentador. Entre 1976 à 1985, ganhou o nome de "Jornal da Noite".

Em 1985, era apresentado por Ricardo Carvalho, com comentários de Celso Ming e Paulo Markun e reportagens de Silvia Poppovic.

Carlos Nascimento passa a apresentar o jornal em 1989. Mesmo com a emissora estando a beira da falência, o jornal tinha duas horas de duração e fazia sucesso entre o público formador de opinião.

O telejornal sofreu reformas a partir dos anos 90, já que a emissora havia sido comprada por Edir Macedo e havia o projeto de se tornar rede. Maria Lydia Flandoli assumiu a apresentação em 1990. Nesta época, o jornal tinha duas edições, a primeira se tratava de um telejornal local, e a segunda com notícias do Brasil e do mundo. Em 1991, Maria Lydia é substituida por Salette Lemos, que no ano seguinte é substituida por Carlos Bianchini e Adriana de Castro. Carlos sai em 1994 sendo substituído por Carlos Oliveira.

Ele fica até março de 1996 e volta a apresentar em 1999. Durante esse tempo, o jornal foi apresentado por Chico Pinheiro. Chico envolveu-se em polêmicas com os donos da emissora, acusando-os de censura. Com isso, Adriana de Castro reassumiu a bancada e ficou até 1997, quando passou a ser ancorado por Bóris Casoy.

Em dezembro de 2005, Casoy foi demitido da emissora sob a alegação de que não se adequava mais aos padrões do jornalismo da Record. Casoy revidou, dizendo que havia sido demitido por pressão do PT. Em seu lugar, Heleine Heringer assumiu o noticiário.

Pouco menos de um mês da demissão de Bóris, o JR aparece reformulado. Apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo, o jornal ganhou mudanças no cenário e vinheta. Além de uma equipe com 15 jornalistas novos, a maioria vindo da Rede Globo.

Em 7 de maio de 2009, a Rede Record anunciou a contratação de Ana Paula Padrão. Enquanto ela não estreava, Janine Borba e Marcos Hummel assumiram a apresentação do jornal. Ana estreou em em 29 de Junho, ao lado de Celso Freitas.

Em 27 de Setembro de 2010, passa a ser transmitido em HD. Em 1º de Novembro, Ana Paula Padrão e Adriana Araújo entrevistam a recém eleita presidente Dilma Rouseff. A entrevista foi a primeira de Dilma depois da vitória. Nenhum presidente democraticamente eleito tinha dado uma entrevista para outra emissora que não fosse a Globo.

Em 11 de julho de 2011, o telejornal passou a ser exibido às 19h40, saindo do confronto direto com o Jornal Nacional. Em outubro, devido aos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, passa a ser exibido às 18h20, com Ana Paula Padrão da redação montada na cidade-sede e Celso Freitas em São Paulo. Após o fim dos jogos, o jornal passa a ser exibido em seu horário normal.

Em 20 de março de 2013, Ana Paula Padrão apresentou pela última vez o JR. Ela rescindiu o contrato com a emissora. Adriana Araújo volta ao comando do telejornal.

Blocos

Além da previsão do tempo e das séries de reportagens em cinco ou seis episódios, o JR também possui alguns blocos de notícias durante sua exibição diária.

Histórico de Apresentadores

Titulares

Eventuais

Tempo

Titular

  • Carla Cecato (2006-2009)
  • Camila Busnello (2006-2012)
  • Lidiane Shayuri (2009-atual)
  • Nathália Leite (2013-atual)
  • Manuela Queiroz (2015-atual)
  • Salcy Lima (2015-atual)

Eventual

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória