FANDOM

Ideal TV é um canal de TV aberta com foco em gestão e carreiras. Foi inaugurado inicialmente em 1º de Outubro de 2007 na Televisão por Assinatura, sendo extinto em 20 de Julho de 2009.

Em 1º de Outubro de 2013, o canal foi re-lançado, ocupando o espaço que era da MTV Brasil. Meses após, o Grupo Abril vendeu a concessão da TV aberta para o Grupo Spring de Comunicação.

História

Lançamento na TV Paga

O Canal foi lançado originalmente em 1º de Outubro de 2007, com uma programação focada em gestão de carreiras, gestão de negócios e bem viver. Exibindo 18 programas de produção própria, além de produções de produtoras nacionais e internacionais.

Saiu do ar em 20 de Julho de 2009, às 23h59. Apesar de estar presente em algumas operadoras, não conseguiu espaço nas maiores, o que ocasionou os baixos índices de audiência.

Relançamento na TV Aberta

Em 2013, o Grupo Abril devolveu os direitos da marca "MTV" à Viacom. Com isso, a MTV Brasil saiu do ar em 30 de Setembro de 2013 às 23h59, sendo substituido pela Ideal TV, que entrou à 0h do dia 1º de Outubro. A "nova" Ideal TV tem uma programação composta por reprises dos programas produzidos pelo canal no passado. Além de exibir notícias em formato de slides durante os intervalos comerciais. 

Em 1º de Fevereiro de 2014, o canal passa a ser transmitido pelo satélite StarOne C2 no lugar do BRZ. Em 15 de Março, começa a retransmitir parte da programação do AgroBrasil TV. E a partir daí, passa a exibir outros programas independentes como televendas.

Venda do Canal

Em 18 de Dezembro de 2013, o Grupo Abril anunciou a venda da Abril Radiodifusão ao Grupo Spring de Comunicação. Os valores da venda não foram divulgados, mas segundo o Folha de S. Paulo, a venda foi fechada em cerca de R$ 350 milhões.

A intenção dos novos donos, é fazer um canal no estilo do E! Entertainment Television, com programação focada em moda, música, cinema e entretenimento. Esse novo canal se chamaria Spring TV. Um dos sócios do canal estão os donos das Lojas Kalunga. O Grupo Spring fechou contrato com a Igreja Mundial do Poder de Deus, para a locação de horários. Após isso, a programação do canal é tomada pelo conteúdo religioso, mantendo apenas alguns programas da Ideal TV e alguns poucos televendas.

Mesmo com a venda do canal consumada, ela não teve ainda a aprovação do Ministério das Comunicações, que não teria recebido o pedido de transferência de concessão. A Abril, que tecnicamente ainda é responsável pelo canal, informou que a transferencia para o Grupo Spring foi protocolada em 29 de Julho de 2014.

Em 2014, a Abril vendeu os horários da emissora para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Em 21 de março de 2017, a Ideal TV passou a retransmitir a programação da Igreja Universal do Reino de Deus. A partir de 5 de Julho de 2018, o canal deixou de exibir o conteúdo da igreja para transmitir a programação da NBR.

Programas

Produzidos entre 2007 e 2009 e reexibidos após o retorno do canal a partir de 2013.

Apresentadores (2007-2009)

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outras: NGTIdeal TVUlbraRede DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio NorteTV+

Protestantes: RITCJCRede MundialRede GênesisRede GospelTV Novo TempoRede SuperTV Plenitude

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Televendas: Polishop TVShoptime

Estatais: TV JustiçaNBRTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde

Públicas e Educativas: TV BrasilTV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)