FANDOM


Império
Imperio.jpg

Tipo

Novela

Horário

21h

Emissora

Globo

Escrita por

Aguinaldo Silva

Direção

Rogério Gomes
Pedro Vasconcelos
André Felipe Binder

Estreia

21 de Julho de 2014

Último Capítulo

13 de Março de 2015

Nº de Capítulos

203

Império foi uma "novela das nove" da Globo. Escrita por Aguinaldo Silva, com a colaboração de Márcia Prates, Nelson Nadotti, Rodrigo Ribeiro, Maurício Gyboski, Renata Dias Gomes, Zé Dassilva, Megg Santos e Brunno Pires, Direção de Cláudio Boeckel, Luciana Oliveira, Roberta Richard, Tande Bressane e Davi Lacerda. Direção geral de Pedro Vasconcelos e André Felipe Binder, com núcleo de Rogério Gomes.

Estreou em 21 de julho de 2014, substituindo Em Família, e seu último capítulo foi ao ar em 13 de Março de 2015. Sendo substituida por Babilônia. Faturou em 2015, o Emmy Internacional como Melhor Novela.

Com Lília Cabral, Leandra Leal, Alexandre Nero, Drica Moraes, Marjorie Estiano, José Mayer, Caio Blat, Paulo Betti, Caio Blat, Andreia Horta, Rafael Cardoso, Nanda Costa e Marina Ruy Barbosa nos papéis principais.

Sinopse

Atenção: O tópico a seguir contém SPOILERS!

No final dos anos 1980, no bairro carioca de Santa Teresa. O pernambucano José Alfredo (Chay Suede), 22 anos, chegou há dois meses ao Rio de Janeiro “para tentar a vida na grande cidade”, mas ainda não arranjou trabalho. Hospedado na casa do irmão Evaldo (Thiago Martins), logo se vê completamente apaixonado pela mulher deste, Eliane (Vanessa Giácomo). A paixão é grande e mútua. A irmã de Eliane, Cora (Marjorie Estiano), solteirona e ressentida, que vive com o casal, é a primeira a perceber o que está acontecendo. E, já prevendo o desastre, pressiona a irmã a acabar com o romance. Mas José Alfredo e Eliane já planejam uma fuga para recomeçar uma nova vida juntos. Cada um escreve uma carta contando o acontecido e combinam de entregar ao marido traído, deixando-as para que ele lesse apenas quando os dois já estivessem longe dali. Infelizmente a moça descobre estar grávida, e Cora, a irmã de Eliane, envenena a moça contra José Alfredo, que acaba abandonado na rodoviária.

Sozinho, José Alfredo parte rumo ao desconhecido e acaba sendo apresentado, no meio da viagem, a Sebastião (Reginaldo Faria), que sugere que o rapaz comece a trabalhar com a exploração de pedras preciosas. Sebastião decide então levar José Alfredo para a Suíça. Ele conhece Maria Marta (Adriana Birolli), uma jovem proveniente de família tradicional decadente, mas ele vê nela a possibilidade de ter o seu nome conhecido na alta sociedade e casa-se com ela. José Alfredo também vai conhecer a empresária portuguesa Maria Joaquina (Regina Duarte), que vai infiltrá-lo no mercado de contrabando de pedras preciosas, meio pelo qual o dinheiro aparece mais fácil e rapidamente do que o trabalho lento e honesto, na visão deles.

Anos depois, José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero) é um homem milionário, chamado de Comendador e já divorciado de Maria Marta (Lília Cabral), a Imperatriz, que dedica a sua vida a infernizar o ex-marido e ter participação ativa nos negócios da joalheria Império, o empreendimento que enriqueceu a família. Os três filhos do ex-casal são a designer de jóias Maria Clara (Andreia Horta), preferida do pai; o ambicioso José Pedro (Caio Blat), preferido da mãe; e João Lucas (Daniel Rocha), o problemático caçula cujo apego ao pai não impede que este detecte nele todos os sinais de um caráter fraco, indolente e irresponsável. Enquanto isso, José Alfredo se dedica a realizar expedições pelo mundo e a se encontrar com a amante Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), uma ninfeta do interior que sonha em ser modelo, mas é projetada pelos pais Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes) a tirar dinheiro de José Alfredo.

A queda do império de José Alfredo começa quando seu talismã, um poderoso diamante rosa da África do Sul, símbolo de status e poder, desaparece no Monte Roraima. Em sua visão mística, José Alfredo acredita que tudo vai por água abaixo caso ele não encontre a sua pedra preciosa favorita e se livre de um falso brilhante que ficou no lugar. E uma história do seu passado, que ele julgava morta e enterrada, ressurgirá em sua vida cheia de som e fúria através de Cristina (Leandra Leal), a filha de Eliane (Malu Galli). Influenciada por Cora (Drica Moraes) após a morte dos pais, e para conseguir meios de tirar da cadeia o irmão, que foi responsabilizado por um incêndio no camelódromo onde trabalham, ela exigirá do Comendador um teste de paternidade graças ao qual se torna o mais novo membro de sua família, para o desespero de Maria Marta e seus filhos.

Para piorar a situação de José Alfredo, chega Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), um biologo que seria um suposto filho de Sebastião, disposto a acabar com tudo o que o Comendador conquistou, sob o pretexto de vingas a morte do pai. Porém é descoberto que ele não é quem diz ser, e que está agindo a mando de um comparsa misterioso chamado Fabrício Melgaço.

Produção

A trama teve gravações em Zurique, Petrópolis, e Carrancas - MG. O autor pretendia ambientar a trama na Serra Pelada, mas mudou de ideia devido a exibição da minissérie de mesmo nome.

Decidiu ambientar no Monte Roraima, mas a intenção era gravar na parte venezuelana, porém o governo do país negou o visto da emissora. E acabaram tendo que gravar apenas na parte brasileira.

José Wilker interpretaria o blogueiro Téo Pereira, porém como o ator faleceu, o papel ficou com Paulo Betti. Bruno Gagliasso foi convidado para dois papéis, Enrico e Vicente, mas ele preferiu estar na série Dupla Identidade.

Na preparação para a novela, Joaquim Lopes, se inspirou no chef inglês Gordon Ramsay, para viver Enrico. Ailton Graça fez aula de stiletto para ajudar a compor seu personagem, Xana Summer. Chay Suede contou que um dos fatores que o fez ganhar o papel de protagonista durante os testes para ser um dos filhos do protagonista, foi arregalar os olhos para ficar mais parecido com Alexandre Nero. A participação dele como o protagonista na primeira fase ocorreu devido a um pedido do diretor

O nome da personagem de Marina Ruy Barbosa, Maria Ísis, foi uma homenagem à atriz Ísis Valverde. Inicialmente, a novela se chamaria Falso Brilhante, mas semanas antes de estrear, seu nome foi trocado para Império.

A emissora vetou três beijos entre os personagens Claudio e Leonardo; e cortou cenas consideradas sensuais entre José Alfredo e Maria Ísis, para não chocar o telespectador. A atitude causou insatisfação do autor com o canal.

No fim de novembro, Drica Moraes teve que se afastar da novela devido a uma labirintite. Porém no dia 5 de dezembro, após reunião com o autor e o diretor, foi noticiada a saída definitiva da atriz para se tratar desta vez, de uma faringite e para evitar novos cortes nos capítulos. Por causa disso, Aguinaldo Silva, optou por chamar Marjorie Estiano, que interpretou Cora na 1ª fase, para que assumisse novamente a personagem, até a sua morte em fevereiro do ano seguinte

Elenco

 
Ator/Atriz Personagem
Lília Cabral Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque
Leandra Leal Cristina Medeiros
Drica Moraes Cora dos Anjos
Marjorie Estiano
Alexandre Nero José Alfredo Medeiros (Zé Alfredo/Comendador)
José Mayer Cláudio Bolgari Nascimento
Paulo Betti Teodoro Pereira (Téo)
Caio Blat José Pedro Medeiros de Mendonça e Albuquerque/Fabrício Melgaço
Andreia Horta Maria Clara Medeiros de Mendonça e Albuquerque
Daniel Rocha João Lucas Medeiros de Mendonça e Albuquerque
Rafael Cardoso Vicente Ferreira da Silva
Nanda Costa Tuane da Conceição
Marina Ruy Barbosa Maria Isis Ferreira da Costa
Zezé Polessa Magnólia Ferreira da Costa
Ailton Graça Xana Summer (Adalberto da Silva)
Tato Gabus Mendes Severo Ferreira da Costa
Maria Ribeiro Danielle Falcão
Joaquim Lopes Enrico Bolgari Nascimento
Klebber Toledo Leonardo de Souza
Suzy Rêgo Beatriz Bolgari Nascimento
Cris Vianna Juliane Matos (Juju Popular)
Flávio Galvão Reginaldo dos Santos
Othon Bastos Renato Silviano dos Santos Muniz (Silviano)
Paulo Rocha Orville Neto
Elizângela Jurema dos Santos
Josie Pessoa Eduarda Botticelli Medeiros (Du)
Carmo Dalla Vecchia Maurílio Ferreira
Renato Silviano dos Santos Júnior (Renatinho)
Adriana Birolli Amanda Mendonça
Maria Marta de Mendonça e Albuquerque (1ª Fase)
Paulo Vilhena Domingos Salvador
Dani Barros Lorraine
Viviane Araújo Sebastiana Alves (Naná)
Roberto Bomfim Antônio Batista (Antoninho)
Laercio Fonseca Felipe
Roberto Pirillo Dr Merival Porto
Rômulo Neto Roberto Ferreira da Costa (Robertão)
Erom Cordeiro Fernando
Ana Carolina Dias Carmen Godinho
Roberto Birindelli Josué
Lucci Ferreira Antônio
Letícia Birkheuer Érika von Furstemberg
Rafael Losso Elivaldo dos Anjos Bastos Medeiros
Lidi Lisboa Kelly
Juliana Boller Bianca Bolgari Nascimento
Jonas Torres Ismael
Karen Junqueira Fernanda
Júlia Fajardo Helena Abrantes
Júlio Machado Jairo dos Santos
Ravel Andrade Otoniel dos Santos
Adriano Alves Victor da Conceição Medeiros
Kiria Malheiros Bruna Falcão
Nicollas Paixão Orville Júnior
Júlia Belmont Stephany
Ludmila Rosa Karina
Paulo Vespúcio Giancarlo Baldessari
Jackson Antunes Manoel
Elaine Mickely Xênia
André Gonçalves Etevaldo
Laís Pinho Noely
Ítalo Guerra Luigi
Laura Cardoso Jesuína Ferreira
Leanddro Rocha Brigel
Ravel Cabral Mário Cardoso (Cardoso)
Luca de Castro Jonas Podansky
Rhaisa Batista Luiza
Ana Paula Botelho Valquíria
Kelzy Ecard Teresa
Yago Machado Luciano
Raphael Viana Arnaldo (Arnoldão)
Marcelo Cavalcanti André
Nicola Siri Dionísio
Carla Pompílio Senhora no supermercado
Mabel Cezar Adelaide Siqueira
Ivan Capúa Wilson Grey
Charles Myara Fiscal
Miguel Nader Biro Biro
Saulo Arcoverde Cerol
Adel Mercadante Motorista de Cristina
Marcos Holanda Detento
Gilberto Miranda Porteiro do prédio de Leonardo
Evandro Vale Gerente
Allan Rodrigues Mendigo
Alex Cezario Homem no estudio de fotografia em Paris
Remo Rocha Piloto do Helicóptero
André Cavalcante José Alfredo de Medeiros
Simon Petracchi Espinoza
João Lima Jr. Mário Sérgio
Júlio Levy Kleber
Jack Berraquero Wilson
Lucilia de Assis Zezé
Iléia Ferraz Lucinda
William Vita José Carlos
Eduardo Spinetti Pietro
Hugo Esteves Patrício
Léo Wainer Daniel
Luciana Pacheco Marisa
Luciana Malcher Claraíde
Joe Ribeiro Marcos (Marcão)
José Negreiros Batista
Márcia do Valle Isabela (Isa)
Manoel Elizário Emanuel
Rosana Dias Madalena
Malu Galli Eliane Medeiros
Chay Suede José Alfredo Medeiros (1ª Fase)
Vanessa Giácomo Eliane Medeiros (1ª Fase)
Regina Duarte Maria Joaquina Braga (1ª Fase)
Reginaldo Faria Sebastião Ferreira (1ª Fase)
Thiago Martins Evaldo Medeiros (1ª Fase)
Alejandro Claveaux Josué (1ª Fase)
Ed Oliveira Bigode (1ª Fase)
Romis Ferreira Silviano (1ª Fase)
Júlia Svacinna Cristina Medeiros (1ª Fase)
João Victor Salles Elivaldo Medeiros (1ª Fase)

Audiência

SEMANA SEG TER QUA QUI SEX SÁB MÉDIA SEMANAL
21/07 a 26/07/2014 32 35 33 34 31 25 31,6 Pontos
28/07 a 02/02/2014 32 30 30 31 28 27 29,6 Pontos
04/08 a 09/08/2014 32 35 32 32 30 28 31,5 Pontos
11/08 a 16/08/2014 31 32 32 30 30 27 30,3 Pontos
18/08 a 23/08/2014 33 30 30 29 27 25 29,0 Pontos
25/08 a 30/08/2014 30 29 30 29 28 25 28,5 Pontos
01/09 a 06/09/2014 29 27 30 29 27 24 27,6 Pontos
08/09 a 13/09/2014 30 29 29 30 29 23 28,3 Pontos
15/09 a 20/09/2014 29 29 28 28 31 28 28,8 Pontos
22/09 a 27/09/2014 31 32 30 31 29 24 29,5 Pontos
29/09 a 04/10/2014 31 29 30 31 31 31 30,5 Pontos
06/10 a 11/10/2014 33 30 31 30 29 25 29,6 Pontos
13/10 a 18/10/2014 30 32 32 31 30 27 30,3 Pontos
20/10 a 25/10/2014 36 35 36 35 34 32 34,3 Pontos
27/10 a 01/11/2014 36 35 34 33 32 29 33,1 Pontos
03/11 a 08/11/2014 36 36 34 36 33 27 33,5 Pontos
10/11 a 15/11/2014 35 35 34 35 36 31 34,3 Pontos
17/11 a 22/11/2014 36 35 31 35 32 29 33,0 Pontos
24/11 a 29/11/2014 36 36 33 38 33 29 34,1 Pontos
01/12 a 06/12/2014 37 36 36 36 33 31 34,8 Pontos
08/12 a 13/12/2014 36 38 37 35 35 32 35,5 Pontos
15/12 a 20/12/2014 36 38 36 33 34 29 34,3 Pontos
22/12 a 27/12/2014 36 34 24 34 35 31 32,3 Pontos
29/12 a 03/01/2015 34 30 22 30 31 33 30,4 Pontos
05/01 a 10/01/2015 37 38 34 35 30 30 34,0 Pontos
12/01 a 17/01/2015 34 34 35 34 30 36 32,1 Pontos
19/01 a 24/01/2015 35 36 34 35 34 28 33,1 Pontos
26/01 a 31/01/2015 35 35 37 36 35 29 34,5 Pontos
02/02 a 07/02/2015 37 37 34 37 36 31 35,3 Pontos
09/02 a 14/02/2015 36 37 35 35 36 30 34,8 Pontos
16/02 a 21/02/2015 35 38 37 39 37 33 36,5 Pontos
23/02 a 28/02/2015 39 39 39 37 36 34 37,3 Pontos
02/03 a 07/03/2015 40 41 39 40 38 36 39,0 Pontos
09/03 a 14/03/2015 40 42 40 44 46 27 39,8 Pontos
Média Geral 32,71 Pontos

Prêmios

A novela até agora ganhou mais 20 prêmios e mais de 50 indicações. Entre eles Troféu Imprensa, Prêmio Extra de Televisão e Melhores do Ano. Alexandre Nero, Drica Moraes, Ailton Graça, Josie Pessoa, Chai Suede e Aguinaldo Silva são os mais premiados.

Em 23 de Novembro de 2015, a novela ganhou o Emmy Internacional na categoria "Melhor Novela".

Repercussão

Império conseguiu recuperar a repercussão negativa do horário causado por Em Família. Alguns figurinos usados pelas personagens Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), Maria Clara (Andreia Horta) e Maria Marta (Lília Cabral) figuraram entre os mais pedidos do CAT da emissora. Outros itens também foram muito pedidos como o tom do cabelo vermelho de Du (Josie Pessoa) e o óculos do Téo Pereira (Paulo Betti).

Críticas

Como a maioria das novelas de Aguinaldo Silva, Império colecionou algumas criticas do público e da imprensa especializada. A maioria delas foi sobre a forma caricata como os gays da trama são retratados, em especial Xana e Téo.

O personagem Téo Pereira causou repúdio de parte dos jornalistas. Na história, Téo é um jornalista de celebridades caricato que inventa notícias sobre famosos para atrair público em seu blog. O personagem foi visto como uma referência aos jornalistas Léo Dias e Fabíola Reipert. 

Também foi criticado a suposta "cura gay" de Leonardo. No início da trama ele era amande de Claudio e após isso ele passa a ter um romance com Amanda. Para amenizar os boatos, o autor colocou Etevaldo (André Gonçalves) para fazer par com ele, mas na reta final ele forma um triangulo amoroso com Etevaldo e Claudio.

Outra coisa que foi alvo de muitas críticas foi o desenvolvimento de Cora. A personagem era pra ser uma grande vilã, mas fez poucas coisas que justificasse a grande maldade. Cora teve sua redenção após levar um tiro no lugar de Zé Alfredo no Carnaval e morreu logo e seguinte. O papel de grande vilão da trama ficou com Maurílio.

Referências

A novela contém muitas referências à outras obras de Aguinaldo Silva, em especial Suave Veneno. Assim como na novela de 1999, a novela tem inspiração na história "Rei Lear" de Shakespeare. 

Também tem referência à novela Senhora do Destino, pois Cora matou dois personagens jogando pela escada, assim como fez Nazaré Tedesco. Outra referência é a novela Pedra Sobre Pedra.

Império também contem muitas menções e referências à cultura pop. Em um determinado capítulo, Maurílio sugeriu que Daniele colocasse sua filha no "Cantinho da Disciplina", que era um método usado no reality Supernanny do SBT para educar crianças. Em outro capítulo, Xana usa um bordão do pérsonagem Quico do Chaves.

No capítulo de 6 de Março de 2015, Zé Alfredo encontra seu dinheiro roubado dentro de uma piscina escondida, em milhões de Euros. Na cena, o Comendador se joga na piscina cheia de dinheiro afirmando "ter inveja da quele pato", fazendo referência ao personagem Tio Patinhas que tinha uma piscina cheia de dinheiro

Trilha Sonora

Nacional

Capa: Leandra Leal

  1. "Ai, Que Saudade D'Ocê" - Zeca Baleiro (Tema de Cristina e Vicente)
  2. "Beijo de Hortelã" - Ivete Sangalo
  3. "Amor Perfeito" - Ney Matogrosso (Tema de Juju e Orville)
  4. "Céu Azul" - Charlie Brown Jr. (Tema de João Lucas e Du)
  5. "Dom de Iludir" - Gal Costa
  6. "Aonde Quer Que Eu Vá" - Os Paralamas do Sucesso (Tema de Zé Alfredo e Eliane)
  7. "Homem Não Chora" - Frejat
  8. "Enrosca" - Paulinho Moska (Tema de Maria Ísis)
  9. "Simples Carinho" - Ângela Rô Rô
  10. "Tudo" - Bebel Gilberto
  11. "Lamento Sertanejo" - Gilberto Gil (Tema de Zé Alfredo e Josué)
  12. "Amor Inventado" - Karina Zeviani
  13. "Vamos Dançar" - Ed Motta & Conexão Japeri (Tema de Robertão)
  14. "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo"Léo Jaime (Tema de Téo Pereira)
  15. "Lucy In The Sky With Diamonds" - Dan Torres (Tema de Abertura)

Nacional Volume 2

Capa: Lília Cabral

  1. "Instigante" - Sorriso Maroto (Tema de Robertão e Érika)
  2. "Tá Escrito" - Grupo Revelação (Tema de Locação: Santa Teresa)
  3. "A Batucada Te Pegou" - Thiaguinho
  4. "Mel Na Boca" - Almir Guineto
  5. "Conselho" - Bom Gosto
  6. "Se Eu Largar o Freio" - Péricles (Tema de Lorraine e Ismael)
  7. "Colheita" -  Marlene de Castro (participação de Zeca Pagodinho e Rildo Hora)
  8. "Preciso Me Encontrar" - Cartola (Tema de Locação: Rio de Janeiro)
  9. "Dona" - Alex Cohen (Tema de Maria Marta)
  10. "Demorô, Já É!" - Dienis
  11. "Cara de Rica" - Erikka Rodrigues (Tema de Tuane)
  12. "Hoje" - Ludmilla (Tema de Amanda)

Internacional

Capa: Alexandre Nero

  1. "Lucy In The Sky With Diamonds" - Dan Torres (Tema de Abertura)
  2. "Magic" - Coldplay (Tema de Zé Alfredo, Eliane e Maria Marta)
  3. "Sing" - Ed Sheeran (Tema de Maria Isis)
  4. "Demons" - Imagine Dragons (Tema de João Lucas)
  5. "Almost Home" - Moby (ft. Damien Jurado) (Tema de Zé Alfredo e Maria Isis)
  6. "Strange Birds" - Birdy (Tema de Maria Clara)
  7. "Quelqu'un M'a Dit" - Carla Bruni (Tema de Maria Marta e Zé Alfredo)
  8. "Somewhere Over The Rainbow" - Michael Bolton (ft. Paula Fernandes) (Tema de Salvador e Helena)
  9. "Love Someone" - Jason Mraz (Tema de João Lucas e Du)
  10. "Marilyn Monroe" -Pharrell Williams
  11. "Am I Wrong" - Nico & Vinz (Tema de Robertão)
  12. "Land Of The Blind" - Information Society (Tema de Leonardo)
  13. "Miss You Love" - Silverchair (Tema de João Lucas e Du)
  14. "Everything I Own" - Jamz (Tema de Eliane e Zé Alfredo)
  15. "Midnight Cowboy" (Instrumental) - John Barry (Tema de Leonardo)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória