FANDOM

Globinho
Globinho.png

Tipo

Programa Infantil

Gênero

Telejornal

Estreia

25 de Otubro de 1972

Último Programa

24 de Julho de 1982

Emissora

Globo

Apresentaão

Paula Saldanha (Ed. Nacional)

O Globinho foi um programa infantil exibido pela Globo entre 1972 e 1982. Exibido de segunda à sábado em diversos horários e apresentado por Paula Saldanha

O Programa

Era um infantil com formato de telejornal, noticiando fatos do universo adulto com linguagem fácil para criançar e adolescentes. Durante os sábados, dava dicas de programas culturais para o público infantil.

História

O Globinho estreou em 24 de Outubro de 1972 com uma edição diária de segunda a sexta, às 11h45, de 15 minutos de duração. Em setembro de 1973, o programa deixou de ser exibido às sextas-feiras ficou no ar até fevereiro de 1974. Retornou em novembro do mesmo ano com cinco edições diárias, de cinco minutos cada, durante a programação da emissora. Chegou a apresentar filmes estrangeiros (com locução em off de Ronaldo Rosa e de Berto Filho em 1974).

A partir de Março de 1974, passa por mudanças. As edições diárias passam a ser apenas duas (já que o esquema anterior dificultava a aceitação do público infantil), com cinco minutos de duração e exibido às 11h15 e às 17h55 (a primeira edição era a reprise do dia anterior). Nesse período, Paula Saldanha passa a apresentar o programa. Ela também produzia uma seção de literatura

Também havia o quadro "Serviço Infantil" com informações de utilidade pública. Exibia reportagens sobre problemas ecológicos no "Globinho Repórter" (um dos primeiros programas da TV brasileira a tratar esse tema). E nos sábados, a atração dava dicas de lazer, como indicações de filmes e peças teatrais.

A Partir de 1878, exibido para todo o país, o programa voltou à ter 15 minutos de duração , dos quais cinco eram dedicados à reportagens locais. Com a maior duração, a atração passou a exibir desenhos animados, como "A Família Barbapapa", "Mio e Mao", "Vermelho e Azul", "A linha", "Areia", "Dragetto", "Dr. Sinuca", "Petratel", "Toupeirinha" e "O Patinho Quá-Quá". Além disso, o programa iniciou campanhas de arborização e concurso de fotografias e histórias em quadrinhos, o que fez sua popularidade aumentar.

Nessa época, a equipe era dividida por estados, e cada um deles tinha sua edição local. Houve edições locais do Globinho em SP, BH, Recife e Brasília. Em outubro de 1981 ganhou novos dias e horários. Sábados, das 10h às 10h30.

Com isso, Paula Saldanha passou a dividir a apresentação com o "Macaquinho", um boneco criado pelo artista Álvaro Apocalypse, com a voz de Dirceu Rabello. Houve um concurso para que as crianças pudessem escolher um nome para o personagem e o escolhido foi "Loiola".

Em janeiro de 1982, o Globinho comemorou 10 anos no ar com uma festa na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O eventoorganizado pela Fundação Roberto Marinho com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado reuniu autores de literatura infanto-juvenil, contadores de histórias, grupos de teatro e música, personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e atrações do Corpo de Bombeiros.

Curiosidade

Na internet, é muito comum (principalmente) ligarem o Globinho e a TV Globinho como se fossem o mesmo programa (Por terem quase o mesmo nome). Mas cabe ressaltar que são dois programas completamente diferentes. Apesar que parte do formato do Globinho foi usado posteriormente na TV Globinho.

Também no FANDOM

Wiki aleatória