Fandom

TVPédia Brasil

Globinho

445 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Globinho
Globinho.png

Tipo

Programa Infantil

Gênero

Telejornal

Estreia

25 de Otubro de 1972

Último Programa

24 de Julho de 1982

Emissora

Globo

Apresentaão

Paula Saldanha (Ed. Nacional)

O Globinho foi um programa infantil exibido pela Globo entre 1972 e 1982. Exibido de segunda à sábado em diversos horários e apresentado por Paula Saldanha

O Programa

Era um infantil com formato de telejornal, noticiando fatos do universo adulto com linguagem fácil para criançar e adolescentes. Durante os sábados, dava dicas de programas culturais para o público infantil.

História

O Globinho estreou em 24 de Outubro de 1972 com uma edição diária de segunda a sexta, às 11h45, de 15 minutos de duração. Em setembro de 1973, o programa deixou de ser exibido às sextas-feiras ficou no ar até fevereiro de 1974. Retornou em novembro do mesmo ano com cinco edições diárias, de cinco minutos cada, durante a programação da emissora. Chegou a apresentar filmes estrangeiros (com locução em off de Ronaldo Rosa e de Berto Filho em 1974).

A partir de Março de 1974, passa por mudanças. As edições diárias passam a ser apenas duas (já que o esquema anterior dificultava a aceitação do público infantil), com cinco minutos de duração e exibido às 11h15 e às 17h55 (a primeira edição era a reprise do dia anterior). Nesse período, Paula Saldanha passa a apresentar o programa. Ela também produzia uma seção de literatura

Também havia o quadro "Serviço Infantil" com informações de utilidade pública. Exibia reportagens sobre problemas ecológicos no "Globinho Repórter" (um dos primeiros programas da TV brasileira a tratar esse tema). E nos sábados, a atração dava dicas de lazer, como indicações de filmes e peças teatrais.

A Partir de 1878, exibido para todo o país, o programa voltou à ter 15 minutos de duração , dos quais cinco eram dedicados à reportagens locais. Com a maior duração, a atração passou a exibir desenhos animados, como "A Família Barbapapa", "Mio e Mao", "Vermelho e Azul", "A linha", "Areia", "Dragetto", "Dr. Sinuca", "Petratel", "Toupeirinha" e "O Patinho Quá-Quá". Além disso, o programa iniciou campanhas de arborização e concurso de fotografias e histórias em quadrinhos, o que fez sua popularidade aumentar.

Nessa época, a equipe era dividida por estados, e cada um deles tinha sua edição local. Houve edições locais do Globinho em SP, BH, Recife e Brasília. Em outubro de 1981 ganhou novos dias e horários. Sábados, das 10h às 10h30.

Com isso, Paula Saldanha passou a dividir a apresentação com o "Macaquinho", um boneco criado pelo artista Álvaro Apocalypse, com a voz de Dirceu Rabello. Houve um concurso para que as crianças pudessem escolher um nome para o personagem e o escolhido foi "Loiola".

Em janeiro de 1982, o Globinho comemorou 10 anos no ar com uma festa na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O eventoorganizado pela Fundação Roberto Marinho com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado reuniu autores de literatura infanto-juvenil, contadores de histórias, grupos de teatro e música, personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e atrações do Corpo de Bombeiros.

Curiosidade

Na internet, é muito comum (principalmente) ligarem o Globinho e a TV Globinho como se fossem o mesmo programa (Por terem quase o mesmo nome). Mas cabe ressaltar que são dois programas completamente diferentes. Apesar que parte do formato do Globinho foi usado posteriormente na TV Globinho.

Também no Fandom

Wiki aleatória