FANDOM

A HBO é um canal de tv por assinatura premium foi lançada no Brasil em 1994. Pertence à HBO Latin America Group

O Canal

A HBO Brasil é a versão brasileira do canal norte americano HBO (Home Box Office), o maior e mais premiado canal da TV paga mundial. Assim como o canal dos EUA, a HBO brasileira também é um canal prêmium. Além dos filmes e séries originais HBO, o canal também investe em produção nacional com séries.

É o principal canal HBO MAX, um grupo com vários canais premium, junto com o Max.

História

Tudo começou em 1989, quando o canal nos EUA o "Selecciones", um sinal com áudio em espanhol de parte da programação. Em 1991, a rede já operava na América Latina, mas não havia um sinal em português. Esse canal surgiu da parceria da Time Warner com o grupo venezuelano OLE (Omnivisión Latinoamérica Entertainment), formando a HBO OLE Partners (a atual HBO Latin America Group).

Após isso, a HBO Ole procurava parceiros para sua chegada ao Brasil. As Organizações Globo (Globosat) e o Grupo Abril (TVA) também procuravam parceiros na época para incrementar a programação de filmes em seus canais pagos. A Globo chegou a ser considerada para a parceria, mas isso não foi adiante, pois essa parceria permitiria apenas contrato com os filmes da Warner. O Grupo Abril foi a escolha definitiva para a parceria, já que o grupo estava iniciando as operações da TVA.

A HBO brasileira foi lançada oficialmente em 1º de Julho de 1994, com a programação organizada por Rubens Ewald Filho. No mesmo ano a emissora começou a expandir seus negócios com a criação de mais canais, como o Sony Entertainment Television, o primeiro canal básico da rede. Mais canais foram lançados com o passar dos anos, enquanto esses canais garantiam sua exclusividade de transmissão pela TVA. Além de ter como principal concorrente a Rede Telecine, que tinha contrato com várias produtoras.

Ainda em 1994, o canal realizou transmissões experimentais em 3D, distribuindo óculos anaglíficos para os seus assinantes. Em 1996, a HBO contava com quase 700 mil assinantes. E esse número aumentou após firmar parceria com a DirecTV, com um contrato de exclusividade de cinco anos de US$ 250 milhões.

Em julho de 2000, o Grupo Abril começou a desvincular-se do papel de programador de canais, ficando apenas com a MTV Brasil e vendendo seus 25% da sociedade de volta à HBO, por cerca de US$ 43 milhões. A saída da Abril fez com que a programação fosse dirigida à sede do HBO Latin America Group, em Coral Gables, na Flórida, restando apenas um escritório comercial e de marketing em São Paulo.

Em 16 de março de 2005, os canais passaram a integrar os pacotes da NET. Em 2006, eles entram para a Sky, após a fusão da mesma com a DirecTV. A versão simulcast em HD estreou no Brasil em 1 de outubro de 2008 pela TVA. Em agosto de 2011, a Disney termina sua parceria com a HBO e assina contrato com o Telecine.

Também no FANDOM

Wiki aleatória