FANDOM

Hyper QI
Hyperqi.jpg

Tipo

Programa Independente

Gênero

Interativo/CallTV

Estreia

2007

Último Programa

2008

Produzido por

Telemedia InteracTV

Emissoras

RedeTV!
Play TV
Mix TV
Algumas Afiliadas do SBT

Apresentação

Gabriele Serafim
Heitor Chalegre
Poliana Bernardes
Vanessa Reis

O Hyper QI foi um CallTV Independente produzido pela Telemedia InteracTV. Ficou no ar entre 2007 e 2008 sendo exibido por diversas emissoras como RedeTV! e Play TV.

O Programa

Hyper QI tem uma proposta simples. Era colocado um desafio na tela e o apresentador (ou apresentadora) convencia o telespectador a ligar para o programa para acertar esse desafio e ganhar um prêmio em dinheiro. 

O Telespectador ligava para um número, no qual ele deve participar de um jogo, onde ele teria que confirmar se tal afirmação era verdadeira ou falsa. O participante deveria pontuar o máximo possível pois aquele com o maior número de pontos entre os participantes, era escolhido para falar ao vivo e responder o desafio.

Os tipos de desafios eram sempre os mesmos, quase sempre envolvendo palavras. O mais famoso foi o da "piramide", onde uma palavra embaralhada aparecia em forma de "Triângulo" e seguidamente o participante achava a primeira letra e ligava às outras e formava a palavra.

O programa seguia o mesmo estilo de diversos CallTVs exibidos pelo mundo. Gênero esse que ficou famoso no Leste Europeu. No cenário havia uma "máquina de dinheiro", uma máquina cenográfica que continha uma esteira que saia dinheiro de mentira.

Foi o primeiro CallTV da TV Brasileira a ser produzido após o fim do histórico Insomnia, que ficou no ar de 2004 à 2007. A fórmula do programa é previsível e fraca. Não há conteúdo. A atração se resume apenas ao apresentador e ao desafio, por longas horas.

Polêmicas e Controvérsias

Sem sombra de dúvidas, o Hyper QI foi o CallTV mais polêmico que já passou pelo Brasil. Em uma época em que o gênero era pouco conhecido, a atração expressou uma enorme rejeição por parte do público. Foram muitas as reações negativas sobre o programa nas internet (em especial no Orkut). Enquanto que os elogios, eram raros.

O maior motivo de rejeição do programa se deve principalmente à sua procedência. Diversas vezes foi relatado de que o CallTV se tratava de uma grande farsa. Diversos telespectadores afirmaram não ter conseguido falar ao vivo e se queixavam da cobrança absurda feita por uma ligação.

Tanto que o gênero foi apelidado no Brasil de "programa caça-níquel", já que o objetivo era ficar o maior tempo possível no telefone respondendo à um jogo de perguntas e respostas.

Um fato controvérso é sobre a produção do programa. Eram vários os boatos de que a atração não era gravada no Brasil. O jornalista Fabio Maksymczuk relatou em seu blog que a apresetadora Poliana Bernardes afirmou que o programa era gravado em Budapeste, na Hungria (sede da Telemedia InteracTV), e transmitido via-satélite no Brasil. Confirmando assim, as especulações.

Com as críticas em torno da atração, o Ministério Público determinou que o programa saísse do ar, pois foi considerado um "jogo de azar". Inclusive, a Revista Época publicou uma matéria sobre a atração.

Devido a isso, o programa teve seu fim forçado. Porém, tempos depois, entrou no ar outro CallTV: Quiz Show. Que tinha a mesma proposta, mesmo cenário, mesmo grafismo e até alguns apresentadores do Hyper QI.

A rejeição do Hyper QI foi tanta que acabou por queimar o gênero no Brasil. Fazendo com que outros CallTVs que viriam nos anos seguites, também tivessem rejeição por parte do público.

Curiosidades

  • O Programa já foi exibido pela RedeTV!, Play TV, Mix TV, CNT e até em algumas afiliadas do SBT.
  • A apresentadora Gabriele Serafim, vinda do Insominia, ganhou na internet o apelido de "A Louca do Hyper QI". Pois a modelo e apresentadora berrava, esperneava, andava de um lado para o outro e demonstrava desespero diversas vezes no programa. Além de, quase sempre, implicar com o diretor da atração.
  • Outro apresentador marcante foi Heitor Chalegre. Apelidado de "Mestre", ele chegava a tocar tambor e berimbau durante o programa. Não foi poupado das críticas.
  • Diferente do Insominia, a equipe técnica era "escondida" do público. Isto é, não eram creditados, de forma que o público nem ficava sabendo quem trabalhava lá. Apenas o diretor, apelidado de "Patrick" era mencionado.
  • Apesar da Rejeição, o estilo do programa serviu de influência para outros CallTVs que vieram nos anos posteriores.
  • Durante um tempo, a vinheta de abertura era diferente da vinheta vista no telão do cenário. A Vinheta de Abertura tinha uma bandeira do Brasil estilizada e na frente, o nome do programa.
  • Foi o único CallTV a aparecer no quadro Top Five do CQC - Custe o Que Custar. Na ocasião, Rafinha Bastos fez piada com o programa, dizendo que o "QI" do nome significa "Quanta Ignorancia".
  • Era bastante comum os erros nos GCs. O Mais conhecido deles foi em uma ocasião em que na tela estava escrito "Grande Campionato" ao invés de "Grande Campeonato". O que era uma falha e tanta em um programa que tinha a intenção de "premiar a inteligência".

Vídeos

Hyper Qi (Rade TV, 2008)15:36

Hyper Qi (Rade TV, 2008)

Hyper QI - Vou fazer uma loucura!02:29

Hyper QI - Vou fazer uma loucura!

Heitor, o rei do Hyper QI03:27

Heitor, o rei do Hyper QI

HIPER QI - Grande "Campionato"02:09

HIPER QI - Grande "Campionato"

CallTVs No Brasil

2004: Insomnia

2007/2008/2009: Hyper QIQuiz ShowInterligado

2012: LigQIBabestation Brasil

2013: Azaração3-2-1A ChanceAzaração Sexy

2014: Letra & MúsicaAcerte ShowPalavra CantadaAfter Hours

2017: Super Quiz ShowSuper Bônus

Também no FANDOM

Wiki aleatória