FANDOM

Haja Coração
Hajacor.jpg

Tipo

Novela

Gênero

Comédia

Horário

19h

Emissora

Globo

Escrita por

Daniel Ortiz (da obra original de Sílvio de Abreu)

Direção

Teresa Lampreia
Fred Mayrink

Estreia

31 de Maio de 2016

Último Capítulo

13 de Janeiro de 2017

Capítulos

135

Haja Coração foi a 88ª novela das 19h da Globo. Escrita por Daniel Ortiz, com direção geral de Teresa Lampreia e direção artística de Fred Mayrink. É um remake de adaptação livre da novela Sassaricando de 1987 de Sílvio de Abreu. Indo ao ar entre 31 de Maio e 8 de Novembro de 2016, substituindo Totalmente Demais e sendo substituída por Rock Story.

Com Mariana Ximenes, Malvino Salvador, Cléo Pires, João Baldasserini, Cléo Pires, Marisa Orth, Werner Schünemann, Gabriel Godoy, Sabrina Petraglia, Marcos Pitombo, Agatha Moreira, Jayme Matarazzo, Fernanda Vasconcellos, Ellen Rocche, Carolina Ferraz, Malu Mader, Alexandre Borges, Tatá Werneck e Grace Gianoukas nos papéis principais.

Enredo

Ambientada em São Paulo, conta a história de Tancinha (Mariana Ximenes). Uma sensual feirante que namora desde os 15 anos Apolo (Malvino Salvador), seu vizinho e caminhoneiro com quem sonha em se casar. Porém antes de chegar ao altar, aparece em sua vida Beto (João Baldasserini), que está disposto a conquistá-la apenas para ganhar uma aposta. Porém os sentimentos de ambos se confundes e ele fica cada vez mais apaixonado por ela. Para complicar mais esse relacionamento, a irmã de Beto, Tamara (Cleo Pires) começa a se envolver com Apolo.

Tancinha é filha da batalhadora Francesca Di Marinho (Marisa Orth), que criou sozinha os quatro filhos depois que o marido desapareceu, Tancinha, Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia). Mantém uma rivalidade antiga com a família Abdala, uma família rica e famosa na sociedade paulistana.

Esse conflito estoura quando Fracesca desconfia que que Aparício (Alexandre Borges), casado com Teodora Abdala (Grace Gianoukas) e vice-presidente do Grand Bazzar, seja o responsável pelo sumiço de seu marido. Com a ajuda de Tancinha, a feirante de sangue italiano não vai descansar até conseguir descobrir o que realmente aconteceu.

A família Abdala tem origem libanesa, e a chefe do clã, Teodora, comanda com mãos de ferro tanto os negócios quanto o seu próprio casamento. Aparício, quando jovem era um simples funcionário de contabilidade que causou-se por dinheiro com a megera e agora paga caro pelo golpe o baú. Ele vive à sombra da esposa, mas tem talento como empresário e se tornou o principal responsável pelo sucesso do Grand Bazzar. Teodora, claro, não reconhece isso e sempre o humilha.

Teodora é dona de uma personalidade forte e autoritária. E o seu coração quando o assunto é Fedora (Tatá Werneck), filha do casal. A jovem, criada como uma princesa, não faz nada da vida além de comprar e ostentar, sobretudo nas redes sociais. O sonho dela: ser a it-girl com mais seguidores do Brasil. Teodora fez a promessa de adiantar a herança de Fedora quando ela encontrar um pretendente para se casar. No entanto, Aparício é completamente contra isso, pois tem a consciência que a filha só sabe esbanjar. E quando Leonardo Raposo (Gabriel Godoy) aparece na vida da jovem, o real interesse do rapaz levanta suspeitas do pai de patricinha.

Para completar a família, Lucrécia (Claudia Jimenez), irmã de Teodora, e Agilson Varela (Marcelo Médici), irmão de Aparício, também vivem na mansão Abdala. Casados, eles vivem uma situação financeira complicada. Lucrécia vendeu sua parte na herança para Teodora, com quem sua relação não é das melhores, e agora ela e o marido não têm onde cair mortos. Mas fazem de tudo para manter a pose e aproveitarem a mordomia.

Paralelo à isso, há as amigas Leonora (Ellen Rocche), Rebeca (Malu Mader) e Penélope (Carolina Ferraz) que irão se unir em prol de um mesmo objetivo: encontrar um marido rico, para cada uma delas. Leonora é uma ex-BBB que ainda acredita ser famosa, e fará de tudo pela da fama. Penélope quer esquecer o passado ao lado do ex-marido, e conta com o apoio dos filhos Beto e Tamara. Já a renomada arquiteta Rebeca está recomeçando do zero. Viúva e falida, ela retorna ao Brasil e terá uma grande surpresa. As três vão se conhecer em um spa e logo se tornam inseparáveis.

Rebeca é o grande amor da juventude de Aparício, mas foi abandonada quando ele decidiu se casar com Teodora. No entanto, agora o destino faz que os dois se reencontrem no Grand Bazzar e a arquiteta vai acreditar que o golpe do baú não deu certo, ao ver o ex-namorado vestido de faxineiro. [1]

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Mariana Ximenes Constância Rigoni Di Marino (Tancinha)
Tatá Werneck Fedora Abdalla Varella (Fefê)
Alexandre Borges Aparício Varella
Malu Mader Rebeca Rocha
Ellen Rocche Leonora Lammar
Carolina Ferraz Penélope Velásquez
Malvino Salvador Apolo Gutierrez
João Baldasserini Roberto Velásquez (Beto)
Cléo Pires Tamara Velásquez
Grace Gianoukas Teodora Abdalla Varella
Marisa Orth Francesca Rigoni Di Marino
Jayme Matarazzo Giovani Rigoni Di Marino
Agatha Moreira Camila Abdalla Varella
Chandelly Braz Carmela Rigoni Di Marino
Gabriel Godoy Leonardo Raposo (Leozinho)
Cláudia Jimenez Lucrécia Abdalla Varella
Marcelo Médici Agílson Varella
Fernanda Vasconcellos Bruna Ferraz
Sabrina Petraglia Shirley Rigoni Di Marino
José Loreto Adônis Gutierrez
Nando Rodrigues Henrique Braga
Conrado Caputto Renan Camargo Aguiar
Marcella Valente Larissa Gutierrez Aguiar
Julia Faria Estela Salgado (Estelinha)
Leopoldo Pacheco Rodrigo Furtado
Betty Gofman Vitória Miranda
Karen Junqueira Jéssica Sampaio Miranda
Marcos Pitombo Felipe Miranda
Werner Schünemann Guido Di Marino
Isabel Wilker Adriana Caldeira
Ana Carbatti Nair Gutierrez
Brunna Griphao Carolina Talarico
Cadu Libonati Murilo Abdalla Cardoso
Hilda Rebello Fabíola Abdalla Cardoso
Duda Mamberti Ariovaldo Constantino Prado
Nina Frosi Marina Dias
Johnnas Oliva Enéas Carvalho
Renata Augusto Dinalda Souza

Participação Especial

Ator/Atriz Personagem
Yasmin Pereira Tancinha (criança)
Luiz Felipe Mello Apolo Gutierrez (criança)
Edu Pinheiro Adônis Gutierrez (criança)
Melissa Maia Luíza Andrelatto

Produção

Haja Coração foi um remake da novela Sassaricando de 1987 de Silvio de Abreu. O anúncio da adaptação foi feito em 24 de Junho de 2015. Em 4 de Julho, foi anunciado que a novela seria escrita por Daniel Ortiz, que escreveu Alto Astral.

Porém, Ortiz preferiu considerar a novela não como um remake, mas como um reboot. Pois o autor fez diversas modificações em comparação à primeira versão. Deixando de lado alguns acontecimentos e personagens de Sassaricando e inserindo novos. A principal foi a mudança nos núcleos. A personagem Tancinha (vivida na versão original por Claudia Raia) que era a coadjuvante que roubou a cena, passou a ser a principal. Enquanto que o núcleo principal, de Aparício (Paulo Autran) tornou-se o coadjuvante cômico.

Durante a escolha de elenco, o maior desafio foi escolher quem interpretaria Tancinha. Atrizes como Monica Iozzi, Leandra Leal, Paolla Oliveira e Ísis Valverde foram cogitadas e até convidadas. Mas por diversos motivos não ficaram com o papel. Por fim, o papel ficou com Mariana Ximenes, que fez laboratório na Mooca, bairro de São Paulo, e teve aulas de prosódia para encarnar a personagem.

Dani Calabresa foi originalmente cotada para viver Fedora, mas ela acabou não sendo liberada pela equipe do Zorra, e Tatá Werneck ficou com o papel. Regina Casé e Maria Clara Gueiros foram cotadas para viver Teodora Abdalla, mas o papel ficou com Grace Gianoukas. Christiane Torloni seria Francesca, mas como a atriz foi para Velho Chico, o papel ficou com Marisa Orth.

Chay Suede foi chamado para fazer Giovanni, que recusou para poder gravar um filme, e o papel ficou com Jayme Matarazzo. Caio Castro e Maurício Destri foram cotados para interpretar Beto, mas no final, o personagem ficou com João Baldasserini. Leopoldo Pacheco havia sido anunciado que faria parte do elenco, interpretando Rodrigo Furtado, porém ele pediu para deixar a produção para atuar na próxima novela de Glória Perez e o papel acabou ficando com Paulo Tiefenthaler. Marcello Melo Jr. viveria Henrique, mas como o ator foi para Sol Nascente, o papel ficou com Nando Rodrigues.

Na reta final da trama, Cristina Pereira foi liberada pela RecordTV para participar da trama. A atriz que viveu Fedora em Sassaricando, surgiu em Haja Coração como Safira. Irmã de Teodora que relembrava o estilo da primeira Fedora.

Recepção

A novela se beneficiou dos bons índices da antecessora Totalmente Demais e chegou à marcar índices até maiores que a mesma.

E assim como aconteceu na novela anterior, o público se dividiu entre torcidas de casais: Betancinha (Tancinha e Beto) e Aponcinha (Apolo e Beto). Porém, ao contrário da outra, nessa novela, a torcida foi muito maior para que a personagem de Mariana Ximenes ficasse no final com o personagem de João Baldasserini. Porém, em um grupo de discussão promovido pelo próprio autor, ficou constatado que o personagem de Malvino Salvador era o mais querido da novela. Fato contestado pelo público que considerou a pesquisa fora da realidade.

O final da novela, em que Tancinha terminava casada com Apolo (tendo um final diferente de Sassaricando) revoltou grande parte do público das redes sociais. Muitos acusaram Daniel Ortiz de favorecer os próprios gostos em detrimento ao grande desejo do público. E também acusaram o autor de não esconder o favorecimento ao ator Malvino Salvador, que teve sua atuação bastante criticada por público e crítica. Ortiz teve que suspender sua conta no Instagram por algum tempo por conta de tantas críticas.

Mas quem de fato roubou a cena foi o casal Shirley (Sabrina Petraglia) e Filipe (Marcos Pitombo). Dois personagens que não existiam na versão original de Sassaricando, sendo que Shirley era originalmente uma personagem de Torre de Babel. "Shirlipe" tornou-se o casal mais querido da novela em um período em que a trama não estava em um bom período.

Também tiveram destaque o triangulo amoroso entre Giovanni, O casal "Gimila" ganhou bastante torcida na internet. Assim como o trio de amigas  Leonora (Ellen Rocche), Rebeca (Malu Mader) e Penélope (Carolina Ferraz), apelidado de "Leoneca". Também ganharam torcidas os casais Penrique (Penélope e Henrique) e Berício (Rebeca e Aparício).

O núcleo da família Abdala teve bastante destaque principalmente por conta da atriz Grace Gianoukas, cuja personagem Teodora caiu nas graças do público. Tanto que foram muitos os pedidos para que a personagem não morresse (como era previsto). Ela retornou à trama após seu desaparecimento e ainda ganhou uma série spin-off na Globo Play. Equem também se destacou nesse núcleo foi o casal Fedora (Tatá Werneck) e Leozinho (Gabriel Godoy)

Audiencia

SEMANA SEG TER QUA QUI SEX SÁB MÉDIA SEMANAL
31/05 a 04/06/2016 27 27 26 28 25 26,8 Pontos
06/06 a 11/06/2016 28 28 25 26 25 24 26,0 Pontos
13/06 a 18/06/2016 26 27 25 25 24 24 25,2 Pontos
20/06 a 25/06/2016 28 28 28 28 26 24 27,0 Pontos
27/06 a 02/07/2016 28 29 28 27 25 24 26,8 Pontos
04/07 a 09/07/2016 29 27 25 26 25 25 26,2 Pontos
11/07 a 16/07/2016 29 28 29 29 25 25 27,5 Pontos
18/07 a 23/07/2016 30 30 29 28 28 26 28,5 Pontos
25/07 a 30/07/2016 29 29 29 31 28 26 28,7 Pontos
01/08 a 06/08/2016 29 31 30 28 22 24 27,3 Pontos
08/08 a 13/08/2016 30 29 31 32 28 24 29,0 Pontos
15/08 a 20/08/2016 30 28 28 30 28 28,8 Pontos
22/08 a 27/08/2016 29 32 30 30 28 23 28,7 Pontos
29/08 a 03/09/2016 28 28 30 30 27 25 28,2 Pontos
05/09 a 10/09/2016 29 25 26 28 27 24 26,5 Pontos
12/09 a 17/09/2016 29 28 26 28 25 24 26,7 Pontos
19/09 a 24/09/2016 27 29 27 27 26 25 26,8 Pontos
26/09 a 01/10/2016 29 29 27 28 26 23 28,3 Pontos
03/10 a 08/10/2016 30 28 27 28 26 23 27,0 Pontos
10/10 a 15/10/2016 28 24 25 29 27 25 26,3 Pontos
17/10 a 22/10/2016 26 27 26 28 26 24 26,2 Pontos
24/10 a 29/10/2016 30 31 26 28 29 28 28,7 Pontos
31/10 a 05/11/2016 31 30 29 31 30 27 29,7 Pontos
07/11 e 08/11/2016 32 31 31,5 Pontos
Média Geral 27,47 Pontos

Haja Coração: Spin Off

Assim como Totalmente Demais, Haja Coração ganhou uma série spin-off exclusiva na Globo Play. Lançado em outubro de 2016 em 8 episódios, conta o que aconteceu com Teodora (Grace Gianoukas) após a explosão de seu helicóptero e antes de ser resgatada. Quando ela fica perdida em uma ilha junto com o pescador apelidado de Tarzan (Guilherme Chelucci).

Referências

  1. Novela 'Haja Coração': conheça a história da próxima das 7 - GShow

Também no FANDOM

Wiki aleatória