FANDOM

Insomnia
Insomnia.png

Tipo

Programa Independente

Gênero

Interativo
CallTV

Estreia

7 de novembro de 2004

Último Programa

Novembro de 2007

Produzido por

CellCast

Emissora

RedeTV!

Apresentaçao

Jackeline Petkovic
Maurício Mendes
Gabrielle Serafim
Bolinha
Carolina Vaz

Insomnia foi o primeiro CallTV da televisão brasileira. Produzido pela CellCast e exibido pela RedeTV, foi ao ar entre 2004 e 2007.

O Programa

Os apresentadores convenciam o telespectador a ligar para um número para poder falar ao vivo com o programa e acertar o desafio proposto na tela.

Mas para que o telespectador pudesse falar ao vivo com os apresentadores, ele precisava primeiro efetuar o cadastro e responder uma série de perguntas, para poder pontuar o máximo possível para que a produção definisse quem participasse do programa.

Era um programa simples e previsível. Não havia nada de diferente além dos desafios. Os apresentadores ficavam o tempo todo no ar convencendo os telespectadores a ligarem e fazendo brincadeiras para atrair o público.

Apesar do nome, o Insomnia também já foi exibido à tarde.

Produção

Foi o primeiro CallTV da TV brasileira. O formato muito comum em países do Leste Europeu, Ásia e América Latina virou tendência na televisão no país. Após o fim do programa, em 2007, diversos CallTV foram ao ar, feitos por diversas produtoras independentes e exibidos em inúmeras emissoras.

Se trata de um formato polêmico e controverso. Pois para ligar para um programa do tipo, o telespectador precisa usar um código de uma operadora (o 091) cujo custos de ligação por minuto é muito mais caro que uma ligação normal (os programas sempre anunciam que o custo é o valor de uma ligação para São José do Rio Preto - SP). A ligação não será efetuada se for usado outro código.

Além disso, durante a ligação, o telespectador precisa responder uma série de perguntas para pontuar o máximo necessário para poder participar ao vivo do programa. As perguntas em geral são fáceis e até bobas, mas suficiente para tomar bastante tempo de quem liga. Fazendo com que o custo da ligação, que já é caro, fique mais caro ainda.

Por isso, os CallTVs ganharam o apelido de "programas caça-níquéis" pois incentiva o público a ligar e ficar o maior tempo possível ao telefone. São polêmicos porque são várias as acusações de fraude no recebimento de ligações. Alguns telespectadores afirmam não ter conseguido falar ao vivo no programa pela ligação cair, já alguns acusam os programas de usarem pessoas chamadas pela produção para simular os participantes, afirmando tudo ser uma grande farsa.

O Insomnia foi o primeiro programa de Jackeline Petkovic após sua saída do SBT, onde apresentava o Bom Dia e Companhia. Ela permaneceu na atração até abril de 2007, pois estava grávida. Após o fim do programa, em julho de 2008, dividiu a apresentação do programa Território Livre da Rede 21, junto com Maurício Mendes que também apresentava o CallTV. O programa teve uma vida curta e logo depois, Jacky apresentou diversos CallTVs, como o Quiz TV, Super Game e A Chance. Atualmente apresenta na RedeTV! o programa Plantão Animal.

Também foi o primeiro CallTV que a então modelo Gabriele Serafim apresentou. Após o fim, ela apresentou diversos programas do gênero como Hyper Quiz, Quiz TV, Lig e QI. Seu último programa foi A Chance, onde Gabi encerrou por um tempo sua carreira de 10 anos apresentando CallTVs. Após, trabalhar na Record por dois anos como repórter do programa Fala que eu te Escuto, retornou aos CallTVs em 2016, apresentando o Qual é o Desafio?.

CallTVs No Brasil

2004: Insomnia

2007/2008/2009: Hyper QIQuiz ShowInterligado

2012: LigQIBabestation Brasil

2013: Azaração3-2-1A ChanceAzaração Sexy

2014: Letra & MúsicaAcerte ShowPalavra CantadaAfter Hours

2017: Super Quiz ShowSuper Bônus

Também no FANDOM

Wiki aleatória