FANDOM

O GNT (sigla de Globosat News Television), é um canal de TV por assinatura da Globosat. Estreou em 19 de Outubro de 1991. Inicialmente voltado para o jornalístico, mudou seu foco em 2003 quando se tornou um canal feminino.

O Canal

Focado para os assuntos do universo feminino. O GNT traz informação e entretenimento, abordado temas como comportamento, moda, gastronomia e sexo. Também exibe séries (nacionais e internacionais) e documentários.

História

A Globosat News Television surgiu em 19 de Outubro de 1991, sendo um dos primeiros canais da Globosat. Estreiou junto com outros três canais, Telecine, Top Sports (Atual SporTV) e Multishow. Na época o canal era focado à exibição de documentários e coberturas jornalísticas. Seu programa de estreia foi o Modos, Modas e Manias (embrião do futuro GNT Fashion), produzido pelo canal a partir de material internacional.

A partir de 1992, o canal investe da exibição de jornalísticos internacionais consagrados como "48 Hours" e "60 Minutes" da CBS. Também era exibido em duas edições, o noticiário O Mundo Hoje, que era produzido nos estúdios da Globosat e que exibia matérias da CNN. Durante os primeiros anos, o canal cobriu ao vivo, o impeachment do presidente Fernando Collor, a posse do primeiro mandato do presidente dos EUA, Bill Clinton, além das mortes de Ayrton Senna e da Princesa Diana.

Em 1993, estreia o Manhattan Conection. Um programa de debates gravado diretamente de NY, com Lucas Mendes, Paulo Francis, Caio Blinder e Nelson Motta. No mesmo ano, estreia o boletim Cinco Minutos. O conteúdo da CNN deixa o canal, que começa a exibir conteúdo de canais franceses. O GNT também firma parceria com a Rádio CBN. Em 1996, o canal estreia nova identidade visual e novos programas. Entre eles, o Alternativa Saúde.

Em 1998, alguns programas internacionais passam a ser narrados em português, deixando o áudio original com legendas apenas nas entrevistas. Já em 1999 estrearam programas como Diário do Olivier, Marília Gabriela Entrevista, Movimento GNT, Além Mar, entre outros.

Em 2000, o canal ganhou medalha de bronze New York Festivals por "Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre Dois Mundos". Em 2001, estreia o Late Show with David Letterman. Os programas Manhattan Connection e GNT Cidadania Brasil passam a ser exibidos ao vivo. Além disso, o canal cobre os atentados de 11 de Setembro.

No ano de 2002, ocorre a cobertura do São Paulo Fashion Week. Além disso, há uma mudança na grade com a criação de faixas temáticas. Também nesse ano, estreia o Saia Justa. Já em 2003, o GNT passa por sua grande reformulação. O canal passa a focar no público feminino, dando mais enfase em programas de moda e comportamento. Em 2005, o canal ganha o primeiro lugar no Top of Mind entre MM 25-34 anos. No mesmo ano, foi eleito o canal de TV por Assinatura do Ano.

Em 2007, estreia o Irritando Fernanda Young, além da primeira série nacional do canal: Mothern. E pela terceira vez o canal é eleito mais admirado da TV Brasileira. Em janeiro de 2006, é lançado a Rádio GNT. Estreia o primeiro programa diário do canal: Happy Hour com Astrid Fontenelle. Em dezembro de 2010, o Manhatan Connection sai do canal, se mudando para a Globo News.

Em 2012, o canal estreia nova identidade e novos programa. Em 2013 é lançado a versão HD simulcast (Veja artigo principal: GNT HD). Em 2014, nos meses de agosto à outubro, o GNT se torna o canal mais assistido durante o horário eleitoral.

Curiosidades

  • GNT significava "Globosat News Television". Com a mudança de foco, a sigla perdeu o significado. Muitas pessoas acham que "GNT" seria um diminutivo de "GeNTe". O GNT era primeiramente um canal de notícias. Com a estreia da Globo News em 1996, o canal passou a focar em documentários. A mudança para o gênero feminino foi em 2003, consolidando um processo já em andamento, pois alguns programas femininos estrearam antes do reposicionamento.
  • O GNT.Doc é um dos poucos programas que remetem a concepção original do canal.
  • Em seus primeiros anos, o canal já chegou a transmitir jogos de futebol. Na época, a Globosat contava com 4 canais e o GNT servia como um canal auxiliar do TopSports/SporTV na transmissão de jogos.

Programas

Moda e Beleza

Gastronomia e Nutrição

Entrevistas e Debates

Casa e Decoração

Viagens

Comportamento

Documentários

Séries Nacionais

Links