FANDOM

Premiotvp01

Esta atração está indicada ao Prêmio TVPédia Brasil 2016. Caso goste da mesma e quer que ela ganhe, vote nesse link.

O Jornal da Band (anteriormente Jornal Bandeirantes) é o principal telejornal da Band. Exibido de segunda à sábado às 19h20. Exibido desde 1977, atualmente é apresentado por Ricardo Boechat e Paloma Tocci.

A BandNews reprisa o jornal diariamente às 20h30.

História

Jornal Bandeirantes (1997-1997)

O Jornal Bandeirantes estreou em 12 de outubro de 1977, às 19h15 da noite, em substituição ao Titulares da Notícia. Salomão Ésper foi o primeiro apresentador.

Entre os apresentadores que comandaram o telejornal na década de 80 estão Ferreira Martins, Ronaldo Rosas, Geraldo Ribeiro, Joelmir Beting, Belisa Ribeiro, Luiz Santoro e Marília Gabriela. Em 1991, Ferreira Martins e Marília Gabriela foram substituídos por Chico Pinheiro. Este ficou na bancada até 1995 quando foi substituído por Carla Vilhena.

Jornal da Band

Em 17 de fevereiro de 1997, às 20h, o jornal estreava seu novo nome: Jornal da Band. Utilizando o "apelido" que a emissora tinha desde 1993. Carla Vilhena continuou apresentando até março de 1997. Quando o comando passou a ser de Paulo Henrique Amorim.

Paulo Henrique, que além de âncora era editor chefe, fez muitas mudanças no noticiário. Começou a entrar no ar rigorosamente às 20h e ganhou uma redação paralela. O tom opinativo e "independente" de sua condução fez com que ele se desentendesse com vários políticos. Permaneceu na bancada até 1999, quando se desentendeu com a emissora. Foi substituído por Marcos Hummel e Geraldo Canali.

Marcos Hummel ganhou a companhia de Janine Borba, que depois foi substituída por Letícia Levy, e permaneceu por lá até 2004. Quando Carlos Nascimento, recém saído da Globo, passou a comandar a bancada. Nessa época, o telejornal também contava com os comentários de Ricardo Boechat e Joelmir Beting, e com Mariana Ferrão na previsão do Tempo.

Com a ida de Nascimento para o SBT, Ricardo Boechat, que era âncora eventual, tornou-se o titular a partir de março de 2006, ao lado de Mariana Ferrão e Joelmir Beting. Em  31 de Março de 2008, Mariana é substituída por Ticiana Villas Boas.

Em 29 de novembro de 2012, Joelmir Beting faleceu em decorrência de um AVC, E com isso, a apresentação fica apenar com Boechat e Ticiana. Em 27 de dezembro de 2014, no término da edição de sábado, a apresentadora Ticiana Villas Boas anuncia sua licença-maternidade de 5 meses. Ela, que foi a âncora mulher que ficou por mais tempo na bancada, deixou a apresentação em março de 2015 para ir para o SBT. Sendo substituída por Paloma Tocci.

Em 2015, passa a ser reprisado pelo canal BandNews. Em 11 de julho de 2016, o Jornal da Band se torna o primeiro telejornal à ser transmitido ao vivo pelo Facebook.

Também no FANDOM

Wiki aleatória