FANDOM

Globo Rural
Globo Rural

Tipo

Programa Jornalístico

Gênero

Rural

Estreia

6 de Janeiro de 1980

Emissora Original

Rede Globo

Outras Emissoras

Globo News
Futura

Apresentação

Nélson Araújo
Helen Martins

Globo Rural é o mais tradicional jornalístico voltado para o campo da TV Brasileira. Exibido pela Rede Globo, foi ao ar pela primeira vez em 6 de janeiro de 1980; Exibida nas manhãs de domingo.

Nélson Araújo e Helen Martins são os atuais apresentadores.

História

O Globo Rural tem sua primeira edição exibida em 6 de Janeiro de 1980, apresentado por Carlos Nascimento. O sucesso do programa fez com que a Editora Globo começasse a publicar em 1985, uma revista de mesmo nome. Em 1999, alcançou a marca de 1000 edições.

Em 9 de Outubro de 2000, o Globo Rural ganha uma edição diária, apresentado inicialmente por Rosana Jatobá que fica no ar até o final de 2014.

Edições

Dominical

A edição mais importante do programa, exibido às 8h nos domingos com uma hora de duração. Atualmente apresentado por Nélson Araújo e Helen Martins, o Globo Rural tem um estilo mais de "revista eletrônica", com várias reportagens. O programa recebe cartas de telespectadores que pedem diversas informações. Também exibe uma agenda com os eventos agropecuários que ocorrerão na semana.

Diário

Edição exibida de segunda à sexta, às 6h (exceto para Rio de Janeiro e São Paulo, onde é exibido às 5h45). Tendo Ana Paula Campos como apresentadora oficial, o programa tem um estilo mais de noticiário na edição diária. Com 30 minutos de duração, exibe as primeiras informações do dia do campo, além de previsão do tempo e a cotação dos produtos agrícolas.

Inicialmente apresentado por Rosana Jatobá, em 2003 o programa passou a ser apresentado por Priscila Brandão. Em 2014, esta edição deixou de ser exibida, para dar lugar ao Hora Um da Notícia.

Audiência e Popularidade

Durante a edição dominical, a emissora é líder de audiência. O programa se beneficia da parca programação da concorrência no horário, que exibe em sua maioria, televendas e religiosos.

Já na edição diária, o programa tem uma competição mais acirrada com a Rede Record e o SBT, que exibem jornalísticos abrangendo um público maior (enquanto o Globo Rural é focado apenas em um nicho).

A popularidade do programa fez, no passado, com que as outras emissoras exibissem produções similares. Como o Manchete Rural, SBT Rural e Record News Rural.

Após a confirmação do fim da exibição diária, muitas pessoas começaram a aparecer se mostrando insatisfeitas com a mudança e que diziam gostar do programa. Antes, um programa inexpressivo na grade da emissora, ganhou alguns "fãs" depois do anúncio do fim.

Revista

Lançada em 1985, a Revista Globo Rural é publicada pela Editora Globo. É uma publicação de sucesso do gênero, ganhando diversos prêmios.

Também no FANDOM

Wiki aleatória